terça-feira, 21 de abril de 2009

O bolo de N (Bolo de Nozes com recheio de Baba de Moça e Cobertura de Chocolate)



Confesso que este bolo, que foi o do aniversário de minha irmã N, ocorrido em março, só entrou aqui porque eu queria 'atualizar' as postagens sem, no entanto, ter algo realmente novo para postar. Fica então como simples sugestão de decoração para bolo de festa. A cobertura foi feita com ganache salpicada de chocolate ralado (na parte grossa do ralador); também usei estas bolinhas (de chocolate) brancas e escuras, como decoração. A receita do bolo e do recheio estão aqui. Desta vez eu 'colori' a baba de moça (do recheio) com anilina alimentícia cor amarelo-ovo (1/2 colher de chá), para que este pudesse ficar visível no meio da massa. E a receita da cobertura, que tambem já foi dada aqui no blog, no dia 12 de fevereiro do corrente ano, é esta abaixo. Nos últimos dias, fiz vários pratos que poderiam ter figurado aqui, se o povo cá de casa não tivesse "mexido" neles, antes que eu pudesse fotografá-los. Então eu peço desculpas às minhas leitoras (es) caso achem que estou sendo muito repetitiva, com esta estória de bolos de festa.

Ganache

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo (e mais 80g para guarnição, mas essa é opcional)
150 g de creme de leite Longa vida (o de caixinha; não usei do fresco, que acho muito gorduroso, para esse fim)

Preparo
Pique as 200g de chocolate e misture-o ao creme de leite, numa tigela que possa ir ao banho-maria ou ao microondas, conforme preferir derretê-lo. Se optar pelo microondas, programe 35segundos. Após isso, mexa a mistura. Se ainda não estiver perfeitamente líquida, vá retornando ao microondas de 10 em 10 segundos até conseguir isso. Leve a mistura à geladeira até esfriar eengrossar um pouco (mais ou menos 1 hora). Enquanto isso, rale (na parte grossa do ralador) os 80 gramas de chocolate que vai guarnecer o bolo (se for usá-lo) e reserve.

Por fim, passe a ganache em todo o bolo, salpique o chocolate ralado em volta dele e distribua as bolinhas de chocolate no topo, como decoração.

Este bolo é muito gostoso; prova disso foi que, no dia seguinte à festa, um rapaz que estivera presente a ela, solicitou-me a receita, pois sua mãe (para quem ele e a esposa haviam levado uma fatia) os intimara a consegui-la! rsrs.

7 comentários:

Edilia disse...

Este bolo deve ser muito bom, e ainda de chocolate,melhor ainda.
Edilia

Delícias e Talentos disse...

Marly, este bolinho é bem elaborado, mas acredito que valha a pena...o resultado final deve ser um must!
Assim com a ganache pelo meio parece delicioso...do chocolate já nem se fala, né? hehehe
Então, dia 25 lá vamos...LOL :)

ameixa seca disse...

Os teus bolos são simplesmente fantásticos :)

Marly disse...

OLá, Edília,
Seja muito bem vinda, querida! Esse bolo é realmente bom e com poucas nozes fica tão bom quanto o clássico, que leva muito mais!
:)
Mary
É realmente elaborado mas a gente vai fazendo por etapas, sabe? quando vê, está pronto!
Bjs.

Ameixinha,
Obrigada, querida!
;)

Cleide Celeste disse...

O bolo estava uma delicia, escondi um fatia para comer mais tarde, quando fui procurar, cadê o bolo?
Aborrecidissíma fui perguntar para dona Edite sobre a fatia escondida então fui informada que a Cecilia foi mais rápida do que eu.KKKKKKKKKKKK

Marly disse...

Cleidinha,
Essa é boa, hahahaha. Eu não tinha tomado conhecimento disso!
Um abraço!

Silvinha disse...

Bolo perfeito! Marly acertou em cheio na confecção do bolo e principalmente no gosto! delicia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pin It button on image hover