domingo, 16 de novembro de 2008

Bolo de banana caramelada



A criação deste bolo resultou de um "aperto". Eu queria servir uma sobremesa para um amigo, que ele pudesse levar para casa, para comer nos dias seguintes. Isso aconteceu no primeiro jantar que ofereci na vida, rsrs. Meu amigo, como eu, havia deixado a família para morar sozinho. Mas, enquanto minha família morava relativamente perto (na mesma cidade), a dele se encontrava a mais de mil quilômetros de distância. Ele havia se mudado para Brasília, para ingressar na mesma empresa que eu. Sabendo-o saudoso da casa dos pais e em fase de adaptação em nossa cidade, resolvi lhe oferecer este bolo. No dia do jantar, não consegui localizar o meu caderno de receitas (que ainda estava dentro de uma das caixas, não abertas, de minha mudança, rsrs). Porém, decidida a fazer o bolo, adaptei, ao meu propósito, uma velha receita de minha mãe (que eu sabia de cor). Cheia de receio de que a coisa desandasse e sabendo que o bolo de minha mãe era exageradamente amanteigado (mas bom!) reduzi-lhe a manteiga,  e aumentei os ovos. Resumindo: ao moder um pedaço do bolo meu amigo disse: "É o melhor bolo caramelado de bananas que já experimentei!". E este bolo é também bom simples, sem as bananas e o caramelo!

Bolo de Banana Caramelada

xícara(chá)= 240 ml

Ingredientes:
Massa:
120 g de manteiga (ou margarina de boa qualidade)/6 colheres (sopa)
320g de açúcar granulado comum/2 xícaras (chá)
4 ovos médios (ou três grandes)
300g de farinha de trigo comum/2 e 1/2 xícaras (chá)
240 ml de leite integral/1 xícara (chá)
7 ou 8 bananas prata, cortadas longitudinalmente ao meio (pode-se usar outra banana macia, como a nanica)
12 gramas de fermento em pó para bolo/1 colher (sopa)
algumas gotas de essência de baunilha/1/3 de colher (chá)

Caramelo:
(Observe que estou ensinando como se prepara o caramelo, que é usado para diversos fins culinários; esta receita é para os que não possuem um termômetro culinário)

Ingredientes:

160g de açúcar granulado comum/1 xícara (chá)
120 ml de água fervente/1/2 xícara (chá)

Preparo:

Caramelo:

Numa panelinha, leve o açúcar ao fogo e deixe caramelizar (cuide para que não queime, pois a calda queimada tem gosto amargo). Quando o açúcar se dissolver e ganhar a cor de caramelo, acrescente a água fervente (aos poucos, pelas beiradas e sem tirar a panela do fogo; cuidado, pois a água espirra).O açúcar vai ficar com grumos e você vai deixar que os mesmos se dissolvam, controlando a chama do fogão e sacudindo a panela, para que não queime. Não mexa a mistura (não muito, pelo menos, ou a calda vai virar uma pasta, rsrs). O açúcar vai se dissolver novamente e, minutos depois,a calda vai começar a borbulhar. Quando começar a engrossar,, a calda está pronta. 
Espalhe-a no fundo de uma forma redonda de trinta centímentros de diâmetro (ou numa forma grande, de buraco no centro, como eu fiz, mas a forma sem buraco e plana é mais indicada). Disponha as metades das bananas sobre o caramelo, formando desenhos. Eu ponho a parte cortada para cima. Reserve-a.

Massa:

Peneire juntos: A farinha e o fermento e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme claro (de vez em quando, desligue a batedeira e empurre para baixo a massa que se espalhar pela tigela, usando uma espátula, e volte em seguida a ligar a batedeira). Junte a essência e bata bem. Desligue a batedeira e vá juntando, aos poucos, a farinha e o leite, misturando tudo com um batedor de mão (fouet). Acrescente as claras, misturando-as cuidadosamente à massa, para que não percam o ar. Despeje a massa na forma com as bananas e nivele-a com uma espátula. Leve a forma ao forno médio (180ºC), por uns 40 minutos ou até que enfiando um palito na massa ele saia limpo (atenção: este tempo pode variar, de forno para forno; quando o bolo está entrando no processo final de cozimento, começa a cheirar a bolo assado! rsrs). Dê uma uma olhada pelo visor do forno a massa tem de estar crescida e corada. Depois de assado, tire o bolo do forno e deixe esfriar, por dois minutos. Enquanto isso, prepare um prato plano, sem partes mais fundas, de diâmetro um pouco maior que o diâmetro da forma em que assou o bolo e vire o bolo cuidadosamente sobre ele. Voilà! veja o seu belo e delicioso bolo de bananas caramelada.


8 comentários:

Laurinha disse...

Marly, a foto dele atesta: delicioso. Acompanheia s receitas, menina, deve ser bom demais!!!

Gosto demais de banana em bolos...

Beijinhos!

Lili disse...

mostra a receita do doce *_*
o mas simples e o meu mais favorito ali na geladeira!
=)
=*

Karla Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Karla Maria disse...

Amo bolo de banana.
O seu tá lindo.
Bjs

Odete disse...

Esse eh um dos meus bolos favoritos. A foto esta show.
bj

Marly disse...

Olá, Odete,
Seja bem vinda querida. Já fiz aquele bolinho de cenoura com cobertura, que você postou, e o dei ao meu sogro que muito o apreciou!
Um abraço

Iliane disse...

bolo de bananas!!meu maior pecado da gula..amo....a foto do seu diz tudo:delicioso..bjus

BiARQ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pin It button on image hover