segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bolo de Mandioca de minha mãe e selo





A querida Noêmia acabou de publicar a receita de um saboroso bolo de mandioca. Ela também me conferiu o selo 'Kreativ Blogger Award', coisa que muito me honrou (mais ainda, por ela julgar o meu blog digno de consideração, do que pelo selo em si). Muito obrigada por essa deferência, Nô! Nos comentários do blog dela, eu mencionei o bolo de mandioca de minha mãe, e ela disse que ficara curiosa com relação à receita. Então, atendendo a ela, duplamente, publico a receita do bolo e o selo. O selo, porém vem acompanhado de uma espécie de meme, o qual pede para que eu diga sete coisas interessantes sobre mim. Direi as sete coisas, embora eu não esteja certa de que elas possam parecer interessantes a alguém (rs). Em respeito aos meus princípios, eu não passarei o selo adiante.

Bolo de Mandioca de minha mãe

(rende 15 fatias)

Ingredientes

1 kg de mandioca descascada e ralada (depois de descascada vai pesar umas 800g)
2 e ½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de queijo ralado (não recomendo os de sabor forte como o Parmesão)
¼ xícara (chá) de flocos de côco
½ xícara (chá) de côco ralado
5 ovos médios
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de leite
½ xícara (chá) de leite de coco
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo
Ligue o forno na temperatura de 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma grande (de cerca de 26 cm de diâmetro) com tubo no centro e ponha de lado. Ponha a mandioca ralada (não precisa espremê-la) numa tigela grande e reserve. Bata no liquidificador (por dois minutos): os ovos, o açúcar, a manteiga e os leites. Despeje a mistura do liquidificador sobre a mandioca. Junte o côco, o floco de côco e o fermento e misture tudo muito bem com uma colher de pau. Verta a massa na forma preparada e leve-a ao forno por cerca de 50/60 minutos ou até que passe no teste do palito.

Nota:  a mandioca também é conhecida por aipim e macaxeira.

E agora o selo e as respostas.



01) Eu tenho duas filhas que são desenhistas talentosas. A mais velha delas estuda arquitetura.
02) Eu sempre tive grande interesse por artes.
03) Para mim a vida é algo maravilhoso, mas que tem relação íntima com o aprendizado sobre e com  os que nos cercam, e também com missão; quero dizer que para mim o sentido da vida, ou a felicidade, se relaciona mais com aprendizagem, trabalho e realização, do que com diversão e gozo. Claro que todos achamos prazer em outras atividades e circunstâncias (ainda bem!)  mas a minha filosofia é: "Encontre  felicidade  no trabalho (principalmente) ou  talvez nunca saberá o que é felicidade".  Por isso mesmo, eu não tenho muito respeito por pessoas ociosas.
04) Eu faço muitos bolos e doces mas não os como.
05) Eu defendo veementemente a alimentação equilibrada e frugal (coisa que não transparece em meu blog).
06) Eu me considero desastrada.
07) Minhas maiores diversões são a literatura e o cinema.

21 comentários:

Anônimo disse...

Nunca provei mandioca, mas tenho um saquinho de farinha de mandioca à espera de ser usada...não dá para substituir a raiz pela farinha?
Assim, juntava o útil (gastar o saquinho) ao agradável (deliciar a malta com o bolinho)! hehehe :)
E com coco, Marly, maravilha!*****

Carolina Macedo disse...

Que bolinho lindo!! Nunca provei bolo de mandioca... Mas tem um aspecto tão fofo que dá vontade de provar!!!
Beijos*

Paula Pacheco disse...

Olá Marly, adoro aipim (mandioca) seu bolo ficou tão fofinho...será que eu acerto fazer? Tem tanto aipim neste Brasil afora, o que mais faço com ele é na panela de pressão, com alho e bacon, e frito...
Vou anotar a receita e ver se acerto...
bjs e ótima semana
Paula

Blog da Nô disse...

Oi, Marly!

Obrigada por ter entendido o verdadeiro 'sentido' do selo. Não o 'passei', simplesmente. Até porque quem conhece meu blog sabe que quando repasso selos, o faço para todos que me visitam. Mas neste, vi a oportunidade de homenagear, se assim posso dizer, alguns blogs que são indispensáveis para mim. E o seu tinha de estar lá!
Quanto ao bolo de mandioca: fiquei toda 'cheia' quando você diz "atendendo a ela"! Obrigada, Marly!
Adorei a receita, e como já me pediram para repetir o bolo de mandioca, para o próximo jogo de futebol do Benfica (ai, estes homens!), vou fazer esta receita!
Um beijo grande, querida!
:o)

Sónia Meirinho disse...

Ficou um bolinho taaao lindo!!! Que vointade de comer!! E parabens pelo selo!!! Sempre merecido!! Beijinhos

Marly disse...

Mary,
Infelizmente não dá para substituir um pelo outro. A raiz ao natural é muito rica em amido e tem outro sabor. Isso faz com o bolo tenha consistência e sabor únicos. Beijinho, querida!

Cuca,
Seja bem vinda e obrigada pelos elogios. Esse bolo parece fofo mas ele é mais "massudo", e essa é uma das características dele. E é para que fique mais fofo que muitas receitas pedem para que se esprema a mandioca ralada (que assim perde parte do amido). Essa, no entanto, é a receita mais tradicional.
Beijinho

Paula,
Ele não é fofo não; é mais denso e rico, com tantos ingredientes. Essa é a receita tradicional. Se você o quiser mais fofo, deve espremer bem a mandioca, para eliminar o amido.
Beijinho

Nô,
Eu entendi perfeitamente o seu gesto, e agradeço novamente a sua consideração para comigo. Se puder, leia o comentário acima, para ter uma idéia mais precisa das características desse bolo.
Beijinho

Sónia,
Eu gosto do bolo de mandioca; ele é um dos pitéus brasileiros típicos.
Beijinho

Sarah disse...

Marly, amo mandioca de qualquer jeito! Bolo então...é uma perdição!

Tá perfeito hein!?!?!

Anotei a receita..vou testar tb!

bjo e otima semana

ameixa seca disse...

Adoro mandioca mas nunca comi bolo feito com ela. Fiquei confusa... achava que flocos de coco e coco ralado eram a mesma coisa. É que aqui só encontro coco ralado!
O bolo tem um aspecto bem fofinho :)
Quem diria que não comias estes doces deliciosos que fazes!?

Anônimo disse...

Minha amiga, se tiveres alguma receita de bolo (delicioso) com a farinha mandioca, envia-me! Tenho farinha para gastar...hehehe:)
Beijinhos doces*****

Pam disse...

eu amoo mandioca, de qualquer jeito, mas acredita que nunca comi um bolo de mandioca, mas com certeza vai entrar pra lista, pois ele parece super fofo, adorei
beijinhos

Marly disse...

Pam,
Esse bolo não é do tipo fofo, não, é só aparência! Ele tem muito amido, por isso a massa é densa e mais compacta, sabe? Se você o quiser mais fofo, terá que espremer muito bem a mandioca para tirar o amido.
Beijinho!

Cherry Blossom disse...

aiaiaiaia...Acabei de provar bolo de mandioca na Nô! Mas aquele eu já conheço o sabor! Mas esse ainda não! Estou fazendo a somatória dos ingredientes na mente para adivinhá-lo.. ..Hummmmm...bom...bommmm..E é receitinha de mãe né! Essas tem sempre sabores e ingredientes divinos!E inesquecíveis...

Uma linda semana Marly, eu vou voltar depois pra levar a receita, passei o fim de semana praticamente em off e estou correndo atrás do atraso!

Talita disse...

Minha mãe fazia bolo de mandioca pro meu pai que ama, mas nunca comi. Criança enjoada, já viu. Quem sabe um dia.... =)

Tânia disse...

Marly....Sabe que nunca comi um bolo de mandioca que tivesse me agradado....acho que vou arriscar a receita de sua mãe, que parece ser muito boa!!!
Beijinhos

Dani disse...

Oi Marly!! Na realidade estou tendo que me alimentar da mesma forma (ou seja, muito bem) porque depois de uma diabetes gestacional, fiquei pré-diabética. Então esses pratos "gordos" eu só me dou o direito de provar =(.. Mas como faço receita de tudo q é tipo para o pessoal de casa, resolvi publicar tudo. A propósito, adorei essa receita de bolo de mandioca.. e se é receita de mãe, com certeza fica ótimo.. qdo pego uma receita da minha mãe pra fazer, é batata! rs

Beijos!!

Lau Verrengia disse...

Hum!
Eu adoro bolo de mandioca. O teu parece mesmo delicioso. Adorei.

Beijos

Carolina Andrade disse...

Menina, vi esse bolo e fiquei doida pra provar...mandioca é oque há!! Beijão

Unknown disse...

Oi, Marly!
Obrigada pela visita no "brigadeiro" e pelos comentários fofos! =D
Tenho certeza que, pela qualidade das suas postagens aqui, seus doces de halloween ficaram bacanas. Tem que postar! ;-)
Beijão
Monise

PS: AMO bolo de mandioca. Acho que vou testar sua receita em cupcake.

Anônimo disse...

⊱✿◕‿◕✿⊰ Oi,amiga Marly!!!⊱✿◕‿◕✿⊰

Agora que esta ficando frio e cachecol e casacos bem pesados porque e frriiiiooo.Na minha cidade nao neva,mas tem um vento...
Estou pegando os selinhos ,ta?
Beijus da Norma e Mi.

Isabelocas disse...

Nunca comi mandioca, mas este bolinho tem um aspecto delicioso.
Bjs

Unknown disse...

Oi Marly !!!
Adorei suas receitas, são maravilhosas !!! Posso assar esse bolo de aipim em uma forma redonda de 28 cm de diâmetro sem tubo no centro?
Beijos

Pin It button on image hover