domingo, 10 de outubro de 2010

Bolo Xadrez de Chocolate e Morango e o Bolo de Chocolate Molhadinho



 Minha mãe fez aniversário ontem. E uma das minhas irmãs, na última quarta-feira. Então, como eu já tinha dito que iria vê-las ontem, até pensei em fazer um único bolo para ambas. Porém, a minha irmã parece que não gostou da idéia, quando insinuei algo nesse sentido, rsrs. Aí eu fiz esses dois bolinhos para elas. Pesou também na minha decisão de fazer dois bolos, o fato de eu saber que a minha irmã gosta muito desse bolo de coco, que há muitos anos ela elegeu como o preferido (trata-se de um bolo esponjoso, de coco, recheado com cocada mole e coberto com esse merengue). Só que, quando cheguei com os dois bolos, elas fizeram a comemoração com o bolo xadrez e guardaram o outro; de modo que ele nem chegou a ser cortado (quando eu tiver uma foto da fatia, publico a receita dele na íntegra). Mas, a julgar pelos feições da minha irmã, ao comer do bolo xadrez, eu diria que ela também o elegerá como preferido, rsrs. E, para falar a verdade, acho que não podia ser diferente, já que esse bolo é mesmo muito gostoso. Ele dá um tantinho de trabalho, na fase da montagem, mas não é nada que uma pessoa jeitosa e organizada não tire de letra. A imagem da fatia não ficou muito boa, porque ela foi pressionada durante o transporte; tanto, que eu tive de alisar novamente o topo dela e salpicar nele - de novo - umas raspas de chocolate que havia sobrado. Era isso ou não publicar a foto, já que, antes, eu tive de admitir que o desenho do 'xadrez' tinha ficado muito prejudicado!

Bolo Xadrez de Chocolate e Morango

Massa de morango
Essa massa branca, com a adição de 1 caixinha de gelatina (85g) 'sabor morango'. Ponha a gelatina  no copo do liquidificador antes da farinha, e bata bem!

Massa de Chocolate

Recheios  

Recheio 1 -
Ganache de Chocolate branco
500g de chocolate branco de boa qualidade picado ou ralado (não serve chocolate fracionado nem hidrogenado)
200g de creme de leite (1 caixinha)
1 colher (chá) de manteiga

Misture tudo e leve ao banho-maria (ou microondas, em potência média, por 35 segundos. Mexa e volte a mistura ao microondas, repetindo o procedimento) até que derreta totalmente. Cubra e leve à geladeira por por 20 minutos.

Recheio 2 -
1 caixinha (300g) de morangos já higienizados e cortado em lâminas (ou em pedacinhos bem pequenos)

Cobertura
Ganache de chocolate meio amargo
300g de chcocolate meio amargo (puro e bom) picado ou ralado, 1 caxinha de creme de leite (200g). Misture tudo e faça como fez com o ganache branco acima, deixando-o na geladeira por 1 hora.

Como fazer:
Asse os bolos em forma quadrada (20cmX20cm). Depois de assados e frios (melhor fazê-los na véspera), corte-os ao meio, e cada metade, em 10 tiras de 2cm de largura e 20cm de comprimento. Espalhe um pouco do ganache de chocolate branco ao longo de um dos lados (o maior) de cada tira e, sobre este, espalhe umas lâminas de morango (faça isso apoiando as tiras numa faca comprida ou algo similar, para que, ao transportá-las, elas não quebrem). Vá pondo as tiras sobre uma forma maior do que a forma em que o bolo assou, recoberta com papel aluminio. Intercale tiras brancas e rosas, procedendo da mesma maneira, ou seja, espalhando os dois receheios ao longo de cada uma. Tenha o cuidado de formar um número de tiras igual ao que formavam o bolo original (sobrarão várias tiras, já que formaremos um único bolo, de dois outros; use essas tiras para outros fins, por exemplo, um pavê). Ao 'completar' o bolo, forre a forma em que ele foi assado com papel alumínio e vire-a sobre o bolo de tiras. Depois vire a forma em que o bolo de tiras foi montado sobre a forma original, para não correr o risco de desfazer o bolo formado. Cubra a forma com o papel alumínio, pressionando o bolo levemente, com os dedos, e leve-a a geladeira por algumas horas (deixei por 1 noite). Desenforme o bolo cuidadosamente no prato em que ele será apresentado e cubra-o com o ganache escuro. Se desejar, salpique raspas de chocolate sobre o topo (ou decore-o a gosto).
...........................................................................................................................

E agora o Bolo de Chocolate Molhadinho



Nesses últimos dias eu fiz também o 'Bolo de Chocolate bem Molhadinho' da Deborah, que ela me havia recomendado. É realmente molhadinho e muito gostoso. Mas como eu não pretendia recheá-lo, acrescentei mais uma colher (chá) de amido ao recheio/cobertura, que despejei todo sobre o bolo. Também substituí todo o achocolatado por chocolate em pó. Nem deu tempo de salpicar o chocolate granulado sobre ele, pois a 'turma' já o foi cortando e comendo, antes que eu sequer pudesse pensar nisso, rsrs. 

49 comentários:

Gina disse...

Marly,
Vejo que temos mais uma coisa em comum, a mania de perfeição. Se não fica exatamente como queríamos, colocamos defeitos... A gente não quer que fique somente gostoso, mas bem bonitinho também!
Não fosse a dieta, aceitaria de bom grado uma fatia desse xadrez, viu? Ainda bem que virtualmente a gente não ganha peso...rs!
Bjs.

Gina disse...

... Parabéns para a mãe, viu?
Bj.

Daniana Bittencourt disse...

Oi MArly,
Que perfeição e delícia de bolos.
Eu sou doida para fazer um bolo xadrez, mas ainda não me aventurei.
Estou ansiosa pela receita do bolo de coco.
Parabéns para as aniversariantes.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Sandra Peres disse...

O bolo xadrez dá um trabalhão, e o seu ficou lindo!!!

Só fiz uma vez, todos pedem até hoje, mas a preguiça não deixa, tenho mania de testar receitas novas e inventar, aí eu dou a receita, mas se eu não faço, o pessoal aqui, tb não faz.
E não é nada dificil, ve los mudando de opinião, quanto ao prato favorito!!!

Beijos

Laiara Lacerda disse...

Quando eu vejo qualquer coisa com chocolate eu não resisto, tenho que vim comentar!

Marisa Duarte disse...

Babaei com estas fotos, que bolos lindos e mimosos hummmm que maravilha!

Ana Powell disse...

Parabéns á mãe, votos de muita felicidade e saúde.
Ambos bolos estão bem bonitos e deliciosos de certeza.
Feliz semana ♥

Marina Mott disse...

Parabéns às aniversariantes e ao seu capricho!! Os bolos estão maravilhosos!! bjs!

Valéria disse...

Oi Marly,
Só hoje descobri seu blog, ohh My God, quanto tempo perdido!!!
Parabéns, você é demais!!!
Muito obrigada por passar tantas delícias prá gente!
Beijos
Valéria

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Parabéns para a mãe e para a irmã, e também para você, autora dessas maravilhas.
Sou tão repetitiva nos meus comentários às suas delícias ...
Mas não dá para ser diferente. Tudo que você faz tem um aspecto lindo, e parece ser extremamente gostoso.
Agora estou esperando a receita do bolo de coco.
Beijos.

Vivian disse...

hihi, sua mãe tem toda razão, afinal, mãe é uma só e merce ser paparicada rs

bjks

Fabiana disse...

Marly,
Primeiro, queria dizer que os seus bolos ficaram lindos!
Você consegue transmitir muito amor e carinho, através dos seus bolos.
Ah, esse xadrez, eu ainda vou fazer!
Parabéns a mamãe e a maninha!
beijos

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Olá...estou passando aqui para dizer que estou fazendo um SORTEIO lá no meu blog.
Se puder participar vai ser muito legal.

http://tatidesignercake.blogspot.com/2010/10/dia-das-criancas-cesta-de-doces.html
Bjs
Tatiana Bonotto

ameixa seca disse...

Tu és muito jeitosa para os bolos mas eu nunca iria conseguir fazer o xadrez, acho que ia sair tudo sarapintado he he

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola querida tudo bem!? faz tempinho q nao passo por aqui!
e nossaaaaa.. vc sabe extamente como deixar a todos com agua na boca...ahmmmm
chocolate ou biscoitos é comigo mesmo!! nham nham..claro..so pra comer ne..rsrs!

bjos e otima semana

Xana Bértolo disse...

Ficou lindão mesmo :)...
beijinhos

CCeleste disse...

Marly, Evitei o possível cortar o bolo de coco porque planejava desgustá-lo sozinha durante toda a semana rsrs,no entanto,por causa do Diogo que não come chocolate, cortei e me arrependi kkkkkkkkkkk
O povo rsrs, alem, de comer do bolo quis levar para casa sem a minha autorização. E quando percebi que mamãe ja havia distribuído o MEU BOLO virei uma onça.

CCeleste disse...

Marly, Evitei o possível cortar o bolo de coco porque planejava desgustá-lo sozinha durante toda a semana rsrs,no entanto,por causa do Diogo que não come chocolate, cortei e me arrependi kkkkkkkkkkk
O povo rsrs, alem, de comer do bolo quis levar para casa sem a minha autorização. E quando percebi que mamãe ja havia distribuído o MEU BOLO virei uma onça.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Noossa Marly, quanta belezura e quanta gostosura, não sei qual bolo é o melhor, tá tudo tão caprichado que é impossível escolher um só ,lindos bolos amiga, parabéns, vc tem mãos de fada, bj♥kas e um ótima feriado e semana p/ vc e família, ;)...

Ateliê Toque de Arte disse...

Minha primeira visita e quero declarar o que pensei quando abri essa página: - que blog é esse? Deveriam proibir postar esse tipo de fotos. Menina, estou com água na boca. Deve ser bom demais! Bolo xadrez e aquele de côco, hein? Vou procurar a receita. Fantástico!
Beijos e mais sucessos.
Iray

Ateliê Toque de Arte disse...

Continuando: Gina, virtualmente a gente não ganha peso, mas, eu já devo ter engordado só de ver ... rs

Dani Zaraya Confeitaria Artesanal disse...

Esses bolos me deram água na boca!!!!
Querida,
Tô passando também para contar que farei um sorteio no blog, quando puder dá uma passadinha lá?
Beijos!!!

Simone Scharamm disse...

Amiga, que bolos maravilhosos! Não tenho feito bolos, porque preciso emagrecer e estou conseguindo, mas esse xadrez, vai pra lista dos bolos maravilhosos, que eu preciso fazer um dia!rsrs!
Parabéns pelos bolos lindos e apetitosos! Sua família deve amar!
Bom feriado!
Beijos!

Karen disse...

Você é muito maldosa!!! Agora vou ficar com lombrigas!

ELIZABETE disse...

Suas receitas me deixam muito influenciada para testas, sei que são muito boas!
Parabéns para sua mãe! Tenha um bom feriado!

Luana Arakaki disse...

Caraca, Marly!!!! Que coisa linda esse bolo xadrez e parece muuuuuuito delicioso... ai ai... Parabens pra mãe e pra irmã!!! Bjs bjs

Priscila Beneducci disse...

Marly eu sempre babo com suas receitas, ando numa correria, sobrecarregada, praticamente sem tempo de fazer receita nova, ultimamente so nasce as receitas de sempre e encomendas. Mas salvei no arquivo um monte de receitas suas. Logo vou comecar a cair de boca aqui.

Pri

Renata disse...

Minha querida menina Marly,

Nem sei qual deles elegeria como meu preferido, pois estão todos fantásticos, aliás, falando em bolos lindos você é mestra!

Deixo meus parabéns com votos de felicidades à irmã e à mamãe, e pra voce meu abraço carinhoso!

welze disse...

que desfile de delícias. Adorei todas. O bolo branco está tão lindo que parece ser para uma noiva.

Judy disse...

Antes de tudo parabéns para a mãe e irmã!
Que elas tenham muita saúde e paz pois felicidades elas já tem por poder comer estas delícias... hummm!

Vou tentar o de chocolate que é mais fácil, com certeza o outro é para quem entende do riscado assim como você!

Forte abraço e ótima semana!

Helena disse...

Marly
Devia ser proibido por fotografias de bolo de chocolate molhadinho na net! ;)
Fantastico!

Tays Rocha disse...

Esse bolo de chocolate molhadinho... hummmm, me deu água na boca ;oP Marly querida, não estou mais postando no blog Quarteto das Artes, vou linkar você em algum dos meus outros blogs, Ok? Beijocas.

Laiara Lacerda disse...

Muito muito muito obrigada mesmo pela receita.. Eu vou tentar...pq to em buscar de alguma que dê certo. Ai eu posto, com certeza.

TEm filme maluco que fala da Biblia, mas tem uns muito bons: O fazendeiro e Deus, A prova de Fogo, Deixados para tras

Vale a pena ver esses ai

tatiane disse...

Marly, ficou muito difícil escolher qual bolo eu gostei mais, com certeza experimentaria um pouquinho de cada - por que a gente precisa fazer dieta? rs
Eu tenho a maior paciência para fazer biscoitinhos, mas quando se trata de bolos, parece que nunca entrei numa cozinha antes.
Vou esperar a receita do bolo de coco.
beijos

Ruby Fernandes disse...

oie flor! Saudades de você também! Se meu filho ver esse bolo vai ter um treco, hahahaha! Nunca vi alguém ser tão louco por chocolate como ele é...
Então, eu e meu marido temos 37 anos, e o filho tem 16, quando ele nasceu tínhamos acabado de completar 21 anos. Na época foi um susto engravidar tão cedo, mas hoje é maravilhoso ter um filhão desse tamanho!
Obrigada pelo carinho viu?
bjo bjo ^_^

Rachel disse...

Minha nossa, que overdose de gostosura...nem sei dizer de qual vou gostar mais, resta ver a fatia do de coco e imaginar!
Espetáculo, você e suas delícias, muito bem produzidas por sinal.
Parabéns!
Bjuss e ótimo fim de semana!

Blog da Nô disse...

Marly, sempre nos presenteando com essas maravilhas!
Nem sei por onde começar!!!
Bem, vamos começas pelos bons modos: parabéns às aniversariantes e à boleira!!!
Esse bolo xadrez me deixou de boca aberta por uns bons minutos! Acho lindo, mas nunca fiz! E de chocolate e morango??? Ai!
O de coco, meu Deus!!! Eu sou doida por bolos de coco! Acho saborosíssimo e ficam sempre lindos, todos rendilhados de flocos brancos!
E o molhadinho???? Fui correndo espreitar a receita e já está anotada!!! Vou fazê-lo assim que tiver uma oportunidade, pois sou colecionadora de receitas de bolo de chocolate!
E para terminar, por hoje, o seu capricho nas apresentações é maravilhoso!
Linda, Marly! Parabéns!
Um beijão!
:o)

Akemi disse...

Marly, que bolos mais lindos e super apetitosos!!! Amei este xadrez, apesar de já estar suspirando por este de coco só pela sua descrição!
Parabéns ainda que atrasado para sua mãe e sua irmã! Bjss e bom final de semana!

Katia Bonfadini disse...

Amei a aparência do bolo xadrez, Marly! Essa combinação de cores ficou perfeita!!!! Grande beijo!

Katia Bonfadini disse...

Marly, obrigada pelo carinho e pelas lindas palavras lá nos comentários!!!!! Eu faço questão de dar os devidos créditos, imagina, vc não tem com o que se preocupar! Minha amiga Milena viu a receita no outro blog e ela me passou o endereço, mas faço questão de colocar seus links porque vc foi mesmo a pioneira! E é uma ideia genial, todo mundo amou e foi um dos maiores sucessos da festa!!!!! Obrigada mesmo pelas palavras doces, só tem uma coisa que não faz parte do meu perfil: ser segura, rsrsrsrs! Na verdade, sou uma pessoa insegura em vários aspectos da vida mas, estando consciente disso, tento mudar e esse ano acho que consegui dar um passo nessa direção! Grande beijo!!!!! Desculpe minha ausência do seu cantinho especial, é que ando super enrolada com trabalho!!!! Beijão!

Simone Scharamm disse...

Oi Marly,
Bom dia!!!
Muito obrigada pelo carinho lá no blog! Fiquei muito feliz com seu comentário!
Beijo no seu coração!

Nárriman disse...

Ei Marly! Que felicidade, comemorar em família o aniversário de pessoas queridas, né? Parabéns para as duas e para vc também, pelas delícias que postou hoje! Hummmmmm.....
bjk

angela disse...

Marly,seus bolos são tão perfeitos que eu fico preciosos minutos observando as fotos.
parabens a voce e as duas aniversariantes. bjs

® disse...

...penso q a gente deve difazé a árvre di famía da gente, mode nóis discubri um parentesco fia!!=D
Imaginô se eu sô parenta... tb vou ganhar um bolo lindo desses...
é felicidade prá mais de metro...
Sua irmã além de sortuda num é boba nada, hein?! Nem carecia de ter levado lembrancinha... o bolo já era um presentão!
Ô Mah, no link do merengue vai para o bolo de chocolate... eu não consegui encontrar a receita do merengue... e também a cumadi qdo tiver com mais disposição podia ensinar o bolo todo...
Fazer um bolo esponjoso e com cocada é purdimais complicado pro povo da roça, viu?!
Ah!!Parabéns prá sua mãezinha, que Deus renove suas forças e que tenha muita alegria em viver.
E sua mana também... que além de tudo já é feliz... com uma irmã caprichosa e um bolo maravilhoso... nem precisa de mais nada! =]
(penso em passar esse link p minhas inúmeras irmãs..como quem não quer nada...rs)
Um bejim no seu coração!

® disse...

(Mah, está aparecendo de novo o alerta do google contra malware... agora com o blog chucrute com salsicha, tá?! Bjim!)

Unknown disse...

Que delicia de Blog..amei tudo!!!
Quero participar do sorteio..beijos

So Sweet Cake Design disse...

Acabei de te achar e já estou te seguindo, adorei seu blog, tudo lindo!


Mil Bjs

Dani

http://www.temdoce.blogspot.com/

Deborah Martin Salaroli disse...

Oi, Marly
Que legal vc ter experimentado fazer esse bolo de chocolate, que, além de barato, é super simples e bem molhadinho, não é?
Obrigada pelos créditos.
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Anônimo disse...

eu amei de mais isso da qui eu fiz todos esses bolos eu que coloquei aqui nesse site e eu tanbem posso fazer de encomenda pra vc mais eu acho que não porque se eu fazer isso da qui eu vou comer tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudooooooooo
isso porque isso e maravilhoso bom pra mim pq eu q vou comerrrrrrr

Pin It button on image hover