quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Pão de queijo


Eu tencionava postar uma receita natalina, pois o Natal já está à porta, mas como esta precisa ser preparada e fotografada, resolvi postar uma receitinha de pão de queijo. O pão de queijo, como o pão-de-ló, não é realmente um pão: não é feito de farinha de trigo e nem tem a massa fermentada, características básicas do pão tradicional. Contudo, ele consagrou-se com este nome e é melhor degustá-lo, do que ficar polemizando sobre o nome dele, rsrs.



Pão de queijo

Ingredientes:

1/2 kg de polvilho doce (ou azedo)
300 g de queijo tipo Minas curado e ralado
200 ml de água
200 ml de leite integral
100 ml de óleo culinário
1 colher (sobremesa) de sal
3 ou 4 ovos médios

Acréscimo meu:

Um dentinho de alho esmagado e uma colher (chá) de orégano seco.

Preparo

Ponha o polvilho numa bacia e reserve. Leve ao fogo, numa panelinha: O leite, a água o óleo e o sal. Quando levantar fervura, derrame esta mistura sobre o polvilho e revolva-o bem (com uma colher) para que os líquídos se misturem ao polvilho (formam-se uns grumos no polvilho). Espere amornar e junte à "farofa" de polvilho, o queijo e os ovos (um de cada vez), o alho e o óregano (caso vá usá-los), agregando tudo com as mãos. Ligue o forno para pré-aquecê-lo (em temperatura alta, 200ºC). Faça bolinhas e leve-as ao forno, em tabuleiro levemente untado com óleo culinário. Os pãezinhos assam em cerca de 30/35 minutos.

Notas:

A utilização do 4º ovo, vai depender da consistência da massa; se essa ainda estiver pouco maleável, acrecente-lhe o 4º ovo. De qualquer forma, não se perde a massa, por esse detalhe.Com quatro ovos a massa pode ficar mais pegajosa, mas isto, em vez de prejudicar, beneficia o pãozinho, que ficará com o interior mais macio e a crosta durinha. Se a massa ficar pegajosa, não se aflija, com o auxílio de uma colher, retire-a das mãos e de entre os dedos. Lave e seque as mãos e unte-as com óleo antes de modelar as bolinhas. Convém também, untar levemente a superfície da massa com óleo, para que esta não resseque, enquanto se modela os pãezinhos.

O queijo Minas curado tem sabor suave (diferentemente do parmesão; caso você não tenha acesso a este queijo, escolha outro queijo rijo, mas de sabor pouco acentuado).

Obs: O polvilho até onde eu sei, é o produto obtido da mandioca da seguinte maneira (claro que me refiro à maneira artesanal):

Rala-se a mandioca e põe-se a massa obtida num pano limpo e fino (como uma gaze). Espreme-se o pano e obtém-se um caldo, que é reservado coberto. Horas depois, a parte sólida do caldo (o "amido" ou fécula) se separa do líquído e vai se sedimentando no fundo do vasilhame. Se o "amido" é deixado para entrar em fermentação, tem-se o polvilho azedo; se é levado a secar antes disso, tem-se o polvilho doce.
O pão de queijo feito com o polvilho azedo tem um sabor mais acentuado que o feito com o polvilho doce. Também apresenta rachaduras mais acentuadas na superfície.

15 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Se tem alguém que adora pão de queijo, se alguém sou eu. No freezer sempre tem pão de queijo e biscoito de queijo, asso praticamente todos os dia. Para mim não há nada melhor que pão de queijo quentinho com uma xícara de café. Os seus estão super apetitosos.
Bjs!

Odete disse...

Oba, mais uma receita de pao de queijo. E parecem deliciosos. Aqui com os gringos amigos faz o maior sucesso.

Beijinhos

Anônimo disse...

Qué boliños tan ben feitos!!! Un saudo dende Galicia.

Lili disse...

com alho fica demais
ui-ui-ui

ameixa seca disse...

Olá Marly, vim agradecer a visita no meu blog :)
Pão de queijo nunca fiz mas está planeado para um dia destes ;)
Bom fim de semana!

Marly disse...

Cariño, seja bem vinda(o) fui visitar o seu blog e gostei muito do que vi. Voltarei lá, certamente!
Ameixa, é um prazer tê-la aqui, volte sempre, querida!

Laurinha disse...

Pão de queijo é bom demais, adoro!!!

Estes seus ficaram tão lindos... delícia!

Beijinhos

Cherry Blossom disse...

Oi Marly
Sou fã de tudo que leva polvilho, minha coleção ta grande e pelo jeito vai aumentar com essa sua! Você usou o polvilho doce ou o azedo?
beijim!

Marly disse...

Oi, Cherry,
Seja bem vinda!
Eu uso mais o polvilho doce, em meus pães de queijo. A razão é um tanto ridícula: eles ficam mais bonitinhos!
Um beijinho.

Claudia Rumi disse...

MArly, obrigada em deixar um comentario em meu blog.Nos conte em que bazares vc anda.
Gostei e goto do pão de queijo e ainda quentinho do forno,feito em casa, não tem preço.Gostei do seu pão infalível. Farei sua receita pois testo qq pão.bj
Claudia

Claudia Rumi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marly disse...

Oi, Claudia,
Eu fui ao bazar da Igreja Presbiteriana de Bsb, no início de nov. e em outro numa associação de assiteência social. O da Igreja vende principalmente os trabalhos manuais da associação feminina da própria igreja!
Bjs.

Flavinha disse...

Posso comer pão de queijo todos os dias e mesmo assim não canso!
Os seus ficaram lindos! Vou copiar a receita!
Beijocas

Cherry Blossom disse...

...ahahahahah...é verdade os pães de queijo feitos com polvilho azedo crescem bastante,mas depois dão aquela "murchada"...com polvilho doce eles mantêm a forma....mas o pessoal aqui em casa prefere o feio!....ahahahahah..
Beijinho!
Lindo domingo pro cê!

Ðú® disse...

Tá com uma cara deliciosa, como boa minheira também tenho as manhas de fazer este pãozinho que não é um pão, rssss

Pin It button on image hover