sábado, 21 de novembro de 2009

Natal de 2009/1 e Mousse de beterraba



O Natal está chegando! E eu já estou revirando a cachola, em busca de idéias de pratos e decorações para a mesa e a casa. Convenhamos, melhor é ir se deixando contagiar pelo espírito do Natal (que para mim significa também renovar as esperanças e a fé no próximo e na vida) do que ir arrastando a descrença e o pessimismo! Estive escolhendo a louça, testando possíveis arrumações e receitas...
Nessa época, também gosto de ir aos bazares de Natal  (exclusivamente aos que objetivam arrecadar fundos que se destinam aos carentes). Já fui a um deles, no início deste mês. E lá comprei estes panos de prato e outros artigos, como estas bolsinhas. O bom desses bazares é que, para além de contribuir para a causa em questão, a gente tem a possibilidade de comprar lembrancinhas úteis e baratinhas. Sim, porque não queremos contribuir para a perpetuação dos maus hábitos que se associaram ao Natal, como a correria insana e a gastação desenfreada, não é mesmo?


Outra boa opção de presentes são aqueles feitos pela pessoa que presenteia. Eu acho mais valioso um presente feito por quem me presenteia do que os comprados prontos. Para aqueles que, como eu, têm lidado com culinária, há inúmeras preparações que podem virar presentes: biscoitos, geléias, chutneys, picles, relishes, bolos, bolinhos, enfim...


Bem, me aguardem que as idéias acabarão por tomar forma.  Por ora, estou trazendo, como sugestão de acompanhamento, esta mousse de beterraba, uma maneira nova, refrescante e não muito calórica de apresentar este vegetal.


Mousse de beterraba
(xícara de chá = 240 ml)

Mousse
Ingredientes
3 beterrabas médias (cerca de 400g) descascadas, picadas, refogadas em óleo (1 colher de sopa) e cebola (1/2 ralada) e cozidas em caldo de legumes  (depois de cozidas, devem restar ainda duas xícaras de caldo na panela)
 2 envelopes de gelatina em pó incolor e sem sabor (peso total: 24g)

Molho
1 xícara (chá) de iogurte natural (200g)/ (pode ser desnatado)
1/2 xícara (chá) de creme de leite (pode ser light)
1 colher (sopa) de sumo de limão
2 colheres (chá) de mostarda
2 colheres (chá) de alcaparras (substituí por azeitonas)
1/3 colher (chá) de sal

Guarnição
Folhas verdes higienizadas e picadas a gosto (alface; agrião; etc.)

Preparo
Refogue e cozinhe as beterrabas. Enquanto amornam, ponha 1/4 de xícara (chá) de água fria numa panelinha e despeje, aos poucos, a gelatina sobre essa água. Aguarde uns três minutos e leve a panelinha ao banho-maria, para que a gelatina dissolva. Coloque no copo do liquidificador: o caldo de legumes, a gelatina dissolvida e a beterraba; e bata bem. Transfira a mistura para uma forma de terrine molhada, e leve-a à geladeira por cerca de duas horas (até a mistura firmar bem).

Molho
Bata todos os ingredientes (exceto as alcaparras) no liquidificador. Desenforme a mousse no prato de servir, decore com as folhas verdes e sirva com o molho.

(Receita inspirada numa outra publicada na revista Receita de Minuto/Light)

23 comentários:

Juh Girardi disse...

O natal é uma época tão gostosa, né? E um mês antes já da vontade de pensar no que fazer pra essa dataa.. =))
Ótimas idéias as suas!
Tbm vou presentear minha família com cookies!
Tomara que eles gostem!
Beijos

Gina disse...

Para mim é a melhor época do ano.
Quando você falou em bazar, caiu a ficha de que esqueci de um que está acontecendo agora... ´É um capricho só e também é beneficente.
Gosto dos presentes artesanais, em especial se forem feitos pela própria pessoa.
Essa mousse já está arquivada, amei!
Bjs.

ameixa seca disse...

Que cor lindaa! Adoro beterraba, deve ficar super bom :) Ainda não encarnei o espírito de Natal. Na verdade, nunca fui muito natalícia :)

Helena disse...

Hoje fiz a arvore de Natal e as decorações.
Gostava de decorar a mesa de Natal,mas nunca passo o Natal em casa.
Bom domingo!

Helena disse...

Adorei a mousse super original!

Unknown disse...

Adorei as fotinhos. Marly, não sou fã de beterrabas, so como elas fritas que nem batatinhas!! Mas a foto está ótima! rsrs. Beijão

Anônimo disse...

Marly, normalmnte vou passando nas lojas e tirando ideias (baratas, pois claro), quando chega a meados de Dezembro já tenho tenho comprado e me sinto aliviada...mas a família é pequena, não precisa de grande parafernália! :)
Gostava de provar a tua linda mousse, com alcaparras que nunca omi...
A beterraba tem aplicações surpreendentes! hehehe

Dani disse...

Acho linda a decoração de natal..e realmente dá pra se pensar em coisas lindas para presentear. =)

Se eu disser q nunca comi beterraba, vc acredita? rs.. Achava esquisito a beterraba no prato dos outros, sujando o arroz de vermelho... e nunca experimentei. Heheheh

Qualquer dia desses q eu encontrar com a beterraba, vou saber finalmente qual o gosto q ela tem. Aí poderei imaginar qual gosto tem essa mousse. rs

Bjo e bom fds! =]

Pam disse...

ah eu também adoro esses bazares de natal, tem cada achado. Adoro o natal, tudo fica lindo, só falta, para mim uma neve pra completar...hehe. Ah e que cor linda esse mousse, nunca experimentei, mas parece delicoso. :)
Beijinhos

welze disse...

lembrancinhas que fazem um presentão. adorei tudo, decoração, musse, presentinhos. tudo lindo

Paula Pacheco disse...

Marly adoro o Natal e realmente é uma época em que todos pensam em gastar....inclusive eu...mas me controlo um pouco rs...os bazares são uma otima opção. também adoro presentear com comidinhas, já fiz isso e aspessoas adoraram

Paula Pacheco disse...

ops...continuando...a sua dica é ótima, que musse diferente e com carinha de Natal,
bjs e otima semana
Paula

Marly disse...

Juh, seja bem vinda! Pois é, eu também gosto muito do Natal! Obrigada pela visita e comentário e volte sempre, pois será um prazer tê-la aqui, viu?

Gina,
Obrigada. Que pena que você tenha perdido esse bazar! Mas deve haver outros acontecendo né?

Ameixinha,
Obrigada!

Canela,
Eu ainda estou desempacotando os meus ornamentos natalinos. Obrigada pela visita e comentário!

Valdemir Luiz,
Bem vindo! Eu fiquei curiosa com relação a essa receita de beterraba frita, pois nunca a comi assim! Obrigada pela visita e comentário e volte sempre!

Mary,
Acho que a gente realmente tem que se antecipar, para evitar os atropelos de última hora, né? Eu gosto de beterraba e também a acho versátil!

Dani,
Verdade? nem todos gostam desse vegetal. Eu gosto! Também acho que a gente pode embelezar bem a casa nessa época do ano e que não preciso gastar muito para dar presentes que agradem!

Pam,
Também só sinto falta da neve (rs).
E os bazares podem ser uma "mão na roda", principalmente os que vende coisas novas, artesanato e tem até brechó, como os que temos aqui!

Welze e Paulinha,
Obrigada, queridas!

Um grande beijo para todos e votos de que tenham uma ótima semana!

Tânia disse...

Que mousse linda....e o molho deve ser divino!

Beijinhos

Anônimo disse...

(◕‿◕✿) Ola,Marly!!!(◕‿◕✿)

Nossa,Marly que fotos lindas que voce tira.Da gosto de visitar o seu blog.Realmente dezembro e o mes magico,fazemos tantos planos,ne?Eu aqui estou pensando no que fazer para a ceia de Natal. Estou pensando em fazer este mouse de beterraba tambem.Sera que a beterraba em conserva da para fazer o mouse?Por aqui beterraba in natura e rarissimo.Xuxu entao...
Aqueles panos de prato que lindo e o biquinho de croche tao bem feitinho.
Marly,ja vou dormir e desejo um bom dia a voce e sua familia.
Bjus da Norma e Mi. ๏[-ิิ_•ิ]๏

doceria0kcal disse...

Adorei a receita! como recém vegetariana, essa mousse vai ser perfeita pra incrementar minha ceia esse ano!a propósito, acho que voce gosta de cupcakes ne? passa la no meu blog pra ver os meus quando puder! bjos

Marcia Rosa disse...

Marly, como vc é organizada! realmente vc disse tudo...fugir da correria insana e gastos enormes. Eu particularmente não consigo diminuir a lista de presentes...hoje contabilizei 73 pessoas...já comprei boa parte, e tbém procuro ajudar instituições...
bjs

Unknown disse...

Aaah! Também acho!
Presente feito vale em dobro! ;)
Beijos!!!

Cherry Blossom disse...

Marly
Esses bazares e feiras de fim de ano são realmente ótimos e você fez boas compras, amei os panos de prato e o fato de serem artesanais fazem toda a diferença!
A mesa também ficou muito bonita e essa mousse de beterrabas deu o ar do novo na ceia. Deu vontade de provar... (estou tentando degustar mentalmente).Vou levar a receita também!Achei linda e diferente!
Sabe Marly, eu ainda não me animei com o assunto Natal. Já preparei algumas coisas pro blog mais ainda não senti vontade de postar. Esse ano vou passar fora , talvez seja por isso, em casa é sempre melhor.

Ficou tudo muito lindo minha querida um beijo grande pra ti!

Cláudia Marques disse...

Nunca comi mousse de beterraba (só cozida) e para falar verdade acho que nunca tinha visto, mas lá que fica linda, lá isso fica.

Qto ao Natal, não estou muito entusiasmada este ano. De qualquer modo, com uma filha de 8 anos, vou ter que me entusiasmar de qq maneira... mas só gosto de fazer a árvore e as decorações em Dezembro, mas estamos quase lá... :)
bjs

Carolina Andrade disse...

Tudo muito lindo amiga, Natal é uma época tão gostosa né, vemos tanta coisa bonita..Agora, a mousse eu passo, não sou fã de beterraba!! Beijo enorme e bom final de semana!

Talita disse...

Quanta coisa bonita! Amo o clima festivo do final do ano!

Unknown disse...

Não acredito que fez os biscoitos para mim! Obrigada, não precisava se encomodar...rs

Pin It button on image hover