quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bolo Floresta Negra



Fim de ano aqui em casa é fogo. Minha filha mais velha faz aniversário no dia de Natal. Uma semana antes, uma de minhas sobrinhas aniversaria, e no dia primeiro de janeiro, é o aniversário de uma outra. Isso sem falar dos quatro ou cinco que aniversariam em novembro.
Para a aniversariante de ontem, fiz o bolo Floresta Negra do Cybercook. Há anos faço uma versão do Floresta Negra, trocando o pão-de-ló de chocolate por uma receita de bolo básico de chocolate. Dessa vez, segui a receita, mas fiz pequenas alterações que coloco entre parênteses. Há muita gente que gosta desse bolo que é úmido e cheio de chantilly e cerejas. 



A versão original do bolo é a da receita abaixo. Veja a nova versão que criei dele - o da primeira foto - aqui.

Bolo Floresta Negra
(conforme o site)

Massa

6 unidade(s) de claras de ovo em neve
6 unidade(s) de gemas de ovo
150 ml de água
1 xícara(s) (chá) de açúcar
2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
8 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Recheio

500 ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
quanto baste de essência de baunilha (pus umas oito gotas)
quanto baste de chocolate meio amargo ralado (usei 50g)
quanto baste de cereja em calda de marasquino

Calda

1 xícara(s) (chá) de açúcar (coloquei só 3/4 de xícara)
2 xícaras (chá) de água
quanto baste de marasquino (pus metade da calda do vidro, que tinha
200g)

Massa

Bata as gemas com a água até dobrar de volume, acrescente o açúcar e bata por três minutos. Junte a farinha, o fermento e o chocolate em pó peneirados e misture bem. Por último acrescente as claras em neve. Coloque em fôrma untada e leve ao forno para assar em fogo alto, por mais ou menos trinta minutos.

Recheio

Na batedeira coloque o creme de leite, o açúcar e a baunilha. Bata até o ponto de chantilly.
(Atenção: O creme de leite deve estar geladíssimo, assim como a tigela e o batedor da batedeira. Fiz duas receitas do chantilly: uma para o recheio e outra para a cobertura.
Derreti 50g de chocolate meio amargo misturado com 50g de chocolate ao leite, e banhei nele umas vinte cerejas frescas com cabinho, mas não usei todas na decoração do bolo. Também derreti 150g de chocolate meio amargo, fiz a temperagem, espalhei-o no verso de uma forma retangular grande, esperei endurecer e cortei as plaquinhas, que decoraram o bolo).

Calda

Ferva os ingredientes até a calda ficar amarelada. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente a calda de cereja.

Montagem

Depois de assar o bolo, deixe a massa esfriar e divida, com a ajuda de um barbante, em três partes (fiz duas receitas, que rendeu quatro bolos de 20 cm de diâmetro, mas usei só três deles). Coloque uma das partes em uma assadeira com o fundo falso. Regue a massa com bastante calda até deixá-la encharcada. Espalhe o chantilly com a ajuda de uma espátula sobre a massa. Cubra o creme com as cerejas e depois espalhe raspas de chocolate. Cubra com a segunda parte da massa, repita o recheio e cubra com a última parte da massa. Corte um papelão no formato de um círculo um pouco maior que a assadeira. Com a ajuda deste papelão vire o bolo e coloque na bandeja onde pretende servir. Além de ajudar no manuseio do bolo, o papelão também absorve o excesso de umidade (o papelão que sempre uso, tem revestimento laminado e não absorve a umidade, por isso não usei toda a calda, para umedecer o bolo). Com a ajuda de uma faca acerte o recheio até que fique bem liso. Use o restante do chantilly para cobrir o bolo (no meu caso, não dava, por isso fiz outra receita). Deixe a cobertura lisa e coloque, só na superfície do bolo, raspas de chocolate. Coloque cerejas sobre o chocolate e na lateral do bolo (não coloquei na lateral).


7 comentários:

Anônimo disse...

A Happy New Year!

bio_geo_esds@ disse...

O Bolo Floresta Negra faz parte dos meus lanches quando era mais jovem. Continua a ser um dos meus preferidos. Este ficou lindo.
Bom ano 2009.

ameixa seca disse...

Isto sim é um bolo lindo e cheio de classe :)
Fantástico!
Feliz 2009!

Isabelocas disse...

Muitos parabéns,ficou muito bonito.
Bjos

Ana P disse...

Andava eu em busca de uma receita do floresta negra quando sou surpreendida com esta maravilha... muitos parabéns!!!

Aproveite para visitar o meu blog bebé:

saboresapurados.blogs.sapo.pt

Jocas, vou continuar a visitar o blog, tem umas receitas fantásticas

Ana pira disse...

Eu adorei é muito giro , vou tentar fazer este bolo magnifico

Dalva Rodrigues disse...

Maravilhoso, Marly, um clássico e lindíssimo!!

Pin It button on image hover