quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Abobrinha ao forno: Trivial e saborosa!



No post abaixo eu mencionei, de passagem, estas abobrinhas, e elas acabaram despertando o interesse de algumas pessoas, o que prova que este vegetal tem muitos fãs, rsrs. Este é o tipo do pratinho trivial e saboroso (pelo menos para os que, como eu, amam abobrinha). A receita, porém, não tem segredo e o sabor especial do prato se deve puramente ao equilibrio dos temperos, pois eu não carrego a mão e nem exagero com relação a nenhum, como prova a receita.

Minhas Abobrinhas ao Forno

Ingredientes

3 abobrinhas, do tipo italiana, médias (a quantidade é a gosto)
Sal a gosto
3 Tomates Maduros e Firmes
1/2 Pimentão Grande (de cor à escolha)
1/2 cebola Grande
1/3 de colher (chá) de alho frito industrializado (ou alho fresco picadinho, a gosto)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem (ou a gosto)
1 Boa pitada de manjericão fresco, bem picadinho
1 Boa pitada orégano seco
1 Boa Pitada de páprica doce (opcional)
Pimenta do reino preta moída na hora, a gosto
1 Colher (sobremesa) de cheiro-verde fresco picado

Preparo

Ligue o forno em temperatura média. Lave bem as abobrinhas, os tomates, o pimentão e a cebola. Tire a casca da cebola e corte-a, e também  as abobrinhas e os tomates em rodelas (as abobrinhas em rodelas mais grossas). Corte o pedaço de pimentão em tirinhas. Ponha estes vegetais numa tigela e acrescente o sal, o alho e a pimenta e revolva tudo. Espalhe uma colher (sopa) de azeite numa assadeira e distribua os vegetais sobre ele. Derrame o restante do azeite sobre os vegetais e salpique o restante dos temperos sobre eles (exceto o cheiro-verde). Leve tudo ao forno, por uns 10-12 minutos, ou até que as abobrinhas estejam al dente (cuidado, dependendo do seu forno elas podem amaciar antes!). Por fim, polvilhe o cheiro verde sobre os vegetais já assados. Se você preferir, junte os tomates e o pimentão às abobrinhas somente nos ultimos cinco minutos de forno, para que eles não murchem nem escureçam muito, e possam dar um colorido mais vibrante ao prato.

37 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Obrigada pela receita. Vou experimentar.
Beijo.

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly, eu gosto de abobrinhas,mas desde que casei , acabei deixando de fazer pq meu marido não come...é uma ótima receita!vou passar a receita para minha mãe, já que almoço lá todo dia!:-)bjinhos!!!

Anônimo disse...

Humm, adoro abobrinha! vou testar sua receita!
bjos

Anônimo disse...

Hummmm! Adoramos abobrinha aqui em casa, eu faço lasanha com elas, ou ralo crua para fazer salada, assim deste jeito nunca experimentei, mas parece uma delícia... Assim que encontrar algumas vou fazer a sua receita, um abraço Fabi

Josy disse...

Oi Marly querida, hoje vc trouxe um prato que adoro, abóbrinha é um legume que está no topo da minha lista de legumes preferidos, depois dela vem a berinjela. Sua receita, mesmo que trivial, ficou especial sómente pelos temperos, acompanhamentos e tempo de forno que vc usou. Gostei e muito, ficou uma cor linda, já jantei, mas se pudesse, bem comeria um pratinho desse com maior prazer. Beijinhos

Maria Luiza disse...

Marly
Aqui em casa adoramos abobrinha!
Meu marido então... é um dos legumes que ele mais gosta e por falar nele, ele passou aqui e eu mostrei este lindo prato.
Resultado: Amanhã no almoço vai ter abobrinha ao forno da Marly!
Beijos e uma boa noite

Renata disse...

Hm... ainda bem que aqui na Coreia tem todos esses ingredientes :D
Ótima sugestão, adorei!

Sara Ramos disse...

Eu gosto muito e claro, acho que ficou lindamente como cozinhaste. Bjs

Unknown disse...

Hi Darling!

Vou chamá-las de abobrinhas à provençal...rsss...posso? "ao forno" é pouco pra você, uai!

Chic, sem exageros, perfeitas!

Beijo,
Bom dia!

Laura Lucia disse...

Marly,
Depois do susto que tomamos, agora está tudo normal nos nossos blogs, o que é ótimo.
Gente, que abobrinhas mais caprichadas! Gostei demais delas. E você tem razão, se colocar muito tempero, não ficam tão boas. Aliás, qualquer comida com excesso de tempero perde muito no sabor. Um dia desses, comprei uma tortinha de frango numa confeitaria nova e, quando dei a primeira mordida, engoli a força para não passar vergonha, pois era puro cominho, só cominho. Um horror, não é?
Voltando às suas abobrinhas: você conseguiu a mágica de tornar o prato bonito e apetitoso, o que não é nada fácil, em se tratando de abobrinhas.
Beijos e um final de semana ótimo

www.sosimplesassim.com.br disse...

Abobrinha assim fica boa demais.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Manu disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm eu tbm adoro abobrinha!!! É tão versátil, deliciosa!!! E nada como um bom tempero pra fazer a diferença, né?
Vou fazer!!!
Bom final de semana!

Érica disse...

Que delícia de receita.
bjs

Fê Dayrell disse...

Marly, ficaram apetitosas e com um colorido muito bonito.
Bjo

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Que ideia boa! nunca fiz abobrinhas assim antes. Fiquei com água na boca!
Beijocas!

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA MARLY!
RECEITA MARAVILHOSA O MEU MARIDO AMA ABOBRINHA ESSA EU VOU FAZER.

ÓTIMO FIM DE SEMANA!
BEIJÃO........

Santa Gastronomia disse...

Marly: tá quase uma caponatta de forno, rsrs..
Eu também adoro fazer isso, é bem saboroso!

Bjinhus e ótimo fim de semana!

tatiane disse...

Gostei das abobrinhas assim preparadas. Raramente tem abobrinha em casa - sou a única a comer - e em geral vão raladas para ajudar a compor uma fritatta.
beijos

el horno de Maria disse...

Hola soy nueva en tu blog,tienes unas recetas fantásticas,me encanta yo también hago eta receta como tu. pero le pongo orégano y queso manchego rayado,un beso

Fernanda Eick disse...

Oi Marly
Só de olhar a foto, já dá água na boca!! Deve ser muito gostosa.
Gde abraço e um bom findi
Fe

Unknown disse...

Oi Marly recebi tua mensagem e estou te respondendo.Se receberes é porque tudo voltou ao normal.Estas tuas abobrinhas devem ficar uma delicia.Bom domingo.Beijos

Anônimo disse...

Oi Marly! Agradeço pela visita no meu blog! Passei pelo seu blog e adoreeei! Já estou seguindo!



Um beijo!

Ilaine disse...

Marly! Quando olhei para as imagens fiquei com água na boca, verdadeiramente. Sim, devia estar muito saborosa... Eu adoro abobrinha. Já estou levando a receita.

Amiga! desejo uma semana muito feliz.
Grande beijo

Lucinha disse...

Marly,

Por isso sou sua fã. Quando li o post anterior deu até água na boca. Eu amo abobrinha.
Nossa, essa receita é fácil de fazer, muito nutritiva, e dever ser uma delícia.
Eu gosto de abrobrinha de todos as formas.
Obrigada pela receita. Amei!
A imagem, eu comi com os olhos, como dizem os mineiros. Rs
Uma linda semana. Beijos

Anônimo disse...

Olá, Marly! Obrigada pela visita ao meu blog, adorei recebê-la! Vim conhecer teu cantinho e tive a grata surpresa de encontrar tantas receitas maravilhosas, inclusive a de macarons, que quero experimentar! Também sou "abobólatra"... rs, então, essa receitinha vai rolar lá em casa, com certeza!
Já estou te seguindo... Bjs, Kakau

Judy disse...

adoro abobrinhas preparadas assim!
Vou tentar esta sua receita que parece ótima (na que eu faço não vai tomate!)

e os macarons??? que tentação!!!! opa rima imperfeita

beijo e uma ótima semana.

p.s. fico esperando a receita dos muffins de aveia

Rachel disse...

Bom Dia amiga, espero que tenha tido um ótimo fim de semana, fiquei fora do ar uns dias e também tive os mesmos problemas que você em relação aos malwares, ainda vou esperar mais um pouquinho para colocar minha lista no blog, precaução!
Como você sabe, sou suspeita para falar dessa iguaria divina que você preparou, adoro abobrinha, acho que pior que eu só mesmo a Ameixinha...rs!
ótima semana para você!
Bjuss!!!

Dri Dauzacker disse...

Hummmm... ficaram bem apetitosas! Aqui em casa tb adoramos...
Bjim e boa semana

Catarina Collins disse...

Marly.
Essas abobrinha no forno esta com um aspecto maravilhoso... Uma sugestao bem saudável e por certo muito gostosa : )

Beijinhos

Sonia disse...

Que delícia Marly, gosto muito de receitas de legumes assados.
Esta abobrinha além de parecer deliciosa ficou com lindo aspecto.
Uma ótima semana
Beijos

Deborah Martin Salaroli disse...

Hum, adoro abobrinha assim. Vou ter que fazer. Bjs

Anônimo disse...

Marly, que loucura essas imagens> deve ficar muito bom, fiquei com agua na boa!!!!

visinha, preciso que volte la no blog pra votar nos meus filhotes

bjocas

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA,
TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
BEIJÃO.....

Keliane disse...

Hum, eu vou fazer essa abobrinha, tá com uma cara deliciosa.
bjusss

Patricia disse...

Gente, que coisa boa! Esses dias eu tava procurando alguma receita com abobrinha pra testar e eis que acho seu blog! Sensacional!!

"Manjares da Manu" disse...

Hummm, delícia!!!

Bjs...

Katia Bonfadini disse...

Que delícia! Adoro abobrinha e essa receita parece ser bastante suculenta! Bjs!!!!

Pin It button on image hover