sábado, 25 de dezembro de 2010

Bolo de Aniversário, Tender e o que rolou no Natal


Na verdade estou mostrando só uma parte do que rolou no Natal, em termos culinários. Isto porque muitos dos pratos não foram fotografados, ou foram e as fotos ficaram ruins. Há muitos anos comemoramos o Natal na casa de minha mãe. Lá a família toda se reúne e como a minha filha mais velha faz aniversário no dia 25, achamos apropriado ir ao encontro da família, em vez de fazermos uma festa mais intimista aqui em casa. Então, apesar de termos mais um motivo para promovermos, nós mesmos, uma festa no Natal, nos juntamos ao resto da família e esta nos permite entrar no sistema do 'Potluck' (em que cada um leva um prato), e a  mim, por causa da necessidade de haver um bolo de aniversário, sempre cabe levar a sobremesa, rsrs. Mas nem por isso eu e as outras pessoas nos restringimos a levar apenas o que nos é determinado. A minha irmã mais velha, por exemplo, leva praticamente uma festa inteira e neste Natal não foi diferente, ela levou pratos salgados e também dois doces (uma mousse de amendoim, que estava uma verdadeira perdição, rsrs e um outro doce do qual eu não cheguei a provar). Eu fiz um bolão de chocolate, que recheei com um doce de nozes e cobri com ganache; fiz também a Torta gelada de Bis, e os tradicionais docinhos de festa. Vou passar a receita do bolo, que é uma nova leitura de um bolo já apresentado recentemente aqui, e a nossa simplíssima receita de tempero para o Tender, que apesar da simplicidade tem ótimo resultado. Nesses últimos dias eu fiz também bolos e biscoitos de Natal para presente, mas as receitas deles virão depois.

Bolo de Aniversário de Chocolate e Nozes

Massa:
Faça esse bolo acrescentando 1 xícara de chocolate em pó à mistura de farinha e fermento. Eu usei um chocolate em pó com 32% de cacau, e fiz a massa três vezes.


Recheio
Se for fazer apenas um bolo, use apenas metade dos ingredientes abaixo

2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 colher (sopa) de amido de milho (Maizena)
1 lata (300g) de creme de leite
1 barra (200g) de chocolate meio amargo picado ou ralado
200g de nozes picadas em pedaços grandes

Preparo
Numa panela de tamanho médio ponha o leite condensado, a manteiga e o amido (diluído no leite). Misture bem e leve tudo ao fogo, mexendo sempre, até a mistura começar a ferver. Então conte dois minutos e desligue o fogo. Junte o chocolate ralado e espere alguns minutos, para que ele derreta. Mexa bem  e junte o creme de leite, voltando a  misturar bem. Por fim, junte as nozes picadas em pedaços não muito pequenos. Deixe que o doce esfrie e então recheie o bolo com ele.

Calda
(para umedecer a massa)/Se for fazer apenas um bolo, use apenas 60ml de água para molhá-lo

200 ml de água filtrada e fria

Cobertura
Ganache de chocolate meio amargo/se for fazer apenas um bolo, ele ficará coberto com uma camada de chocolate mais espessa :


400g de chocolate meio amargo, de boa qualidade, puro ralado ou picado (não pode ser chocolate fracionado nem hidrogenado)
200g (1 caixinha) de creme de leite

Derreta o chocolate em banho ou no microondas, em potência média, por 35 segundos. Mexa e ponha de novo no microondas, repetindo o procedimento, até que derreta totalmente. Depois disso, sem levar de novo ao microondas, misture o creme de leite ao chocolate derretido, mexendo bem para homogeneizar. Cubra a mistura e leve-a à geladeira por 20 minutos ou até que engrosse. Cubra o bolo com o ganache.

Montagem
Depois de o bolo estar assado e frio, corte-o ao meio, borrife a água na parte de baixo e espalhe o recheio sobre a mesma. Ponha a parte de cima sobre o recheio, ajustando bem as duas partes do bolo. Cubra o bolo com o ganache. Se for fazer os três bolos, não precisa cortá-los pois cada um será uma camada do bolo resultante.

...................................................................................................



Tender ao nosso modo
(Tender, para quem não sabe, é um presunto suíno em forma de bola)

1 Tender sem osso, de aproximadamente  1kg 
Sumo de 1 abacaxi doce (descasque o abacaxi e corte-o em pedaços pequenos, desprezando o talo central. Ponha os pedaços no copo do liquidificador e bata até liquidificar tudo. Se necessário, acrescente um pouquinho de água, para fazer o aparelho funcionar. Passe o sumo por uma peneira e empregue)
1/4 de xícara de molho inglês
2 colheres (sopa) de óleo de cozinha
20 cravos da índia

Preparo
Faça cortes superficiais no Tender formando losangos. Misture o sumo de abacaxi com o molho inglês e o óleo e esfregue bem o Tender com esta mistura.  Ponha o Tender e o molho numa assadeira pequena e funda. Coloque um cravo da índia em cada vértice dos losangos feitos no Tender. Cubra assadeira com papel alumínio e leve-a ao forno por meia hora. Tire o papel e deixe que o Tender asse por mais 40 minutos, regando-o com o molho a cada 10 minutos (à medida em que o molho for secando, vá acrescentando água a ele, mas só se isto for necessário). Depois de assado, já bem corado e meio caramelado, tire o Tender da assadeira e sirva-o com farofa, frutas ou o que preferir.

55 comentários:

Pam disse...

Nossa, que delícia, que Natal farto e lindo vocês tiveram. Adorei, tá tudo muito lindo, as fotos, o bolo o tender. Parabéns, tenho certeza que uma mão de fadas que você tem o seu Natal e o da sua família deve ter sido mágico.
Beijinhos

Carol disse...

Esse bolo deu água na boca. Se eu não tiver alguém pra me ajudar a fazer o bolo da minha filha no seu aniversário, vou tentar essa cobertura de ganache de chocolate.
Beijos

Renata disse...

Minha amiga, pelo amor de Deus...rsss...se eu disser que vou tomar um copo de água hoje tô mentindo...curuz...rrsss...nem isso cabe na minha pobre e inchada barriga...kkkkkk...Valha-me Senhor, comi que nem uma porca nesse Natal, sorry, mas é a pura verdade!!!!

Não fiz um grão de arroz, mas em compensação minha mãe comprou um supermercado de comida, que só vai terminar ano que vem...rsss...

Mas não é nada disso que eu quero dizer aqui: quero elogiar o lindíssimo bolo que a mãe fez pro aniversário da filha mais velha, e dizer tbm que esse tender ficou uma loucura...Tudo muito caprichado como só voce sabe fazer...uai, sem falar no resto das fotos...só tem comida boa nesse post!

Então minha amiga, vou deixar dois abraços aqui: pra filha que faz aniversário, e pra mãe e toda família votos de um Natal muito feliz e um 2011 maravilhoso!

Amém!

Daniana Bittencourt disse...

Que mesa farta e deliciosa!
Esse bolo tá lindo e o recheio de dar água na boca.
Desculpe o atraso em vir lhe desejar boas festas! Mas desejo que seu novo ano seja repleto de saúde, paz e sucesso.
Abraços,
Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Andreia Braga disse...

Marly do céu... eu sou sua fã numero 1, que bolo linda menina!!!! Me deu vontade de provar e tentar fazer, q lindo.

Um feliz Natal pra vc e toda sua familia Marly...

Grande bjo

Andreia Braga

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Sandreane disse...

Marly, o tender ficou com um aspecto incrível, mas fiquei encantada pelo bolo :)
Parabéns :)
Ah! Boas festas!!!!
Abraços!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
O bolo ficou maravilhoso.
Parabéns para sua filha.

Para você e toda a família, um 2011 cheio de doçuras. Muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Beijos.

Fabiana disse...

Marly,

Fico encantando com as suas delicias...
O bolo ficou lindo, e que bolo, hein??
Adoro ver as fotos das fatias de bolos com muito recheio..kkkkk, chego a ficar com agua na boca.
Uma sobremesa que eu quero muito experimentar é a torta de bis, que vi há pouco tempo no blog da Renata.
Adoro cozinhar, mas só na minha cozinha, quando entro em outras cozinhas, fico perdida, e como estou na casa da sogra, já viu, né?
Mas enfim, aproveito para desejar um Feliz Ano Novo, repleto de paz, amor, saúde, união e muitas realizações!
Parabéns para a filha!
beijos

Renata disse...

hmmm... bolo MARAVILHOSO!! Deu agua na boca!

welze disse...

espero que tenha passado um ótimo Natal e que o ano novo seja melhor ainda

angela disse...

sempre tenho acerteza de encontrar delícias por aqui, muitas delícias.parabens!
e parabéns especial para a filha mais velha.bjs

Jud disse...

Nossa, quanta coisa deliciosa!!!
Meus parabens, adorei este bolo!
Já estou seguindo, grata pela visita querida.
Bjss
Jud-artes.

ameixa seca disse...

Tender nunca comi, aqui não se usa. Mas o bolo está lindíssimo, o recheio parece ser óptimo :)

sadhia disse...

quantas delicias amiga amei viu querida
também fiz uma ceia bem farta .e deliciosa e não faltou cupcakes ..fiz de panetone e ficaram tão deliciosos que não sobraram nenhumzinho amiga já postei as fotos
bjinhos
e feliz natal amiga

Xana Bértolo disse...

Cada coisa mais gostosa k a anterior :)...
Continuação de boas festas amiga
beijinhos

Andréa Santana disse...

Parabéns!
Tudo ficou lindo, lindo d++!

andreaquitues.blogspot.com/

Feliz 2011!!!

bjs,Andréa...

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola Marly!
com essas receitas nem preciso desejar um feliz natal atrasado ne! rsrsrs

entao...um feliz ano novo...com muitas receias maravilhosas pra deixar a familia todo feliz!!

bjos e nos vemos em 2011! ;)

sadhia disse...

amiga obrigado pea visitinha ...e vim para desejar que vc tenha um 2011 cheio de amor paz...prosperidad..saude amo e tudinho de bom amiga
bjinhos
sadhia

Faniquito disse...

Aiii num guento !!! hehehe

Eu adoro uma boa mesa e essa está de dar água na boca. Hummmm !

Já salvei umas receitas...são ótimas!

Beijinhos

Ana

Faniquito disse...

Oii, amiga !!!

♥♥ Que Jesus – rosto humano de Deus – esteja presente em sua vida todos os dias do novo ano que se aproxima !!! ♥ Que esse ano de 2011 venha repleto de paz, saúde e pq não ...prosperidade !!! hehehe ♥ E se alguma coisa não der tão certo qto a gente espera ...que tenhamos fé e muita força para enfrentar e seguir adiante !!!! ♥♥

Feliz ano novo !!! Happy new year !!! Bonne Année !!! Buon Capo d'Anno !!! Feliz Ano Nuevo !!!

Tá bom, tá bom...vou parar !!! hehehe

\o/ Beijinhos \o/

Ana

Adelade disse...

Que delícia de festa e esse bolo maravilhos....Tenho certeza que esta festa foi maravilhosa.
Amiga, estou passando para desejar um 2011 repleto de saúde, amor e muita paz.
Abraços
Adelaide

Ana disse...

Bom diaaaa!!!!!!
Passando pra lhe desejar um Feliz Ano Novo...com muita saúde,paz,sabedoria e grandes conquistas com as bençãos Divina.
Abraço,obrigada pela atenção e simpatia neste ano que termina.


"O que reforça a intimidade é ter o que compartilhar, não o que esconder."
Martha Medeiros

Raquel Alabaça disse...

Que linda ementa, tudo tão saboroso.

Beijinhos e um Bom ano.

Renata disse...

Minha amiga, mais uma vez te desejo um ano realmente novo, com tudo do jeito que tem que ser: muita saúde, muita paz, muita alegria e amor no coração!

Grande abraço,
Até o ano que vem!

Junia Ansaloni disse...

Delicias...Sò delicias por aqui...
Um 2011 repleto de saùde e paz !!! Bjim

Daniana Bittencourt disse...

Oi Marly,
Quero te agradecer pelas visitas e simpáticos comentários nesse ano.
Aproveito para desejar a você e familiares um novo ano de muito amor, paz, prosperidade, saúde e sucesso. Que tudo aquilo de bom que você sonha possa se tornar realidade.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Adriana disse...

Querida um feliz e abençoado ano de 2011, a vc e toda sua familia.
FELIZ ANO NOVO!!!
Beijos.
Adriana.

Izis Borck disse...

Olá vim agradecer pelo seu comentário e me tornar seguidora. Adorei a receita de suas tortas, já estou copiando, rsrsrsrs
Beijocas

♥ROSA ♥ disse...

oi marly , fiquei muito feliz por você está seguindo meu bloguinho estarei sempre aqui ,seu blog é de dar água na boca parabéns !e um maravilhoso ano prá vc tbm !!!bjs

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!!Desejo p/ vc e sua família um ano de muita saúde, paz, amor!!!!!!

Bjs...Que lindo o bolo, parabéns atrasadíssimo p/ sua filha!!!!

Bjs.....

Deborah Martin Salaroli disse...

Pam. mas vc caprichou mesmo no Natal, hein? Quanta coisa boa. O pessoal não morreu de tanto comer? Rsrsrsrs
Aproveito pra te convidar para uma blogagem coletiva que estou divulgando. Gostaria muito que vc participasse tb. Te espero lá.
Bjs e um feliz 2011
Deborah

www.delicias1001.com.br

Deborah Martin Salaroli disse...

Nossa, Marly, desculpe-me digitei errado o seu nominho!!! Perdão.
Ah, tinha me esquecido de te falar que sou sua seguidora há bastante tempo e que o link do seu blog tá lá na minha página inicial.
Bjs e um feliz 2011
Deborah

Gina disse...

Amiga, estou de volta para desejar um ano de paz, saúde, realizações de toda espécie, afinal os sonhos precisam ser constantes pra nos manter motivadas.
Bjs.

Richie disse...

Marly, que bolão mais lindooo! Parece da capa daqueles livros de bolos americanos! E tender é o mais gostoso das festas, na minha opiniao... adoro comer com pao.

Te desejo mais sucesso ainda e mtas felicidades nesse novo no, viu?
bjao

Maberte disse...

Vim agradecer-lhe pela força no blog, mas quando abri a sua página quase tive um piriquepaque. Que bolo!!! É até pecaminoso colocar uma foto daquela que mostra os pedaços.E dá próxima vez tenha dó dos "sem bolo" que estão do lado de cá da telinha rsrsrs.Feliz 2011!
Obrigada pela visita.

Simone Scharamm disse...

Querida Marly,
Conte com a minha amizade nesse novo ano que se inicia!
Deixo aqui um abraço apertado de ano novo!
Beijos!

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!!
Eu amo bolinho de bacalhau e confesso que até para a 1ª vez que eu fiz, ficou maravilhoso!!!!

BJs...

Cibele Ferreira Sales disse...

Eu tô apaixonada pelo seu blog, entrei pra retribuir a visita e não saio mais!! Um 2011 repleto de coisas boas pra vc! beijos

Fabí disse...

Amiga, meu sonho é fazer um bolo e ficar igual a esse, pois os meus sempre ficam tortinhos e feios por fora, apesar de deliciosos não ficam apresentáveis. rsrsrsr. bjs

Rachel disse...

Querida amiga...maravilha é pouco para dizer sobre esse tender, que deve ficar especial...o bolo nem se fala né...ainda mais quando é feito para uma comemoração dessas...Muitos anos de vida para a filhota!

Feliz 2011, que todos seus desejos sejam realizados!!!

Bjuss!!!

Cantinho da Jana!!! disse...

Que delícias de Natal heim...com esse bolo de aniversario junto então...perfeito


feliz 2011...

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com

Ingrid disse...

Oi Marly!!! Obrigada pela visitinha!!! Estou amando seu blog!! Cada coisa deliciosa hein?! rs Gostaria de ser prendada assim também!!! Estou te seguindo pra ver se aprendo!! rs
Feliz 2011!!!! Bjo!!!!

DeCoração com Fatinha Estrela disse...

Marly q bolo de chocolate maravilhoso parece q senti o gostinho daqui rsssssss
Já estou seguindo seu blog.Amei tudo ...
Bjsssssssss e feliz 2011

Blog da Nô disse...

Marly, que saudade sinto de natais assim!
Outra coisa que me dá saudade é o tender! Adoro tender e esse seu com abacaxi deve ser di-vi-no! Mas aqui não há e não posso pedir pra minha mãe me mandar um pelo correio... snif, snif!!!
Estou ansiosa para ver os outros posts!
Minha doce amiga, que 2011 seja repleto de boas realizações!
Um beijo!
:o)

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly amiga que espetáculo, vc sempre arrebenta, gente é tanta delícia maravilhosa que os olhinhos ficam brilhando, parabéns ficou tudo super lindo e perfeito, bj♥kas e um 2011 genial p/ vc, Ana, ;)...

Cae Fernandes disse...

Parabéns pelo blog...é muito bom!!! Adorei as primeiras receitas que vi, vou seguir prá voltar sempre!
Bjooos
Cae

caefernandes.blogspot.com

® disse...

Mah,
Minha querida amiga...
Me perdoe pela demora em retribuir td de bom q vc me dedicou no ano q se passou...
Desejo de coração q Deus transforme esse ano em alegrias e vitórias para vc e sua família!
Deus tem sonhos para vc, creia!

Seus bolos são maravilhosos e essas rosas ficaram perfeitas.
Parabéns para sua princesa, q Deus seja com ela em todo o seu caminhar.
Um bejim grande no seu coração e tamo junto, viu?!

Dani Franken disse...

Oi Amiga, que ceia deliciosa!!! O bolo, de capotar... Maravilhoso! Aliás tudo muito lindo e com cara de quero mais, muito mais... rsrsrs
beijos,
Dani

margaret pires de oliveira disse...

Marly, como sempre muito criativa como minha cunhada e nora do meu pai, ficamos todos os natais esperando o delicioso bolo, este ano não foi diferente ,delicioso o bolo de aniversário, inclusive o bolo que nos foi enviado o qual encontra-se neste blog com cobertura bem decorada e bastante colorida mas o recheio uma delícia, enfim parabéns por tudo beijos da cunhada margo.

totosafeguide disse...

I simply want to tell you that I am just beginner to blogs and certainly enjoyed you’re web page. Almost certainly I’m want to bookmark your site . Feel free to visit my website; 안전놀이터

Ariyah disse...

These are actually impressive ideas in concerning blogging.

Griffin disse...

I enjoy every little bit of it. I bookmarked to check out new stuff of this blog

Terry disse...

Very efficiently written information. For sure i will check out more posts.

Wren disse...

This article has proven useful to me. Its awesome, I admire this blog here.

Grant disse...

I admire this blog here. Awesome article, keep doing it! thanks!

Pin It button on image hover