domingo, 6 de novembro de 2011

Torta Simples de Ameixas Frescas e mais alguma coisa pro Natal



Havia na minha geladeira muitas frutas esperando emprego, principalmente ameixas e pêssegos. Eu utilizei uma parte destas para fazer os financiers, mas ainda restavam muitas, de modo que fui matutar num modo de desentocá-las, e ai encontrei a receita desta tortinha de ameixas que, para mim é, na verdade, um bolo. A receita resulta num bolo não muito alto  e amanteigado, parecido com aqueles bolos nórdicos de frutas, rsrs. O meu ficou ainda mais baixo porque eu utilizei uma forma maior do que a indicada. O diferencial deste bolo é que ele leva casca ralada de limão na massa, e também o uso de canela que, na minha opinião, sempre empresta um sabor especial   aos bolos de frutas, rsrs. Ah, a roupagem natalina é por conta da lembrança que tive, enquanto o fazia, de uma tia, que disse uma vez que não gostava das comidas de festa de fim de ano, porque elas eram pesadas e servidas tarde da noite, rsrs. Então eu resolvi sugerir uns pratos mais leves; o que não quer dizer que vou deixar de publicar os pratos tradicionais, rsrs.

Torta de Ameixas Frescas 
(receita daqui)

 Ingredientes
100g de manteiga à temperatura ambiente (macia)
100g de açúcar
2 ovos
Pitada de sal
raspas da casca de 1 limão
200g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
Ameixas (umas oito)
açúcar extra
canela

Preparo
Ligue o forno em 200ºC e corte as ameixas – já lavadas - em fatias finas.
 1. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso e fofo. 2. Adicione os ovos e bata até misturar bem. 3. Adicione o sal, a casca ralada do limão, a farinha e o fermento e misture até ficar bem incorporado. 4. Despeje a massa em uma forma de 24 centímetros, de fundo removível. Espalhe a massa uniformemente (a massa fica firme e densa). 5. Organize as fatias de ameixa uniformemente em cima da massa. 6. Misture o açúcar extra e a canela (usei duas colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de canela em pó) em uma tigela pequena e polvilhe a mistura em cima do bolo. 7. Asse em forno pré-aquecido a 200C por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar se a torta está assada.

Nota: A receita não pede para untar a forma mas eu a untei, o que tornou a tarefa de espalhar a massa (que é firme) ainda mais difícil, rsrs.


..............................................................................................................................

E como ainda restavam pêssegos e ameixas resolvi fazer também um bolo invertido com as frutas restantes. Utilizei a receita dessa massa. Mas, em vez de caramelo, simplesmente untei bem a forma com manteiga (especialmente o fundo) e polvilhei meia xícara de chá de açúcar mascavo no fundo. Sobre o açúcar espalhei as fatias das frutas, e sobre estas despejei a massa.

........................................................................................................................................

Como melhorar um embrulho simples de Presente:

Temos aqui em casa um rolo grande de papel natalino, que usamos principalmente para embrulhar os presentinhos que costumamos dar no Natal às crianças carentes. Mas eu já vi que é fácil tornar charmoso um embrulho feito com papel papel simples e barato. A utilização de uma fita ou cordão incomum já faz um diferencial. E se o presente for acompanhado de uma etiquetinha (tag) com o nome do presenteado (ou uma saudação ou mensagem curta)  fica ainda mais bonito. Fica aí a sugestão.



E o gato:


E para os que estão interessados, o gatinho tem pintado e bordado! rsrs. Agora deu para me esperar 'de tocaia',  escondido atrás dos móveis, saltando em cima de mim assim que me vê! Eu o pego com uma só mão (ele deve ter só uns trezentos gramas, rsrs), e finjo que ralho. Então ele aproveita a ocasião para me fazer brincar com ele, rsrs. Eu o 'batizei' de Moby (por causa de Moby Dick, um dos livros de minha predileção), mas as meninas querem por que querem que o chamemos de 'Capitu', porque - segundo elas - ele é dissimulado, rsrs.




30 comentários:

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Ah Que gatinho mais fofo e maroto esse, Marly!! Adorei as tortas , devem ter ficado muito saborosas...e agora me toquei que o natal tá aí né? ótima dica de embrulho...bjinhos e boa semana!!!

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA,
ESTE GATINHO É FOFO DEMAIS!
AGORA ESTA TORTA ESTÁ UM ESPETÁCULO COM AMEIXA NÃO DÁ PRA RESISTIR MESMO EU AMOOOOOO!
ÓTIMAS DICAS DE EMBRULHO,VALEU!

BEIJÃO,FICA COM DEUS!

Akemi disse...

Marly, que boa idéia para uma ceia mais leve! Os embrulhos com cartões persoanaizados tbm ficaram lindos! E o Moby é um arteiro mesmo! rsss O mais impressionante foi a semelhança com o gatinho da Normita! Bjss e uma linda semana!

Gina disse...

Marly,
Estou nesse embate entre as receitas mais leves e outras nem tanto...
Essa torta "simples" não deveria ter essa alcunha, coitada!
Filhotes são uma alegria. Meus cãezinhos, que já não são filhotes, têm seus momentos de brincadeira como se o fossem e contagiam a todos.
Beijos!

Maria Luiza disse...

Oi Marly
Gostei das sugestões!
A torta ficou com um bonito visual, próprio para a ocasião de final de ano e dá para perceber que a massa ficou bem fofinha. Gostei também da sugestão de fazê-la invertida com frutas e o açúcar mascavo.
Agora, o seu capricho é inspirador! Ficou lindo a embalagem do presente com a etiquetinha.

E o Moby cada dia mais bonitinho e mais esperto, dá prá ver que ele está feliz!

Beijos e tenha uma semana abençoada!

Renata disse...

Eu adoro as comidas de fim de ano! Mas concordo que é uma tortura esperar até tarde pra comer rsrsrs Ainda bem que na minha família todos concordam com isso e comemos mais cedo para deixar o "pós-meia-noite" para os presentes e brincadeiras.
Adorei suas sugestões,e como sempre, a apresentação está impecável, parabéns! Os presentinhos também.. no capricho, lindos!
E o gato: continua a coisinha mais fofa!!!
bjssss

Sara Ramos disse...

Marly que delicia de comidinhas... bem me apetecia agora um pedacinho de cada.
Os embrulhos de natal ficaram um charme, também ando a tratar dos meus, costumo pôr novidades no meu outro blogue: amorascolheradas.blogspot.com :)

Quanto ao gatinho está fofissimo! :p

Beijocas*

Renata disse...

Simples aonde minha gente? Temos sim duas deliciosas sugestões aqui!

Nem sei qual delas eu prefiro, acho que fica sendo o bolo invertido...os bolos são meus pecados, nao resisto!

Gato e embrulho ajudam a enfeitar a cena! Tudo chic e cheio de capricho por aqui, as always!!!

Josy disse...

Torta Simples Marly??? Achei simples no modo de fazer, mas a torta de simples não tem é nada!!!rsrsr Acho lindas as tortas com frutas frescas e bem propícias ao Natal que logo está ai. Adorei as 2 receitas. Lindas. Quanto a sua criatividade no quesito artesanato, vc sempre supera. Ficou lindo. Agora deixa eu falar sobre esse menininho sapeca que habita seu lar, que carinha mais fofa é essa amiga?? Ele é lindo, e tem maior cara de neném bagunceiro. Lindo.Lindo.Lindo. Prefiro Moby (desculpe meninas)... Que ele lhe traga muitas alegrias Marly...bjinhos uma ótima semana

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!


Amanha vou fazer o bolo de banana,
senao nao sossego.rsrsrs
Aqui em casa ,ate resolver qual o nome dar aos gatinhos foi um tal de escolher.
Eu escolho o nome Moby tambem.
Bjus e ate mais da Normita.

Rachel disse...

Hehehe..gatinho dissimulado, essa foi boa!

Amiga, as tortas ficaram lindas e deliciosas também, tenho certeza!

Estou em BH, fora do ar por uns dias...rs!

Ótima semana procê...Bjuss!!!

Luna disse...

Marly, a torta está linda, mas eu só tenho olhos para o Moby nesse momento! ;D

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que tortas mais simpáticas.
Quando vi a de ameixas, pensei em clafoutis. Mas é outra coisa, pois leva bastante farinha, não?
Seu gatinho está fofo. Você já tinha tido gato, anteriormente?
Beijo.

Elen disse...

ahhaha

adorei os nomes...

abraços

Raquel Alabaça disse...

Tudo muito lindo, mas o gatinho é mesmo um charme!!

beijinho

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
Estou adorando essas dicas para o Natal.
Quanto ao gatinho, amei. Eu também tenho uma, a Chanildete! Uma querida.
Bj e ótima semana,
Lylia

Yolanda disse...

Oi Marly, todas as suas receitas são divinas, essa torta enfeita bem a mesa natalina. Quanto ao Moby, é muito fofo e lindo, amo gatos. Bjs e Felicidades!!!

Ilaine disse...

Amiga minha!

Este gatinho é um mimo!

Seu bolo está lindo.
Lembra os bolos daqui e da Alemanha.

Um presente embrulhado por você eu também queria receber. Tudo muito especial!

Boa semana, querida! Beijo

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
Da proxima vez irei fazer este bolo de ameixas frescas.
E eu gostei de usar acucar mascavo porque nao ficou muito doce.
E que eu sou uma pessoa com o sangue acucarado(diabete).
Mas como em casa o povo gosta de um bolinho,nao deixo de fazer.So controlo no acucar.
Mas na outra vez vou fazer com farofinha para os dois homens de casa.
Bjus e ate mais da Normita.

Sylvia disse...

Adoro bolos amaenteigados. Por aqui ainda nao apareceram as ameixas. Mas vou ter em mente assim que ver. O gatinho e a coisa mais fofa que vi. Amo gatos !!
beijos

Érica disse...

Que gatinho lindo!
A torta está linda, deve ser deliciosa.
bjs

tatiane disse...

Ficou muito bonita a torta, quando vi pensei que era uma frangipane.
E o gatinho tem muita cara de sapeca! Filhote é sempre um barato, os meus já estão adultos mas de vez em quando brincam como crianças!
beijos e boa semana

Rosana disse...

Oi, Marly!

Ficaram lindas as duas formas!! E acredito tão saborosas quanto lindas!rs

Bjs

Rosana http://casacomcharme.blogspot.com

Santa Gastronomia disse...

Marly:
fazendo coro com o pessoal aqui de cima: simples??? Como assim? Ela tá divina!
Há muito tempo eu tive um gatinho que era desse jeito que vc fala do seu. Ele não podia me ver que se arrepiava todo e pulava em cima, hahaha.. então eu o chamei de Punk, pois na época eu gostava desse tipo de som (ô, faz anos isso, hahaha)!

Bjinhus prá ti!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Marly querida,
Hoje coloquei mais uma receita deliciosa sua no meu blog.Dê uma olhadinha.
Bj,
Lylia

Simone Scharamm disse...

Muito fofo o Moby, ou Capitu!rs!
Eu amo ameixas secas, mas as frescas não gosto, apesar de achá-las lindas, não consigo gostar!rs!
sua torta ficou com uma aparência linda, amiga!
Amei a ideia do presentinho!
Beijos!

Ameixinha disse...

Adoro bolos de frutas e de gatos... que coisinha mais fofa :)

Nereime disse...

Marly, adoro quando o assunto é reaproveitamento, isso sim é sustentabilidade empregada de forma inteligente, afinal alimentos são riquezas naturais.
A propósito, amei as tortas, e o gatinho muito meiguinho, também acho que Moby é um nome fofo para batizá-lo.
bjs

Katia Bonfadini disse...

Marly, suas receitas são suculentas e as fotos, lindas! De comer com os olhos mesmo, parabéns! O gatinho é fofooooooo! Adoro filhotinhos, eles são tão pequenos e dependentes da gente... dá vontade de apertar! Bjs!

angela disse...

tudo lindo por aqui, torta, bolo, embrulhos e gatinho, bjs

Pin It button on image hover