domingo, 24 de janeiro de 2010

Torta de Presunto e Pão de Salaminho




Nesta última semana estive às voltas com tantas questões que tiveram de aguardar definição, que joguei tudo para o alto e resolvi me permitir um descanso: me sentei na frente do PC e fui percorrer as labirínticas veredas da Internet. Digo labirínticas porque, uma vez dentro delas, a gente dificilmente encontra a saída. Um blog leva a outro e os caminhos se bifurcam e, se brincar, o dia vira noite, sem que a gente se aperceba. Mas pelo menos pude visitar alguns blogs (e ainda faltam tantos!) e me atualizar sobre o que há de novo nessas paragens. Só que, com isso, o meu propósito de atualizar as postagens do meu próprio blog foi para o espaço: quando eu me dava conta, já passava da hora de dormir! Evidentemente, eu não passei dias inteiros conectada, só parte da tarde e noite. E na outra parte do dia eu trabalhei e cozinhei bastante. Fiz, por exemplo, esta torta, que foi muito apreciada pela turma daqui; e também este pão (do qual também gostaram), bem como "otras cositas más".


Torta de Presunto e Queijo

Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedaços
1 gema de ovo
1/3 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de água fria

Preparo
Unte e enfarinhe uma forma de abrir de 22 centímentros de diâmetro e reserve-a. Misture a farinha com o sal. Junte a manteiga aos poucos, misturando com as pontas dos dedos (sem mexer muito), ou com um misturador de massa, até formar uma farofa. Adicione a água  e a gema e misture-as rapidamente, até obter uma massa lisa. Achate a massa, cubra-a com um pedaço de plástico grande e abra-a com um rolo de massa. Corte um disco de massa do tamanho do diâmetro da forma e estenda esse disco no fundo da forma. Com o restante da massa corte tiras de uns cinco centímetros de altura, e fixe-as nas laterais da forma, unindo-as também ao disco do fundo. Reserve-a.

Recheio

1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 lata de creme de leite (300g)
4 ovos
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
200 g de presunto picado
200 g de queijo mussarela cortado em cubinhos
1/2 colher (chá) de sal
1/3 colher (chá) de orégano (ou a gosto)
1/4 xícara de azeitonas sem caroços picadas

Preparo
Bata no liquidificador (para misturar): o iogurte, o creme de leite, os ovos o sal e o queijo parmesão.  Ponha a mistura numa tigela e adicione o queijo mussarela, o presunto, as azeitonas e o orégano. Misture bem e despeje tudo na forma reservada. Leve a forma ao forno médio (180ºC) e deixe que asse por uns 45 minutos, até que a torta comece a corar e o recheio fique firme.

Nota:
01) É preferível (se possível) preparar a massa dessa torta num processador de alimento (fazendo o aparelho pulsar para misturar e ligar os ingredientes). Esse tipo de massa não deve ser muito manipulada, o que ocasionaria o desenvolvimento do glutén, resultando numa massa dura e pesada.
02) Essa receita é uma adaptação de outra, publicada na revista Receita de Minuto.

E agora o Pão:

                                     
                                                                          
                                           
Pão de Salaminho
500g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno (quase frio)
1/2 xícara (chá) de manteiga amolecida
1 ovo
1/2 colher (sopa) de sal
1 e 1/2 colheres de (sopa) de açúcar
150 g de salaminho tipo italiano picadinho
1 gema de ovo misturada a umas gotas de óleo de cozinha e shoyu (para pincelar no pão)

Preparo.
Unte e enfarinhe uma forma de pão e reserve-a. Numa bacia de tamanho médio (com capacidade para uns três litros), desfaça o fermento no açúcar (é so ir misturando e comprimindo os dois com uma colher, até que a mistura fique líquida). Junte o leite e a farinha, aos poucos, misturando tudo, inicialmente com uma colher de pau, depois, com as mãos. Despeje a massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e sove-a muito bem.Unte a massa - muito levemente - com óleo de cozinha. Ponha-a na tigela. Cubra a tigela  e ponha a de lado por mais ou menos 1 hora, ou até que a massa cresça (duplicando o seu volume). Eu ponho a tigela dentro de um saco de plástico grande. Volte a baixar a massa achatando-a com as palmas da mão. Abra a massa com um rolo, formando um retângulo grande. Distribua o salaminho e as azeitonas sobre a massa e enrole-a, como um rocambole. Molde um pão mais ou menos do tamanho da forma. Ponha o pão na forma com a parte da emenda da massa para baixo. Cubra-o e deixe que cresça novamente (por 1 hora, mais ou menos). Pincele o pão - delicadamente - com a mistura de gema e leve-o ao forno (180ºC) preaquecido por mais ou menos 40 minutos (até que fique corado e, produzindo um som "oco" se a gente bate com os nós dos dedos no fundo dele).

E, por último, mas não menos importante: as queridas Welze e Fabiana me presentearam com esse selinho. Obrigada, meninas!!
Eu não o repassarei por dois motivos: parece que todos já o receberam; e por não ser do meu feitio o repasse individual dos selos. Aqueles que me visitam e estiverem interessados, leve-o e sintam-se agraciado por mim com o mesmo.




48 comentários:

Marina Mott disse...

Adorei a torta e o pão: parecem deliciosos!! Receitas ótimas que já copiei!!! Até breve, um beijão!

ameixa seca disse...

Estou pasma, não sei qual destas receitas gostei mais. Adoro estes petiscos salgados e eles ficaram com um aspecto delicioso :)

Blog da Nô disse...

Ai, que torta mais deliciosa! E que bonita! E o pão??? Ai, que fome, que vontade! Acho que vou juntar as duas e partir pra cozinha com as receitas dessas maravilhas! Boa, Marly!
Beijos e boa semana!
:o)

Gina disse...

Fico com a torta!
Navegar pela internet é uma loucura. Acho que acontece com todos. Propus-me a publicar todos os posts que ficaram pela metade em 2009. Espero conseguir, mas se faço alguma novidade, o arquivo vai só aumentando...
Tinha que tirar umas férias, deixar vários posts agendados, aí sim zeraria tudo.
Bjs.

Carolina Andrade disse...

Ai Marly, agora são 22:20 e eu ainda não jantei. Queria muito um pedacinho dessa torta e desse pão. Que delícia!! Um beijão e boa semana.

Leonardo Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Pimenta disse...

Adoro torta de presunto. Essa parece que ficou maravilhosa!
Minha vó faz um pão de salaminho divino!
Parabéns pelo blog, vou colocá-lo nos favoritos do meu blog.
Depois visita lá.
Beijão
leonardo garfada pimenta

"Manjares da Manu" disse...

Nossa quantas delícias!!!!

Uma ótima semana!!!

BJs....

disse...

Já tô copiando pra fazer as receitinhas.
Depois conto lá no meu blog de receitinhasedicasdavovoro.
Adoro essas coisinhas para o lanche da tarde, pois aqui em casa já não jantamos mais, a gente vei envelhecendo e mudando alguns habitos.
Obrigada pela visita fico muito feliz com as palavraas de carinho de todos.
Beijos de uma semana linda e cheia de luz!
Rô!

**Lih** disse...

Olá,

Que delicias!!!
Deu agua na boca! Lindo seu blog!

É mágico o momento que estou vivendo, agradeço a Deus por isso!

Boa semana!

Bjos!!!

Sónia Meirinho disse...

simplesmente tudo maravilhoso!!! essa tarte...ena minha mae!!! divinal!!! amei tudinho!! beijao grande

Fatima disse...

A torta, o pão.......Deus te abençoe,pelas maravilhosas receitas culinárias que fazes!!!!
beijinhos
Fatima

Iliane disse...

ficou tudo muito bonito!!!o pão..e a torta!!de dar agua na boca mesmo..bjus

Romina Ferreira disse...

Marly,

Que delicia de blog é este. E eu que adoro cozinhar já fiquei fã.
Beijo

Pam disse...

haha...é exatamente como vc disse, a gente entra em um blog aí depois encontra outro, e depois surge outro e não acaba mais, eu sou igual vc, adoro ficar indo de blog em blog, e realmente quando vc percebe já ficou horas na internet...
ah essa torta parece uma delicia, estou pensando em testar, vc falou que a sua turma gostou, mas e vc gostou? hehe
beijinhos

Talita disse...

Duas receitas deliciosas!! Nunca usei iogurte em recheio de quiche! Parece uma ótima ideia!

tatiane disse...

Gostei muito da torta, tem cara de férias de verão na praia!
Internet é realmente um saco sem fundo, por outro lado, me sinto meio vazia se passo muito tempo conectada, é contraditório...
beijos

Renata disse...

Ai Marly que tanto de delícia!!!! Esse pão está tentador, com certeza meu marido iria adorar.. A torta então, nem se fala! As fotos estão lindas!!!!

Bjs!

Anônimo disse...

Oi.Marly!!!
Nao tem jeito vou ter que fazer hoje a torta de presunto.
♥♡ Paixao a primeira vista.♥♡
E como filhote tem que levar bentoo(marmita) amanha vou fazer algo especial e gostoso para ele comer.
Hoje,eu estava falando para o marido se caso ficar sem pc acho que fico doente...rsrsrs...
Adoro surfar na net.
Obrigada pela receita.
Bjus da Norma e Mi.♥♡ ♥♡ ♥♡

Anônimo disse...

Marly, adorei ambas as sugestões, nem sei por qual começava a atacar...
Mas acho que o pão está verdadeiramente irresistível!
Hehehe:)

welze disse...

olá querida, esse negócio de selinho é mesmo difícil. mas como me sinto muito honrada quando recebo, faço questão de repassá-los para quem curto muito, mas isso não obriga a quem receber fazer o mesmo. por favor não se sinta obrigada a repassá-los se receber outros de mim. quanto as suas receitas, que absurdo de pão esse que vc fez. adorei a receita. farei com certeza.

Cherry Blossom disse...

Que saudade dessa cozinha !!!!..ahahaha....E da dona da cozinha também!!!!
Marly minha querida amiga, muito obrigada pelas visitas mesmo na minha ausência. O fim e começo de ano foi um tanto atribulado por aqui. Eu já não estava muito boa com uma crise de stress e para complicar no fim de ano meu pai teve um AVC e quase que todos passamos a virada de ano no hospital.Mas tudo já está melhor.
Eu estou tentando retomar minha vida virtual agora.
Seu Saboreando a Vida está muito lindo! Eu prometo saborear devagarinho as novidades que ainda não vi, estava tão curiosa!.....
Hoje vou dar uma corridinha para tentar atualizar algumas visitas, mas depois eu volto!

Um beijo minha querida amiga e saiba que desejo pra você um 2010 cheio de paz, saúde, prosperidade e de boas novidades!

Isabela Kastrup disse...

Nossa, mais o que é isso? Fqiuei até com água na boca, rs!
Ah, adorei a visitinha e o blog tb!
Um super beijo,
Isa

Mary disse...

Olá,Marly,
Que torta espectacular e o pão lindo adorei tudo,não sei qual escolher:) está com um aspecto excelente.


Bjinhos,
Bom semana

tatiane disse...

Marly, muitas vezes olho para minha pilha de livros que quero ler, e a vejo aumentar. Depois penso na minha quantidade de horas vagas que passei conectada, e nos livros parados. Fico frustrada por não conseguir ler mais livros que gostaria, e como o tempo na frente do computador passa rápido! Tenho tentado equilibrar essas duas formas de leitura, mas o bichinho do PC pega! rs.
beijos

Paulinha disse...

Oi! Obrigada!!!
Estou seguindo o seu tbm =)
Beijos
Amei a torta

manjericota disse...

Marly, estou encantada com o seu blog! Adorei a sua visita, quero estar sempre por aqui tbém. Vc é muito caprichosa. Parabéns!

Bjokas, Dani :)

Marinex disse...

adorooooo tanto um como o outro, estão simplesmente divinais!! beijinhosssssssss

marina guimarães disse...

essa torta tá linda! vou coloca-la na minha lista de proximas receitas a serem feitas. ;)

Rafaela disse...

Menina ver isso antes do almoço é judiera, rs.

Bjokas

Festa das Cores {Letícia Miyazaki} disse...

Menina do céu o que que é issoooooo!
que foome... aqui só tem gostosuras!
assim é muuita tortura! rsrss

obrigada pelo recadinho... amei sua visita!
seja bem vinda!!!

beeijos
Lê Miyazaki

Anônimo disse...

Hum!
Que delicia heim!
Seja bem vinda ao Viver e fique a vontade sempre!
Bjs.

disse...

Menina do céu!! seu blog é literalmente uma delícia!! adorei tudinho por aqui... agora é mãos à obra:)
bjinhos

Tamy disse...

meu deus... como é linda essa torta... me encantei!!!!


brigadão pela visita viu??? volte sempre!!!!


beijos

Nani disse...

Menina que delicia essas duas receitas! Uau!!!
Parabéns!
Beijos

angela disse...

não tenho escolha, quero os dois!! bjs

Richie disse...

Noossa, essa casquinha da torta tá com uma cara que derrete na boca!!
Adorei as duas, mas fico com a torta.. tem mais recheio!!rs

(momento gula, né)

:D

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Marly

Obrigada por visitares o meu cantinho e teres ficado minha seguidora. O meu blog nunca pretendeu ser de culinária, mas, não sei se reparaste, escrevo muito nas postagens e falo de várias coisas e houve meninas que me começaram a pedir receitas...
Enfim, deixei de mandar no meu blog e foi o que viste.
Quanto ao teu... menina, quanto coisa boa, até tenho água na boca.
Fico a aguardar a próxima visita.

Beijinhos

Helena

disse...

Amei a torta e o pão. Tá anotado!!!

Bjo

Richie disse...

Ixi, Marli, não veio o comentário não :S
E eu fiquei só na curiosidade, mas não faz mal..rs

Bjo, e bom fim de semana :D

Susi disse...

Marly, tinha ficado com agua na boca qdo vi a torta mas depois veio o pao ainda, menina do céu, copiei e ta na minha lista que so cresce a cada dia, haja tempo pra testar tudo que ando pegando por ai..
bj

Doces Abobrinhas disse...

ai que vontadeeeeee....vim retribuir sua visita e amei tudo que vi, ja estou seguindo para voltar mais vezes. um bj doce!

Marly disse...

Queridas e queridos,

Muito obrigada pela presença (e comentários!) de cada um de vocês aqui. Desejo a todos um maravilhoso fim de semana.

Beijinhos!

P.S: Pam, já respondi a sua pergunta no seu blog, certo?

Unknown disse...

Oi, querida!
Estão com umas caras boas, não?
Confesso que sou preguiçosa pra fazer pão.
Mas a torta, hummmm!
Aliás, tenho uma receita de uma alho poró em casa MUITO BOA!
Se quiser, te mando pra testar e adaptar. =)
Beijos!

Laura Lucia disse...

Marly,
A torta é realmente muito parecida com a quiche que publiquei. Deve ser divina!
Parabéns pelo blog e pelas receitas saorosas.
Bjs

Unknown disse...

A duas receitas são imperdívies menina, parabéns e obrigada pela sua visita!!!Estou te seguindo, beijos!

Mari Rebesco disse...

Não me pergunte como, mas ontem vim parar no seu blog, justamente neste post...
Me animei e lá fui eu pra cozinha preparar a torta.
Quando a dita cuja estava no forno, fui arrumar a bagunça e me deparei com o copo de iogurte que havia esquecido de colocar na receita!!!!
A torta ficou pronta antes do tempo previsto por você e deliciosa!
Logo vou voltar a faze-la, mas desta vez com o iogurte, né?
Muito obrigada,
MariBR

Jussara Neves Rezende disse...

Marly,
hoje fiz uma torta de frango.. adivinha qual será a próxima? rs
Na casa nova haverá um muro para o Mobyto?
Bjo&Carinho da
Jussara
www.minasdemim.blogspot.com

Pin It button on image hover