segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rosca de Passas e frutas cristalizadas




Essa rosca é uma boa opção para o lanche ou para acompanhar o café ou chá. Eu não pus toda a fruta recomendada na receita, porque as minhas filhas não gostam e costumam tirar todo e qualquer pedacinho de fruta ou passa, antes de comer a fatia. Depois de assada a rosca pode ser coberta com fondant, o que lhe dá charme e sabor extra. Não cobri a minha com o fondant porque a queria mais simples. A massa rende uma rosca grandona, que cresce bem, de modo que se alguém estiver a fim de comer um pão doce e, ao mesmo tempo, presentear alguém com um igual, pode fazer, com essa massa, duas roscas em vez de uma. O segredo para obter uma massa macia e crescida é sová-la bem e respeitar o tempo de crescimento da mesma.

Rosca de Passas e frutas cristalizadas
Ingredientes
1 e 1/2 envelope de fermento biológico seco instantâneo (ou 45g de fermento fresco)
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga derretida e fria
1 e 1/2 xícaras (chá) de água morna (quase fria)/360ml
2 ovos
1/2 colher (chá) de sal
6 xícaras (chá) de farinha de trigo (mais ou menos) e mais um pouco para polvilhar a mesa
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas diversas
1 xícara (chá) de passas de uva aferventadas, escorridas e secadas (com um pano de prato bem limpo)
1 gema para pincelar
gotas de óleo cozinha para pincelar
gotas de Shoyu (opcional) para pincelar

Preparo
Numa tigela ou bacia larga  dissolva o fermento na água, juntamente com o açúcar. Cubra a mistura com um pano e, vá untar com manteiga (e polvilhar com farinha), um tabuleiro grande (35cm por 45cm), ou, se preferir, duas formas médias para pão. Volte à mistura do fermento e acrescente a ela: os ovos (batidos levemente), a manteiga, duas xícaras de farinha e o sal. Misture tudo com uma colher de pau. Junte mais duas xícaras de farinha e volte a misturar. Junte mais uma xícara de farinha e misture com as mãos. Se a massa estiver ainda muito pegajosa, junte a sexta xícara de farinha e volte a misturar. A massa deve ficar levemente pegajosa, mas não grudando nas mãos. Se ainda estiver grudando nas mãos, vá polvilhando mais farinha sobre ela (bem aos poucos) e misturando. Atenção: pode ser que seja preciso acrescentar mais farinha do que o recomendado pois parece que cada marca de farinha absorve os líquidos de um jeito próprio. Quando já não grudar nas mãos, sove bem (bem mesmo!) a massa e divida-a em três partes, se for fazer uma única trança (que ficará bem grande). Abra cada parte num retângulo comprido e distribua uma terça parte das frutas e das passas ao longo dele. Enrole-o como rocambole e cubra-o com um plástico. Repita o procedimento com os outros dois pedaços de massa (os rolos devem ficar com o mesmo comprimento). Una bem as extremidades dos três rolos e disfarce a parte unida puxando a para baixo. Trance os três rolos, unindo também a outra extremidade e escondendo a parte unida  na parte de baixo. Ponha a trança na forma preparada e deixe que cresça coberta por, no mínimo, uma hora, ou até que dobre de volume. Eu ponho dentro de um saco plástico grande. Se preferir fazer duas tranças, divida a massa primeiramente em duas partes. Guarde uma das partes num saco plástico e divida a outra em três partes procedendo como explicado acima. E repita tudo com a outra parte da massa. Depois que a massa estiver crescida, pincele-a cuidadosamente com uma mistura composta pela gema (batida) com gotas de óleo de cozinha e gotas de shoyu. Ponha a forma (ou as formas) no forno preaquecido (por cinco minutos) em temperatura média (180ºC) e deixe que as roscas assem por cerca de 45 minutos ou até corarem, crescerem e aparentarem estar assadas ( o tempo para isso pode ser menor, dependendo do forno).

Fondant para cobertura
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite fervido e frio
1 colher (chá) de manteiga

Preparo
Misturar os ingredientes numa panelinha. Levar essa panelinha ao banho-maria, mexendo até que os  ingredientes fiquem bem misturados, encorpados e transformados num creme brilhante e espesso (uns três minutos). Despeje o fondant sobre a (s) rosca(s) frias.

16 comentários:

Sarah disse...

Marly, que rosca linda!!! anotei a receita, vou fazer tb!

Não sabia que usava shoyo par apincelar, por isso a cor tão linda!

Bjo e otima semana

Anônimo disse...

Marly, uma rosca tão perfeitinha por fora...
E super fofa e gira, por dentro!
O que eu ando a perder...num destes fim-de-semanas tenho que experimentar para matar a gula e a curiosidade, até porque adoro pão com frutos cristalizados ou secos!
Que lanchinhos deliciosos, hein? :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Marly,
Adorei essa trança, da minha parte só dispenso a fruta cristalizada mas como adoro passas, ameixas e alperces secos poss sempre substituir :)
Muito fofinha!

Carolina Andrade disse...

Essas roscas ficam tão bonitas Marly, acho os pães mais bonitos. Beijo grande

Iliane disse...

Marly..que rôsca linda...e..que receita otima..e anotada..amei.,.bjus amiga..e bom começo de semana..li

Amanda Ramos disse...

Oi Marly, obrigada pelo elogio!!
Sua rosca tbm está lindaaa!Parece deliciosa!!
Obrigada pela visita!!
Bjão!

marina guimarães disse...

nossa! quando eu era pequena minha vó fazia roscas assim, só que sem frutas e com um comprimento duns 12cm e colocava um pouco de açúcar em cima. a gente nem esperava esfriar, comíamos 2 ou 3 roscas. Direto penso nessa rosca, mas que minha vó não lembra a receita.
Com certeza vou testar essa sua receita.

Isabelocas disse...

Esta rosca está perfeita, adoro pães doces.
Bjs

ameixa seca disse...

Tal como as filhas eu também não gosto de fruta cristalizada e de passas! Mas a rosca ficou linda :)

Arte com Brilhos disse...

Esta rosca ficou uma obra de arte, tão bonita quanto apetitosa.
Beijinhos :)
Susana

Cherry Blossom disse...

Humm..que beleza de rosca Marly! Tão fofinha e rica! Amo essas frutinhas todas, quanto mais melhor! Receita pra levar e guardar!
Eu nunca pincelei pães com shoyo! Vivendo e aprendendo!
beijnho!

Tânia disse...

Marly! Que linda que ficou! Bem dourada!
Eu uso café com gema para as massas doces e com shoyo apenas para as salgadas. Não sabia que podia usar em ambas.
Aqui eu tenho que fazer com o dobro das frutas....
Beijinhos

Paula Pacheco disse...

Marly que bonito este pão...eu adoro frutinhas, mas meus filhos também não gostam como os seus...puxaram pelo lado do pai só pode ser kkkk.
E acho que vou colocar o fondant...gosto de mais açucar.
bjs e ótima semana
Paula

♥ mesa para 4 disse...

Rosca maravilha e linda :)

PratosdaBela disse...

amei e já me servi...
jinhos fofos

Blog da Nô disse...

Oi, Marly!

Tem uma indicação ao seu blog, lá no meu! Indico de coração, pois é o que eu sinto! Mas, se não tem o gosto por postá-lo, não me incomoda! A minha felicidade está completa, apenas lhe indicando!
Um beijo!
:o)

Pin It button on image hover