sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Receitas de Natal 2 - Trifle de Chocolate e Trifle de Morangos1


O Natal está chegando. Pensando nas sobremesas rápidas e saborosas, me veio logo à mente os trifles.  Eles são "pau para toda obra": econômicos, descomplicados, podem ser apresentados de forma sofisticada e são, sobretudo, muito apreciados.

Veja mais ótimas sugestões de sobremesas para o Natal, aqui, aqui e aqui.

Trifle
Trifle é a sobremesa geralmente feita com uma massa (originalmente pão-de-ló), um creme e uma fruta ou outro (s) componente (s) . Pode ser preparada de infinitas maneiras. A massa, na receita clássica, é levemente umedecida com uma bebida alcóolica (Xerez), mas pode-se também usar vinho (do tipo licoroso), rum ou conhaque (ou mesmo nenhuma bebida). Aqui no Brasil essa sobremesa (ou uma derivação dela) é popularmente conhecida por 'Pavê'. Esta minha versão, uma boa opção para as festas de fim de ano, é simples: biscoito champanhe, um cremezinho de chocolate e um merengue, que leva creme de leite (mas fica melhor e mais apresentável com chantilly). A segunda receita que, simples assim, é deliciosa, não tem massa. Mas você pode fazê-la de outra maneira: se preferir, acrescente um pacote de biscoito Champanhe à sua (umedeça-os muito levemente, em água filtrada, antes de usá-los). Também pode acrescentar outra fruta, como blueberries. Fica visualmente muito atraente, um bonito copo de vidro cheio de frutas coloridas intercaladas por creme. No topo, ponha Chantilly.

Trifle de Chocolate

Ingredientes:
1 pacote de biscoito tipo Champanhe (cerca de 200g)
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de cacau em pó (ou chocolate em pó)
1/4 de xícara de água filtrada
1 colher (sopa) de whisky
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar (granulado ou refinado branco)
gotas de essência de baunilha
1 caixinha de creme de leite (200g) levado ao freezer por 20 minutos
raspas de chocolate para finalizar (e decorar)

Preparo:
Bata no liquidificador ou misture bem e peneire: O leite condensado, o leite, o amido e o cacau em pó. Leve tudo ao fogo numa panela de fundo grosso. Deixe que cozinhe, mexendo sempre, até que engrosse. Reserve coberto com papel alumínio (que deve ficar aderido ao creme, para que não se forme uma crosta na superfície desse). Bata (na batedeira) as claras até que comecem a tomar forma. acrescente o açúcar e bata até formar picos firmes. Junte o creme de leite e a essência e bata até misturar tudo. Reserve. Umedeça superficialmente os biscoitos na água com o Whisky e disponha-os no fundo de uma tigela de vidro transparente ou em taças ou copos de vidro transparente. Sobre os biscoitos, espalhe o creme de chocolate e, sobre esse, o creme de claras. No topo, ponha as raspas de chocolate.

Nota:

Usei três claras (de ovos grandes) porque as tinha no congelador e elas estavam "implorando" para serem aproveitadas. Isso fez com que a camada 'branca' do doce ficasse um pouco maior
que as outras.
.................................................................................................

Outra receita (amada e idolatrada por muitos, a começar por minhas filhas):




Trifle de Morango 1

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 caixinha de morango (lavados e desfolhados e cortados ao meio) ou de uvas sem caroço (preferimos com morango)
100g de chocolate ao leite (uso 50g de ao leite e 50g de meio amargo) picado
200g de creme de leite (não precisa ser do fresco)
Preparo:
Leve ao fogo o leite condensado com a manteiga e cozinhe (mexendo sempre) em fogo baixo, para não queimar. Depois que começar a borbulhar, ainda mexendo sempre, conte dois minutos e desligue o fogo. Reserve. Derreta o chocolate juntamente com o creme e reserve. Disponha, numa tigela de vidro transparente: o creme de leite condensado (conhecido por 'brigadeiro branco'), metade dos morangos e, sobre esses, o creme de chocolate (ganache). Decore com o restante dos morangos,

Notas:

Esta receita não rende muito, se for o caso, dobre-a ou triplique-a.
Os morangos, depois de um tempo começam a soltar o sumo, o que pode
deixar o doce com uma "calda" (mas não menos delicioso). Por isso mesmo, evite ficar mexendo no doce antes da hora de servi-lo ou use os morangos inteiros, para minimizar essa ocorrência.

2 comentários:

Lili disse...

ficou lindo o triffle na taça
*__________*

Laurinha disse...

Nossa, estou salivando... adoro este tipo de pavê, ou trifle!

Delícia!!!

Posso experimentr um bocado de cada? Posso? :DD

Beijinhos

Pin It button on image hover