quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pão Básico e Bom



 
Olá, nesses últimos dias eu fiz alguns pães, mas os que mais gostei foram estes da foto, que são pães simples, tipo 'de forma'. A receita foi adaptada de uma revista gringa, de culinária. Quem for fazê-los deve lembrar que a medida de farinha, nas receitas de pão, é sempre aproximada e raramente se usa toda a farinha, sob o risco do pão ficar duro. Estes dois ficaram especialmente macios, pois substiuí 1/4 de xícara do total da medida de farinha, pela farinha de glúten. Esta providência, ou o uso de melhorador de farinha tornam a massa mais macia e maleável. Lancei mão desse recurso porque não tinha uma farinha específica para pães, se você a tiver, não precisa fazer isso. Este pão pode ser feito na batedeira, desde que a mesma possua aquele batedor em forma de gancho. Mas obviamente ele pode ser feito também na MFP ou à mão.

Pão Básico e Bom
(faz dois pães médios)
Ingredientes

5 a 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (não use a farinha toda de uma vez)
4 colheres (sopa) de açúcar
• 2 colheres (chá) de sal
• 1 pacote de fermento seco em pó, para pão (pesa 10 g , é igual a 1 colher de sopa, e equivale e 2 tabletes do fermento fresco, que pesam 15g cada)
• 1/4 xicara (chá) de leite em pó
2 xícaras (chá) de água morna (quase fria)
• 3 colheres (sopa) de gordura vegetal ou banha (usei óleo de cozinha, mas com gordura ou banha deve ficar melhor)


Preparo

Na tigela da batedeira, junte duas xícaras da farinha, o açúcar, o sal, o fermento e o leite em pó e mexa até misturar bem. Ponha o batedor em forma de gancho na batedeira, acrescente a água morna e a gordura, e bata até misturar. Adicione mais 1 xícara da farinha e bata por três minutos, em velocidade média (se for fazer o pão à mão, mexa a massa vigorosamente, com uma colher de pau, pelo dobro do tempo).  Adicione mais farinha, 1/4 de xícara por vez, até que a massa forme uma bola, macia e elástica (mas não ponha toda a farinha, pois o ideal é que a massa fique levemente grudenta). Bata a massa por 10 minutos (se estiver usando a batedeira. Se estiver fazendo a massa a mão, amasse até que fique macia e elástica). Cuidado para não acrescentar farinha demais, no meu pão entrou apenas 5 xícaras e ¼, das 6 xícaras separadas. A massa deve apenas limpar os lados da tigela. Coloque a massa numa tigela levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de tamanho (cerca de uma hora). Depois disso, vire a massa sobre superfície muito levemente enfarinhada e pressione-a para baixo, para que ela perca o ar (isto pode ser feito com um rolo de massa). Divida-a em duas partes. Forme os pães, fazendo dois rolos do comprimento das formas, e coloque os rolos nas formas de pão untadas e enfarinhadas.  Ponha as formas dentro de um saco grande de plástico, ou deixe-as em local abafado e protegido, para que a massa volte a crescer e dobrar de volume (45 minutos, mais ou menos; na metade do tempo ligue o forno, em temperatura alta, 200º C, para que ele vá esquentando). Se desejar, pincele uma mistura feita com 1 gema de ovo, gotas de óleo de cozinha e gotas de café preparado sobre os rolos, antes colocá-los dentro do saco (isso dará  aos pães um tom acastanhado). Uma vez crescidos, coloque os pães no forno por dez minutos, na temperatura alta. Diminua a temperatura para 180º C  e deixe que assem por mais 25-30 minutos. Quando os pães estiverem com uma cor amarronzada  e cheirando a pão assado, com o auxilio de um pano de prato limpo, vire um pão na mão e dê uma pancadinha no fundo. Se soar oco, eles já estão assados.

32 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Marly,
Eu adoro fazer paõ, pra mim é uma terapia.
Já vou experimentar esse seu, pois suas receitas sempre são garantia de sucesso.
Bj,
Lylia

Sabores Autenticos disse...

Ficou com um aspecto muito fofinho. levo a receita.
Bjs

Iliane disse...

olá marly..tudo bom?amei vêr seu pão..ando com muita vontade de fazer pães..não tenho feito por causa do calor que tá demais..rss..amei sua receita..bjo

Coisas de Tássia disse...

Hummm! Sabe sempre tive um medo de fazer pão, acho que não tenho muito dom para isto, mas achei esta receita super fácil.

Bjos

Cidália disse...

O pão ficou magnífico.
Beijinhos

Liliane de Paula disse...

Eu gosto demais de pão, Marly. Mas acho que dá trabalho para fazer.

tatiane disse...

Delícia de pão, Marly! Por coincidência estou fazendo pão agora mesmo e ao ler seu post me toquei que não coloquei a farinha de glutén - estou aqui me xingando por isso, mas daqui a pouco passa, rs.
beijos e boa tarde!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Adoro pão caseiro, e esse parece maravilhoso.
Vou ver se encontro gluten, para experimentá-lo.
Beijos.

Tânia disse...

Oba! Mais uma receita de pão que sei posso fazer de olhos fechados que o resultado será sempre perfeito.
Beijinhos, querida!

Andréa Santana disse...

OLÁ MARLY!
GOSTO MUITO DESTE TIPO DE PÃO É UMA RECEITA QUE NÃO TEM ERROS.
ESTE FICOU SUPER FOFINHO, COM UM ASPECTO DELICIOSO.
EU ACEITO TOMAR UMA XÍCARA DE CAFÉ E COMER UMA FATIA DE PÃO, RSRS.

BJS ♥

Adriana Balreira disse...

Marly,
AMO pão e nunca fiz um que prestasse. Amei essa receita, o pão fica muito fofo! Vou anotar e criar coragem para fazer um "igual". Porque vc sabe, né! Quem nunca faz pão ainda tem que malhar muito para sair um pão tão lindo como esse seu!
Beijos
ADriana

Regiane Artesanatos disse...

Oi Marly, já tem um tempo que venho acompanhando seu blog e fiz até algumas receitas (ótimas!)Adoro fazer pães, obrigada pela receitinha. Aliás, obrigada por compartilhar receitas tão boas! Eu e meu marido gostamos muito de cozinhar, mas só conseguimos fazer isso no domingo, assim sendo, começamos uma bricadeira de filmar e fotografar o almoço e a brincadeira acabou virando blog. Alguns amigos tbm gostaram da brincadeira e enviam seus almolços pra gente postar. Se vc quiser dar uma espiadinha na nossa cozinha fica a vontade (ficarei muitissimo feliz!) O endereço é esse http://almocododomingo.blogspot.com.br/
Claro que não é nada comparado a sua culinária incrível, mas a gente se diverte muito! Se puder assista aos vídeos porque são muito legais mesmo! Desculpe pelo tamanho do comentário e bjos em seu coração.

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Menina são 17:00hs, estou vendo esse pão MARAVILHOSO. Isso é maldade, kkk.
Essa receita vai para o meu caderninho, vou fazer o quanto antes.

Beijo Grande.
Andréa Cabral

São Ribeiro disse...

ADORO FAZER E DEPOIS QUANDO SAI DO FORNO COMER UMA FATIA COM MANTEIGA, HÁ COISA MELHOR??
ESTE FICOU EEXCELENTE E BEM SIMPLES DE FAZER.
BJS

Rachel disse...

Estou vendo sua receita bem agora na hora do café da tarde, que por sinal ainda não tomei. Pode imaginar minha boca aberta de vontade de dar uma mordida nesse pãozinho.
Fazer o que né...ficarei na vontade?!
Ficou uma tentação...o pão, a xícara de café...enfim a foto toda...rs!
Bjuss!!!

Sueli disse...

Marly eu amo fazer pães e este seu está com uma cara ótima!!!

Obrigada pela visita no blog, as cadeiras são ótimas estou me ajudando muito!!

Bjs e uma ótima noite!

Jussara Neves Rezende disse...

Olá, Marly! Eu amo fazer pães! Amo! E já tinha decidido - antes de entrar aqui - fazer o seus pãezinhos de leite amanhã de manhã... então esse pão básico ficará pra semana que vem... ;)
Amanhã pretendo fazer também as suas bolachinhas (ou biscoitinhos?) de amendoim... hummm... depois te conto o resultado, tá bem?
Abraço!

Danni e Lype disse...

Hummm!!! Esse pão está IRRESISTÍVEL!!! Pode pegar um pedacinho??? Por favor... Estou com água na boca...
Grande beijo, Irene

Laura Lucia disse...

Marly,
Fico encantada com a facilidade com que você faz pão e tem resultados tão espetaculares! Que mãos, as suas, hein, amiga!

Com um cafezinho, deve ser sensacional comer uma fatia do seu lindo pão.
Beijo carinhoso, Laura Lucia

Akemi disse...

Bom dia, Ma! Ultimamente ando procurando receitas novas de pães, principalmente estes básicos para comer no café da manhã. Adorei a textura desse pão e já estou levando para fazer na primeira oportunidade. Nunca vi farinha de gluten, vende em lojas de produtos naturais, amiga? O melhorador usei algumas vezes e realmente ajuda bastante na textura e até para sovar mas com essa alergia estou cortando tudo quanto é química! rsss
Bjss e um lindo dia!

Unknown disse...

São bons sim Darling, mas não são básicos nada...kkkk...disso eu discordo, porque estão bem gostosos, fofinhos, e divinos servido com esse cafezinho tão simpático!

Boa Tarde minha amiga!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá...boa tarde! Que maravilha...mais uma receita rápida pra fazer de tarde aqui em casa...adorei a foto, ficou lindo!
Parabéns!
Bjs e ótima sexta-feira!
CamomilaRosa

Andréa Santana disse...

MARLY,
TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!
BJS,
FICA COM DEUS!

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, querida, voltei para lhe dizer que fiz os pãezinhos de leite e as bolachinhas amanteigadas de amendoim... PERFEITOS! Receitas super explicadinhas e sem erro. Amei, amei, amei! Meu pai já está em casa e adorou as bolachas. Eu fico toda vaidosa porque fui eu que fiz, mas é como sempre digo: não sou cozinheira, sou leitora. Eu leio a receita e executo à risca. Se a receita for boa, não há como errar! Os pães ficaram levinhos, deliciosos, as bolachinhas crocantes... e como renderam!
Obrigada por dividir essas receitas tão preciosas!
Abraço&Carinho da
Jussara
Ah! que bom que gostou do meu post!
;)

Maria Luiza disse...

Marly
Que delícia, adoro pão caseiro!
Pintar prateleiras dá uma fome, ainda bem que hoje organizamos a nossa cozinha e já saiu um cafezinho, qq dia inauguro o forno com esta receita que me pareceu bem fácil.
Beijos,tudo de bom!
Maria Luiza

Gina disse...

Deu pra perceber que está bem maleável mesmo.
Nunca usei melhorador nem a farinha de glúten, mas não tenho o que me queixar do resultado da maioria dos pães.
Pão caseiro é imbatível!
Bjs.

Cissa Branco disse...

Marly,

O pão está lindo e parece delicioso. Depois que vim morar no MT nunca mais acertei fazer pão, acabei parando de tentar, quem sabe com essa receita não me arrisco novamente.
Beijos

Ilaine disse...

Marly, Flor amiga!

Fiz pão também esta semana, mas o meu não ficou tão lindo quanto o seu. Não sabia que se colocava açúcar. Experimentarei também.
Vou levar a receitinha.

Obrigada pelo carinho lá no castelo.
Beijo no coração

cucchiaiopieno.com.br disse...

Cara Marly
Adoro pão simples assim! O aspecto é ótimo.
Muito obrigada pelas sensíveis palavras de conforto e carinho.
Abraços fraternos
Léia

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Com o básico nunca se erra né???
A minha avó paterna fazia um pão caseiro que servia só com manteiga e café, que eram divinos... Nunca mais comi igual... as pessoas iam lá para comer, era super simples, mas quem comeu, lembra até hoje...

Dafne Augusto disse...

To super atrás de um pãozinho bom pra me arriscar nessa arte. Os que fiz até hoje não me deixaram 100% satisfeito. O seu está lindo e a textura ficou incrível hein Marly.

angela disse...

adorei este seu basico. bja

Pin It button on image hover