domingo, 18 de setembro de 2011

Brownies e docinhos de leite em pó, porque seguir em frente é preciso!



Antes de mais nada, quero agradecer, de coração, às amigas que vieram me trazer uma palavra de solidariedade e consolo, com relação ao assunto do post abaixo. Por falar nisso, passei dois dias sentindo uma tremenda falta da Dorothy. Quando fui passar uma roupa a ferro, cheguei a olhar debaixo da mesa, onde ela costumava ficar, porque antes de ela partir, eu cuidava para que a água do borrifador não respingasse nela. Também observei, uma vez, se ela não estava deitada bem atrás das rodinhas da cadeira, aqui da mesa do PC, porque antes eu nunca afastava a cadeira descuidadamente, pelo receio de esmagar uma pata ou o rabo dela. Então, depois que o meu marido saiu ontem, com minhas duas filhas, percebendo de novo a ausência dela, me veio à mente esta paródia, da canção do Sérgio Bittencourt: "Em todo canto está faltando ela, e a saudade dela está doendo em mim", rsrs. Mas como isso começou a me deixar muito triste, tratei de dar logo tratos à bola, em busca de uma inspiração para fazer algo que me ocupasse as mãos e a mente, porque prosseguir é preciso, rsrs. Fui pra cozinha com a intenção de fazer algo que animasse um pouco as minhas duas filhas, pois elas também sofreram muito, com a perda da Dorothy. Aí me ocorreu que eu já havia até comprado a Nutella, para fazer o brownie da Tati, e ele seria  o mimo perfeito, pois as meninas amam Nutella. Porém, quando eu fui examinar a receita achei que ela produziria um doce muito pequeno e resolvi fazê-la em outra ocasião. Vim procurar outra receita na Net e encontrei esta, que a pessoa que postou chamou de sublime. Na receita original o queijo indicado é o mascarpone, mas como o que eu tinha era o cream cheese, usei ele mesmo, rsrs.

Brownies de Chocolate e Mascarpone

(adaptado daqui)

Ingredientes

1 xícara (chá) de manteiga sem sal
90 g chocolate meio amargo, da melhor qualidade, picado
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de Cacau em pó
1 / 2 xícara (chá) de queijo mascarpone amolecido (usei queijo cremoso, cream cheese)
3 ovos grandes, em temperatura ambiente
2 colheres de chá de essência de baunilha (usei só uma)
1 / 2 xícara (chá) de farinha de trigo
Pitada de sal

Ganache

1 barra (170/180g) de chocolate meio amargo, da melhor qualidade, picado
6 colheres (sopa) de creme de leite
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal (usei só uma)

Preparo

Ligue o forno em temperatura média/baixa (liguei em 180ºC). Unte e enfarinhe uma forma quadrada de vidro de 20 cm X 20 cm (usei uma um pouco maior, de teflon). Ponha o chocolate numa tigela e reserve. Numa panela pequena, derreta a manteiga, em fogo baixo, e deixe que quase atinja o ponto de fervura. Despeje a manteiga quente sobre o chocolate e deixe repousar por 30 segundos. Mexa até que o chocolate derreta completamente. Peneire o açúcar e o cacau sobre o chocolate e misture tudo. Numa outra tigela, bata o mascarpone e os ovos, com uma colher de pau, até que fique homogêneo e cremoso. Gentilmente, misture a farinha, o sal e o creme de mascarpone ao chocolate . Despeje a mistura na forma preparada e espalhe uniformemente (isto é importante, senão a massa não assa direito). Leve ao forno e deixe que asse 45/50 minutos (deixei 45 minutos, só porque o meu forno é doido, mas tive medo que o brownie assasse demais, rsrs). Depois de assado, deixe que esfrie por 10-15 minutos, enquanto você prepara o ganache. Ponha o chocolate numa tigela e reserve. Esquente o creme e a manteiga quase até o ponto de ebulição. Despeje esta mistura sobre o chocolate e deixe repousar por 30 segundos. Misture até ficar homogêneo. Despeje sobre o brownie e leve-o à geladeira para que o ganache endureça. Corte então o brownie em quadradinhos.

....................................................................................................................................




 E como o meu propósito era manter-me ocupada, fiz as guloseimas acima, já pensando no Halloween. Fiz  metade da receita abaixo (é uma receita de docinhos de leite em pó, agora usando leite condensado, em vez de leite de coco). De novo mesmo, fiz só os ratinhos, pois abobrinhas já haviam aparecido aqui.

Docinho de Leite em pó com leite Condensado

Ingredientes

2 medidas (por exemplo: xícara de chá) de leite em pó
1 medida de açúcar de confeiteiro
Leite condensado até dar ponto de enrolar
Corante alimentício (se desejar)

Preparo

Numa tigela, misture o leite em pó e açúcar. Acrescente o leite condensado, aos poucos, até dar ponto de modelar. Se desejar colorir a massa, aplique o corante e vá massageando a massa até distribuir bem a cor. Empregar.

Nota: Para colorir a massa dos ratinhos passei as bolinhas de massa duas vezes no chocolate em pó, depois as massageei até homogeneizar a cor.

55 comentários:

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá, Marly!!!Sei que não é fácil, né?Essas lembranças da rotina diária vão aparecendo e reforçam a ausência... mas na vida é preciso seguir adiante... O tempo vai tornando mais suportável, mas a lembrança fica para sempre...
Amei as receitinhas, muito "comfort food"... força aí para a família toda!! bjinhos e boa semana!!!

Andrea e Maki disse...

Ai que delícia!!!Fiquei com água na boca.
Nós temos uma cachorrinha que é clone da Dorothy, a nossa chama-se Pink e é a criaturinha mais doce e querida que já tivemos,ela está conosco a 7 anos, desde que a MAKI era bebezinha.Imagino suas saudades. Beijão ANDREA E MAKI

Chefs.com disse...

Oi amore!
Quantas delicias!!!
Esses docinhos de leite ninho me lembraram tanto as minhas festas de aniversário que minha vó preparava pra mim...humm...eram deliciosos, iguais ao seus.
Bj,
Marcela.

Silvia Vianna disse...

Oi Marly!!!
No dia 26 de agosto passamos por uma situação igual aqui em casa, nossa Labradora de 12 anos também teve problemas renais e nos deixou morrendo de saudades. É muito difícil nos acostumarmos com a ausência desses seres incríveis que enchem a nossa vida de tanto amor, mas o triste mesmo é vê-los sofrer, não é? Mas as boas lembranças ficam bem vivinhas para que nunca nos esqueçamos desses amores que não entram na nossa vida por acaso. BJINHOS
meularminhadocevida.blogspot.com

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA MARLY!
É ASSIM MESMO FICA UM VAZIO,MAS O QUE IMPORTA SÃO OS BONS MOMENTOS DE ALEGRIA QUE VCS PASSARAM, FICA A SAUDADE E AS BOAS LEMBRANÇAS.
QUANTO AS RECEITAS,LINDAS , MARAVILHOSAS, TUDO DE BOM MESMO.AMO DOCINHO DE LEITE EM PÓ, PRA COMER UM RATINO SOMENTE ASSIM, RSRS.

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BEIJOS.....

Lili disse...

mãe, graças a deus q aquela dor desesperada demais do início passa logo, né? mas tb tenho sentido falta da dodô nesses momentos que a gte se habitua a procurar ela... eu tb senti isso da cadeira... e tb lembro sempre qdo vou jogar algo no lixo e lembro q n tenho que me preocupar pq ela não tá mais aqui pra pegar... tb tenho lembrado dela tdas as manhãs quando eu acordo... mas sei que a gente se habitua e a saudade fica, mas esse pensar o tempo todo diminuí. a morte é uma coisa muito misteriosa pra mim... mas faz parte da vida, né? obrigada por fazer essas coisas gostosas pra gte! mesmo que eu tenha que comer com moderação =/ aprecio seu carinho. =))

Emília disse...

Nada melhor do que ocupar a mente para amenizar a tristeza...
Amei os docinhos, vi os outros que vc já fez e ainda os torrões de açúcar, tudo perfeitinho!
Beijinhos

Renata disse...

Minha amiga, pode ter certeza que a Dodô tá lá de cima olhando as belezuras que voce continua fazendo aqui em baixo...é assim...a vida segue em frente e a gente vai dando um jeito de se ocupar pra não pensar

Não preciso dizer né darling? Tudo aqui está perfeito!

Abraço, força e coragem minha amiga!

Josy disse...

Marly querida, que bom que mesmo sofrendo muito com a falta da sua companheirinha, vc segue em frente e se entrega ao que vc sabe fazer muito bem. Esse brownie deve ter ficado delicioso, só pela textura dá prá perceber isso. Os docinhos Marly, nem sei o que te falo, pois tudo o que eu disser será pouco tal o capricho que vc coloca em tudo o que faz.Amei, lindos de viver. Amei o comentário da sua filhota, carinho doado, carinho recebido. Bjos minha amiga, boa semana prá todos voces.

Renata disse...

A cozinha é realmente um excelente refúgio e você soube como ninguém aproveitar seus dotes prá fazer esses docinhos lindinhos e esse brownie suculento. Que bom saber que vc é forte e vai superar essa fase.
BJsss

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

MArly,
Alegre ou triste, o resultado sempre é de coisas deliciosas.
Beijo.

Andy Santana disse...

Oieee...
que delícia,
crueldade ver uma delícia desta ainda mais qdo se está com fome que nem eu...

Marly muito obrigado pelo carinho e pelo elogio.

Beijos e uma excelente semana.

Sandreane disse...

Marly, guarde sempre as boas lembranças, depois de um tempo, fica uma doce saudade...
Sobre as receitas, fiquei aqui com uma vontade imensa de experimentar, em especial os brownies...
Bjos!

Rosana disse...

É o jeito seguir a vida, colega. Já pensou em arrumar uma nova cachorrinha? Não é substituir, mas uma nova "criança" dará alegria com certeza!

Bjs e fique em paz!

Maria Luiza disse...

Marly
Em primeiro lugar quero agradecer sua visita e sua atenção em dar dicas dos pãezinhos à minha filha, ela adorou e se tornou mais sua admiradora. Adoramos os docinhos, ficaram lindinhos!
A melhor maneira de amenizar esse vazio é mesmo se ocupar fazendo algo que nos dê prazer, assim o tempo vai passando...
Abraços e uma semana abençoada para você e para a família

Taís disse...

Sinto pela sua perda, excelente opção de confort food, nada melhor que nos ocuparmos com outras atividades para esquecer um pouco as coisas em que não devemos pensar. Bjos!

Sil disse...

Marly, querida! Sinta-se abraçada, mesmo estando longe. É difícil, mas nada como doces deliciosos como só vc faz pra alegrar um dia, não é mesmo? Um beijão, boa semana!
Silvia

Lucinha disse...

Marly,

Você está agindo certo, ocupando sua mente com essas coisas deliciosas.
No começo vai ser assim, mas com o tempo você vai se aconstumando sem a presença dela. Não tem outro jeito.
Lindos os doces decorados. Seus trabalhos são cheios de arte.
Seguir em frente é preciso!
Tenha um abençoada semana. Beijos

"Manjares da Manu" disse...

É muito difícil, ainda mais que ela ficava atrás de vc!!!
Imagino as saudades!!!Eu quando me casei tive que me desfazer dos meus 4 cães, e nisso já se passaram 7 anos e eu sinto tanta saudades, muitas mesmo....se eu ficar aqui falando vou acabar chorando.
Amei a receita, o brownie está com um aspécto super cremoso, de dar água na boca!!!
E o docinhos ficaram lindos!!!

Bjs...Boa semana!!!!

Sara Ramos disse...

Marly muita força e acredite que tudo vai melhorar.
Quanto aos docinhos estou sem palavras, ficou um mimo. Beijocas

Elen disse...

Força, as lembranças boas são as que ficam

abraços cheirosos

FLAVIA CRISTINA C. disse...

MARLY QUERIDA OBRIGADA PELA VISITA CARINHOSA E PARABÉNS PELO BLOG, TUDO ESTÁ MARAVILHOSO POR AQUI. BEIJOCAS E UMA SEMANA MUITO FELIZ...

c r i s disse...

Minha amiga, tu é de lascar! São os ratinhos mais lindos que já vi, e apetitosos posso imaginar...ô amiga essa ausência dói, mas vai passar...esquecer, não dá...

Querida, ando numa fase, necas de doçura por aqui...de vez em quando invento algum tira gosto. Minha sogra é a que domina essa área e como ela mora sozinha, o que ela faz vem pra cá também. E eu não reclamo, né? Kkkkkk! Bjos, fica bem e ótima semana!:)

Laura Lucia disse...

Marly,
Você é sábia, amiga, pois nada melhor do que trabalhar e também colocar algo doce no organismo para melhorar o astral. O primeiro porque põe outros pensamentos na mente e o segundo, nos presenteia com serotonina, trazendo mais paz para o corpo e o espírito. A vida precisa prosseguir...
Muito interessante esta receita de brownie com cream cheese. Não a conhecia. Deve dar uma boa quebrada no açúcar e um sabor exótico e requintado ao brownie. Imagino que deve ter ficado delicioso.
Quantos aos docinhos de leite em pó, achei-os mimosos demais. A criançada deve ficar animadíssima com essas formas tão encantadoras que você deu. Se quiser mandar unzinho para esta criança grande aqui, ela adoraria...
Beijo fraternal, Laura Lucia

Pitadasdilu disse...

Uma das melhores coisas para espantar a tristeza é isso mesmo manter-se ocupada.
Delícia esses brownies e docinhos.
Bjos, Lú.

Viviane- RJ disse...

OLÁ!!
Adorei sua visitinha la no blog.
Vc ainda nao segue o blog, e essa é uma das regrinhas para participar do sorteio.
Volta lá que ainda da tempo!!!
Bjs!!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
Fico feliz que vc esteja reagindo.Esse é o melhor remédio. E, nada como um bolinho desses para afastar a tristeza.
Bj e boa semana,
Lylia

Marion disse...

Não gosto de ratos... mas esses aí, estão demais!!! Teu comentário reapareceu... estão lá! Obrigada pela visita! É, estou sempre funcionando aqui... ontem e hoje continuei no lado de dentro!!! E amanhã é feriado tb, então... tô aqui, aproveitando! Marion, do blog Criações em família & cia.

Letrícia disse...

É curiosa essa percepção da ausência que a gente tem quando perde um bichinho. Depois que uma das minhas cachorras morreu, por algumas semanas, eu esperava ouvir o som das patinhas dela andando pelo corredor de madeira.

Como sempre, fiquei encantada com tudo que você preparou.

Ah, sobre a pergunta relativa à semolina, não sei dizer se o gosto amargo tem relação com ela - eu a utilizo com uma certa frequência e nunca aconteceu de ela conferir sabor amargo às receitas.

Beijos, querida. Muita força.

Cris e Nai disse...

Fico imaginando o quanto deve doer a falta que deve fazer, a minha ficou doente 3 dias sem comer e beber e já dei uma caidinha,mas acho que estás no caminho certo, ocupando a mente, só o tempo e quem sabe outra peludinha vai ajudar voces. Os doces estão de dar água na boca. Bjs!!!

angela disse...

com certeza ela não será esquecida, será sempre lembrada com muito carinho. bem, quanto as delícias, ficaram lindas e perfeitas, como sempre. bjs

Isadora disse...

adorei as delícias! nada melhor do q a cozinha para nos manter ocupadas e pensando em coisas boas!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

tatiane disse...

Marly, é bom saber que vc já está "tocando o barco". É bem difícil essa parte que a ausência preenchendo todos os espaços.
Gostei muito dos brownies, com queijo cremoso ainda não tinha visto nenhuma receita, adorei!
beijos e boa semana!

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

VC TEM MUITO BOM GOSTO NA APRESENTACAO DAS IDEIAS! Parabens! Aproveitando o Tema de Halloween, tb publiquei algumas ideias la' no UMA MAE EXPATRIADA. Talvez vc goste! Bjka!

Dri Dauzacker disse...

É isso ai amiga, bola pra frente! Dodo tá super bem...
Adorei esse brownie, ontem mesmo fui no outback e me deliciei no thunder...adooooro!
Os docinhos ficaram mto fofos, mas haja paciência... esse nao é o meu ponto forte...kkk
Bjim e boa semana

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!

...e a saudade e bem grande,ne?
Eu ainda tenho muitas saudades da minha Mitinha.Vai e volta a gente esta falando das coisas que ela gostava de fazer,da cadeira onde ela dormia...
Ainda coloco a almofada da Mitinha no sol e depois coloco na cadeira,sempre acho que ela de vez enquanto vem aqui em casa.
Mas quem sabe Papai do Ceu manda um cachorrinho ou um gatinho para voce cuidar.
Bjus da Normita.
*Que gostosura este brownies e os docinhos*

Ana Rita Vitória disse...

Olá Marly! Obrigado pela sua visita! seu trabalho é perfeito! Parabéns!Sinto muito pela Dorothy!

Simone Scharamm disse...

OI, amiga,
Nada mais reconfortante que chocolate, né?
Pra mim, ir para a cozinha também é uma terapia, adoro!
Os seus docinhos ficaram tão lindos, maravilhosos, eu teria pena de comer.
Perfeitos!!!
Ah, Marly, você tem recita de petit gateau? Quero levar para o chá francês da Bonfa. Já vi muitas receitas por aí, mas na sua, sei que posso confiar. Se tiver, me manda o link?
Obrigada! Beijos!

tatiane disse...

Oi, Marly!
Ah, sim, o brownie de nutella eu coloquei numa forma pequena de bolo inglês, de 17cm. Depois de cortados, eu obtive 7 pedaços, de tamanho normal.
Pode ser um bolo pequeno, dependendo do seu "público pagante". Em casa somos dois, é uma quantidade boa, ainda mais que eu não gosto de comer bolo mais velho. rs
beijos!

® disse...

Oi Mah,
Fiquei muito chateada com a partida de sua Dorothy. Nossa vida! Entendo sua dor e li cada palavrinha me identificando... depois q minha Pikenah voou em abril por vezes tenho a impressão de ouvir seus gritinhos =} e fazia a mesma coisa, ela solta no escritório em cima da cadeira.
Só Deus para confortar amiga...sinto falta da minha loirinha ainda. =(
Um bejim especial!

® disse...

Bem...
O brownie deve ter ficado delicioso...e gostei da dica de substituir o mascarpone. O preço está nas alturas aqui...

Fiz o brownie de nutella da Tati e fica delicioso...o meu rendeu 4 ramequins. É pouco, mas o sabor é mto intenso... então serve para adoçar bem o paladar.=)
E as abóboras? Lindas demais...
tentei fazer um ratinho c docinho de coco, mas ainda não ficou perfeitinho como os seus...=]
Um bejim e tenha uma semana mais adocicada...

Elen disse...

Obrigada pela visita no bloguito.
E sabe as vezes fico pensando que pode não demorar muito a seu eu, pois a minha Babi, tem 13 anos

abraços cheirosos

Santa Gastronomia disse...

Marly, querida, que bom que vc aos poucos tenta se restabelecer! Quando minha cachorrinha morreu há muitos anos atrás, jurei que nunca mais teria outra, pois a minha tristeza foi muito grande!
E para as crianças, um super 'confort food' de nutella - que delícia!
E os docinhos? O que falar deles? Super fofos!

Bjinhus..

Fla disse...

Puxa querida só vi agora seu outro post e saiba que sinto muito viu. Sei que é uma dor enorme e que é só o tempo mesmo viu. Eles se tornam da família da gente né, por isso perdê-los é tão difícil. Que Deus te conforme viu querida.
E esses docinhos... hummmm que delícia!
Beijos

Unknown disse...

♥ Ah, Marly querida a pata do meu grande (kkkk, ele é pequeno) esta bem. O meu maltês paraguaio (não diga vira-lata pois terás um grave problema comigo kkk) esta aqui do meu ladinho no pc enquanto escrevo.
Muito bom receber sua visita.
Se um dia quiseres papear comigo meu hotmail é
nayaraborba039@hotmail.com
Beijocas e que o Senhor das bençãos te abençoe muiiiiiiiiiiiiito, amém (ah, o nome Dele é Jesus)
By amiga

Vivian disse...

sabe que já fiz curso pra modelar docinho de leite em pó? pois é, mas guardei o curso numa gavetinha e esqueci rs.Menina, seus docinhos são muito lindos !!!
bjks

Cada Coisa disse...

Oi obrigada pela visita!!!
Adorei essas delícias!!!! Beijos!

Emília disse...

Oi Marly!Obrigada pela dica da carne!!
Beijinhos

Josy disse...

Marly minha amiga, obrigada pelas palavras carinhosas lá no meu cantinho, vc é uma pessoa muito querida. Quanto à quantidade do açúcar na receita do bolo, é aquilo mesmo que vc falou, por conta da calda e do sorvete, a receita pede 1 xícara de açúcar apenas, mas se vc não usar a calda, creio que pode colocar mais 1 xícara. O meu não fica doce demais por que tbém usei chocolate em pó ao invés de Nescau. Beijos um lindo final de dia prá vc.

Judy disse...

Pois acredite firmemente que Dodô fica feliz em vê-la tocando a vida... e de forma tão doce.

O que são estes ratinhos? Lindos e deliciosos.
As aboborazinhas são sempre um show!

Aqui adoramos brownie e vou testar esta sua dica de receita, depois mando notícias.

Um abraço carinhoso,

Tabuleiro Chic disse...

Adoramos sua dica, e esses docinhos são muitos bons e fáceis de fazer.
É uma pena o acontecido!!Beijinhos a passa lá em nosso Tabuleiro!!

Leila Sassaki disse...

Ola Marly! Te desejo muita força viu? As perdas são sempre dolorosas, mas com o tempo esse vazio vai se tornar uma saudade gostosa.
E adorei as receitinhas viu? Ai, os bichinhos estão tão lindos, acho que não teria coragem de come-los. rs...
Obrigada pela visitinha lá no blog e tb pelo comentário carinhoso viu? Um beijo e bom final de semana.

Ilaine disse...

Oi, Marly! Eu adoro brownies.
Por aqui é tudo tão lindo e ... tentador! Abraço

receberecelebrar disse...

Oba! Vou aproveitar estas dicas para o Halloween que estou organizando em casa!

Katia Bonfadini disse...

Que ratinho lindo,Marly! Queria ter essa habilidade!!!!! Amei!!!! Bjs!

Pin It button on image hover