sábado, 21 de abril de 2012

Bracciola, Brachola, Brajola ou Bife Rolê



Olá, o bife rolê, que em italiano é chamado de bracciola e em 'brasiliano' de brachola ou brajola, é a prova concreta do quanto um ingrediente simples pode resultar numa iguaria muito saborosa. O preparo desse bifê também não tem segredo, mas é preciso cuidado, para que estes rolinhos de carne  possam ficar realmente inesquecíveis, rsrs. Estes da foto foram recheados só com bacon e cenoura, mas cada um pode rechear os seus com o que desejar. Já pus muitas coisas nos meus recheios, além do bacon e cenoura: Tiras de linguiça tipo portuguesa ou defumada simples, azeitonas picadas, ovos cozidos, pedaços de queijo e até frutas secas adocicadas, como ameixas e passas, ingredientes apropriados em época de festa. O molho também pode variar, com o acréscimo de vinho tinto, em vez de molho de tomate, etc. O importante é que esta carne seja feita inicialmente da forma mais simples, sem misturada de ingredientes, e os acréscimos sejam feitos depois, pois o simples é muitas vezes mais soboroso do que o complicado.

Bracciola

Ingredientes

1 kg de coxão mole cortado em bifes grandes e finos (já fiz também com alcatra)

Sal a gosto

 2 dentes de alho socados

Pimenta do reino moída na hora a gosto (opcional)

1 cebola média picada

1 colher (chá) de açúcar

 ¼ xicara (chá) de óleo de cozinha para fritar os bifes


Recheio

Tiras de bacon defumado (compre pedaços de bacon defumado e corte as tiras, pois não há bacon defumado já cortado em tiras à venda)

 Palitos de cenoura crua ou pedaços de vagem (1 cenoura grande é suficiente e os palitos de vagem têm de ser na mesma quantidade dos bifes)

Fatias de Pão de forma sem casca, cortadas ao meio, e passadas pelo rolo de massa, para ficarem baixas

Molho

1/3 de litro de Caldo de carne

1 folha grande de louro

2 Pitadas de orégano

1 pedaço pequeno de talo de salsão (opcional)

2 colheres (sopa) de molho de tomate pronto

1 e ½ colheres (sopa) de farinha de trigo


Preparo 

 Tempere os bifes com o alho, o sal e a pimenta, algumas horas antes do preparo. Abra os bifes e estenda sobre eles as fatias prensadas de pão e sobre estas, as tiras de bacon. Ajeite os palitos de cenoura e vagem sobre o bacon e enrole os bifes formando rolinhos. Prenda os rolinhos com palitos de dentes ou amarre-os com barbante (eu sempre uso o barbante). Ponha um pouco do óleo numa panela de pressão e deixe que esquente. Jogue o açúcar no óleo quente e quando este começar a dourar, vá fritando os rolinhos aos poucos e acrescentando mais óleo, quando necessário. Ponha os rolinhos fritos e bem dourados num prato forrado com papel toalha. Depois que todos os rolinhos estiverem fritos, frite a cebola no mesmo óleo em que fritou a carne. Acrescente o caldo de carne, a folha de louro, o orégano, o salsão e o molho de tomate e mexa bem. Ajuste o sal, ponha os rolinhos de volta na panela e feche-a. Deixe que cozinhem por 15 minutos (contados a partir da fervura) e desligue o fogo. Tire o ar da panela, acrescente a farinha, dissolvida num pouco de água e mexa bem. Volte a panela ao fogo e deixe que cozinhe até o molho engrossar.

19 comentários:

Lu Westphal disse...

Hoje conheci pelos outros nome, só conhecia como rolê.
ficaram lindos, os rolinhos bem feitinhos.adorei
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Esses bifinhos tem uma carinha de comidinha de mãe né? e cada um tem um jeito diferente de fazer, um temperinho, ou ingrediente a mais...gostei muito da sua receita...bjinhos!!!

Izis Borck disse...

Minha receita predileta.
Beijocas

Sonia disse...

Ai que delícia Marly, este é sempre bem vindo.
Por coincidência farei no almoço de amanhã a pedido do meu filho.
O seu ficou lindo.
Beijos

São Ribeiro disse...

MARLY ESSE BIFE ESTA DIVINO E TEM MOLHO PARA MOLHAR O PÃOZINHO...EU NÃO RESISTO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

"Manjares da Manu" disse...

Independente do nome, é uma delícia!!!

Bjs...

Josy disse...

Adoro esse prato Marlyca, e como vc ja fiz com vários recheios também, mas o que mais gosto é o mais simples, cenoura e bacon. Geralmente faço com coxão duro, vou experimentar com o coxão mole, minha carne preferida para ensopados e bifes simples. O aspecto está divino, esse caldinho e a cor que ficaram estão prá lá de atraentes. ótima sugestão. Beijinhos ótimo domingo

Maria Luiza disse...

Marly
Que delícia!
Concordo quando voce diz que, às vezes o simples é mais saboroso do que o complicado. Adoramos bife rolê, com uma salada e um arroz branquinho está pronto o almoço!
Beijos com carinho
Maria Luiza

Ilaine disse...

Amiga!

Não importa o nome... O prato está lindo e com certeza muito delicioso. Vou ter que experimentar também! Obrigada pela dica.

Flor, tenha um domingo muito feliz!
Beijo grande

Jussara Neves Rezende disse...

Querida Marly,
receitinha anotada. Os meus bifes enroladinhos (como meus filhos os chamam) nunca ficaram do jeito que eu queria... então vou seguir seu passo a passo para me garantir na próxima vez que os fizer.. rs
Lembra que te disse que fiz os docinhos de Páscoa que você ensinou? Minha filha tem um blog de fotos e postou uma imagem deles... (http://www.cliquetododia.blogspot.com.br/#!http://cliquetododia.blogspot.com/2012/04/99-aquela-da-pascoa.html) dê uma espiada lá... tem foto até do leito do hospital... o projeto dela é uma foto para cada dia do ano...
Abraço! Bom restinho de sábado e uma nova semana cheia de coisas boas para saborear!

Daiane disse...

Eu sempre passando por aqui sem comentar! Hoje não resisti essa foto está de dar água na boca , parece com uma do meu livro Sabor de Festa do Alvaro Rodrigues , adorei !

Dafne Augusto disse...

Minha mãe faz bastante esse prato em casa Marly. Ela costuma colocar no recheio, pimentão, cenoura, bacon e linguiça calabreza. Fica uma delícia :)
Um beijo

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
tudo bem?
Adoro bracciola...sou carnívora assumida!rs! amei a receita!
Beijos!

Letrícia disse...

Minha mãe parou de comer carne vermelha desde que eu tinha 8 anos, por isso, apesar de adorar bracciola, não tinha muita esperança de aprender a fazer (bracciola é desses pratos de cozinha de mãe, que não dá as caras em livros de culinária).

Ainda bem que você existe, Marly :-)

Beijo!

Liliane de Paula disse...

Eu gosto desse bife. Mas, minha mãe, a pior cozinheira do meu mundo, não acertava fazer.

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Não importa o nome...
Importa que é DELICIOSO!!!
Posso me servir de um pedaço???
Hummm.... Que FOME!!!
Grande beijo e uma ótima semana, Irene

Gina disse...

Menina do céu, esse faz um eternidade que não preparo. Até esqueci que existia...rs! Mas é muito bom.
Acompanhado de um purezinho fica perfeito.
Bjs.

Adriana Balreira disse...

Esse bife a rolê é a cara da minha infância. Sempre tinha lá em casa. Adoro!!!
Beijos
adriana

Anônimo disse...

Olá!
Por favor, uma dúvida: nos ingredientes do Molho vc diz "farinha de trigo", e no Mode de Fazer, diz "acúcar no óleo"....., não entendi.... Qual dos dois é o correto?

Pin It button on image hover