sábado, 3 de setembro de 2011

Barrinhas de Nanaimo e o bacon Crocante de Microondas



Nana o que? Nanaimo é uma cidade canadense, situada na Colúmbia Britânica. Mas estas barrinhas foram criadas em Ladysmith, uma cidade próxima. Quem as criou foi uma mulher chamada Mabel Jenkins que, nos anos 50, apresentou a receita num livro de culinária, publicado por um certo 'Instituto da Mulher'. O fato é que as barrinhas foram muito vendidas na cidade de Nanaimo, e o povo que as comprava passou a se referir a elas como 'Nanaimo bars', nome que acabou prevalecendo. Com o tempo, e  a grande aceitação do doce, ele se tornou um símbolo da doçaria canadense, sendo que até um concurso foi promovido, nos anos 80, para que se escolhesse a receita oficial, pois já havia muitas derivações  da receita original. Tomei conhecimento de tudo isso fazendo uma pesquisa rápida, pois fiquei intrigada com a adoração que os fãs dedicam às barrinhas, rsrs. Contudo, no momento mesmo em que as fazia, já fiquei considerando a possibilidade de vir a criar uma versão brasileira delas, com menos açúcar e gordura e, talvez, castanhas do Brasil, rsrs. Nesta semana peguei uma virose, de terça para quarta-feira, e desde então estou meio 'derrubada'. Ainda assim cozinhei muito, usando uma máscara cirúrgica. Mas nada me agradou muito e é por isso que estou publicando esta receita meio relutante, pois estou longe da minha melhor forma, rsrs.

 Barrinhas de Nanaimo
(receita clássica, adaptada daqui)

Camada inferior:

1 / 2 xícara (113 gramas) de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 / 4 xícara (50 gramas) de açúcar granulado branco
1 / 3 xícara (30 gramas) de cacau em pó sem açúcar
1 ovo grande, levemente batido
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras (200 gramas) de migalhas de biscoito cream cracker ou "Maizena" (digestivos) esmagados
1 xícara (65 gramas) de coco adoçado (ralado ou em flocos)
1 / 2 xícara (50 gramas) de nozes ou pecans, picadas

Camada do meio:

1 / 4 xícara (56 gramas) de manteiga sem sal à  temperatura ambiente
2 ou 3 colheres de sopa de leite ou creme de leite
2 colheres de sopa (20 gramas) de creme de baunilha em pó ou pó de pudim de baunilha
1 / 2 colher de extrato de baunilha
2 xícaras (230 gramas) de açúcar em pó (confeiteiro ou refinado)

Camada superior:

120 gramas de chocolate meio amargo (usei muito mais, cerca de 220g, pois achei o chocolate insuficiente)
1 colher de sopa (14 gramas) de manteiga sem sal  (recomendo o uso de creme de leite, pois o ganache fica mais fácil de espalhar. Para os 220g de chocolate usei 60g de creme de leite) 

Preparo

Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm por 20cm e ponha-a de lado (a receita original indica 23X23cm, mas mesmo a de 20X20cm não se enche até a borda).

Camada inferior
Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga. Retire do fogo e acrescente o açúcar e o cacau em pó. Adicione, aos poucos, o ovo batido. Volte a panela ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre, até que a mistura engrosse (1-2 minutos). Retire do fogo e acrescente o extrato de baunilha, as migalhas dos biscoitos,  o coco e as nozes picadas. Pressione a mistura uniformente sobre o fundo da forma preparada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar firme (cerca de uma hora).

Camada do meio
Na batedeira ou com um misturador de mão (mixer),  bata a manteiga até ficar homogênea e cremosa (a minha não ficou cremosa, nem consegui bater direito, porque a manteiga era muito pouca, rsrs). Adicione os ingredientes restantes e bata até misturar tudo muito bem. Se a mistura ficar muito grossa, para espalhar, adicione um tiquinho mais de leite. Espalhe o recheio sobre a camada inferior, cubra com filme transparente e leve à geladeira até ficar firme (cerca de 30 minutos).

Camada superior
Pique o chocolate em pedaços pequenos. Então, em uma tigela refratária, sobre uma panela com água fervente, derreta o chocolate e a manteiga. Espalhe o chocolate derretido uniformemente sobre o recheio e leve à geladeira por cerca de 10 minutos ou apenas até que o chocolate fique firme. Usando uma faca afiada, corte o doce em quadradinhos.

Rendimento: Faz cerca de 25 quadrados (o meu só fez 15 quadrados, para fazer 25, só se forem tiras, rsrs) 
...........................................................................................................................
 
E o bacon Crocante de Microondas
 
 

Fiz uns muffins salgados e os 'recheei' com bacon crocante, tomate seco, azeitona e queijo cheddar. Mas fritar tiras de bacon, para que fiquem crocantes, empesteia o ar da cozinha de gordura e ainda acrescenta gordura ao já gorduroso bacon, né não? Por isso mesmo é que eu tenho usado o microondas para 'crocantizar' as tirinhas sem que elas precisem serem  fritas, rsrs. E a técnica é muito simples, basta forrar um prato (que possa ir ao microondas) com duas folhas de papel toalha, dispor cinco tiras de bacon sobre o papel (cuidando para que as tiras não se encostem, para que não grudem), e cobrir as tiras com outra folha de papel toalha. Depois disso é só ligar o aparelho, calculando 50/60segundos para cada tira, que dá um total de 5 minutos, na potência máxima. Fazendo assim, nem o próprio microondas apresenta qualquer sujeira. E o bacon fica tão sequinho e crocante que é melhor você começar calculando um tempo de 50 segundos por cada tira, para que elas não ressequem demais (pelo menos até que você conheça melhor a potência do seu aparelho).

37 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que coisas boas amiga gostei tanto das barrinhas e do Bacon crocante...bjokitass

Lina disse...

Que barrinhas deliciosas, Marly. Eu não conhecia essa iguaria, ainda bem que você nos trouxe esta receita...ou não... é um pecado difícil de resistir!
Adorei, dá pra presentear no Natal!
Beijinhos

Maria Luiza disse...

Marly
Eu não conhecia as Nanaimo, parecem deliciosas, adoro novidades!
Gostei também da dica do bacon, muita prática.
Mais uma vez agradeço pela visita, será sempre bem-vinda!
Beijos e um bom final de semana

Josy disse...

Marly se vc derrubada do jeito que estava fez essas barrinhas, imagino qdo vc estiver em forma kkk
Menina que isso?? Que lindeza de barrinhas, devem ter ficado super gostosas, e essa camada de chocolate por cima me deu água na boca. Gostei dessas barrinhas, não as conhecia. A dica do torresmo é muito boa, sempre faço assim em casa qdo uso bacon. Espero que vc já esteja bem... Bjokas um ótimo domingo

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA MARLY!
QUE NOVIDADE BOA, EU NÃO CONHECIA ESTA RECEITA MARAVILHOSA,ADOREI!
ÓTIMA DICA DO BACON, VALEU AMIGA!

UM GRANDE BEIJO,
ANDRÉA

Gleyce K disse...

Ai que delicia. Agora fiquei com água na boca.

Adorei seu blog. Lógico que não poderia deixar de segui-lo. Ficaria muito feliz se seguisse o meu também. Gostaria de pedir para você votar/responder a enquete que criei: Perfil da Leitora, para mim ajudar a concluir o mídia kit do blog.

http://mundofashionfemenino.blogspot.com/

Beijinhos!!!

Liliane de Paula disse...

Marli seu blog eh um pecado. Acho que sou de olhar já engordei(risos).
Eu adoro cozinhar mas não gosto de comer.
O bacon frito já vi que da para fazer sem problema. Tento logo amanha.
Viu a receita de tomates secos que usa microwave? Se vc gosta de cozinha, vai gozar de fazer.
Seja bem inda no meu blog. Espero ser, no seu.

Renata disse...

Pois é... essas barrinhas são tão famosas no círculo internacional de receitas na internet...já foi desafio dos Daring Bakers, mas eu não fazia parte do grupo naquela época. Com certeza aprovo a sua versão brasileira das barrinhas. Castanha do Brasil é o máximo!!

Cris e Nai disse...

Obrigada pela visita e pela força, desculpa mas agora vou deliciar estas páginas. Bjs! Cris!!!

garlutti disse...

Oi ... depois da minha longa férias visitá-lo outra vez ... Eu amo este post é fantástico fotos buenisimo ... ... beijos e abraços Marimi

Blog da Nô disse...

Marly, um dos meus desejosmais desejados (rs) de sempre foi preparar as famosas Nanaimo Bars! Não sou canadense, mas AMO!
Já há muito que não as preparo, porque acabaria comendo todas e seria um desastre!!!
Já o bacon crocante, é delicioso e eu também o preparo no microondas. Engraçado como a cada dia vemos mais receitas doces com o bacon crocante, não é?!
Um beijo,

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly...adorei as barrinhas, parecem deliciosas!!!e esse bacon fica bom mesmo, já fiz algumas vezes, bem melhor que na panela...Ah melhoras p/ vc ficar 100 % logo!!!bjinhos!!!

Suzana disse...

Nossa vc só faz delícias !!!bjsss

Deise Soares |arquiteta| disse...

OIIII
deliciiiia essas barrinhas!!!!
que otima ideia do bacon!assim o micro ondas nao serve so pra esquentar agua..rsrsrsrs


bjo

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
Que barrinhas gostosas,nao conhecia este tipo de chocolates.
Vou usar esta tecnica do bacon crocante.Fiquei preocupada com voce.Espero que estejas bem.
Bjus da sempre amiga Normita.

TELMA GUEDES disse...

Esse blog é uma delicia!!!! tudo explicadinho e com fotos saborosas! adorei! beijossss

Elen disse...

Adorei a dica do bacon

abraços cheirosos

Jeanne Bringel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jeanne Bringel disse...

Maly tem sorteio no meu blog, vai lá conferir.
http://querotudoperfeito.blogspot.com/2011/09/100-seguidores.html

Pitadasdilu disse...

Querida, que você já esteja melhor da virose.
Quando eu li o título eu logo me perguntei: nana o quê? Como é bom conhecer essas iguarias.
E vc sempre com dicas ótimas.
Uma linda e abençoada semana.
Bjos, Lú.

Du disse...

Olá Marly, passando para agradecer a visita no blog e dizer que este espaço é uma tentação com tanta coisa gostosa...difícil sair daqui.
Bjs e boa semana.

Rachel disse...

Quando vi a atualização do post lá no email achei bem curioso o nome do docinho, ficou explicado o nanaimo e a receita me pareceu bem simples de fazer, vou arriscar.
O bacon fica muito bom assim, né e a gordura fica toda no papel, gostei muito!
Bjuss!!

c r i s disse...

Barrinhas famosas essas! Adoraria prová-las...a dica do bacon, muito muito boa!!

Ainda não fiz a receita do chesecake, tô esperando a sogra botar a mão na massa, pois ela ficou numa animação total, depois te conto o resultado...bjokas e obrigada!!

Sabor em Si disse...

Minha amiga Marly, Duas receitas ao mesmo tempo, hum que coisa boa!
ah essas barrinhas maravilhosas aqui e agora,seria o máximo!!!RS
Bjinho

Dri Dauzacker disse...

Oi Marly,
Adorei essa barrinha de nanaimo, ficaram bem bonitas e convidativas...
Agora qto ao bacon, bem melhor fazer no micro né!
Bjim e boa semana

Teto Doce disse...

Uiiiiiiiii, que delícia!

Deve ser muito bom.
beijinhos,

Unknown disse...

Minha amiga, com virose ou sem virose essa cozinha é um sucesso absoluto!

Nanaímo Bars mais gostosas e o microave bacon é a maior dica!

Viva o Canadá, e viva você que contou isso tudo pra nós!

Melhoras darling!

Mônica Fraga disse...

Que delícia! Seu blog é muito convidativo! Quem sabe aqui aprendo a fazer algumas coisas deliciosas?!?!?! :)
Parabéns!

® disse...

Mah,
Que bom saber um pouco mais da origem dos doces... não conhecia o Nana =)
O tem tem andado mesmo estranho, espero que esteja melhor.
E a solução para o bacon foi a melhor... por vezes desisto por conta da fritura =(
Te desejo uma semana linda e abençoada!
Um bejim procê!

Roberta Colling disse...

Oi, obrigada pela visita no blog.. nossa, adorei as receitas.. também não conhecia as Nanaimo, nem de nome, mas parece delicioso.. bjus e ótima semana!

Ivani disse...

Olá Marly, bom dia.
Fico sempre feliz com novas amizades a visitarem meu Samambaia.
Fique à vontade para voltar quando quiser, será sempre um grande prazer.
Vou agora dar uma volta pelo seu cantinho, que pela amostra dessa postagem deve ser bem atraente. Adorei essas primeiras dicas.
Beijo.

Andréia . disse...

OI Marly, vim retribuir sua visita e te seguir tb.
pareceu delicioso, mas naõ faço nem morta, que trabalheira, sou bem preguiçosa, vixi, hehehe
Adorei seu blog. Parabéns.
Grande beijo

Sonia disse...

Estas barrinhas parecem deliciosas, não as conhecia.
E esta dica do bacon é ótima, fica bem sequinho.
Obrigada por compartilhar estas delícias.
beijos

Jeanne Bringel disse...

Marly vc pode participar do sorteio fazendo apenas um post sobre o sorteio, mais ai vc tem q deixar um comentario e email no post do sorteio ,ok?

tatiane disse...

Não conhecia as barrinhas, mas passando os olhos na lista de ingredientes tenho certeza que deve ficar uma perdição de tão boas!
beijos

Bolsas e Temperos disse...

Bom dia Marly, muito obrigada pela sua visitinha, adorei.

E achei muito boa essa dica do bacon no micro nossa com certeza será assim aqui em casa rs!!!!

Beijoks ...

Estou te seguindo ;)

Nanda

Simone Scharamm disse...

A virose deixa a gente mal, né? Eu fiquei longe da cozinha uns 5 dias. A sorte é que minha mãe mora perto e eu sempre tenho comida congelada,rs!
Amei a dica do bacon crocante! A barrinha também deve ser "uma coisa",rs!
Beijocas!

Pin It button on image hover