terça-feira, 10 de agosto de 2010

Bolo de Festa SEM lactose e o resultado do sorteio!




Anteontem minha filha mais nova (que tem 16 anos), me pediu que fizesse um bolo para o namorado dela, que aniversariava. O detalhe é que o garoto não pode consumir nada que tenha leite, pois tem intolerância à lactose. Fui procurar receitas de Bolos de Festa SEM leite na Internet, e NÃO encontrei umazinha, sequer, de modo que tive de improvisar! Bolo sem leite não é coisa difícil de fazer, já que a gente o pode substituir por água ou suco. Mas recheio e cobertura sem leite, já é mais complicado, sobretudo se a pessoa não dispõe de nenhum outro tipo de leite (vegetal), como era o meu caso. Então fiz o bolo conforme o esquema abaixo.

Bolo de Chocolate Fácil e Garantido
(Invenção Minha!)/Atenção: esta massa é a ideal para este bolo, por causa da presença da geléia e do merengue. Para comer puro ou combinado com preparados ou ingredientes menos doces, reduza o chocolate em pó para meia xícara de chá).

Ingredientes

2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água quase fervente
1/2 xícara (chá) de óleo de cozinha (caprichada!)
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
3/4/ xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de café instantâneo em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
10 gotas de essência de baunilha
1 Pitada de sal

Preparo

Numa tigela média, peneire a farinha com o fermento e reserve. Bata no liquidificador, rapidamente, o óleo, o sal e os ovos. Acrescente a água quase fervente e bata até misturar. Junte o açúcar, o café, o chocolate em pó e a essência. Bata novamente até misturar bem. Despeje a mistura do liquidificador sobre a farinha e misture tudo com um batedor de mão. Ponha a massa numa forma (usei uma de 20 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve-a ao forno médio, preaquecido, por uns 40 minutos, ou até que passe no teste do palito.

Nota 1: Assegure-se de comprar chocolate em pó sem leite. Os chocolates em pó de boa marca (exemplo: Nestlé) não têm leite.
 
Depois de pronto e frio, tirei o bolo da forma (que lavei e sequei). Forrei a forma com papel aluminio; cortei o bolo um pouco acima da metade, escavei a parte de baixo (que ficou um pouco maior que a de cima), fazendo nela como que uma 'piscininha" com uma borda. Recoloquei a parte do bolo escavada na forma e dentro da 'piscininha' espalhei a geléia. Sobre a geléia espalhei 3/4 de xícara (chá) do merengue e, sobre este, distribuí quase uma caixa de morangos (de 300g) já lavados e secos (Nota 2: Não ponha morangos demais no recheio, pois isso pode forçar as paredes do bolo, levando-as ao rompimento). Pus depois a parte de cima do bolo sobre a primeira, alinhando bem as duas; cobri tudo com filme plástico e coloquei na geladeira por uma noite. No dia seguinte, coloquei o bolo no prato em que seria apresentado, apliquei as duas coberturas e decorei com os morangos. A aparência do bolo, como podem ver, não ficou lá essas belezas, mas fiz questão de postar esta receita, porque percebi o desamparo em que se encontram as pessoas com restrição ao leite, no que se refere a receitas de bolos de festas.

Recheio
Ingredientes
 1/2 colher (sopa) de açúcar 
 1/3 de xícara (chá) de geléia de morango caseira ou comprada pronta
 1/4 de xícara de chá de água.

Preparo
Misture tudo numa panelinha e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver.  Espere esfriar e use.

Outros recheios:
 3/4 xícara (chá) do merengue italiano e quase uma caixa de morangos limpos. Faça conforme explicado na receita do bolo.

Cobertura

Merengue Italiano
(este merengue é também chamado - indevidamente - de Marshmallow)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 claras de ovos
8 gotas de essência de baunilha

Preparo

Ponha as claras na tigela da batedeira e reserve (Nota 3: a tigela não pode ter o menor resquício de gordura e, por isso mesmo, eu costumo passar um pedaço de papel toalha levemente embebido em álcool, no interior das minhas tigelas, antes de fazer uso delas).  Numa panelinha ponha o açúcar e a água e mexa bem para dissolver o açúcar (não vai dissolver totalmente!). Leve a panelinha ao fogo e (SEM mexer mais a mistura, deixe que cozinhe até atingir 116ºC, Se você não tem um termômetro culinário, verifique o ponto da calda pondo um pouquinho dela - depois que ferver e começar a engrossar -  num pires com água fria. Se a calda não se dissolver na água e for possível pegá-la com as pontas dos dedos, como se fosse uma balinha mole, está no ponto). Enquanto a calda ferve e não chega ao ponto, bata as claras até que formem picos firmes (mas não duros!). Chegando a calda ao ponto, despeje-a, em fio, sobre as claras em neve, com a batedeira ligada em velocidade média. Acrescente a essência e deixe que bata até que o merengue amorne e então cubra o bolo com ele. Enquanto estiver espalhando o merengue no bolo, mantenha a tigela coberta com um pano de prato bem limpo e levemente umedecido, para que o merengue não fique ressecado.

Outra cobertura: Calda vermelha gelatinosa (receita abaixo) +  9 morangos higienizados e banhados em duas colheres (sopa) da calda vermelha gelatinosa (se quiser, use uma caixa inteira de morangos para decorar o topo do bolo, pois fica com uma  aparência mais desejável; nesse caso, use três colheres (sopa) da calda vermelha para banhar todos os morangos; é só passar os morangos já limpos pela calda).

Calda vermelha Gelatinosa
(Outra invenção minha!/Prepare esta calda depois de cobrir o bolo com o merengue)

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de sumo de laranja coado
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de gelatina sabor morango (comprar a caixinha)
1 colher (sopa) de amido de milho

Preparo
Misture tudo muito bem numa panelinha. Leve a panelinha ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Deixe esfriar ligeiramente e ponha na geladeira até que comece a ficar com consistência de clara de ovo (na minha geladeira demorou 7 minutos).  Então separe a quantidade que vai usar para banhar os morangos da decoração e despeje o restante sobre o bolo. Passe os morangos pela calda e finque-os no topo do bolo (Fincar, para quem não sabe, significa pressionar com força, mas aqui é para pressionar delicadamente, fazendo com que os morangos entrem levemente no merengue, pois, sem isso, eles não ficam firmes).

E agora: o  sorteio. E a(o) ganhadora(or) do prêmio foi - tcham, tcham, tcham (ah, suspense! rsrs):



26) Ana Patrícia Almeida
27) Brechic/Adriana
28) Welze

Parabéns, Adriana! Por favor passe-me um endereço, para onde eu possa enviar os seus brindes. Faça isso no máximo até o dia 15 próximo (ou você perderá o seu prêmio). O e-mail do blog é:

Muitíssimo obrigada a todos que participaram e, se você não ganhou desta vez, não fique triste, pois haverá um outro sorteio aqui no Saboreando a Vida.

33 comentários:

Tati disse...

A aparência deste bolo é maravilhosa!! Será que dou conta de fazer? Sei não, hein!
Beijos.

Renata disse...

Que ótima invenção essa sua minha amiga, garanto que ficaram muito felizes! O bolo ficou a sua cara, super caprichado, parabéns, sempre!

Fabiana disse...

Marly,
Tenho que tirar o chapéu para você!!
além dos maravilhosos bolos que você posta aqui, você também faz a sua propria receita, e que receita, hein!
Ficou lindo!
beijos

Blog da Nô disse...

Marly, excelente a sua sugestão para os intolerantes à lactose! Muito bom!
E parabéns à Adriana pelo prêmio e à Marly pelo sorteio!
Beijos!
:o)

Luana Arakaki disse...

Adorei o bolo!!! Mas fiquei decepcionada com o sorteio... queria ganhar...rsrs. Bjs bjs Marli.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Simplesmente fantástico.
Que fiquei com vontade de provar, fiquei.
Beijos.

Rose disse...

Olá Marli! Nem fiquei triste com o sorteio, pois acabei de chegar.
Fico mesmo é feliz em ter encontrado seu blog que é simplesmente o melhor que já vi em matéria de receitas...estou adorando! Beijos

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Marly,
Achei o máximo a sua criação. Isso é um bálsamo para quem tem intolerância a lactose e se vê privado de tudo. Adorei tudo! Parabéns
O bolo está delicioso
Bjs

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Que máximo Marly, muito lindo o bolo, o aniversariante deve ter ficado hiper feliz com esse presente maravilhoso, pois está de babar amiga, parabéns pelo lindo bolo queridona e uma bela semana p/ vc e família, ; )... ♥!!!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Arrasou Marly, sua filha deve ter ficado super feliz de vc ter conseguido fazer o bolo pro namorado dela, uma missão quase impossível! Bjokas

Fa disse...

Excelente aspecto!bjs

Chez POPI disse...

Menina, amei seu blog!!! virei fregueza!
Bjus´da Paula

Aline Simões Pires disse...

Oi, Marly!
Que saudade de você!
Vi que tem novas receitas por aqui... =)
Adorei essa receita!
Vou testar, minha tia-avó tem intolerância a lactose!
Infelizmente me atrasei no teu primeiro sorteio! hehe
Beijinhossss

Anônimo disse...

Marly, por acaso nós aqui é ao contrário, os bolos não precisam necessariamente de leite, o mais complicado é omitir os ovos... :)
Conseguiste um bolo lindo, digno de qualquer festa de aniversário!
Como sempre, eu admiro a tua capacidade de entrega à pastelaria...é uma receita a anotar (com os devidos direitos de autor)!
Hehehe:)

Ana Powell disse...

Parabéns ao namorado da tua filhota.
Um bolo lindissimo e delicioso.
Votos de muita felicidade.
Parabéns também á vencedora.
Feliz semana ♥

Adriana disse...

Pra variar vc arrasou no bolo parabéns.
Fiquei tão feliz qdo vi o nome Adriana no sorteio kkkk.
Querida beijos.

welze disse...

o bolo ficou um arraso. Caramba, no sorteio foi por pouco hein? quase quase. No próximo eu ganho. mas mesmo assim valeu muito .beijos

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Parece que ficou maravilhoso! Parabéns!
Beijos!

Betty Gaeta disse...

Oi Marly,
Parabéns para a Adriana... acabou-se a minha esperança de comer aqueles biscoitinhos lindos, se é que eu teria coragem de comer. Tão lindos!
Bjkas e boa noite para vc.

Unknown disse...

Marly, fantástica a solução! Lindo, e com certeza, gostoso! =D
Beijos!

Anônimo disse...

Lindo bolo. Verdadeiramente delicioso.
Bjs

Susi disse...

Marly,sou pé frio,ok tento outra vez.
Aqui em casa ninguém tem intolerancia,mas o visual ta tao convidativo.
bj

Érica disse...

Ficou lindo o bolo! É uma ótima opção mesmo rechear o bolo com geléia. Esses dias minha mãe fez rocambole e recheou com geléia tb, pq meu filho tb tem intolerância, e ficou uma delícia.

Pam disse...

vixi maria mãe de Deus...hehe...você se supera a cada receita...adorei demais, ainda mais por vc ter se empenhado em fazer uma receita especial para o namorado da sua filha, parabens ficou lindo e de dar agua na boca.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Consegues sempre dar a volta de maneira genial. Até porque eu até prefiro merengue na cobertura. Ficou fantástico o bolo :)

Priscila Ferreira disse...

Marly!
Obrigada pela visitinha no blog!
Que receita deliciosa hein?! Fiquei babando hehehe
Bjuu
Pri

Taís Marçal Diniz disse...

Olá Marly querida...tem selinho pra você!
Beijos!
http://myblogsaborear.blogspot.com/

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Vim agradecer o carinho do seu comentário! Saiba que sou grande admiradora sua!
Beijos e bom dia pra você!

Marly disse...

Tati, Re, Fabi, Nô, Luana, Heloisa,
Rose, Carol, Ana, Paula, Fa, Paula (Chez POPI), Aline, Mary, Ana Powell, Adriana, Welze, Simone, Betty, Monise, Letícia, susi, Érica, Pam, Ameixinha, Priscila e Taís, Muitíssimo obrigada pela visita e comentário, um beijão para cada uma!

São Ribeiro disse...

mas que bolo maravilhoso , adorei
bj

Dani Zaraya disse...

Que benção essa receita! Essa vou anotar pra mim, pq tenho intolerância a lactose... eba!!! Enfim uma receita que eu posso comer sem ficar preocupada...rs
Além de lindo deve estar delicioso!
Parabéns querida!
beijos!!!

Katia Bonfadini disse...

Amei esse bolo! Adoro frutas de vermelhas e estou a espera de uma receita de geleia de morangos com vinho do porto feita por um amigo! Parace que fica deliciosa e só um pouquinho doce! Grande beijo e parabéns pelo talento culinário!

Xana Bértolo disse...

Gostei muito da ideia deste bolo... E esse interior faz babar qualquer um amiga :)
beijoca

Pin It button on image hover