domingo, 23 de agosto de 2009

Bolo de Chocolate e Menta e o que rolou na cozinha


Voltei!! E já estava saudosa, apesar de ter feito muitas ponderações sobre a conveniência de continuar a "tocar" o blog, quando me vejo sem tempo até para as coisas básicas!
Viram que o meu banner foi refeito?! Esse, como o anterior, é obra de minha filha de quinze anos, razão porque os meus templates têm "caras" joviais"!

Bem, embora não tivesse a mínima intenção de encher os meus dias de férias com trabalheiras atividades na cozinha, a verdade é que eu esperava aproveitar alguns deles para executar as receitas anotadas na minha lista de "a fazer". Comecei com esse bolo de chocolate e menta, cuja receita, que acabei por alterar, foi publicada na Cláudia Cozinha, anos atrás. Com ele eu queria fazer um agrado às minhas filhas, que amam a combinação desses dois sabores. E elas o aprovaram! Depois fiz o delicioso molho de tomates da amiga Cherry Blossom, porque há pouca diferença entre a receita dela e a minha. Mas, para fazê-la, eu usei uns tomates enormes, que resultaram em muiito molho. Tanto, que após tirar a porção para a massa que eu preparava, tive que distribuir o restante em dois potinhos como o da foto, que congelei (e depois empreguei um deles para cozinhar essas almôndegas, restando-me ainda um; o que provou que a receita além de boa é prática!). Também preparei o saboroso 'bolo gelado de festa', da Edília, (esse salpicado de côco), que não pude cortar porque era para presente; mas deliciou os que o comeram. E fiz ainda a famosa torta de chocolate e limão do 'Rainhas', da qual eu já tinha até me esquecido, mas a Iliane a fez, me refrescando a memória e me inspirando a fazê-la. Essa também deliciou o povo da casa de uma irmã. Como vêem, houve muito movimento de panelas em minha cozinha, nesses dias "ociosos". Mas é porque cozinhar para mim é um relax!


Bolo de chocolate e menta
(xícara de chá = 240 ml)

Ingredientes
3/4 xícara (chá) de manteiga ou margarina (18og)
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos grandes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite
5 gotas de essência de baunilha

Para a massa de chocolate
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de cacau em pó
3 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Para a massa de menta
1/4 xícara (chá) de licor de menta

Recheio
75g de creme de leite (cerca de 1/4 da lata ou pouco menos da metade da caixinha)
1 colher (sopa) rasa de açúcar
100g de chocolate meio amargo ralado ou raspado
1 colher (sopa) cheia de manteiga
Para umedecer o bolo
1/3 xícara (chá) de água filtrada
Cobertura
250g de chocolate meio amargo ralado ou raspado
70g de manteiga ou margarina (cerca de 1/3 de xícara)

Preparo

Massas:
Ligue o forno à temperatura de 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas redondas de 22 cm de diâmetro. Bata a manteiga na batedeira até clarear. Ainda batendo, junte o açúcar aos poucos. Se ficar muito difícil de misturar, junte um dos ovos. Bata um pouco até incorporar bem e vá acrescentando os outros ovos, um de cada vez, batendo sempre. Adicione a baunilha. Peneire a farinha com o fermento numa tigela à parte. Desligue a batedeira, e vá acrescentando à mistura batida, o leite e a farinha (que foi peneirada com o fermento) alternando leite e farinha, e misturando com um batedor de mão até que acabem. Ponha duas xícaras da massa numa tigela à parte e acrescente a ela o licor de menta, misturando tudo muito bem. Reserve essa massa. À massa restante, junte o cacau (dissolvido previamente no leite), o chocolate em pó e o bicarbonato de sódio, agregando tudo. Despeje as duas massas - separadamente - nas formas preparadas. Leve-as ao forno e deixe que assem por mais ou menos 30 minutos, ou até que passem no teste do palito. Depois de assadas, tire as formas do forno, deixe que esfriem por cinco minutos e, com cuidado, porque ainda estarão quentes, desenforme os bolos e deixe que acabem de esfriar sobre uma grelha.

Recheio:
Numa panelinha, misture bem e esquente, até quase ferver: o leite, o açúcar e o creme de leite. Desligue o fogo e junte o chocolate ralado, misturando bem até formar um creme liso. Cubra a panelinha com um pano deixe que o creme amorne. Assim que amornar, empregue.

Cobertura (ganache de chocolate)
Aqueça no microondas (ou em banho-maria) a manteiga com o chocolate. Eu aqueço no microondas, na própria tigela da batedeira (a de plástico, claro!). Leve a mistura à batedeira e bata até virar um creme liso. Cubra a tigela com um pano e leve-a a geladeira por mais ou menos 1 hora (ou uns 20 minutos no freezer). Eu deixo o batedor da batedeira dentro da tigela, para não ter de lavá-lo duas vezes. Retorne a tigela à batedeira e bata até virar um creme espesso e firme (mas não deixe que endureça demais, pois ficaria difícil de aplicar; se, porém, isso acontecer, amoleça o creme novamente, pingando nele gotas de leite fervente, com a batedeira ligada, na velocidade mínima).

Montagem
Corte o bolo de chocolate ao meio e ponha uma de suas partes no prato em que vai servir, molhe essa parte com um pouco da água filtrada (umas duas colheres). Aplique metade do recheio sobre essa parte. Ponha o bolo de menta sobre essa primeira parte e molhe-o com outra parte da água (mais duas colheres). Espalhe o restante do recheio sobre o bolo de menta e, sobre ele, ponha a outra parte do bolo de chocolate. Alinhe bem as três 'camadas' do bolo e molhe a última parte com mais duas colheres de água filtrada. Cubra o bolo com o ganache e, se desejar, decore a gosto.

18 comentários:

® disse...

Marly!!
Hum...estávamos com saudádimais fia...:)
Que bolo LINDO!!! Amei!!
E o banner deve tá com a sua 'carinha' não?!! Jovial!!!
Tem artista em casa, hein?! Que fofa!! ;)
Um bejim procê!!!

da Vinni

ameixa seca disse...

Adorei a massa verdinha, fica super bonito :)
Bem vinda!

Carolina Andrade disse...

Eita que passou bem de rango nessas férias heim. Esse bolo ta com uma cara ótima!! Bjão

♥ mesa para 4 disse...

O bolo está muito bonito e o banner tb ;)

Cherry Blossom disse...

Oiê!
Que bom que você está de volta linda! As férias foram bem animadas!Ahahah... Ah! Você experimentou o meu molho favorito! Fiquei muito feliz! Que coisa boa!Obrigado por ter mencionado Marly. Eu me lembro desse bolo! Ele é lindo e saiu num especial de festas da Claudia também, se for realmente o que está na minha mente no momento. É um bolo alto né? Se for, me lembro que quando saiu achei lindo, lindo e tão trabalhoso e difícil... E agora ele está aqui bem na minha frente e feito por você, quem sabe eu não me animo. Também amo a combinação chocolate e menta! Parece delicioso realmente.
Sabe Marly, eu também já questionei encerrar o blog por falta de tempo, mesmo por que tenho um projeto com a escrita, mas é na porta da cozinha que eu esqueço as mazelas da vida e respiro feliz e aliviada quando estou com a cabeça cheia de coisas que não deveria estar. Então prossigo...
Minha querida vá devagar, mas não deixe de fazer o que você gosta também viu!

Um beijo querida
E tenha um lindo começo de semana!

Paula Pacheco disse...

Querida Marly, que saudades de vc e suas receitas, adorei o novo lay-out, ficou bem "jovem" mesmo...por favor não desista de sua cozinha virtual...acho que todas sofremos um pouco disso:falta de tempo...eu nem sei como consigo tocar isso também...vc não tem idéia de como é fazer tudo na casa, crianças, horários, lições,roupas...muitas roupas (é a aprte que eu menos gosto) etc...ufa...desculpa o desabafo...fico no micro quando dá...de manha, antes sdo almoço, quando dá...bom sua receita esta maravilhosa, outro dia vi uma receita com menta e agora veio a sua...hummmm...esta divina e anotadíssima, bjs e boa volta.
Paula

Arte com Brilhos disse...

Óptimo tê-la de volta. O bolo deve ser uma delícia além de visualmente ser lindo.
Bom regresso.
Beijinho

Regina Yumi disse...

Oi Marly!

Esse pudim realmente fica doce, quando faço diminuo 5 colheres de açúcar e mesmo assim acho doce! Deve ser por causa da calda...

Beijos!

Iliane disse...

menina..que bom que voltou e cheia de receitas otimas..amei todas..esse bolo de chocolate com menta..deve ser muito bom mesmo!então..aquela torta de limão é otima né?aqui em casa amaram..bem vinda a blogsfera..bjus...

Marly disse...

Amehlia,
Obrigada, fia! pois é, na verdade tenho duas artistas na família (hahaha),
bejim

Ameixinha,
O contraste de cores realmente embeleza o bolo, né? obrigada, querida!
bejinho!

Carol,
Eu cozinhei um "cadim", como diz a Améhlia (hahaha),
beijinho querida!

Mesa para 4
Obrigada!
beijinho pra você também!

Cherry,
Obrigada! Pois é experimentei e aprovei o seu molho! Esse bolo realmente aparece mais altinho na revista porque, em vez de fazê-lo em duas formas, como fiz, eles o fizeram em três. Também "mesclaram" as massas, em vez de fazer uma totalmente verde, como eu fiz. Mas ele não é, absolutamente, difícil de fazer, Nem é também especialmente trabalhoso. Todo esse palavrório que usei para descrever o processo é direcionado às cozinheiras iniciantes, bem "verdinhas" ainda, que, volta e meia, me questionam. Você o faria sem qualquer dificuldade!
Eu acho que você deve ir fundo, no seu projeto com a escrita, apesar do problema com o tempo (que é, como você disse,o de todas nós)!
bejim

Paulinha,
Eu também estava saudosa, querida!
obrigada pelas palavras!
Nem me fale das trabalheiras domésticas; com roupas então... affee! Mas a gente vai fazendo o melhor que pode, né?
bejinho!

Susi,
Muito obrigada!
beijinho querida!

Yumi,
Obrigada por responder. Agora eu sei que providências tomar, quando for fazê-lo.
beijim

Iliane,
Obrigada! A torta de limão justificou a fama!
beijinho, querida.

Meninas, desejo que todas tenham uma ótima semana!

Anônimo disse...

Ola,Marly.
Eu aqui,passeando no seu blog.Que bolo lindo e o blog mimoso.O outono por aqui chegou mais cedo por isso a gente fica mais animada para fazer croche e fazer comidinha.Beijocas para voce da Norma e Mi.

Marly disse...

Olá, Norma,
Que bom te receber aqui! Obrigada pelos elogios! Desejo que o outono te inspire a fazer muita coisa boa!

Beijinhos para você Mitinha e o restante da família!

Paula Pacheco disse...

Marly, deixei um selo para você pegar no blog, passa lá, bjs
Paula

Anônimo disse...

Bem, voltaste e com uma belíssima tentação! Chocolate com menta é uma combinação de arraso, uma espécie de "after eights", mas versão bolo...
E o contraste de cores é lindo! Bem-vinda! :)

Edilia disse...

Marly,obrigada pela visita,suas receitas estão ótimas, este bolo de menta ficou muito lindo,o contraste do verde com chocolate ficou maravilhoso, beijos.
Edilia

Marly disse...

Oi, Mary,
É bom receber você, dear. Pra quem
gosta de chocolate com menta, este bolo é uma boa opção!
beijinho!

Edília,
Obrigada! Você percebeu que fiz o seu bolo gelado de festa?
bejim

Paulinha,
Já passei lá e trouxe o selo (do qual falarei no próximo post). Brigadim pela força e carinho, dear!

ana Santos disse...

Querida por anos tenho procurado a receita original de um "Bolo de chocolate e creme de menta" que foi publicada muitos anos atras, na revista Cláudia, cujo a foto está na pág 147, é um bolo alto com mmuita camadas, eu o fiz uma vez e guardei a receita, mais perdi para os cupins, que pena, só tenho a pág com a foto do mesmo, ele é um bolo que foi puclicado junto com uma ceia de natal, peço que se você tiver esta receita me dê. Você não imagina como tenho vontade de fazer para os meus filhos. Fico grata por demais. Um abraço Regina Mendonça...Bragança-Pará

ana Santos disse...

Querida por anos tenho procurado a receita original de um "Bolo de chocolate e creme de menta" que foi publicada muitos anos atras, na revista Cláudia, cujo a foto está na pág 147, é um bolo alto com mmuita camadas, eu o fiz uma vez e guardei a receita, mais perdi para os cupins, que pena, só tenho a pág com a foto do mesmo, ele é um bolo que foi puclicado junto com uma ceia de natal, peço que se você tiver esta receita me dê. Você não imagina como tenho vontade de fazer para os meus filhos. Fico grata por demais. Um abraço Regina Mendonça...Bragança-Pará

Pin It button on image hover