terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Suspiros Estriados e Notícias da Festa


Vou começar pela festa, da qual falei no último post. Ela teve tudo para ser um desastre, pois surgiram muitos contratempos durante a semana, como a repentina internação de um sobrinho nosso, com um problema grave de saúde, o que nos deixou em polvorosa (a mim até ocorreu a idéia de adiar os festejos). De qualquer forma, como não se falou em cancelamento da festa, comecei a fazer o bolo com muito atraso, e o o rapaz só se viu fora de perigo no fim da manhã de domingo. Além do mais, desde o início, eu e minha irmã divergíamos sobre as cores a serem usadas, pois eu achava que ela devia fazer uma festa em tons pastel, como é próprio para bebês (segundo o meu ponto de vista), e ela foi logo dizendo que queria tudo em cores fortes, pois a bebê adora cores berrantes, rsrs. Eu também pensava numa festa visualmente mais limpa, como é usual agora, e ela queria um jardim feérico, rsrs. Para complicar -  pois as complicações quando vêm visitar a gente nunca vêm sozinhas, mas trazem a família inteira, rsrs -  eu resolvi juntar chocolates de três marcas diferentes (Nestlé, Garoto e Ghirardelli) para fazer o ganache para cobrir o bolo, pois tinha três saquinhos com restos de chocolates amargo dessas marcas, cujo peso total perfazia quase um quilo, e a mistura resultou num ganache todo mesclado, coisa que só ficou evidente muito tempo depois da aplicação dele no bolo. Isto me deixou doida e comprometeu todo o resto, pois estive a ponto de recomeçar do zero, fazendo outro bolo! Masss, como eu não podia deixar de pensar que o bolo sem a cobertura estava muito bom (fato que se comprovou maravilhosamente durante a festa, pois o bolo acabou num instante, me impedindo até mesmo de separar uma fatia para fotografar depois) fui mantendo ele mesmo. E, por fim, todas as fotos do bolo ficaram pavorosas: tremidas, fantasmagóricas ou coisas assim, pois foram tiradas lá mesmo na festa, num canto com má iluminação e crianças correndo em volta, rsrs. Diante de tudo isso eu nem queria mostrar o bolo aqui, mas resolvi fazê-lo, como uma advertência, para que eu seja mais previdente, nas próximas vezes, rsrs. Porém, mesmo com o aparecimento de todo tipo de transtorno, e minha irmã se vendo obrigada a encomendar e/ou alugar tudo na última hora, a festa foi um sucesso! O salão se encheu de pais e crianças animadas, e teve tudo que criança adora, inclusive aqueles binquedos nos quais elas podem brincar, rsrs. Eu tinha feito também estes suspiros para a festa, mas eles não foram levados e nem fizeram falta, pois lá já havia doces demais.

Para fazer suspiros estriados assim é só aplicar o corante em gel, para culinária, no saco de confeitar, fazendo uma linha dentro do saco, desde o bico até  o ponto em que o saco será fechado, antes de por o merengue dentro dele. O ideal é fazer isto com um pincel fino, comprado só para esse fim. A receita de suspiros que usei foi essa. E o bolo de nozes também apareceu  aqui aqui.

Bolo de nozes com recheio de Nozes
(esta massa foi feita três vezes)

(xícara (chá) = 240 ml)

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes moídas (no liquidificador)
½ xícara (chá) de margarina (100g)
1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitadinha de sal

Preparo

1 - Unte e enfarinhe uma forma redonda de 30 cm de diâmetro e reserve-a.
2 - Peneire a farinha juntamente com o fermento e reserve.
3 - Bata as claras em neve e reserve.
4 - Bata bem as gemas com açúcar e a margarina. Junte o sal e o iogurte e bata para misturar. Desligue a batedeira.
5 – Junte a farinha e as nozes moídas, misturando tudo com um batedor de mão. Por fim, acrescente as claras em neve, misturando-as delicadamente com o batedor (fouet).
6 – Ponha a massa na forma preparada e leve-a a assar em forno moderado, pré-aquecido, por uns 35/40 minutos, ou até que passe no teste do palito (enfiando um palito no centro do bolo, ele sai limpo e não ‘sujo’ de massa). Depois de assado, tire o bolo do forno e deixe que esfrie na forma.

Doce de Nozes
(Para recheio de bolos e tortas de nozes)

Ingredientes
2 latas de leite condensado (395g cada lata)
1 caixinha de creme de leite (200g)
100g de nozes picadas em pedaços grandes
10 gotas de essência de nozes (opcional)

Preparo
Ponha as latas de leite condensado fechadas numa panela de pressão que contenha água suficiente para cobrir as latas. Leve a panela fechada ao fogo e quando a panela começar a chiar, conte 50 minutos e então desligue o fogo. Deixe que as latas esfriem por pelo menos duas horas, antes de abri-las (eu sempre faço isso à noite, e deixo a panela com as latas esfriarem durante toda a noite, só abrindo a panela e as latas no dia seguinte).  Na batedeira ou mesmo na mão, usando um batedor manual, misture o leite condensado cozido com o creme de leite (e a essência, se for usá-la) até homogeneizar bem. Junte então as nozes picadas e misture delicadamente. Se o creme ficar meio mole, leve-o à geladeira por 1 hora para que fique mais firme. Está pronto!

Calda
Ingredientes

1/2 lata de leite condensado
250 ml de água filtrada em temperatura ambiente
100 ml de creme de leite

Preparo
Misture tudo e molhe o bolo com a calda, usando 1/3 do volume total para molhar cada bolo.

Ganache de chocolate meio amargo:

500g de chocolate meio amargo, de boa qualidade, puro ralado ou picado (não pode ser chocolate fracionado nem hidrogenado)
200g (1 caixinha) de creme de leite

Derreta o chocolate em banho ou no microondas, em potência média, por 35 segundos. Mexa e ponha de novo no microondas, repetindo o procedimento, até que derreta totalmente. Depois disso, sem levar de novo ao microondas, misture o creme de leite ao chocolate derretido, mexendo bem para homogeneizar. Cubra a mistura e leve-a à geladeira por 20 minutos ou até que engrosse. Cubra o bolo com o ganache. 

As flores e abelhinhas foram feitas com pasta de chocolate branco, mas podem ser feitas de pasta americana, comprada pronta, ou pasta de leite em pó. As folhinhas foram feitas com glacê real.


Eis, o 'monstrengo', que, no entanto, ficou saboroso, rsrs:


50 comentários:

Pam disse...

Ah não, não concordo com o monstrengo não..haha. Para mim o bolo está lindo, adorei a decoração, pode parar de ser modesta..hehe. A festa deve ter sido ótima. E os suspiros então, super fofos. Tudo está lindo como sempre, ok? hehe
Beijinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Também concordo com a Pam, o bolo ficou muito lindo! Os suspiros ficaram super lindos, parabéns! Bjinhos

Ana Powell disse...

Espero que o teu sobrinho já esteja bem recuperado, votos de melhoras.
Parabéns pela trabalho, acho-o fenomenal ♥

Sueli disse...

Que delícia esses suspiros e o bolo está demais, parabéns !!

Bjs
Su

"Manjares da Manu" disse...

Concordo com todas não acho monstrengo!!!!Ficou lindo, pena vc não ter conseguido tirar foto dele por dentro!!!
Achei o suspiro lindo!!!

BJs...

Talita disse...

Que coisa linda esses suspiros, Marly! Que maldade com o bolo! Ficou muito bonito!

Parabéns pelo 2˚ ano de blog e que gracinha a sua sobrinha!

Muito obrigada pelo carinho de sempre!

Um grande beijo e uma semana cheia de alegrias pra você.

Renata disse...

Minha querida Marly,

Não vejo nada de monstrengo nesse bolo tão lindo e cheio de detalhes da linda Ana Clara! Pára já com isso, que ele ficou perfeito viu?

E os suspiros? Coisa mais chic que eu nunca tinha visto na vida, uai, vou já copiar e fazer igual à minha mestra!

Querida, senti saudades de voce nessa blogsfera!

Apareça viu?

Abraço grande,

Gina disse...

Os suspiros ficaram muito fofos. Obrigada pela dica!
Ai essa mania de perfeição... A gente não vê nada demais, só quem faz...rs!
Que bom que o sobrinho já está bem.
Bjs.

Daniana Bittencourt disse...

O bolo tá lindo. Não tem nada de monstrengo. E com certeza, uma delícia também.
Os suspiros ficaram lindos.
Parabéns pelo trabalho.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Andreia Braga disse...

Olá Marly!!! Você como sempre mandou muuuito bem no bolo. Fico lindo, a decoração linda, e tenho certeza que o sabor também! O suspiro eu fiquei admirada. Sou fã de suspiro, mas nunca tentei fazer. Me deu até agua na boca...hehehe!!!

Melhoras para seu sobrinho!

Bjs

Andreia Braga

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Fabiana disse...

Marly,
Eu também achei o bolo lindo, com o mesmo capricho de sempre.
E imagino o sufoco que você passou...realmente é assim, quando acontece uma coisa ruim, parece que vai puxando outra, e assim por diante.
Mas que bom que o seu sobrinho já está melhor, que vocês entraram em acordo com a cor da festinha, o bolinho ficou lindo e deu tudo certo.
adorei a idéia dos suspiros, e fiquei imaginando fazer eles coloridos.
beijos

Tata Nani disse...

To com as meninas, nao tem nada de monstro no bolo nao! Tadinhooooo! Tá uma graca! Quem me dera sair de minhas maos uma coisinha gostosa dessas... Sou uma atravessada na panificacao e arte da confeitaria, nao dou conta nao, hein?!
Um beijo grande, e parabéns pelos doces!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que suspiros mais delicados. Enfeitam qualquer mesa.
E o bolo, ah o bolo ... Não vi qualquer defeito.
Ele só me deu a ideia de que é delicioso.
bjs

tatiane disse...

Marly, vou entrar no coro e dizer que não ficou nada monstrengo. Mas cada um de nós tem um "padrão de qualidade". Achei os suspiros lindos, super delicados.
beijos

Celeste disse...

O bolo estava divino, de comer de joelhos com umas castanhas na massa hummmmmmmmmm.
Os suspiros estão lindos vou ai provar na sábado.nelson

Andréa Santana disse...

Marly,
ficou tudo lindo, sem defeitos.
Eu queria uma fatia desse bolo, rsrs.

andreaquitutes.blogspot.com/

bjs,Andréa....

Elaine disse...

Marly,

Tenho natureza curiosa e poderia ter logo rolado a página e espiado o bolo, porém não o fiz. Fui lendo devagarinho toda sua saga, ficando cada vez mais curiosa até chegar à tal foto "horrorosa" que você havia prometido. Levei um susto! Vi um bolo lindo como sempre!
Do jeito que você falou, esperava um bolo como os meus, que despencam, ou que ficam de um lado de um jeito completamente diferente do outro, rsrsrsrsrs.
Então tá, agora você ficou me devendo uma foto de um bolo realmente horroroso que você tenha feito, viu?!rsrs
Adorei a dica do suspiro, ficaram lindos também.
Ahhh, advinha que doce seu fará parte de minha Ceia Natalina???? A torta de Bis logicamente! Tomara que fique igual à sua.

Bjs,

Elaine

Fla disse...

Menina mas que epopéia! Risos...
E olha faço coro, achei que o bolo ficou lindo!!!
Parabéns viu!
Beijos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly querida concordo com a Pam o bolo ficou lindo, super meigo, eu achei perfeito, cada detalhe mais lindo que o outro, e os seus suspiros estão impecáveis, aliás pode até parecer redundante, mas suas mãos são transformadoras como de uma fada, parabéns!!!, bj♥kas, ;)...

Santa Gastronomia disse...

Se esse bolo tá 'monstrengo', não quero nem saber como você chamaria os meus, kkkk..
Tá muito bonito, alegre. Parabéns por tudo!
Bjinhus..

Simone Scharamm disse...

Ah, Marly,
Que monstrengo, que nada!rs! Você não consegue fazer bolo feio, não!rs! esse talento é meu,rsrs!
espero que já esteja tudo ok com o seu sobrinho! Nessa época acontece tanta coisa, né?
A receita do bolo de nozes já está devidamente anotada para o futuro! Por esses dias pretendo fazer os biscoitinhos de gengibre! Só não sei se conseguirei os cortadores por aqui.
Ah, recebi o seu e-mail falando sobre a sua cidade! Estamos tão distantes para fazer um Chá juntas, não é mesmo?rs!
Bom dia pra você! obrigada pelo carinho!
Um beijo!

Anônimo disse...

Hi, i just want to say hello to the community

welze disse...

que monstrengo mais lindo esse seu. está ou melhor, esteve maravilhoso. O recheio é um absurdo de delicioso. Parabéns por tanto capricho.

Junia Ansaloni disse...

Marly, querida, eu achei lindo o bolo e os supiros bellissimosss, Parabèns !!! Baci

ameixa seca disse...

Qual mostrengo qual quê? Está lindo!
Adoro suspiros!

Naty disse...

"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Natal e um Prospero Ano Novo repleto de saude paz amor na companhia de todos os que vos são queridos.
São os nossos maiores desejos.
Bjs com carinho

Lau Verrengia disse...

Eu acho que você exagerou um pouco ao descrever o bolo, ficou bem fofo e tenho certeza que todos gostaram. Pelos ingredientes imagino que a massa também seja deliciosa.

Beijinhos

Renata disse...

Marly, só por ser de nozes já ganhou meu coração. E outra, tenho que concordar com todos: o bolo estava lindo!!!

Beijão!

Nereime disse...

Marly,
te desejo um natal abençoado, com paz em seu lar e muitas delícias como este bolo( achei uma fofurinha)!
Nunca tinha visto suspiros tão lindos!
bjs

Helena disse...

Marly
Gostei de tudo, o bolo ficou fantástico.
Nem aprecio suspiros mas comia um desses mesclado, achei a ideia girissima.
Beijos e boa semana!

Xana Bértolo disse...

Marly, esses suspiros estão uma tentação mesmo :)
Um feliz natal, com tudo de bom
beijinhos

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Parabéns por tudo
O bolo ficou lindo

bjs Carol

Simone Scharamm disse...

Marly, querida,
Vim te desejar um feliz Natal! Muita saúde, paz, alegria e amor!
Grande beijo, da admiradora, Simone

Richie disse...

Marly, vim te desejar um natal abençoado e um ano novo cheio de boas surpresas, sucesso, saude e tranquilidade!

OS suspiros ficaam lindos, assim manchadinhos!

Um beijao pra voce!

Chocolate na Cozinha disse...

Oi Marly, esse seu bolo de nozes...Aff!!!!!
Obrigada pelo recadinho.
Feliz Natal!!
bjs,
Verônica

angela disse...

amiga, foi otimo vc mostrar o bolo,mas não tem nada de monstrengo, o fato que tudo que sai da sua cozinha é tão perfeito que imagino como deve ter sido dificil esta postagem. contratempos a parte,ficou lindo. espero que seu sobrinho tambem já esteja bem saudavel.parabens para a gatinha e para vc o seu trabalho ficou lindo.bjs

Renata disse...

Minha amiga, nao podia deixar jamais de vir aqui deixar meus votos de Feliz Natal, de parabens pra filha, e de um 2011 magnifico pra voce, mas acho que antes disso ainda nos falamos nao eh:

Muito obrigada pela companhia e pelo imenso carinho neste ano, um grande abraco e tudo de muito bom!

Cantinho da Jana!!! disse...

Oiii...
Bom, como disse no blog,não poderei visitar meus amigos nesses dias pois vou curtir um pouco a minha família que mora longe.
Assim quero passar em alguns cantinhos pra deixar um FELIZ NATAL e um Ano Novo lindo, cheio de realizações e tudo de melhor que o coração de cada um de vocês possa desejar...
Desejo um novo ano abençoado a você e sua família...

bjos
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela mensagem!!!E que vc tb um lindo NATAL e um excelente ano novo!!!!

Bjs...

tatiane disse...

Oi, Marly! Passando de novo para desejar um feliz Natal para você e sua família, e um lindo início de 2011. Ah, e parabéns para a filha também!
beijos

Gina disse...

Voltando para desejar um Natal bem bacana pra você, Marly!
Bjs.

Anônimo disse...

Querida amiga,Marly!!!

Este bolo tirou suspiros...de tao lindinho.

  .*◇※◆*。
.*◆*° `*◇*.
*※'Merry `※*
`*◇. X'Mas.◆*
`*※*。 .*※*'
  `*◆※◇*°
Um lindo Natal e um Prospero Ano Novo a voce e sua familia.
Beijocas da Normita.

angela disse...

feliz natal!

Elaine disse...

Marly,

Voltei pra te desejar um Natal delicioso!

Bjs,

Elaine

Sueli disse...

Marly, obrigada pela visita em meu Blog !

Que a palavra de isaias, mesmo já sendo conhecida por vc, faça parte da sua vida neste Natal.

Deus a abençoe e a renove com graça a cada dia !

Bjs
Sueli

»¤Þ䵣䤫 disse...

Feliz Natal Marly, que o espírito santo envolva você e toda sua família! Beijos

casinositewiki 카지노사이트 disse...

Thanks for sharing the info. I located the information very useful. That’s a brilliant story you posted. I will come back to read some more. Feel free to visit my website; 온라인카지노

yadongbiz disse...

Beautiful. However those who suffered losses and may not feel quite so charitable are no less deserving of our good wishes at this time 야한동영상

Please visit once. I leave my blog address below
야설
야한동영상

japanyadongcom disse...

I am really happy to say it’s an interesting post to read. I learn new information from your article , you are doing a great job. Keep it up 국산야동

Please visit once. I leave my blog address below
야설
국산야동

chinayadongnet disse...

Excellent information Providing by your Article thank you for taking the time to share with us such a nice article. 중국야동넷

Please visit once. I leave my blog address below
야설
중국야동넷

Pin It button on image hover