terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Pasta de Chocolate Fantástica - e Esclarecimentos



A postagem do bolo do post abaixo despertou em algumas pessoas o desejo de saber como haviam sido feitas as florezinhas que o decoraram. Uma das que se interessaram foi a Tânia Saj, amiga blogueira que me incluiu recentemente num rol de amigos virtuais.  Retribuo a declaração de amizade da Tânia publicando essa fantástica receita, que possuo há muitos anos, e que, além de prática, utiliza apenas três ingredientes:  chocolate em barra, whisky (ou conhaque) e glucose de milho. A mistura desses ingredientes resulta numa massa de chocolate maleável, saborosa e muito superior, em todos os aspectos, a qualquer "Pasta Americana" de chocolate.  O emprego dessa massa é igual ao da pasta americana: serve para cobrir os preparados e para cortar ou fazer esculturas de chocolate. Agora, a feiúra do bonequinho de  gengibre (ops, digo de chocolate) acima se deve ao fato de eu não possuir um molde desse bonequinho. A casinha de biscoito e a "coisa" toda, da primeira foto, me irritou tanto, que só posto a foto aqui, como forma de desabafo, pois o projeto de fazer a casinha (eu disse projeto? hahahaha, até parece!), mas, como eu ia dizendo, a intenção de fazer a casinha, manifestação do meu lado infantil ou forma de escape das pressões do dia-a-dia, através de uma atividade lúdica, já deu errada a partir da escolha da receita do biscoito! A tal  receita, apanhada naquele site cujo nome começa com "All", não dá certo, e se eu tivesse me dado ao trabalho de ler pelo menos três comentários, entre os que postaram lá, teria tomado conhecimento disso. Então, como se sabe, "pau que nasce torto...". Um erro foi se juntando a outro, a paciência e o tempo se esgotando  o resultado foi... a "grande obra" da primeira foto! De qualquer forma, o propósito aqui é falar sobre a massa de chocolate, então, vamos a ela!
Ah, sim, vocês que também se interessaram pela receita acabaram de me agradecer? Não há de que, é o meu presente de Natal para vocês! rsrs.

Pasta Fantástica de Chocolate

Ingredientes

500g de chocolate meio amargo de ótima qualidade (ou branco)
100g de glucose de milho morna (compra-se em lojas de artigos para festa)
50ml de conhaque ou whisky

Preparo

Pique ou rale o chocolate e derreta-o em banho-maria ou no microondas. Deixe que o chocolate esfrie até que, encostando um palito com um pouquinho dele no lábio inferior, a sensação seja de frio (eu disse frio, e não morno); ou faça a temperagem do chocolate. Junte o conhaque e misture tudo com uma espátula ou colher. Nesse ponto, a massa fica grossa e crespa. Acrescente a glucose morna e misture tudo, despejando a massa sobre uma superfície como mármore ou o tampo de  inox da pia e trabalhe-a até que fique homogênea (isso significa massagear a massa, mais ou menos como fazemos com a de pão, mas sem sova). Quando ficar homogênea e lisa, ponha a massa num saco plástico bem fechado, e deixe que ela descanse por duas horas. Empregue a massa.

Esclarecimentos: Ontem, uma leitora do blog me enviou e-mail com quatro perguntas sobre a receita acima. Isso me levou a pensar que outros leitores possam estar com as mesmas dúvidas; dispus-me então a esclarecê-las.

Dúvida nº 1: Posso usar a glucose 'Karo' para fazer essa receita?
Resposta: Não. A glucose da qual falamos aqui é muito mais espessa e grudenta (veja foto abaixo) e são essas características do produto que dão à massa a elasticidade necessária.

Dúvida n°2:  Ao amornar a glucose, a que temperatura ela deve chegar?
Resposta: Não se preocupe com a temperatura; saiba que a glucose deve estar apenas ligeiramente morna.
A razão disso é que ao amornar a glucose ela fica mais líquida e maleável, o que facilita a ação de misturá-la ao chocolate. À temperatura ambiente a glucose é muito espessa, sendo um pouco difícil manuseá-la. Mas, se o produto for esquentado demais, a massa, depois de preparada, precisaria de mais de duas horas de descanso, para chegar à temperatura em que fica simultaneamente rígida e maleável.

Dúvida nº3: Fiz a massa mas, no início, ela ficou grudando um pouquinho à superfície do mármore, onde a estendi. É assim mesmo?
Resposta: Todas as massas culinárias, abertas com rolo, podem grudar um pouco à superfície em que são abertas. Essa massa de chocolate praticamente não gruda (se feita do modo certo). Porém, se a sua estiver levemente gudenta, abra-a entre dois pedaços de plástico. O plástico inclusive é um facilitador na ação de manusear a massa e, mesmo que ela não esteja grudando, é conveniente cortar as "peças" de chocolate sobre ele,  para evitar que elas fiquem com marcas de dedos.

Dúvida nº4: Posso deixar a massa "descansando" na geladeira, para apressar o resfriamento?
Resposta: De jeito nenhum! O chocolate, como sabemos, endurece, quando submetido a baixas temperaturas (além de sofrer outras alterações). A massa  posta na geladeira pode endurecer e não voltar ao estado de maleabilidade que se deseja.
                                                                              

62 comentários:

Marina Mott disse...

Olá, Marly, tudo bem? Obrigada pela visita e pelas palavras! Vim retribuir a sua visita e adorei. Já dei de cara com essa massa de chocolate fantástica e aquele bolo ali de baixo que dá água na boca de qualquer um!!!
Xeretei seu blog de cima a baixo e amei! Vou te contar: eu penso que bato uma bolinha na cozinha, aí começo a ver um aqui, outra ali e, puxa!! eu não sei é nada!! É uma delícia ver quanta coisa boa sai de cada casa, não é? Vou seguir para não perder as novidades!! Um beijo e até breve!!

Juh Girardi disse...

Adorei a receita!
E agradeço tbm, ela pode ser muuuito útil! =)
Quanto ao site que não gostou da receita, qual é para q possamos tomar cuidado tbmm...? Se não quiser comentar não tem problema!!

Beijos
Juh

Cláudia Marques disse...

Marly,

tinha razão, este assunto interessa-me mesmo! :)
Tb agradeço as dicas, muito útil saber confeccionar esta massa.
Realmente as florzinhas são lindas, nunca vi esse tipo de molde, mas já sabendo como se faz a massa, é meio caminho andado para usar com qualquer cortador à escolha.

Por coincidência, hoje recebi de presente um cortador do formato do boneco de gengibre, mas não achei o seu feio, e a casinha até está mimosa! :)

Tb fiquei curiosa qto ao tal blog, por essa pista não cheguei lá...

bjs

Regina Yumi disse...

Marly, q maravilha de pasta de chocolate! Deteeeeeesto pasta americana, acho que apesar de dizerem q é comestível, não acho nada gostosa, então essa q vc postou veio muito a calhar! Vou experimentar!
Beijos!

Tânia disse...

Obrigada Marly!!! Puxa, me senti importante agora com toda atenção que me deu! E muito feliz porque posso arriscar a fazer estas florzinhas (chocolate não é meu forte e pasta americana aprecio somente a apresentação, pois o gosto não me agrada mesmo).Com suas explicações e dicas fica impossível não conseguir!
Muitíssimo Obrigada, milhões de vezes!
Ah, achei a casinha tão fofa! De verdade!
Beijinhos

Anônimo disse...

Esta informação, vinda numa altura destas em que cheira a Natal, não podia ser mais útil!
Anda à caça dos cortantes com figurinhas fofas, a ver se encontro!:)

Smas disse...

Bem, deve ser uma delícia essa pasta de chocolate, vou procurar glucose de milho para experimentar!
Obrigada pela receita.
Quanto à casa de gengibre, quando tudo corre bem já é uma trabalheira, imagino se não correr, fiz uma vez e não ficou muito bonita, mas a massa dá certo e este ano vou voltar a fazer :) espero que fique mais bonita.
Já agora a árvore verdinha é pasta americana, não é?
Bjs

Priscila Beneducci disse...

Menina ficou uma obra de arte, lindo, de comer, lindo ver!

Parabens. Que mãos abençoadas.

Este chocolate é o mesmo que a Isamara fez na Tv já faz um tempão, modelando Rosas de Chocolate puro, assim que ela apresentou.

Beijao Pri

Blog da Nô disse...

Marly, que beleza de massa! Eu não conhecia e vou tentar fazer na primeira oportunidade, se encontrar glucose por aqui, pois em matéria de artigos para confecção de bolos, doces e chocolate, isso aqui é uma negação!!!
Mas no meu próximo post vou falar muito mais sobre isso.
O que interessa é que a casinha ficou muito bonitinha e o boneco também!!!
:o)

tatiane disse...

Adorei saber da massa, é uma boa alternativa à pasta americana, que eu não gosto nem um pouco... Obrigada por compartilhar!
bjs

Neyma disse...

Marly querida,
Obrigada por postar a receita da pasta, tão versátil e otima para decorações agora no Natal!!
Muitos beijinhos

welze disse...

tremenda aula. adorei. aplausos para vc.

Lau Verrengia disse...

Marly, querida, achei incrível a pasta de chocolate!
Eu não conhecia e nem tive a idéia brilhante de pensar em misturar estes 3 ingredientes.
Muito bacana mesmo, sem dúvida é melhor que pasta americana. ;)
Sabe que eu estava fazendo meus biscoitinhos de gengibre e queria colorir alguns sem usar corante e misturei framboesa com chocolate branco e obtive uma pasta? Pois é, nem preciso dizer que o sabor é incrível também, né? Chocolate com framboesa. Fica ótimo!
Adorei a dica, o bolo do post anterior é lindíssimo.
As obrinhas de arte ficaram fofas, eu gostei. :)
Beijos!

Meu blog voltou ao ar com novo endereço:

http://baunilhaechocolate.com

Beijos!

ameixa seca disse...

Muito interessante a massa :) É chato quando as receitas não dão certo... por isso que leio sempre os comentários das receitas que quero testar :)

Carolina Andrade disse...

Marly, companheira, te confesso que também fiquei curiosa pra saber sobre as florzinhas. Que massa fantástica, fácil e fica incrível. Adorei e já anotei a receita. Um beijo enorme pra ti.

Tiago Lopes disse...

Dá para fazer fantásticas obras de arte!

Marly disse...

Marina,
Bem vinda! Que estória é essa de não sei nada? Você sabe é de tudo! saiba também, que irei esmiuçar as páginas do seu blog!
Beijinho.

Ju,
Obrigada!
O site (direi o nome em português) é o 'Todas as Receitas'. Ele é bom; só essa receita é que não era boa. Mas isso só aconteceu lá, porque os internautas é que enviam as receitas, e algumas podem não dar certo. Mas, se eu tivesse lido os comentários, teria desconfiado!
Beijinho

Cláudia,
Se fizer a massa, mostre o resultado pra gente! Quanto ao site mencionado, veja a resposta acima.
Beijinho.

Regi,
Eu acho essa pasta ótima. espero que ela lhe seja útil!
Beijinho.

Tânia,
Quero ver as suas obras feitas com essa pasta, viu?
Beijinho.

Maryzita,
Se vier a usar os cortadores fofos nessa massa, mostre o resultado!
Beijinho.

SMAS,
Obrigada pela visita e comentário!
A massa da arvorezinha é aquela de leite em pó. A receita é:
2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de leite em pó
Leite de coco até dar ponto de enrolar; mistura-se o leite de coco aos poucos; mas eu, em vez de leite de coco, usei creme de leite, dessa vez.
Beijinho

Priscila,
Verdade? Eu não vi a Isamara mostrar essa receita na TV. Ela consta num dos meus livros ou publicações. Ela é muita boa.
Beijinho

Nô, Tatiane, Neyma e Welze:
Obrigada pela visita e comentário.
Beijinhos!

Lau, Ameixinha, Carol e Tiago,
Muito obrigada pela visita e comentário.
Beijinhos!

® disse...

Mah querida!
Vc não existe mesmo, hein?!
Olha a delicadeza de ensinar cada detalhe, de responder dúvidas...
Fantástico!! Vou ficar sentada na sua cozinha enqto 'cê passa un cafezin'...assim vou anotáa tudin...:D
Um bejim bem grandii!

Renata disse...

Nossa Marly que massa ótima!! Parece bem boa de trabalhar, não?!

Bjs

Smas disse...

Obrigada pelos esclarecimentos e pela receita da árvore, Marly!
Não conhecia a receita do leite em pó, não tenho muia paciência para as decorações, mas como o filho adora esforço-me :)
Bjs

Helena disse...

Marly
Que belas dicas.
Acreditas que não conhecia essa receita?Ficou linda a casinha e o bolo abaixo está um espanto!
Beijinhos

Fabiana disse...

Marly,
Descobri o seu blog, numa das andanças pelos blogs amigos...
e me apaixonei por aquele bolo de chocolate com as famosas florzinhas de chocolate, e fiquei muito feliz, em ver a receita da pasta aqui.
Obrigada por dividir essa maravilha!
vou linkar o seu blog e vir mais vezes.
bjs

SoraiaSilva disse...

Fantástico!!
A casinha, a explicação, a pasta, enfim.... TUDO!
Beijinhos*

Unknown disse...

Sensacional!!!,linda esta massa de chocolate.Parabéns amiga,obrigada pelo carinho para com as suas amigas da comunidade e blogueiras.Deus te abençõe sempre!!!,saude e sucesso!!!!

bio_geo_esds@ disse...

Nunca fiz a massa de chocolate em casa, mas com estas indicações, já não vai demorar muito tempo para fazer.
Gostei do post.
Feliz Natal.

Franklin disse...

Que delicia!

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber duas coisas: primeiro, se eu fizer esta pasta de chocolate com a bebida indicada eu posso servir o bolo para crianças, porque todas as duas opções tem um alto teor alcoolico. Segundo, para eu fazer com chocolate branco a pasta fica amarelada ou fica branquinha parecida com pasta americana? para tingir usa corante para chocolate ou pode ser corante em gel? Grande beijo e aguardo resposta. Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marly disse...

Kelly,
Não há problema em servir um bolo coberto com essa massa para crianças pois parte do álcool evapora, durante a preparação da massa.
A massa de chocolate branco não fica branca, porque o chocolate branco tem uma cor amarelo-pérola, não é verdade?
Para colorir chocolate eu só uso o corante próprio para chocolate, pois esse produto é fácil de "desandar" quando é misturado com líquidos.
Ah, e por fim, se for possível, comece fazendo a massa de chocolate escuro, que é mais fácil de dar o ponto do que a branca.
Para essa receita, use só chocolate puro e de marca boa tipo Garoto, Nestlé ou as estrangeiras (Valhrona, Lindt etc).

Beijão

Unknown disse...

Olá, sou eu novamente...vou fazer meu niver essa semana e ainda estou com dúvidas, quero fazer uma torta de massa escura com um recheio bem gostoso e quero muito cobrir com a pasta de chocolate, vou testá-la aiaiai, queria sua opinião de receita de massa escura boa e recheio e tb quero saber se posso deixar pronto o bolo de um dia para outro já com a cobertura e tem que colocar na geladeira? outra coisa é, posso passar chantilly em cima do bolo pronto para colar a pasta igual a pasta americana? e as florzinhas com agua elas colam ou uso outra coisa? São tantas dúvidas né, mais tenho que errar o mínimo possível, bjs.

Marly disse...

Kelly,
Para o bolo de massa escura, sugiro que você faça a receita da MASSA (só da massa, hem?!) do 'Bolo Trufado Maravilhoso", acrescentando uma xícara de chá de chocolate em pó, junto com a farinha de trigo. Acrescente também umas dez gotas de essência de baunilha na massa. Ponha a essência por último, no momento de misturar tudo, antes de levar o bolo ao forno. Quanto ao recheio, faça um de nozes ou qualquer um que não leve frutas frescas cruas, para que o bolo aguente ficar fora da geladeira, sem azedar. Os bolos cobertos com pastas (americana ou essa de chocolate) NÃO devem ser levados à geladeira, depois de receberem a cobertura, pois isso as estraga! Para colar a pasta nesse bolo, faça uma ganache de chocolate. Use a ganache também para colar as florezinhas no bolo. Nesse pasta TUDO é colado com ganache, e NÂO com água. Mas você pode usar o chantilly (numa camada fininha, a própria ganache ou um doce, pastoso, tipo doce de leite) para colar a pasta ao bolo. Com o recheio sugerido, você pode deixar o bolo por umas quinze horas fora da geladeira (depois de coberto) sem que ele estrague (coloque-o num lugar fresco, que não leve calor nem seja abafado). Para cobri-lo, tire-o da geladeira pelo menos duas horas antes, senão a cobertura ficará toda suada e talvez manchada.
Para cobrir o bolo faça um círculo do tamanho do topo do bolo (se ele for redondo!) e cole-o no topo. Para os lados, faça uma tira do tamanho da volta do bolo (assim é mais fácil, para quem não tem prática, e cole-a). Aqui no meu blog tem receita do "Bolo trufado maravilhoso", de recheio de nozes e outros, e da ganache, é só pesquisar. Faça as florzinhas antes e guarde-as num pote, em local fresco. No mais, é fazer tudo com calma e fé, que dará tudo certo!

Beijão.

Unknown disse...

muito obrigada pelas dicas, mais uma coisinha 100g de glucose de milho em colheres de sopa é que tanto? porque não tenho balança e não sei o tamanho do pote que vou encontrar pra comprar e a massa de chocolate pode ser guardada por mais de 24 h dentro do saco plastico depois de pronta? meu tempo é curto e tenho que antecipar o que eu puder, muito obrigada pela atenção que está me dando, beijos!!

Marly disse...

Kelly,
100g de glucose dá umas cinco colheres de sopa. Mas seria melhor você arrumar um jeito de pesar (há vários pontos comerciais que têm balança, por exemplo, açougues) porque a glucose é tipo uma cola grossa, difícil de ser medida numa colher.
A massa pode ficar num saco plástico fora da geladeira, em local fresco. Se ela ficar meio dura, você tem de massageá-la até que volte a ficar elástica.
:)

Unknown disse...

Socorro... fiz a massa parece que nao deu certo ela esta mole e quando eu abro ela ela fica oleosa e nao tem eslasticidade, o aniversario é daqui umas horas e nao sei o que fazer, ainda tem recurso... beijos!

日月神教-任我行 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Coisas que faço disse...

Oi bom dia, adorei seu trabalho.Quero tirar umas dúvidas com vc.
1.qual tamanho de bolo essa massa cobre?
2.Qual marca de chocolate vc usa, pode ser chocolate hidrogenado ou tem que ser chocolate puro?:
3.Em vez de bebida eu posso usar aromatizante?
4.essa massa eu posso coocar o papel arroz e o método é mesmo ?
5.Da para fazer comchoclate branco dentro das mesma proporções?

Tudo muito lindo abraços

Marly disse...

Olá, 'Coisas que eu faço'

Vamos às respostas:

1. Já cobri um bolo de 20cm de diâmetro com essa massa. Mas fiz uma tira para a lateral e um círculo para o topo do bolo. Fiz isso porque eu não tinha um rolo suficientemente grande para abrir a massa no tamanho certo.

2. Eu uso chocolate puro e de boa marca (Nestlé, Garoto ou importado). Nunca usei hidrogenados nem fracionados e desconfio fortemente que não daria certo com eles.
Também não dá certo com chocolate ao leite (só com o meio amargo) e com o branco puro e de boa qualidade.

3. O aromatizante só pode substituir a bebida se ele tiver álcool, pois o álcool é importante para produzir a reação que se espera entre os ingredientes (mas parte dele se evapora, de modo que não faz mal que por exemplo, crianças, comam dessa massa). Mas você pode substituir o whisky por conhaque e até por cachaça, embora essa não seja a bebida ideal para essa receita.

4. Eu nunca usei papel de arroz nessa cobertura, por isso eu não sei responder a essa pergunta.

5. Qaunto ao chocolate branco pode e a proporção é a mesma. Mas o chocolate tem de ser puro e bom.

Coisas que faço disse...

Obrigada pela resposta.Meu nome é CArolina, esqueço que só aparece o nome coisas que faço!!Abraço

Dri Dauzacker disse...

Marly querida, muito obrigada pela atenção...
Fiquei curiosa em ver sua massa, minha mãe tb faz essa pasta de chocolate e fica tuuudo de bom, vou comparar as receitas depois te conto se tem diferença... sei q a dela ela aprendeu com a Marcela Sanchez.
Mto obrigada + uma vez.
Bjim

Andréa Rodrigues disse...

Marly , Adorei seu site..é a primeira vez que acesso e com certeza não é a última....
Queria tirar uma dúvida com vc..
Eu quero fazer essa massa com "chocolate ao leite" da marca garoto, pra fazer Ovo de Páscoa vazado pra presentear...

eu li que essa receita é só pra chocolate meio amargo e branco...mas eu ja comprei 5 kilos de chocolate ao leite, e odeio o branco e o amargo...

tem alguma forma de deixar o chocolate ao leite maleavel, com essa receita ou com outra, para fazer ovo vazado?

To ansiosa para receber sua resposta..beijoooooooo

Dani Pivatelli disse...

Menina!! Seu blog é mt fantástico e já to ficando louca pq ñ consigo parar p/ fazer minhas coisas e cuidar do meu bloguinho-bebê abandonado!

Eu tenho uma dúvida: eu ñ gosto de nada amargo, meio amargo, quase amargo... Nem q msiture c/ leite condensado o gosto do amargo disfarça p/ mim.
Eu sei q a quant de cacau e gordura é diferente p/ chocolate ao leite. Mas vc sabe se dá certo?
Eu queria mt fazer; mas eu já sou atolada c/ cozinha, se o chocolate ñ servir, vai ser o ó! rs

Eu entendo bem seu desabafo c/ o biscoito. Eu fico arrasada qd ñ dá certo...

PArabéns mais uma vez!

Dani Pivatelli disse...

Menina!! Seu blog é mt fantástico e já to ficando louca pq ñ consigo parar p/ fazer minhas coisas e cuidar do meu bloguinho-bebê abandonado!

Eu tenho uma dúvida: eu ñ gosto de nada amargo, meio amargo, quase amargo... Nem q msiture c/ leite condensado o gosto do amargo disfarça p/ mim.
Eu sei q a quant de cacau e gordura é diferente p/ chocolate ao leite. Mas vc sabe se dá certo?
Eu queria mt fazer; mas eu já sou atolada c/ cozinha, se o chocolate ñ servir, vai ser o ó! rs

Eu entendo bem seu desabafo c/ o biscoito. Eu fico arrasada qd ñ dá certo...

PArabéns mais uma vez!

Emília disse...

AMEI tudo, receita, decoração e seu tira-dúvidas! Agora não sossego mais rss
Bjos

Marly Vessi disse...

Marly, suas receitas e dicas são sempre fantásticas. Vou tentar fazer. Obrigada pela dedicação.

Débora Daulliane disse...

Olá Marly!
Muito obrigada pelo comentário carinhoso lá no blog!Amei!
Vim conhecer seu cantinho e já virei "fanzaça"!
E achei você na hora certa! Sábado vai ser a festinha do filho da minha vizinha e estamos organizando uma festinha junina simples. estou a procura de uma cobertura simples,rápida e barata (não quero nadinha né?),você tem alguma sugestão?

Desde já agradeço e beijocas para você.

Com carinho,
Débora Daulliane

Anônimo disse...

Ola Marly

so 1 pergunta
o whisky e conhaque
saum necessarios
no caso de uma massa
para bolo infantil
posso substituir
por outra coisa com
o mesmo efeito
ou não
obrigada
Ana Debora

Marly disse...

Oi, Ana Débora,

Pode colocar a bebida alcoolica (até mesmo cachaça) pois ela como que evapora, como acontece nas trufas e não faz mal que crianças comam desta cobertura.

Beijoca!

Clau disse...

Oi Marly, vim conhecer teu blog e amei!A maneira como você descreve as receitas é muito legal.Eu adoro trabalhar com chocolate, apesar de não levar mto jeito rsrsr e adorei essa pasta, já que não sou mto fã da pasta americana.Vou tentar fazer qualquer hora e volto aqui para te contar se acertei.Bjus no seu coração e parabéns pelo blog.

Alessandra Marques disse...

Boa tarde, é obrigatorio o uso de bebida alcóolica? É para dar sabor ou tem alguma outra propriedade? Obrigada

Marly disse...

Oi, Alessandra, bem vinda!

Olha, você pode substituir a bebida alcoólica por outro líquido, tipo suco natural de laranja, por exemplo. Mas se você estiver com receio dos efeitos do alcool, saiba que ele evapora, rsrs.

Um beijo!

Unknown disse...

Oi Mary!
Obrigado pela postagem da pasta de chocolate! Gostaria que você mim ajudasse, eu vou fazer um bolo de casamento de chocolate de 03 andar, sendo que posso usar essa pasta e usar enfeites de flores de açúcar? Também gostaria que você me ajudasse na quantidade da pasta em um bolo de 35, 30 e 25 quanto gasta cada um de pasta? Ajude-me por favor e obrigado.
Ana Maria

Unknown disse...

Adorei a receita e as dicas são super valiosas, obrigada pela partilha tão detalhada, beijos querida !!!

Mônica Duarte disse...

ADOREI!!! Obrigada vou aproveitar muito. Grande abraço.

Milia disse...

Una receta realmente interesante Marly, creo que se le puede sacar mucho partido, y tus consejos son excelentes.
Un beso amiga y buen fin de semana

Jussara Neves Rezende disse...

Que lindo resultado que se obtém com as florezinhas de massa de chocolate! Amei!
;)

Lau Verrengia disse...

Olá Marly, tudo bem? Quanto tempo! Infelizmente estamos afastados do nosso blog Baunilha e Chocolate por diversos motivos. De qualquer forma, sempre venho aqui dar uma olhada, inclusive nas suas receitas mais antigas.
Meu filho fez 2 anos e queria uma pasta de chocolate para cobrir o bolo. Achei essa linda e totalmente diferente, principalmente por usar apenas 3 ingredientes eu já sabia que seria de um ótimo sabor, dependendo da qualidade do chocolate também.
Resumindo eu resolvi testar um dia antes pois não podia errar. Rs
Fiz 1/4 da receita e tive um problema. Depois que comecei 'sovar' a massa, ela começou soltar um tipo de óleo e não parava, resultando numa massa extremamente gordurosa que me impedia de fazer qualquer coisa, inclusive depois de mais de 2 horas de descanso. Tive que fazer outra cobertura mas essa receita não sai da minha cabeça.
Sem querer guardaram minha pasta que aparentemente tinha dado errado, na geladeira.
Hoje coloquei ela no microondas s e para minha surpresa consegui abrir com um rolo e até modelar.
Será que eu sovei muito e por esse motivo começou soltar algum tipo de óleo? Tem ideia do que houve para me ajudar? Eu acho essa receita incrível e quero muito poder usá-la em uma outra oportunidade sem medo. Rs
Obrigada
Beijos!!

Marly disse...

Oi, Lau,

Que bom ter você aqui! Tentei te responder por e-mail, mas no gmail isso não foi possível, pois em vez do email aparece é aquela coisa de "noreply...". Bem, você usou o chocolate branco nacional para fazer a pasta? Caso tenha usado lamento informar que ele realmente dá problema e precisa de artifícios para chegar ao ponto. Por isso mesmo em breve vou colocar esta observação neste post. Já com o chocolate meio amargo eu nunca tive qualquer problema, a receita dá certinho.

Um beijo!

Lau Verrengia disse...

Marly! Obrigada pelar resposta tão rápida.
Na verdade usei uma mistura de chocolate ao leite e meio amargo, ambos nacionais. Só depois lendo os comentários vi você dizendo que funciona mesmo com chocolate meio amargo. Talvez seja esse o problema. Da próxima vez tento com o meio amargo e volto para te contar como foi.
Obrigada mais uma vez e um beijo!!

Ale disse...

Ficou dura. Como faço para salvar. Não coloquei na geladeira mas ela endureceu muito ta uma pedra

Marly disse...

Oi, Ale,

Você usou os ingredientes recomendados (usou mesmo chocolate nobre?)? Se não usou, a resposta pode estar nisso. Também é importante seguir as orientações do preparo da receita.

Um abraço

Unknown disse...

Oi Marly. A pasta fica gordurosa e quebradiça antes do descanso dela?fiz 2x e ficou.é só aguardar e trabalhar ela depois?ajuudaaa

Marly disse...

Olá, Unknown,


A pasta não fica gordurosa e quebradiça antes do descanso. Talvez isso esteja ocorrendo por causa do chocolate usado, há várias marcas de chocolate nobre, atualmente, que são bem mais gordurosas do que os chocolates clássicos. Talvez o problema se resolva com um chocolate tipo Garoto (ou gringo), ou talvez voce possa diminuir um pouco os outros ingedientes, mantendo apenas o chocolate como está na receita.

Um abraço

Pin It button on image hover