sexta-feira, 1 de abril de 2011

Frango Assado Especial com Coscous Marroquino e a Biblioteca de Culinária



Eu nem ia postar esta receita, justamente porque ela nem chega a ser uma receita, mas uma sugestão. E esta  é quanto ao tempero do frango, pois este couscous, por sinal muito gostoso, já vem com um saquinho de tempero, que se dissolve na água com a qual se hidrata o cuscuz. Quanto ao tempero do frango é este:

Tempero Especial para Frango Assado

Sal (a gosto)
2 dentes grandões de alho
1 colher (sobremesa) rasa de sálvia seca
1/2 colher (chá) de manjericão seco
1 pitada de semente de coentro moída
1 colher (sobremesa de molho inglês ou vinagre)/usei molho inglês Lea & Perrins
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 Pitada de pimenta do reino moída na hora
1/2 colher (chá) de louro em pó

Fiz assim: coloquei tudo no mini processador (pode ser no liquidificador ou até socando num pilãozinho. Processei e esfreguei no frango, sob e sobre a pele do bicho; e isto na véspera. No dia seguinte, botei o frango no forno (numa assadeira, claro), derramei duas colheres de sopa de óleo de cozinha sobre ele e deixei que assasse por 3 horas (duas horas coberto com papel alumínio). Na última hora, já sem o papel, o reguei, de vinte em vinte minutos, com o molho que se formou na assadeira. Quanto ao couscous, na água com os temperos, se acrescenta um pouco de azeite de oliva. Depois de pronto, na hora de servi-lo, adicionei duas colheres de sopa de cebolinha verde, bem picadinha. O resultado foi um prato MA RA VI LHO SO. Parecia comida de festa. Outra razão para esta postagem é que há quem ache que eu só faço doces, rsrs. A verdade é que eu não tenho tempo de postar nem 20% do que preparo em minha cozinha.

...................................................................................................

Biblioteca Culinária

Outro assunto que quero voltar a abordar é quanto à minha fonte de inspiração, pois recentemente uma pessoa insinuou que usurpei uma idéia culinária de outra pessoa, sem dar a ela o devido crédito. A pessoa estava se referindo ao meu bolinho de chocolate, em forma de coração, que escavei para colocar o recheio. Isto teria me deixado pasma, se eu ainda levasse a sério um tipo de insinuação desta. Primeiramente porque fazer um bolo em forma de coração já deve ter ocorrido à maioria das pessoas que fazem bolos. Já escavá-lo, me ocorreu num dia em que pensei em rechear um bolo com morangos inteiros, tencionando manter a forma deles. Mas, mesmo isto já deve ter ocorrido a outros 'boleiros', rsrs. De qualquer modo, eu tenho muitos, mas muitos mesmo, livros e publicações variadas sobre culinária. Tantos, que eu nem valorizo muito os 'Jamies' e 'Nigellas', por já ter visto as idéias deles em outros lugares. Ainda assim, tenho livros destes dois autores, que ganhei de presente.

Em tempo: Não me entendam mal: gosto de Jamie Oliver e de Nigella Lawson, faço receitas de ambos e gosto de vê-los na TV, apenas não os idolatro.

Eis aí alguns dos meus livros:



Enfim, não é possível mostrá-los todos aqui, ou eu extrapolaria o limite de imagens que o blog pode suportar. Mas vou tentar ir mostrando aos poucos, nos próximos posts.

26 comentários:

Fabiana disse...

Marly,
Eu adoro cuscuz marroquino....e essa com tempero ainda não conhecia.
Quanto ao frango, sempre bom ter uma receita especial, anotada no caderninho, e essa vai entrar no meu com certeza.
Puxa, não sabia do episódio do bolo de coração...
Eu mesma, depois que entrei na blogosfera, aticei ainda mais minha curiosidade, e é normal termos idéias diferentes na cozinha;
Eu mesma, faço varias coisas diferentes e depois acho em outros blogs.
Quanto aos livros, eu adoro, mas muitas não tem fotos, e fico curiosa com o resultado final e com as opiniões de quem testou, por isso que eu amo visistar cada cantinho atras de novidades.
beijos

Fatima disse...

Marly, que delicia esse franguinho!!!!!
Beijinhos

Chefs.com disse...

Que frango delicioso!!!
Já anotei a receita!
A biblioteca culinária está nota dez...completíssima! Mas livros nunca são demais, né?
Bj,
Marcela.

Marina Mott disse...

Marly, que delícia!! E que livros, hem??!! Adorei!! Beijo!!

Renata disse...

Eu mergulharia de cabeça nessa sua biblioteca rsrsrs.. qto ao frango, preciso dizer que fiquei aguando aqui? Agora fiquei mais curiosa ainda em conhecer os 80% da sua culinária não revelada! :o)

Lourdes Sabioni disse...

O franguinho bão, sô!
Tá tão douradinho que dá pra sentir a crocância! Eu adoro esse couscous também.
Beijos e ótima semana!

Unknown disse...

belo franguinho:)

bjus

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Dá para imaginar a delícia que ficou esse seu cardápio.
Vou ver se encontro esse couscous.
Bela biblioteca culinária!
Beijo.

Renata disse...

Oh my God! O que é isso? A biblioteca do Congresso Americano? kkkkk!!!! Isso é que é ser gourmet, eita mulher chic gente! A criatura tem livro de todo jeito e de tudo quanto se pensar...ai que vontade de espalhar isso tudo no chão e passar a noite inteira me deliciando...rrsss

Quer dizer que vc copiou o bolo da outra foi? Minha amiga não faça mais isso, que coisa mais feia....kkkkkkkk...eu não aguento essa blogsfera, me divirto!!!!

Tivemos franguito chic hoje no almoço então? Maravilha! e com couscous? melhor ainda!

menina, deixa eu fazer minha lição de casa, que até agora só enrolei...rsss

Beijo!

Cantinho da Jana!!! disse...

Não dispenso um franguinho bem temperado desse jamais...e ainda com couscous???aaffff fico aqui só babando...rs

Quanto ao espisódio do bolo???rs Nem ligue tem certas pessoas sem noção...rs


bjim

Raquel Alabaça disse...

Gostei muito do tempero do frango, deve ter ficado bem aromático.

Bjs

Deborah Martin Salaroli disse...

Sua biblioteca está de 'dar inveja' boa em qualquer um. Adoraria ter mais livros de gastronomia. Um dia desses vou fotografar os meus tb. Vamos ver como ficarão!
Obrigada pelas palavras de carinho pelo aniversário do meu blog.
Sua presença constante fortalece nossa amizade.
Bjs
Deborah

ameixa seca disse...

Adorei a apresentação, parece foto de capa de revista :)

fimere disse...

il est bien cuit et bien doré on va dire que c'est un bon couscous au poulet bravo
bonne soirée

welze disse...

sentimento comedido sempre cai melhor que idolatria. gostei disso. a receita do tempero para frango realmente deve ficar uma delícia. boa semana minha linda.

Rachel disse...

Amiga, vi sua receitinha no dia em que postou, porém estava deficiente de conexão e não pude deixar meu recadinho... agora já me tornei mais net e está tudo ás mil maravilhas, ô sufoco...rs!
Você sabe como adoro couscous, né... já tinha visto esse com tempero no supermercado mas não comprei, agora que você disse que é bom, vou provar, é bem mais prático, né?!
Bjuss e linda semana para você!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly que franguinho very special!!!, e que livros maravilhosos, vc arrasa sempre, parabéns!!!, bj♥kas e uma semana linda p/ vc e família, Ana, ;)...

Andréa Santana disse...

Uma ótima sugestão Marly, esse frango está especial mesmo com esse cuscuz marroquino, é de babar,uma delícia.
E esses livros que riqueza amiga!

Tenha uma ótima semana!
Que Deus te ilumine sempre!
bjs,
Andréa...

Lau V. disse...

Como se fazer um bolo em formato de coração fosse uma coisa de outro mundo, que apenas uma ou duas pessoas pensaram... é cada coisa. rs
Realmente não da para levar a sério esse tipo de insinuação, Marly.

Mas enfim, faz parte, né?

Voltamos com o Baunilha e Chocolate com muitas novidades e de cara nova.
Espero que goste de tudo e volte lá, estou com saudade das suas visitas.

Um beijo grande

Dri Dauzacker disse...

Marly querida, tô aqui babando no seu frango, adoooro frango assado e o seu ficou com uma "cara" tão boa... da próxima vez, me convida, por favor!!!rsss
Não tô acreditando que vc anda "pegando" a ideia alheia...kkkk... ninguém merece essas coisas né?
Bela coleção de livros... adorei!
Bjim

tatiane disse...

Sabe que ainda não experimentei o couscous, comprei um pacotinho dele e estou enrolando para preparar algo, com este franguinho parece ótimo!
Achei um luxo sua biblioteca culinária, a minha ainda é bem pequena. Muitas vezes me pergunto se vale a pena comprar mais livros, pois me parece sempre "mais do mesmo", talvez porque tenho vários livros de sobremesas...
beijos e boa semana!

Daniana Bittencourt disse...

Oi Marly!
Realmente o frango ficou lindo e, com certeza, delicioso.
Sua biblioteca culinária é maravilhosa. Parabéns pelo acervo.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

angela disse...

minha cara amiga, este seu prato salgado,tão simples e tão especial quando guarnecido com um couscous. amei!!
realmente acontece cada coisa, que é melhor nem dar crédito. adorei seus livros,bjs

Renata disse...

Marly, sabe que eu comprei um pacotinho de cuscuz mas estou sem ideia.. Acompanhá-lo de um franguinho parece perfeito! E a sua biblioteca, me deu até vergonha da minha!

Beijo enorme!

Paula Pacheco disse...

Olá Marly,
Também amo livros, revistas, folhetos avulsos,até receitas de jornais, que compulsão não é mesmo? Um dia me perguntaram o que eu iria fazer se não lesse mais minhas deliciosas receitas, respondi que doaria a uma boa biblioteca...sua coleção é linda, e que franguinho bommmmm,
bjs
Paula

Julia disse...

Amo livros e revistas de receitas tenho vários amei esses das marcas de leite condensado e açúcar com eu queria tê-los poderia colocar as receitas deles pra gente.Escrevo pra todas as marcas e peço receitas mandam várias sempre ex:nestlé,knorr,arisco,maizena,hellmanns,coqueiro,sadia,perdigão,sazóntoddy,mezzani,piracanjuba,camil,prato fino,ducoco,itambé,D'ajuda,tio joão,dona benta,petybon,nissin,marilan,fleischmann,ai todas as marcas pedi vovê vai adorar já tenho várias.Será que você tem receitas das caixas de maisena se tiver coloca pra gente estou atras de todas essas receitas.Obrigada.

Pin It button on image hover