terça-feira, 1 de maio de 2012

Bolo de Chocolate Super Fácil e Delicioso!


Olá, recentemente alguém me disse que gostava muito do meu blog, mas que só vinha aqui olhar as fotos, pois as minhas receitas não são para amadores! Hãããã? Como assim? A pessoa respondeu candidamente: "é,  as suas receitas são para profissionais, só você e os profissionais é que conseguem fazê-las!". É ou não é para desanimar, com um comentário deste? Mas é claro que eu me defendi. Disse logo que houve época em que eu listava os blogueiros que faziam as receitas publicadas aqui, na barra lateral do blog, e que parei de fazer isto porque a lista estava ficando extensa demais. E que é grande o número de pessoas sem experiência na cozinha que já fizeram, com muito sucesso, receitas daqui. Então a pessoa disse: "no seu blog não tem nem um bolo, exceto os muffins, que a gente possa fazer sem batedeira".  Acontece que tem sim, e um deles é o Nega Maluca, que tanto pode ser feito no liquidificador quanto "à mão", conforme a receita abaixo. E há outros espalhados pelos arquivos do blog, que depois quero relacionar, rsrs. Todas as fotos acima são do Nega Maluca, e esta fatia, logo aí em cima é deste bolo feito à mão.

Bolo Nega Maluca Vapt Vupt
(sem batedeira)

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
1 e 3/4 xícaras (chá) de água fervente ou café pronto forte (é só acrescentar 1/2 colher de chá de café instantâneo ao café já preparado)
3/4 xícara (chá) rasa de óleo de cozinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos grandes
gotas de essência de baunilha

Cobertura

1/2 lata de leite condensado, 1 colher de sobremesa de manteiga e 1/4 de xícara de chá de chocolate em pó.

Em vez da Cobertura acima, que é deliciosa, usei ganache. Veja aqui a versão de liquidificador deste bolo e também a receita do ganache.

Preparo

Massa:

Unte e enfarinhe uma forma redonda de 30 cm de diâmetro, ou uma retangular de tamanho médio. Ligue o forno na temperatura média, 180ºC.
Numa tigela, misture o óleo, os ovos a farinha, o açúcar, o chocolate, o sal e o fermento. Ferva a água ou o café)  e jogue sobre a mistura, mexendo bem. Ponha a massa na forma reservada e leve-a ao forno por 30/40 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito.

Cobertura

Ponha todos os ingredientes nua panelinha e leve-a ao fogo, mexendo sempre até ferver. Jogue a calda sobre o bolo.

Nota: Se feito sem a cobertura este bolo é sem lactose

43 comentários:

rose japan disse...

Hummm delicia de bolo!!!! C esse friozinho e chuvinha q esta por aqui da ate vontade de fazer!!!

Bjinhos rose jp

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Eu adoro tudo o que você faz e publica... Não mude... Por favor...
Esse bolo é MARAVILHOSO!!!
Endosso o que a Rose comentou... Nesse friozinho esse bolo é tudo de bom...
Grande beijo, Irene

Shapalmas disse...

Oi Marly,tenho andado meio ocupada,por isso não deixei mais comentários,mas sempre que posso dou um jeitinho de vir aqui espiar seu cantinho,que assim como a sua leitora,eu amo,é uma de minhas referências,mas eu sou mais ousada,não venho só pra ver não,mas sim pra colocar as mãos na massa e arriscar copiar suas receitas...
Bem,talvez ela tenha medo de arriscar a fazer coisas que ela nunca fez,e também por suas fotos serem tão lindas,tão profissionais que deixam ela sem coragem achando que jamais conseguirá fazer também...
Espero que ela um dia tome coragem e se arrisque,como eu...rss
Eu amooo seu blog,você sabe disso não é...(e tenho vontade de fazer tudo que vc faz,pois parece mesmo coisa de profissional,o que vc é né)rss
Quanto a receitinha da Nega Maluca...amei,essa também vai pra minha lista de ''a fazer''...

Beijinhos

Sharon

Lina disse...

Olá, Marly!Engrosso a lista:Não mude por favor! O seu blogue tem uma qualidade profissional, mas não só porque você é profissional, mas porque gosta do que faz, e quando isso acontece, o resultado é este, maravilhoso, que se reflete aqui!Nunca fiquei desencorajada por sua qualidade, mas sim com vontade de alcança-la também e isso você partilha connosco nas receitas tão bem explicadas, cabe-nos fazer a nossa parte!
Ah! e o bolo é delicioso, adoro o conhecido e familiar neguinha maluca, faz parte da minha infância(e não só!).
Beijinhos

Sandra Peres disse...

Eu já fiz, fiz muito essa receita, da muito certo, meu filho faz também, suas receitas são ótimas!!!

Beijão

Dafne Augusto disse...

A cabeça de todo mundo que nao costuma cozinhar é que isso é dificil. Sabe como eu resolvo isso? Ensino a receita de uma torta de limão. Daquelas que o pov0o se derrete de elogios e mals abe que é infinitamente fácil rsrs O povo sempre fica de boca aberta com a simplicidade de algo tão gostoso

Josy disse...

Marlyca minha querida, gosto do seu blog exatamente como ele é, e como a dona dele comanda esse cantinho. Voce pode ser considerada por muitas pessoas, uma profissional, só que essas mesmas pessoas se esqueceram que para chegar onde vc chegou, ralou muito, por que ninguém nesse mundo nasce sabendo, a única diferença é que vc gosta do que faz, e quando se propõe a fazer, faz com dedicação, estudou e estuda, está sempre se aprimorando, é fácil falar, sem saber onde chegamos e como chegamos.Continue do jeito que vc é e como seu blog é, por que tenho voce como referência, motivação a acima de tudo muito respeito e carinho. Amei seu bolo, moleza rsrsr. Bjocas

Isadora disse...

e o açucar?

Marly disse...

Isadora,

Você tem razão, o açúcar acabou ficando fora do preparo, mas acabei de corrigir isso! rsrs.
Obrigada pelo toque!

E a todos os visitantes, obrigada pelas visitas e comentários gentis!

Um beijo e boa semana para todos!

Tayná disse...

Marly,

Acompanho suas receitas há alguns meses e já testei várias! Os bolos de festa ficam incríveis. A pasta de chocolate fantástica transforma qualquer bolo em item de confeitaria. Estou apaixonada por ela! E olha que estou bem longe de ser profissional!

Por coicidência, fiz hoje um nega maluca seu! Desde que peguei a receita desse bolo aqui, ela é a única (de chocolate) que tenho preparado. Ela é muito fácil mesmo e fica uma delícia!

Aproveito para agradecer seu carinho e empenho em atualizar o blog e compartilhar suas receitas e descobertas culinárias.

Parabéns!

disse...

Oi Marly!!!

Ah!!!!
Eu já fiz suas receitinhas e deu certo...
Amo visitar o seu cantinho, por causa das fotos( que são uma delícia de ver, nham, nham, srsr) e por causa das receitas( que estou imprimindo tanto que já está virando um livro, rsrsrsr)...
E esta receita... Já copiei, rsrsrsr!!!

Beijões!!!

Liliane disse...

Marly, que bolo bonito, deve ter ficado uma delícia.
Quanto ao comentário, que vc só faz receitas para profissionais, não desanime, já fiz algumas receitas suas e foi um sucesso.
Beijiho
www.caminhodagula.blogspot.com

Unknown disse...

Sensacional!! Tentador!! Maravilhoso!!
Ai que dó que hoje a semana começou....mas o fim de semana vem aí e eu vou testar esta receita!!haha
bjinhos

"Manjares da Manu" disse...

Suas receitas são sempre delíciosas!!!Eu acho que ela está com um pouquinho de preguiça, ela está querendo receita pá pum!!!

Bjs...

luci disse...

QUE DELÍCIA DE BOLO BEIJOS

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly!!!Entendo como se sente, a maioria das minhas amigas só faz bolo de caixinha e não fazem nada que vai mais de 3 ingredientes rsrsrs... dai sempre dizem q olham meu blog e acham tudo muito difícil... se vissem o seu então, imagina...rsrsrsrs E olha que receita mais fácil e saborosa que vc postou... Acho que basta realmente um pouquinho de paciência e boa vontade mesmo... mas compreendo que para muitas pessoas, cozinhar não é algo prazeroso... e muita gente nem arrisca , com medo de dar errado.... mas quando tentarem com certeza irão se surpreender...

Adriana Balreira disse...

Marly,
Pois eu discordo com quem fez esse comentário. Eu já acho que suas receitas dão para serem feitas por qualquer pessoa sim. São fáceis e nada complicado. E até os ingredientes são fáceis de achar.
Eu amo bolo de chocolate!!! Mas vou ver o post anterior que vi algo que é sem lactose! Me animei
Beijos
Adriana

Anônimo disse...

Adorei o seu prato de bolo em madeira, amei a receita e tenho que te defender também. hehehe Pois eu acho que esse papo de que é pra profissional ou não é uma grande bobagem pois se você gostar mesmo da receita e ler com atenção seguir todos os passos postados e dicas e tal, com absoluta certesa vai chegar num ótimo resultado. Eu acho tudo aqui super explicado e não tenho insegurança em executar uma receita sua. E suas fotos são lindas também.

Eli

Ivani disse...

Bom dia marly, não foi justo o que essa pessoa comentou.
Eu entendo que algumas pessoas tem dificuldade em enfrentar uma cozinha, um forno. Então pinta o medo e elas acham tudo muito dificil e complicado.
Precisa encarar, meter a mão na massa, tentar. Suas receitas são ótimas, fáceis e bem explicadas.
Um pouco de vontade também faz a diferença. Precisa gostar de cozinhar.
Faço sempre o nega maluca por aqui porque as crianças adoram. E a massa é muito fofa, leve demais.
Adoro vir aqui e ver as novidades.
Beijos querida, boa semana.

Emília disse...

Quase tive um treco de ver tantos bolos de chocolate juntos!rs

Para quem não é acostumada a cozinhar, muitos ingredientes e o uso de muitos equipamentos pode parecer "muito", mas acho que são pessoas que nunca "tentaram".
Já vi por aí muitos comentários do tipo "o que é amido de milho? onde posso comprar?" rs, daí fico pensando que para esse tipo de gente, que nem vai ao supermercado, qualquer receita é super complicada.
Não estou falando que é o caso da sua leitora, deixo bem claro, não quero brigar com ninguém,rs, é só um comentário!
Por isso minha amiga, continue postando como sempre!! Quem tem que mudar e evoluir somos nós, suas leitoras!
Bjos

Liliane de Paula disse...

Marly eu "como" seus bolos através das fotos. São lindas e apetitosas. Não morro de amores por bolos. Ou até morro e não como pq dá vontade de comer sem parar.
O que quero que vc me diga é como põe essas fotos tão arrumadinhas.

Liliane de Paula disse...

Marly eu "como" seus bolos através das fotos. São lindas e apetitosas. Não morro de amores por bolos. Ou até morro e não como pq dá vontade de comer sem parar.
O que quero que vc me diga é como põe essas fotos tão arrumadinhas.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que tentação!
Eu, aqui, dando uma regulada nos doces, e você nos trazendo essas maravilhas de chocolate.

Acho que todas suas maravilhosas receitas podem ser copiadas e executadas. Mas há algo que eu acho difícil: a decoração de alguns bolos. Acho que é um pouco complicado obter resultado perfeito como o seu.
Beijo.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Adoro seu Blog e suas receitas...e este Post está perfeito...adorei e anotei!
Bjs, que seu dia seja ótimo e com boas energias!
CamomilaRosa

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Ah...E gentem...é tão mais fácil fazer o bolo no liquidif. ou batedeira...porque tem gente que prefere bater tudo à mão?! Choquei...
Adorei suas respostas e adoro suas fotos!
Bjs
CamomilaRosa

Unknown disse...

oi, obrigada por me visitar! vc tem um blog super gostoso! adoro essas receitas de bolo q não precisam de batedeira!

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA,
SOU APAIXONADA POR SEUS BOLOS, AMO O SEU CAPRICHO, CADA PESSOA TEM O SEU JEITO DE FAZER BOLOS NINGUÉM FAZ NADA IGUAL, PODEMOS COPIAR MAS SAIR IGUALZINHO É DIFÍCIL.
A VIDA É ASSIM NUNCA AGRADAMOS TOTALMENTE O BOM É QUE LEVAMOS NA ESPORTIVA E VAMOS EM FRENTE, VIVENDO E APRENDENDO.
ESSA RECEITA ALÉM DE FÁCIL O BOLO FICA SUPER FOFO, ADOREI!
AMEI TODOS OS BOLOS, CADA UM MELHOR QUE O OUTRO.
BJS ♥

A Paixão da Isa disse...

pois eu gosto mt do teu blog seija sem fotos ou nao para mim o que conta é a receita para depois podemos fazer mas claro que depois temos que dizer de onde foi tirada assim sim é que é ser honesta o resto como diz o ditada manda para traz das costas olha adorei o teu bolo ele esta 5* bjs e tudo de bom continua

São Ribeiro disse...

SUAS FOTOS SÃO LINDAS E ACHO SUAS RECEITAS FÁCEIS ,ISSO VAI DA DISPOSIÇÃO DE CADA PESSOA PARA FAZER.
ESSES BOLOS FICARAM TODOS LINDOS.
BJS

Sara Ramos disse...

Excelente bolinho Marly, eu venho aqui por tudo... é delicioso e inspirador o teu blogue. Bjs

Maíra disse...

Obrigada pelo recadinho!!!
Quantas delícias por aqui heim!!! hummmmm
bjs
Maíra cafofinho da Má

Sabor em Si disse...

Minha querida amiga e doce Marly, só rindo de comentários maldosos como esses.
Você explica com tanta clareza. Como disse a Irene não muda nunca, por favor!!!
Chego aqui e fico encantada com seu capricho e dedicação em nos apresentar postagens impecáveis. E isso é fruto de muito trabalho. Quando eu crescer... quem sabe não chego "Próximo de você"!
Amiga você é 10**********!!!!
Bj gde. Re

Ilaine disse...

Ai que post maravilhoso. As imagens estão divinas!

Marly, tenho feito muita nega maluca aqui em copenhague nos últimos tempos, pois acho um bolo fácil e rápido de fazer. Outro dia, como meus filhos gostam de amêndoas,resolvi moer amêndoas e adicionar no bolo, com um puquinho menos de farinha do que a receita pede. Ficou muito bom!

Beijo

Maria Luiza disse...

Marly
Que injustiça! Eu e a Bruninha já fizemos várias receitas suas e deram muito certo, e olha que nem somos profissionais, apenas inspiradas pelas imagens e pelas explicações e é claro, boa vontade.
Beijos
Maria Luiza

Marta disse...

Bom demais!!!! Vontade de comer um pedaço agora!!!
Beijos

Lili disse...

vou fazer, mãe! tb não tenho batedeira!

Katia Bonfadini disse...

Marly, um dia eu ainda tomo coragem e faço um bolo!!!! Sabe que nunca fiz um na vida? Tenho certeza de que vai solar, rsrsrsrs! Mas suas receitas me dão uma injeção de ânimo! As fotos estão lindas e reparei no prato alto de madeira, que já vi em Ouro Preto, eu acho, e fiquei pensando, pensando... acabei não comprando, mas o acho lindo! Beijão!

Jussara Neves Rezende disse...

Marly,
eu sou a prova viva de que as suas receitas não são apenas para profissionais. Eu nem me considero "boa de cozinha"! Digo sempre que não sou cozinheira, sou leitora; se a receita for boa, eu leio, sigo à risca e me saio bem. É o que tem acontecido com as suas receitas que cheguei a fazer. Não por acaso meu caderno está repleto de anotações assim:
"xxx (da Marly)", como um selo de qualidade... rs
Gde abraço,
Jussara

grazi disse...

OI!

vc tem esta receita com 2 1/2 xic de farinha e com 3 ...

qual é melhor? suponho que com menos farinha saia mais leve , nao é?

obrigada!

Marly disse...

Olá, Grazi, bem vinda!

É isto mesmo! Eu costumo fazer a receita com 3 xícaras de farinha quando quero um bolo um pouquinho mais firme, para que ele aguente coberturas mais pesadas, rsrs.

Beijo!

grazi disse...

muito obrigada pela resposta!

Luciene Galhardo disse...

Dá para fazer numa boa. Tudo aqui é de dar água na boca.

Melissa Alves disse...

Delícia de bolo, mas não posso deixar de comentar sobre o comentário que essa pessoa fez: desde quando batedeira é coisa de profissional? E segundo, eu não tenho batedeira e nunca deixei de fazer nenhum bolo por causa disso. Bato à mão mesmo e fica muito bom! Se ela quer receitas para "principiantes" pode procurar em sites como "tudo gostoso" e tantos outros por aí. Mas ainda assim não estará satisfeita(o), vai reclamar que as receitas estão mal explicadas...
Liga pra isso não, Marly... O importante é que a gente adora suas receitas!

Beijos!

Pin It button on image hover