sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Rocambole Surpresa e o Aniversário no Natal



Isso mesmo! Minha filha Lili faz aniversário no Natal. Então temos de fazer uma festa dentro de outra!
Este ano ela fez uma concessão, quanto ao sabor do bolo, abrindo mão do eterno 'Chocolate e Morango', em favor do 'Chocolate e Maracujá'. Isto porque eu estive meio adoentada nesses últimos dias e, para simplificar a minha vida, ela aceitou, aliás, sugeriu, que eu fizesse de novo esse bolo, que ela provou e aprovou (quando o comeu na Páscoa). Desta vez, como queríamos um bolo grande, fiz essa massa quatro vezes: dois bolos brancos e dois de chocolate. Para fazer o de chocolate é só acrescentar uma xícara (chá) de chocolate em pó aos ingredientes da massa (juntando-o à farinha, e procedendo como indica a receita). Quanto aos recheios, eu não alterei em nada as quantidades da receita original; e foi mais do que suficiente para rechear esse bolão (que deve ter ficado com uns dez quilos!). De resto, tivemos um Natal como tem sido a tradição em nossa família: reunião em casa de minha mãe com muita comida e bebida (e uma festa de aniversário, dentro da festa de Natal!). Geralmente cabe a mim levar os doces. Mas, além destes que levei (o bolo; brigadeiros e um rocambole de chocolate que é facílimo de fazer, saboroso e, por tudo isso, foi eleito por mim - há muito anos - o nosso 'tronco de Natal' ou , como também o chamo: Tronco de Natal Tropical),  havia lá mais uns seis ou sete tipos de doces diferentes! E o Natal de vocês, como foi?

Ah, sim, a receita do rocambole, que fica como sugestão de doce para o Reveillon, é esta abaixo. Ele é fácil de fazer porque já sai do forno com recheio. E que recheio!

Rocambole Surpresa (ou Tronco de Natal Tropical)
(Receita do livro 'O Doce Brasileiro', publicado pela Nestlé)

Recheio
- manteiga para untar a assadeira
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de coco seco ralado (100 g)
- 1 xícara (chá) de leite quente
- 100 g de castanha de caju torrada e picada em pedaços não muito pequenos (substituí por castanhas-do-pará, também chamadas 'castanhas do Brasil')

Massa:
(Antes de mais nada, ligue o forno em 200ºC)

- 6 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres de (sopa) de chocolate em pó
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- açúcar para polvilhar o pano (vide abaixo)

Preparo:

1.Recheio:
Unte com manteiga uma assadeira (45 cm x 30 cm), forre-a com papel manteiga e unte-o também.
2 - Por cima do papel untado, espalhe o leite condensado e, sobre esse, espalhe o coco ralado umedecido no leite quente. Distribua a castanha de caju sobre o coco, e ponha a assadeira de lado.

3.Massa:
Bata (na batedeira) as claras em neve e reserve.
Bata (na batedeira) as gemas, o  açúcar e o chocolate em pó até clarear um pouco (uns cinco minutos).

4.Desligue a batedeira e junte a farinha de trigo peneirada e misture.  Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente.
5.Despeje a massa na assadeira sobre o recheio que ficou reservado.
6.Leve-a ao forno quente (200°C) e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Tire do forno e desenforme sobre um pano limpo, polvilhado com açúcar (isso é para que o bolo não grude no pano). Caso o papel que forrou a assadeira esteja ainda grudado ao bolo, arranque-o delicadamente. Enrole o bolo ainda quente, pela parte maior do retângulo. Deixe esfriar e decore a gosto (cortei um pedaço do rocambole diagonalmente, e juntei-o ao pedaço maior, imitando um tronco com galho, e os cobri com chocolate derretido; depois decorei um dos galhos com algumas nozes polvilhadas com pó dourado comestível).

50 comentários:

Gina disse...

Marly, parabéns pelo aniversário da filha, numa data tão bonita!
Seu bolo ficou lindo, aliás as coisas que você faz são mujito caprichadas.
Bjs.

welze disse...

ainda que atrasada, parabéns para sua garota. Espero que tenha passado um ótimo Natal. Felizes dias e felizes festas.

Marina Mott disse...

Parabéns pela filhota! Seu bolo está maravilhoso! E o rocambole inovador para mim: nunca fiz com recheio assando junto!!

Renata disse...

Marly, felicidades a sua filha e parabens pelos lindissimos doces do seu Natal! Quanto capricho!
Abraco,
Re

ameixa seca disse...

Parabéns à tua filhota :) Os doces ficaram lindos! Continuação de boas festas!

® disse...

Quêquêisso Marly?!!:D
Se vc não fosse tão novinha ia me candidatar a ser filha tb, viu? :)
Que lindo bolo, com o capricho de sempre!
Lili, parabéns pelo seu aniversário e pela mãe maravilhosa que Deus te deu!
Boas festas para vc e toda a família!
Um bejim!

margaret disse...

MARLY MINHA CUNHADA EU REALMENTE ESTOU SEMPRE ME SURPREENDENDO COM SEUS DOTES CULINARIOS, QUE LINDO O SEU BOLO EU SÓ O VI EM PEDAÇÕS E AGORA TIVE A NOÇÃO EXATA DE COMO ELE ERA INTEIRO ,PARABÉNS POR TUDO PELO SABOR PELA ESTÉTICA OS BRIGADEIROS TINHAM UM GOSTO DIFERENTE DO TRADICIONAL AMEI, EU E O VELHO PROVADOR DE SEMPRE SEU ANTONIO BEIJOS E FELIZ ANO NOVO.

margaret disse...

MARLY CONVERSEI COM MINHA MÃE E ELA FALOU PARA MIM QUE O COMPRIDO ,ACREDITO QUE O ROCOMBOLE ESTAVA UMA DELÍCIA COM UM SABOR DE COCO ESPECIAL ELA ELOGIOU DEMAIS FICA AQUI NOSSOS PARABÉNS MEU E DE SUA SOGRA.

Franklin disse...

O que é que isso?
Não pode ser real
Ilusão pura
Nectar dos deuses
Tenho de ir aí esperimentar.
Fui!

Franklin disse...

Babei!

Adriana disse...

Marly querida vou pedi pro ano que vem um desânimo desses rsss.
Tem certeza que esse bolo foi feito ou pintado? lindo , maravilhoso, até a fatia no prato está perfeita.
Parabéns a filha, que Deus a ilumine sempre.
Pra vc meus votos de um 2010 maravilhoso e que tudo que não se realizou em 2009, seja feito a partir de 1 de janeiro.
Um ano abençoado a vc e toda sua familia.
Beijos.

Fuxa disse...

Nossa Marly, que perfeição!
Parabéns pelo Natal mais que especial. Eu engordaria uns 10kg nessa festa, com certeza!

Beijoss

Renata disse...

Ai Marly, que delícia!!!!!!! Tudo parece maravilhoso, principalmente por esse teu capricho! Parabéns pela filhota e pelas gostosuras!!!

Unknown disse...

Marly, você é sempre uma querida, né?
Imagina! Você que faz coisas sempre lindas!
E parabéns pela filhota!!! =D

O que é esse bolo??? AMEI o acabamento que você fez, com plaquinhas de chocolate. Você mesma que fez? Ficaram fantásicas!
Eu tenho que confessar que sou meio preguiçosa pra trabalhar com chocolate moldado. Ele é muito temperamental e eu, meio impaciente. Então tiro o chapéu.

E achei FANTÁSTICA a receita do rocambole. Praticidade mor.
Copiada. Hehehe!

Beijos!!!

Mary disse...

Olá,Marly,
Que bolo lindo,deve ser uma delicia e Parabéns pelo o aniversário da filhota.Eu tb tenho dois aniversários dia de Natal, meu sobrinho, e minha irmã:-D
Amiga,desejo-te um feliz ano de 2010 com muita saúde paz,amor e que o ano novo te traga tudo que desejas.

Bjinhos,
FELIZ ANO NOVO

Marinex disse...

Parabens pelo aniversario da filhota!!! e também pelo bolo lindo e torta maravilhosa... adorei... vou ter que experimentar!! beijinhos e boas entradas para o proximo ano

Lili disse...

ei, mãe, obrigada pelo bolo!

Celeste disse...

marly é insuperável nos seus doces, outro dia ela levou para mamãe uma torta de banana, Minha mãe disse: ah eu não gosto dessas tortas carameladas de banana.Retruquei você provou? Ela respondeu que não. Após, provar, escondeu a torta e comeu praticamente sozinha.Hehehehe
Evito ir a casa da Marla, pois fica impossivel não sair de lá alguns quilos mais gorda. Sua comida se pede de joelhos.Implora.
Ela é de fato um grande cozinheira.

Blog da Nô disse...

Marly, querida!
Parabéns para a filhota, apesar de atrasado, desculpe!
Passo para desejar à você e a sua família, amigos e conhecidos, aliás, à todos nós, muita felicidade, saúde e paz no Novo Ano!
Um prazer imenso em ver que, este ano que se acaba, trouxe para mim uma coisa tão bonita como conhecer uma pessoa tão simpática, talentosa e bonita como você!
Desejo que possamos estreitar nossa 'amizade', pois toda vez que leio um comentário seu no meu blog, ou um post seu aqui, sinto um grande conforto, uma alegria de amizade!
Um grande beijo e abraços para todos por aí!
:o)

marina guimarães disse...

que bolo lindo!!!

Isabelocas disse...

Que lindo, muitos parabéns!
Um feliz ano 2010 com tudo de bom.
Bjs

Renata disse...

Passando de novo pra desejar um feliz ano novo!!!

Fuxa disse...

Feliz ano novo!!! Que 2010 seja o melhor ano da sua vida, até agora! E assim seja sucessivamente com todos os outros anos.. Muita paz, união e saúde!

Beijos

Pam disse...

oieee....FELIZ ANO NOVO!!!...e que seja repleto de realizações e sucesso...tudo de bom
beijinhos

Helena disse...

Parabens à menina.
O bolo ficou perfeito!

Franklin disse...

Esquecí de desejar um feliz ano novo!

Anônimo disse...

Oi Marly!
Tive o prazer de comer esse bolo de chocolate e posso afirmar com todas as letras, que ele ficou NO PONTO. O detalhe do maracujá que você colocou como recheio, fez toda diferença no bolo. Eu não consigo comer mais que uma fatia de bolo de chocolate, porém esse bolo e outros que vc já fez com recheio eu consigo comer não so uma fatia mas o bolo todo. Estou chegando a conclusão que bolo de chocolate com recheio de frutas citricas dá um sabor mais suave ao chocolate. Resumindo tudo o que falei acima, esse bolo ficou um espetáculo. Quem não teve a oportunidade de provar, sugiro que prove e depois poste um comentário aqui no blog. Bjs

Anônimo disse...

Oi Marly!
Tambem tive a oportunidade de comer o Rocambole Surpresa e esse ficou uma maravilha, adoro castanha de cajú e ela deu um toque especial no Rocambole. Minha mãe adorou o Rocambole, ela disse que o coco com a castanha de cajú deu um sabor especial ao Rocambole.
Faço a mesma sugestão que fiz com o bolo de chocolate (quem não teve a oportunidade de provar, sugiro que prove e depois poste um comentário aqui no blog, bjs

Priscila Beneducci disse...

Que capricho!

Tudo lindo, tudo delicioso!

Obrigada pelas receitas.

Feliz aniversario para sua filhota, e 2010 refleto de realizações para vocês duas.

Um beijão da Pri que não está longe assim de você
MG

Priscila

Fabiana disse...

Marly,
Vim agradecer a sua visita e o seu comentário no meu blog....também andei meio sumida, devido a correria do fim de ano, mas estarei voltando aos poucos, porque férias com filhos em casa, é correria dobrada para as mães..rs..rs...
Já anotei a receita dos seus bolos!
Todos muito lindos!
Tão lindos, que deve dar até dó de comer.
bjs e Feliz 2010!!!!

Ellen disse...

oi Marly tudo bem,amei só de ver seus bolos fiquei com agua na boca, vc pode me dar a receita desse bolo de natal esse que aparece a foto com 4 camadas branco e preto, por favor favor..... uma otima semana paara vc.......

.Justlow disse...

Oi ti achei no blog de uma amiga minha , adorei seu cantinho e gostaria de segui-la, te convido para que venha conhecer meu blog , e me seguir tbem assim poderás ficar antenada com as minha vida meia maluca
bjos da lowkita ;*

"Manjares da Manu" disse...

Olá,estou visitando seu blog pela 1ª vez, gostei muito, vou colocá-lo nos meus favoritos do meu blog!!!
Parabéns,para filhota, muita saúde e paz!!!
Um grande bj e que 2010 seja repleto de realizações e muita saúde!!!

Unknown disse...

Oi, querida!
Você está em São Paulo? Se sim, pode vir aqui na loja pra brincar com ela. Aí, se você gostar, investe em uma.
Montei minha bagunça no mezanino da minha loja de roupas de crianças. Assim, sempre que sobra um tempo, posso brincar. =)
Está convidada! De segunda a sexta, das 9h30 às 18h. O endereço tá no site: www.tomatecereja.com.br.
Beijos!

Nana disse...

Menina, doentinha você vez tudo isso? Imagina boa de tudo, até da unha encravada hahaha
Seu bolo é lindo demais, esse tronco eu quero tentar fazer também.
bjss

Aqui na Cozinha disse...

Puxa Marly fiquei super feliz que vc gostou.
Espero muito que vc volte sempre à minha "cozinha". Faço tudo com muito carinho.
Beijos
Patty Martins
www.aquinacozinha.com

Paula Pacheco disse...

Que lindos este rocambole e o bolo confeitado, todo o trabalho compensa, olha que bolos mais fofos e graciosos, parabens Marly, amei tudo o que vc fez.E para a filha também parabens.
bjs
Paula

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!

Primeiro quero parabenizar pelo aniversario de sua filha.
Como foram as festas?Por aqui fiquei so em casa,as vezes saimos para passear pelas redondezas.O frio por aqui esta medonho e na minha cidade e uma ventania...no dia 31 chegou a nevar ,terrivel...
Marly,este ano tudo de bom para voce e sua familia.E este ano conto com sua amizade.Bjus da amiga Norma e Mi.

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
eu de novo aqui.Aquele outro blog que voce quer visitar nao da para ver.Conversa so entre nois aqui*E que minha impressora esta ruim e o jeito foi fazer um blog e colar as receitas e fotos de outros sites que acho interessantes.Entao,nao da para publicar para as amigas ver.
Desculpe,ne?
Besitos da Norma e Mi.

Marly disse...

Meninas e meninos,

A vocês todos que me visitaram e gentilmente comentaram, o meu muito obrigada e os mais sinceros votos de que esse ano de 2010 seja esplêndido para todos.

Beijinhos!

margaret disse...

Marly saboreei este bolo de chocolate com maracujá um dia após a festa da lilian, no momento acredito que não recebi meu pedaço com marucujá , logo após tive a oportunidade de saborear novamente aí sim o maracujá foi sentido , e estava uma delícia, isto não é novidade este bolo érealmente uma iguaria, todos adoramos eu meu pai jonathan nem se fala enfim uma gostosura como só você sabe fazer beijos.

Fabiana disse...

Adorei seu blog!

Bjs!

angela disse...

tudo divino, maravilhoso! bjs

Silvia disse...

Oi vim retribuir sua visita, e to com agua na boca...Qta coisa linda e gostosa....Adoreeeeeeeiiiii...bjs.

Ellen disse...

Marly, que loucura é essa ? Que monte de comidas boas, isso é o pecado...
Vou vir sempre aqui com certeza, aqui é bom demais...Sua filha passou muito bem, heim. Meus parabéns para ela em atraso...
Muitissimo obrigada sua visita em nosso blog, valeu mesmo !! Volte sempre !!
Bjs
Ellen
www.viagemafora.blogspot.com

Talita Dona Perfeitinha disse...

Oi...

Meu aniversário é pertinho do da sua filha. Dia 26. E era minha avó quem fazia meus bolos. E ela era sempre muito criativa. Chocolate com maracujá ou com morangos nunca tive, mas o rocambole em formato de tronco era quase tradição (rs).

Adorei seu blog também. Amo inovar na cozinha e por aqui estou vendo que vou achar muita coisa interessante.

Beijo grande,
Talita.

Kiki Cortese disse...

Meu deus!!! Que pecado esse post! hahahahaha Quanta delícia junta!

RAQZ disse...

legal que curtiu o blog, marly :) o seu dá água na bocaaa hehehe volte sempre! bjs!

Márcia Rosa disse...

Olá Marly!
Tbém sou como sua filha...faço aniversário na véspera de Natal. Alguns não gostam, mas eu sou felizarda...a única sobrinha adulta que ainda ganha presente dos tios, rsrsrs.Amei o rocambole, super prático!

Josy disse...

Ai Marly para tudo.... que delicia de bolo é esse, e que lindeza que ficou, engraçado que parece que já vi esse bolo por aqui não sei onde hehe. E o tronco de Natal, que lindo fica, parece um tronco mesmo de arvore, o recheio adorei também, vou levar a receita, agora o resto, vc siga meu conselho e faça uns videos de aulas de confeitaria, tudo bem vc estipula um valor hehe.. Bom os macarons nem vou ver por que sem chance, jamais conseguirei fazer, e as tortinhas de morango já babei com elas essa semana. Vou voltar pra ver seu blog de fio a pavio. Me aguarde...bjos

Pin It button on image hover