segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Receitas de Natal - Peru Natalino



O Natal está cada dia mais perto e eu não estou encontrando tempo para postar as receitinhas típicas, como pretendia. Mas ainda não desisti de tal intento. Para não deixar as coisas tão paradas como se encontram, resolvi postar a receita do peru que fiz no ano passado.
Como o nosso Natal tem sido comemorado geralmente em casa de minha mãe, onde a família inteira se encontra, há sempre mais de um peru, além de outras carnes. Levei então, um peru pequeno, de cerca de 4 kg. O peru foi fotogrado antes de ser posto na bandeja em que foi servido. Depois não me lembrei de fotografá-lo novamente. Mas ele foi guarnecido com a farofa cuja receita está aqui e decorado com tomatinhos e pequenas nectarinas.

Atenção: veja outra receita estupenda de tempero para o peru natalino aqui!

Peru Natalino

Ingredientes

1 peru congelado de cerca de 4kg
4 dentes grandes de alho
3 colheres (sopa) rasas de sal (ou a gosto)
1 pacote de sopa (ou creme) de cebola
1/2 xícara de molho de tomates (usei Pomarola Tradicional)
1/3 de xícara de vinagre (tanto faz ser branco ou tinto)
1/3 xícara de óleo culinário
Preparo
Na antevéspera descongele o peru e reserve-o na geladeira.
Faça uma pasta com o alho e o sal. Misture os outros ingredientes. Esfregue a pasta no peru,  por dentro e por fora, e introduza o tempero sob a pele, metendo os dedos através da pele das sobrecoxas, temperando-as, e espalhando o tempero sob a pele do corpo, até atingir o peito (se necessário, corte a película que une as sobrecoxas ao corpo; mas faça tudo com muita delicadeza, para que a pele não se solte totalmente, pois isso deixaria a ave com um aspecto feio). Coloque o peru já temperado dentro de um saco plástico grande e feche-o. Ponha o na geladeira deixe-o ali por uma noite. No dia seguinte, coloque o peru numa assadeira grande, untada com óleo culinário. Amarre-lhe as pernas com um barbante e vire a ponta de cada asa para as costas. Derrame um pouco do óleo sobre a ave e cubra-a com papel alumínio. Leve-a ao forno e deixe que asse por três horas, em forno médio (180º C). Retire o papel e deixe que asse mais cerca de uma hora, jogando, de vez em quando, o molho que se formou na assadeira, sobre a ave, para que esta não resseque. Quando o peru estiver bem corado e macio, e o molho tiver reduzido bastante, está pronto.

Notas
Se você não quiser que o seu peru fique com esse aspecto áspero (resultante dos componentes da sopa de cebola e de outros ingredientes, passe o molho dos temperos por uma peneira). O molho dos temperos pode ser feito no liquidificador e a este, você pode ainda juntar um bocadinho de cheiro-verde). Você pode decorar o prato em que for servi-lo, usando frutas ou vegetais coloridos a gosto.

8 comentários:

ameixa seca disse...

Ele ficou lindo... super douradinho. Uma beleza :)

Isabelocas disse...

O teu perú ficou perfeito e gostei muito da tua receita,eu também faço o perú no Natal .
BJOS

Anônimo disse...

Que peru tentador! Tostadinho! Está com uma cara ótima!!

Laurinha disse...

Menina, que aspecto ótimo este peru!!!!

Faço sempre o peito, que compro congelado....
adorei sua sugestão!

Beijinhos

Lili disse...

esse peru tá do peru
aha

Aline Almeida disse...

Adoreiiiiii seu blog, e sobretudo esta receita de peru!!! Posso utiliza-la em meu blog lhe dando os devidos creditos?

Marly disse...

Aline,
Bem vinda!
Claro que pode! Obrigada pela visita e comentário e volte outras vezes!
Um abraço e bom fim de semana!

Aline Almeida disse...

Obrigada Marli, vou postar hj então! Feliz Natal pra vc!

Pin It button on image hover