segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cocadinha de leite condensado

Em agosto de 2007 eu fiquei sem e-mail, de repente. Tudo por conta da bobeira: a minha e a do meu marido. Nós vínhamos atravessando um período desagradável de recebimentos de mensagens com vírus, e nos tornamos muito precavidos. Tão precavidos que, supondo serem falsas, ignoramos três mensagens do nosso provedor (enviadas durante certo intervalo de tempo) que pretendiam nos informar do recadastramento dos usários e dos seus e-mails. Como não as abrimos, ficamos sem saber da "coisa" e fomos descadastrados. O pior é que eu só tomei conhecimento do fato, quando tentei postar - sem consegui-lo -, um comentário no blog da Akemi (Pecado da Gula). Akemi havia dito que tivera dificuldade com uma receita de cocada e eu tentei passar à ela, a minha receita, que considero ótima. Minha filha Isabella, que, casualmente, estava ao meu lado, vendo minha frustração, se ofereceu para postar o comentário por mim. Akemi prontamente preparou a receita que lhes passamos e, felizmente, a apreciou. Mas, o que mais nos divertiu - a mim e à minha filha - foi que a Akemi, como se tivesse um sexto sentido, se referiu a "autora" do comentário como "Belinha", acertando em cheio o apelido da menina, que à época tinha treze anos.


Acreditem, é a melhor cocada de leite condensado que existe (de corte, pelo menos). Acho que a Akemi concorda.

Eis a Belinha (fã do Japão e sua cultura, querendo ser personagem de mangá); e as cocadinhas.





Cocadinha de leite condensado da Marly

Ingredientes

1 lata de leite condensado (a lata pesa 395 gramas)
2 latas (a mesma lata do leite condensado) de açúcar cristalizado (o peso total do açúcar que usei foi de 540 gramas, pra você nem precisar medir o açúcar na lata)
200g de coco fresco (ou seco ralado, ou um coco pequeno, sem a pele escura, ralado; na receita clássica entra só 100g, usei 200 gramas de coco fresco faça assim se preferir, garanto que as cocadinhas ficam mais ricas e mais saborosas )
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, 15 gramas (às vezes uso a com sal mesmo), a manteiga deixa a cocada mais macia

Preparo

Unte com manteiga uma pedra de mármore limpa ou uma superfície plana, como o fundo de uma assadeira média (a minha tinha 32cm X 22cm; numa  assadeira menor as cocadinhas ficarão mais grossinhas, numa maior, mais finas). Misture todos os ingredientes numa panela, de fundo grosso. Leve ao fogo médio, inicialmente, e depois que começar a borbulhar, fogo baixo, mexendo sempre (para não queimar), até desprender do fundo da panela, 15-20 minutos, dependendo da potência do fogo (não desprende totalmente). Desligue o fogo, dê umas boas e rápidas mexidas no doce, para esfriar ligeiramente (se mexer muito açucara), e espalhe-o sobre a superfície preparada. Espere amornar e corte os quadradinhos (não espere esfriar totalmente para cortar, pois os docinhos podem quebrar).

Esta receita rendeu 50 docinhos.


Veja aqui outros docinhos:

01) Moranguinhos, receita aqui.
02) Suspiros, receita aqui.
03) Rapadurinhas de Leite Condensado, receita aqui.
04) Macarons, receita aqui.
05) Docinhos de Nozes, receita aqui.
06) Docinhos de abacaxi, receita aqui.

Um comentário:

ameixa seca disse...

Adoro coco, deve ser delicioso :)

Pin It button on image hover