sábado, 11 de julho de 2009

Fraisier e a resposta ao desafio



Olá, minha gente, o negócio é o seguinte: descobri ainda há pouco que, involuntariamente, acabei omitindo um dos recheios desse bolo. Trata-se de uma "geléia" de morangos que eu havia feito dois dias antes. Escrevo geléia entre parênteses, porque, na verdade, era mais um doce de morango. Abaixo vou incluí-la. Embora isso tenha decorrido de uma distração minha, esta foi favorecida por um problema que venho tendo com o meu computador (ou em alguns dos elementos do blog), não sei bem. Tentei resolvê-lo ontem, deixando a minha CPU num centro digital mas parte do problema persiste. Aproveito para explicar melhor o preparo do chantilly, pois alguém me disse que o mesmo não estava muito claro. Peço desculpas àquelas (es) que copiaram a receita com esta falha.
Dia oito de julho é o dia de aniversário de minha irmã D. Como eu havia feito para ela um bolo branco, com morangos, no ano passado, pensei em fazer algo diferente este ano. Ocorre que ela gosta de bolo branco, com morangos. E ainda por cima, tem um filho que está com restrição ao chocolate (o qual, aliás, é super fã de bolos de festa). Sem poder lançar mão do chocolate, e tencionando usar novamente os morangos, que eu adoro, a saída foi fazer um bolo parecido com o anterior, mas diferente. O 'Fraisier' o bolo francês que é feito com massa de genoise e recheado com uma camadona de creme de confeiteiro ('coalhado' de morangos), me pareceu a opção perfeita. Mas, como às vezes, eu não consigo me conter, no que se refere a fazer alterações nas receitas, o meu frasier saiu à minha maneira: a genoise foi substituída por um pão de ló (porque eu queria um bolo ainda mais esponjoso e macio), e em vez de deixá-lo sem cobertura, o meu foi inteiramente coberto com creme chantilly. Também substituí a manteiga do creme pâtissière, por creme de leite fresco, objetivando obter um creme menos gorduroso. Ainda não mandei o bolo para minha irmã, pois acabei de fazê-lo (sim, eu me enrolei terrivelmente este ano!), por isso, esperemos, para ver o que ela achará dele!

Frasier (minha versão)
(xícara de chá = 240ml)
 
Pão de ló (melhor fazer na véspera)
Ingredientes
5 ovos
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite fervente
4 colheres (sopa) de óleo de cozinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo
Bata o açúcar com os ovos até que se forme um creme claro e fofo (bati dez minutos). Entrementes, unte e enfarinhe duas formas redondas de 24 cm de diâmetro. E peneire a farinha com o fermento, numa tigela em separado. Desligue a batedeira e acrescente o leite e o óleo e misture-os delicadamente ao creme de ovos (com o auxílio de um fouet). Junte a farinha com o fermento, aos poucos, misturando-os muito jeitosamente para que o creme da batedeira não perca o ar. Verta a massa nas formas preparadas e leve-as a assar, em forno médio, por cerca de 40 minutos, ou até que os bolos passem no teste do palito. Depois de assados, deixe que os bolos amornem e tire-os (cuidadosamente, para que não quebrem) das formas. Ponha-os sobre uma grade para que acabem de esfriar.
Creme de confeiteiro (melhor fazer na véspera)
(creme pâtissière)
1/2 litro de leite integral
4 colheres (sopa) de amido de milho (Maisena)
4 gemas de ovos passadas por peneira
1/2 xícara (chá) mais três colheres (sopa) de açúcar)
meia fava de baunilha raspada (ou, na falta desta, quatro gotas de essência de baunilha)
3/4 xícara (chá) de creme de leite fresco

Preparo
Numa panela de tamanho médio e fundo grosso, misture bem todos os ingredientes,
exceto o creme de leite e se for usar, a essência (se usar a fava, junte aos demais ingredientes os grãos raspados do interior da mesma) e leve a panela ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura ferva bem e se transforme num mingau. Desligue o fogo, acrescente o creme e misture bem (e a essência, se for o caso). Cubra a mistura imediatamente com papel alumínio, que deve ficar aderido à superficie do creme. Reserve-o coberto até esfriar, depois disso, leve-o à geladeira.

Outros ingredientes
3 caixas de morangos higienizados (cada caixa pesa 300g) mais uma xícara para a geléia, se for fazê-la, veja abaixo.

Geléia de morango (pode ser substituída por seis colheres de sopa de geléia de morango comprada pronta)

Ingredientes
1 xícara de morangos limpos e picados
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água

Preparo
Misture tudo numa panelinha e leve-a ao fogo, mexendo sempre. Quando começar a ferver, conte três minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e aplique no bolo.

Para aromatizar e umedecer:
1/2 xícara de Kirsch (bebida destilada de cereja). Não tinha Kirsch, usei Whisky.

Creme Chantilly
500g de creme de leite fresco geladíssimo
4 colheres (sopa) de açúcar
4 gotas de essência de morango (ou baunilha)

Preparo
Mantenha o creme de leite fresco na geladeira mas leve-o ao freezer, por quinze minutos, antes do preparo do chantilly. Leve também ao freezer, pelo mesmo tempo - 15 minutos - a tigela e o batedor da batedeira. Após isso, bata o creme de leite fresco, em velocidade média, até começar a formar picos. Junte o açúcar e a essência e bata mais alguns minutos, para misturar. Não bata demais pois pode virar manteiga! O chantilly está no ponto, quando forma picos firmes e o batedor da batedeira "desenha" nele o "caminho" que percorre.

Montagem;
Forre a forma em que um dos bolos assou com papel alumínio ou manteiga. Coloque nela um dos bolos e molhe-o com metade do Kirsch. Espalhe sobre ele metade da geléia de morango e, sobre a geléia, o creme de confeiteiro. Distribua os morangos no creme (reservando uma caixa para a decoração). Espalhe a outra parte da geléia no segundo bolo e ponha-o com a parte da geléia para baixo, sobre o creme, molhe-o com o Kirsch restante, cubra tudo com papel alumínio e leve o bolo à geladeira até o dia seguinte. Ponha o bolo no prato em que vai servir, cubra-o com o chantilly e enfeite com os morangos reservados!

E agora o Desafio:
As regras são:
1-Dizer 5 coisas que gostaria de fazer e não fez
2-Dizer 5 coisas que jamais faria
3-Dizer 5 coisas que mais gostas no blog que te ofereceu o desafio
4-Indicar 5 blogues e avisá-los

As cinco coisas que eu gostaria de ter feito e não fiz:

a) Ter aprendido música e a tocar um instrumento musical (qualquer um, mas especialmente, piano)
b) Ter viajado mais.
c) Ter dado mais atenção às minhas paixões do que às expectativas dos outros a meu respeito (refiro-me às minhas inclinações e dons)
d) Ter estudado filosofia (ainda que não no meio acadêmico, pois o meu interesse não é "profissional"); Filosofia significa: amor à sabedoria. Há algo mais importante que isto?
e) Ter escrito diários de modo disciplinado. Assim como é bom ter a vida registrada em fotografias e filmes, acho que seria bom ter um registro escrito do que testemunhei; no mínimo eu me divertiria muito hoje, com as sandices que eu teria escrito.

As cinco coisas que eu jamais faria:Eu evito dizer que eu “jamais” .... Tudo está sempre mudando (eu inclusive) é, portanto, arriscado dizer eu “jamais”. Mas, há coisas que hoje não me agradam de modo algum. São elas:

a) Praticar esportes que impõem riscos exagerados como o tal bungee jump, aaffe!

b) Comer comidas exóticas demais para os meus costumes, como insetos; animais tais como cachorro (dizem que na China e Coréia eles comem) e coisas tais.

c) Aderir a modismos ou práticas que firam a minha integridade mental/ emocional ou espiritual.

d) Levar a vida a sério demais (aprendi a duras penas que isso é uma tolice!)

e) Piercing

As coisas de que mais gosto no blog da Susi são:

a) Das bijuterias que ela cria (que, muitas vezes, se assemelham às jóias)
b) Da excelente capacidade que ela tem de combinar cores
c) Do fato de aparecerem lá, de vez em quando, umas receitinhas (de comidas) bem apetitosas !
d) Da vivacidade e doçura da blogueira.
e) Dos comentários que ela deixa aqui.

Eu não passarei o questionário à frente. Mas convido àqueles(as) que queiram respondê-lo, a fazerem isso, pois sempre é bom sabermos um pouco mais daqueles que estão por trás das páginas dos blogs.

30 comentários:

Iliane disse...

parabens pelo bolo maravilhoso..lindo e deve ser super saboroso!!!!!bjus

Anônimo disse...

Marly, tu devias abrir uma confeitaria menina!
As tuas sobremesas ficam sempre tão perfeitinhas e apetitosas, que eu fico salivando!
Então, este bolo está delirante...
Estou a imaginá-lo, saído do frigorífico (aqui é verão), e eu a devorar uma fatia generosa desses creme confeiteiro com os morangos, tudo bem geladinho...hummm, que demais! hehehe:) Amiga, podes mandar vir! hehehe:)

ameixa seca disse...

Os teus bolos ficam sempre fantásticos. Tens uma mão cheia para decorações :)

Anônimo disse...

*Ola,Marly*

Desculpa por nao escrever antes para voce.
Nossa,que bolo lindo.Eu quero uma fatia!!!
Eu quando vou confeitar um bolo nao ha meio de ficar bonito.Quando o tempo ficar mais fresco por aqui vou tentar fazer o bolo.
Marly irei responder o desafio.
Um bom dia para voce e sua familia.
Beijocas da amiga Norma e Mitinha.

Cleide Celeste disse...

Marly,

Coisas que você deveria fazer:
Escrever, escrever, escrever.
Você tem mãos de fada, cérebro de gênio, cabeça de escritora.
Que saudade das conversas interessantes, narrativas estimulantes.
Dos filmes de Felline,Adrian Lyne...
" As pessoas querem aprender a nadar e ter um pé no chão ao mesmo tempo"."Para tornar a realidade suportável, todos temos de cultivar em nós certas pequenas loucuras" (Marcel Proust).
O seu predileto: Flor Em Busca do Tempo Perdido (À la Recherche du Temps Perdu).
Sim dona Marly, não perca tempo, escreva, assim como as tortas e os doces satisfazem a nossa fome.
Não queremos só comida, queremos diversão, arte e gente inteligente escrevendo coisas maravilhosas como você

silvinha disse...

maravilhoso, explendido, nao enjoativo! morangos inteiros no recheio.........nhac,nhac, nhac....

Cherry Blossom disse...

Eu me perco com os morangos!
Minha fruta predileta, minha nossa, amo absolutamente tudo feito com eles! O bolo parece simplesmente delicioso, tenho certeza que ela adorou!
beijinho!!!!!

Cherry Blossom disse...

Eu novamente!
Esqueci de perguntar uma coisa que fiquei curiosa. Você disse que a receita original leva manteiga. Em que quantidade? A mesma do creme de leite? E ela é adicionada de que maneira ao creme ...aiaiaiai..(curiosa...)..

Marly disse...

Iliane,
Obrigada! Esse bolo é o preferido de muita gente!

Mary,
Vou pensar em tua sugestão. E obrigada, querida!

Ameixinha,
Você é sempre tão gentil, obrigada!

Norma,
Isso, responda mesmo ao desafio, para a gente poder saber mais sobre você! Se fizer o bolo, nos conte como ficou!

Cleidinha,
Desse jeito você me deixa encabulada! Mas devo admitir que você tem razão, quanto à necessidade de eu melhor "administrar" os "recursos" que me foram dados. Isso, aliás, é uma das exortações bíblicas.

Silvinha,
Você provou do bolo?

Cherry,
O creme do fraisier, na verdade é chamado de "creme mousseline". É o creme patissière adicionado (na minha receita) de 250g de manteiga. Você faz o creme, cobre com filme plástico bem aderido (eu uso papel alumínio), deixa esfriar e, após isso, acrescenta a manteiga, aos poucos, batendo em velocidade média, na batedeira, até incorporar tudo. Resfria de novo e aplica no bolo. Esse creme é feito assim para ficar mais firme.
O meu ficou mais mole e, um dia depois, começou a sofrer os efeitos da gravidade, saindo um pouco para fora do bolo.

Beijinhos a todas e muito obrigada pela visita!

Marly disse...

Cherry,
Sobre o creme mousseline, já ia esquecendo: a manteiga tem de ser sem sal e estar à temperatura ambiente. Com o acréscimo da menteiga, eu também acrescentaria uma colher de sopa (pelo menos) de açúcar, para que o creme não ficasse pouco doce.

Lili disse...

oi, mãe!! tá lindo o bolo!!! fiquei com uma vontade. bom q vou voltar logo aí pra comer tuas delicias. (bom pro paladar, ruim pra silhueta, hehe)

hje comi um escalopinho com arroz a piomontese maravilhoso no almoço! *_* queria que vc tivesse o msmo restaurante aí pra vc provar... nem foi caro... era de ser uma opção (excelente) pra qdo o meu pai leva almoço em casa.

doce aqui, mais barra de chocolate, msmo...

FRANKLIN - (BRASILIA) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marly disse...

Lila,
Esse bolo fez o maior sucesso! Recebi
um comunicado por parte dos que o comeram que o qualificavam de "SABOROSO"!
Contudo, eu sempre achei que a gente tem de comer racionalmente, antes comendo "de menos", do que "demais".
O paladar e o prazer de comer devem ser vistos como dádivas e não como pretextos para as orgias alimentares!
"beijim"

Paula Pacheco disse...

Marly...apela foto o bolo deve estar divino...época de morangos hummmm...espero que vc não tenha se panturrado de tanto comer este bolo hein menina!!! Pois eu comeria tudinho heheheh...creme de leite, de confeiteiro...tudo de bom.

bjs,
Paula.

Silvinha disse...

Marly cantamos parabens la em casa!!! se eu provei quase comi tudo!hahahahahahahahahahahahahah
ela adorou!!!!!!!!! beijao

Marly disse...

Paula,
Eu não provei do bolo e só sei que estava gostoso, porque me disseram!
É que não fui à festa que, aliás, foi improvisada, por causa do grande atraso com que entreguei o bolo.
Beijão!

Silvinha,
Ah, bom agora entedi (hahahaha!)

Regina Yumi disse...

HAHAHA! É verdade, meu nome parece o yummmmmm que o povo gringo solta qdo algo está bom!
Eu amei seu blog, o bolo está lindíssimo! Te adicionei na minha listinha!
Beijos e parabéns!

Marly disse...

Olá, Yumi,
Seja bem vinda! Tô te adicionando também, pra acompanhar de perto o que sai da tua cozinha! :)

Fabi Carvalhos disse...

Meu pai! Marly! Tô parando por aqui! Cada receita melhor que a outra! Ai, ai, ai! Assim não emagreço nunca! :) Bjs, Fabi.

Marly disse...

Olá, Fabi,
Seja bem vinda! O truque é comer um pouco de tudo, que nem os reis e rainhas de antigamente, que eram obrigados a participar de dezenas de banquetes! Obrigada pelos elogios e pela visita!

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!

Passando aqui para deixar meu OI.
Li a receita deste bolo maravilhoso,vou esperar este calor passar para fazer esta gostosura.Ontem deu o eclipse solar,mas aqui so chove...chove...e mais nada.
Uma boa quinta-feira para voce e sua familia.
Beijocas da norma e Mi.

Marly disse...

Oi, Norma,
Calor e chuva muitas vezes fazem par no verão, né? Obrigada pela visita e bom fim de semana pra você, família e Mitinha!
Beijinho

Cherry Blossom disse...

Marly
Vou anotar das duas maneiras.
Eu achei esse recheio (o original) bem parecido com uma cobertura que fazemos e que é muito popular por aqui, que serve tanto de cobertura como de recheio. Chamamos de "Falso Chantilly", feito com um creme (menos rico) e manteiga. Um dia vou postar!
Respondi pro cê lá também!
Desculpe todas as demoras, estou com problemas com minha conexão. Ta brabo.....
bicota!

disse...

está lindoooooooooooo

Josy disse...

Marly vc já era fera na confeitaria em 2009 hem menina!! Que belo bolo, maravilhoso e não sabia que o creme de preferência se faz um dia antes. Gostei muito pena que não tenho a habilidade que vc possui, mas também sei que pra ter, precisamos frequentar cursos, vc acredita que não sei lidar direito com o saco de confeitar?? kkkkk Nem sei se é assim que se chama aquilo, mas admiro quem tem essa habilidade. Bjos miga, vou ver as outras

Shapalmas disse...

Marli querida...desde que vi esse bolo fiquei com ele na cabeça,mas fiquei até com receio de não ficar tão bom quanto o seu,mas...dessa vez não resisti e resolvi arriscar,e não é que ficou dos deuses...o melhor bolo que já fiz,dessa categoria...muito bom mesmo...passa lá no meu cantinho pra comer um pedacinho...

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com

Sharon

Shapalmas disse...

Pois é Marli...aqui estou eu novamente pra comentar sobre esse bolo...rssss
Dessa vez foi pra pedir sua opnião no que pode ter dado errado...
Na primeira vez que fiz esse bolo ficou MARAVILHOSO,como você pode conferir no post o qual falei dele,e no comentário anterior a esse...
Porém,essa semana o fiz novamente ( o que na verdade fiz duas vezes,pois da primeira,resolvi adcionar chocolate na massa,pois confundi as receitas,e esse foi fora,pois ficou grudento)...e o que fiz foi adcionar um pouco de corante,pois queria que ficasse mesclado com vermelho,porém,antes mesmo de eu adcionar o corante ele já parecia estranho,acho que saiu o ar da massa...
Não sei o que possa ter feito de errado,pois repeti o que tinha feito da primeira vez...
Talvez,na hora de colocar o leite e o restante,tenha mexido demais,porém,se eu não mexer,o leite não se mistura a massa,assim como o fermento.
Bem...eu cheguei a usar a segunda massa,recheei e cobri,comemos ele,mas não ficou tão bom quanto o primeiro...
Será que poderia me dar uma luz?
Ai ai ...desculpe a ''carta'',mas eu preciso saber o que deu de errado,pois pretendo fazer essa receita por muitas outras vezes...
Se preferir,pode deletar essa mensagem e me responder por e-mail...
shapalmas@gmail.com

Beijinhos e obrigada desde já

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com

Anônimo disse...

free dating free e-mail http://loveepicentre.com/advice.php speed dating in akron ohio

Anônimo disse...

john westwood ebook http://audiobookscollection.co.uk/Over-the-Moon/p207080/ model poses ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/de/Cells-Aging-and-Human-Disease/p219869/]ez publish ebook[/url] open boat ebook

Anônimo disse...

catherin coulter ebook download http://audiobooksplanet.co.uk/de/Science-Fiction/c127/ ebook dreamweaver turtorial [url=http://audiobooksplanet.co.uk/Zdenek-Zahalka/m135499/]summer knight ebook[/url] futanari hentai ebook

Pin It button on image hover