domingo, 18 de março de 2012

Super Bolo de Chocolate, no Concurso do Pecado da Gula!




Minha filha "Bellita" fez aniversário no último dia 13 e nós preferimos comemorar a data hoje, pois a nossa outra filha, Lili, estaria também presente. Eu até tentei fazer um bolo diferente, mas a aniversariante insistiu que fosse feito este mesmo, o sempre amado bolo de chocolate com recheio de brigadeiro branco e morangos.  Por causa da proximidade da Páscoa, decorei o bolo com um ninho estilizado (tá bom, eu sei que não existe na natureza um ninho feito só com folhas, mas me concedam aí uma licença "artística", ok? rsrs). A receita deste bolo não é novidade aqui no blog, mas fiz questão de mencioná-la, neste post, por duas razões: as pequenas alterações introduzidas na receita melhoraram muito o produto final. E porque com ela quero participar do Concurso de Receitas com Chocolate que está sendo promovido pelo nosso querido Pecado da Gula, que para este evento distribuiu o banner abaixo:



 
O que não falta neste bolo é chocolate, e como o concurso da Akemi celebra esta iguaria, preferi usar desta vez ótimos chocolates, acrescentando-os na cobertura, no recheio (o brigadeiro branco foi enriquecido com uma barra de 170g de chocolate branco, Laka) e na massa, que além do chocolate em pó com 32% de cacau, também recebeu o acréscimo de duas colheres de sopa do cacau puro,  que entrou em substituição a duas colheres de sopa do chocolate, que foram retiradas das xícaras de medida. De tudo isso resultou um bolo com destacado sabor de chocolate, mas ainda assim tão fofo, que a foto do interior mostra que ele não ficou com as camadas distintas, por causa da maciez da massa e da umidade produzida por um mínimo de água gelada, que foi usada como "calda", rsrs.
Para o bolo acima usei uma mistura dos dois Baker's da foto abaixo e também um 'ao leite', que não aparece. O chocolate em pó empregado foi este.


 
Outras imagens do bolo e da festinha!

 


E as receitas:


Bolo Nega Maluca de Liquidificador (Prepare esta massa duas vezes)

(xícara de chá = 240 ml)

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó (tire 1 colher de sopa do chocolate em pó da xícara, e substitua-o pela mesma medida de cacau em pó)
1 xícara (chá) de água fervente ou café pronto forte (é só acrescentar 1/2 colher de chá de café instantâneo ao café já preparado)
3/4 xícara (chá) rasa de óleo culinário
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos grandes
gotas de essência de baunilha

Preparo

Ponha os ingredientes líquidos no liquidificador (óleo, água ou café, ovos e essência). Bata até misturar. Junte o açúcar e o chocolate em pó bata novamente por 1 minuto. Numa tigela à parte, peneire: farinha, fermento e sal. Misture tudo com um fouet. Ponha a mistura numa forma untada e polvilhada de farinha (de 30 cm de diâmetro, ou em duas de dezoito centímetros), e leve-a ao forno médio (180ºC), por cerca de 40 minutos ou até que passe no teste do palito. Depois de assado, deixe que esfrie ligeiramente e tire o bolo da forma, para que acabe de esfriar.

Para molhar o bolo

4 colheres (sopa) de água gelada para cada bolo


Recheios
Brigadeiro Branco com Chocolate branco
1 lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de manteiga
170g de chocolate branco de boa qualidade, bem picado ou raspado

Preparo

Misture o leite condensado e a manteiga numa panela pequena e leve-a ao fogo, mexendo sempre até ferver. Continue mexendo por mais dois minutos e desligue o fogo. Junte o chocolate e mexa até que derreta.  Ponha a panela à parte, coberta com um pano, para que o doce esfrie.

Nota: O chcolate branco deixa o brigadeiro muito mais firme. Caso fique difícil demais espalhá-lo no bolo,  aqueça-o ligeiramente na chama do fogão (em fogo baixo) ou no microondas.


Outros

2 caixas de morangos lavados e desfolhados

Cobertura
Ganache de chocolate
300  gramas de chocolate meio amargo ralado ou picado (usei 50g de amargo + 200g de meio amargo + 50g de ao leite)
200g (1 caixinha) de creme de leite não fresco (longa vida)

Misture tudo, numa tigela que possa ir ao microondas e derreta a mistura, a meia potência, contando intervalos de 30 segundos, mexendo entre os intervalos até que a mistura fique lisa. Espere esfriar um pouco e passe o ganache sobre o bolo, já montado e recheado.

Montagem

Espalhe um pouquinho do chocolate branco no prato em que o bolo vai ser apresentado e fixe sobre ele um dos bolos. Se desejar, corte este bolo ao meio, umedeça-o com um poquinho de água gelada e espalhe uma parte do brigadeiro sobre o bolo. Sobre o brigadeiro distribua uma parte dos morangos. Ponha o outro bolo (ou a outra parte) sobre a primeira e repita o procedimento ate que o bolo esteja montado. Cuide para que os bolos fiquem alinhados e então espalhe a cobertura sobre eles. Decore a gosto.

Bem, quero aproveitar a oportunidade e desejar muitas felicidades à Bellita, que ficou triste no próprio dia do aniversário, achando que havíamos nos esquecido dele, rsrs. Feliz aniversário, Bellita, nós te amamos!

33 comentários:

São Ribeiro disse...

EXCELENTE PARTICIPAÇÃO.
ESSE BOLO FICOU FANTÁSTICO ,EU ADORO BOLO DE CHOCOLATE.
BJS

Priscila Beneducci disse...

Maravilhoso Marly, ja assei receitas suas e logo começo a postar no meu blog, vou te avisar, fiquei com vontade. Pri

Carol disse...

Querida, se você acha que passarinhos não fazem ninhos com folhas é porque você não viu o que os daqui de casa fizeram com minha plantinha que estava linda e quase morreu (está lutando pela vida), eles arrancaram os raminhos com as folhas, deixando apenas dois raminhos minúsculos kk.
Felicidades para sua filhota.
Fiquei com água na boca vendo esse bolo lindo.
Tenha uma ótima semana.
Beijos

Unknown disse...

Eita que essa moça é chic como ninguém!

Mesa mais linda, e um bolo que parece ter vindo de uma confeitaria vienense...kkkk...adoro!!!!!

Izis Borck disse...

Delicioso, sem palavras.
Beijocas

Chefs.com disse...

Perfeição de bolo!!!
Parabéns e muitas felicidades pra Belita!
E quanto ao concurso: pra mim, já ganhou!!!
Beijocas,
Marcela.

Akemi disse...

Querida Marly, assim como sua filhota eu tbm estava triste achando que receberia poucas participações mas hoje começaram a chegar, como este bolo pra lá de maravilhoso como todos que vc faz! Parabéns pra Bellita e a vc pelo talento mais uma vez comprovado!!! E vamos combinar que este bolo está acima da média com o uso de tantos chocolates deliciosos! O que eu não daria por uma fatia dele! Hummmm! Muito obrigada por mais esta participação! Bjss e uma linda noite!

mari carmen www.elhornodemaria.com disse...

Madre mía que tarta mas bonitaaaaaaa

Laély disse...

Ô, Marly!
Sempre admirando seu capricho!
Quanto ao post, só tenho a lhe agradecer pela ideia graciosa. Compartilhei no Facebook e, como a resposta foi boa, resolvi mostrar no blog.
Abraço!

Leila Sassaki disse...

Ai Marly, cortava um dedinho pra comer um pedacinho desse bolo. Oh tentaçãoooo! Aliás, confesso que toda vez que venho ao seu cantinho fico babando que nem cachorro louco... rsrsrs
Marido fazer niver mes que vem, vou usar a dica desse recheio. Muito bommmm!!!
Obrigada pelo carinho la no bloguito viu? Pedro manda um beijo.
Boa semana pra vc!

Danni e Lype disse...

Querida amiga,
Tudo simplesmente MARAVILHOSO!!!
Já ganhou o concurso!!! Já ganhou!!! Já ganhou!!!
Parabéns!!! Você é D+++!!!!
"Show de bola", amiga!!!
Grande beijo, Irene

Maria Luiza disse...

Marly
Parabéns para a Belita, muitas felicidades a ela. E, parabéns a voce por esta lindeza de bolo que deve estar uma delícia. Quanto a sua participação no concurso, com certeza já ganhou!

Amiga, obrigada pelas palavras de carinho e apoio em seu comentário.

Um grande abraço e tenha uma linda semana

Laura Lucia disse...

Marly,
Escolha fantástica: uma verdadeira bomba de chocolate!!! Além de ter ficado morto de lindo. Quanto a ser gostoso, penso que é super super-delicioso.
Parabéns e boa sorte!
Beijocas, Laura Lucia

Iliane disse...

lindo ficou seu bolo!!!vou fazer essa cobertura para a pascoa...bjo

sadhia disse...

amei as receitas ..que estão divinas amiga ahhh vc já ganhou amiga ameiiii parabens pela receita ....bjokas

Manu disse...

Esse bolo é MARAVILHOSOOOOO!!!
Parabéns pra vc e sua filha pelo aniversário!
Beijos!

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA,
QUE BOLO LINDO, FICO SEMPRE DE BOCA ABERTA COM O SEU TRABALHO É LINDO DEMAIS!
FELICIDADES À SUA FILHA QUE ELA SEJA SEMPRE FELIZ E REALIZADA JUNTO A TODA FAMÍLIA!

BEIJINHOS

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly!!!Que lindo bolo!!Parabéns à sua filha !!que mesa mais tentadora... amei!!!bjinhos!!!

Renata disse...

Como sempre, arrasando com seu bolo "marca registrada"! Ficou lindo, como sempre, e o "upgrade" de chocolate muito me agradou. A decoração ficou um mimo (e eu não sabia que não existe ninho só de folhas rsrs)

Marta disse...

Caramba.. sem palavras.. que loucura de bolo!!!
Beijos

"Manjares da Manu" disse...

Hummm, ficou show!!!!
Ficou maravilhoso!!!

Bjs....Boa sorte!!!!

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly!!!Os tomatinhos surpreenderam... e quanto ao filme, não deixa muito explícito né? a minha impressão era que a personagem Idgie realmente amava a amiga dessa forma, mas não sei se era recíproco....rsrs

Tânia disse...

Marly querida.
Eu simplesmente amo seus bolos práticos e deliciosos feitos no liquidificador. Vou seguir a risca os detalhes do seu "melhoramento". Sem dizer que sem dúvida nenhuma, é o bolo ideal para aqueles dias de TPM furiosos por chocolate.Não precisa de do ninho por cima...rsrsrs
Beijinhos

Duda - @cha_para_dois disse...

Delícia!
Eu não sabia que o dia 26 de março é o dia de chocolate! Muito bom, irei comemorar sem dúvida!

:D

Emília disse...

Nossa que bolo lindo!! Tô babando aqui rss
Bjos

Eli disse...

Acordada de madruga cuidando do filhotinho e vendo essa foto que é na verdade um perfeito pecado - ficou demais e daria tudo pra ter uma fatia. :)

Eli

Simone Scharamm disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simone Scharamm disse...

Oi, querida,
Estou aqui encantada com esse bolo divino, essa mesa tão caprichosamente decorada e essa receita tentadora...sabe, eu quase não faço bolos em casa, são tantas coisas numa festinha, que acabo por encomendar o bolo,rsrs, se eu fosse sua vizinha, iria encomendá-lo mensalmente,rsrs!
Parabéns pra filhota, desejo mil felicidades! Imagino que depois de ver essa mesa, ela tenha ficado imensamente feliz!
Beijos, amiga, parabéns, você é sensacional com a sua arte!

Adriana Balreira disse...

só o bolo sem o recheio já ficaria morta de feliz! Mas com esses recheios maravilhosos...hummmmmmmmmmmm...Que delicia que deve ficar.
beijos
adriana

Katia Bonfadini disse...

Marly, esse post me deu vontade de dizer: UAUUUUUUUUUUUUUUUU!!!! Que recheio é esse, mulher!!!! Deve ser um bolo realmente sensacional, amei a combinação e o acabamento do bolo!!!!! Ficou tão bonito que deve ter dado pena de cortar a primeira fatia, né?????? o bom é que vc tirou várias fotos pra compartilhar com agente!!!! Beijão!

A Paixão da Isa disse...

esse bolo esta 1000* adorei muito bonito parabens bjs

Anônimo disse...

Ficou lindo
Como você fez essa decoração do bolo?
Foi com garfo?
Beijos

Milaresendes disse...

Olá Marly, hoje foi a 1ª vez que vim ao teu blogue e fiz um "arremedo" dessa tua lindíssima receita com chocolate.
Hoje é o aniversário de 10 anos da minha sobrinha Gigi e queria fazer um bolo de chocolate super legal pra ela...
Fui no blogue da Akemi e vi o link da tua participação no Dia Mundial do Chocolate e resolvi tentar!
Obrigado!
Mesmo "arremedando" [não tinha todos os ingredientes] ficou muito mais ma-ra-vi-lho-so do que qualquer outra nega que eu já tivesse comido em toda a minha vida! Ainda mais feito por #euzinha!!!
Amei e não podia deixar de vir de agradecer!
Guardei teu endereço e vou fazer mais algumas visitas!
Bjkas
Mila

Pin It button on image hover