terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bolo de Morangos (Delicioso!) e Livros de Culinária


Olá! Ontem eu recebi, por e-mail, de uma amiga, foto e receita de um bolo. Ela dizia: "este bolo você não conhece, nem vem dizer que conhece, viu? rsrs. Era o bolo Pé de Moleque, muito conhecido e apreciado no Nordeste. O fato é que eu o conheço! rsrs. Não fosse através dos meus livros e de já o ter feito, o conheceria de todo modo, pois o meu marido é alagoano e esse bolo é vendido por populares em muitos locais de Maceió, rsrs. Mas eu toquei neste assunto apenas para dizer que não é por pretensão que tantas vezes eu digo que conheço (e já fiz!) receitas que aparecem por aí. É que eu coleciono receitas e livros há muitos anos! Tenho praticamente estudado esses livros e executado as receitas a vida inteira, rsrs. A prova disso está sendo a arrumação de uma estante que reservei aqui só para os livros e publicações (revistas, livretos, etc.) relacionados à culinária, dêem uma olhada (não reparem na bagunça, pois vou ter de finalizar a arrumação, que  foi suspensa).


Tudo o que se vê nesta estante versa sobre culinária e os meus livros sobre o assunto não estão todos aí, ainda falta arranjar espaço para uns 40 volumes. Tenho um livro da Dolores Botafogo que foi publicado em 1954. Por falar em Dolores, tenho uma coleção de livros chamada "Mamãe Dolores" (nada a ver com a Botafogo)  que, segundo pessoas da família, foi inspirada na personagem (ótima cozinheira) de uma novela levada ao ar do final do ano de 1964 a meados de 1965.  E é por isso que vejo poucas novidades nas receitas modernas. São as antigas com um ou outro toque "rejuvenescedor", rsrs. Acho que tenho todos os livros culinários que entraram nos catálogos 'pops' dos livros de culinária dos últimos decênios: O do Le Cordon Bleu, alguns da Martha Stewart, Jamie Oliver etc. Tenho até coisa em duplicidade, como este livro abaixo, que pretendo sortear aqui no blog em breve. É um livrão, tipo o da Cláudia Cozinha, só que este tem fotos, ao contrário daquele.


Bem, a receita de hoje produz um bolo fofo, não muito grande, sofisticado e muito saboroso. Ela já foi utilizada para fazer bolos de tudo quanto é fruta, mas num dos livros de Martha Stewart consta como bolo de morango, portanto, ei-la:

Bolo Delicioso de Morango
(adaptação de receita de MS)
Xícara = 240 ml = xícara de chá

Ingredientes

½ xícara (100g) de manteiga sem sal macia
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 e ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar refinado
1 ovo grande
½ xícara de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200 g (na receita consta 500g, um exagero, podem acreditar! rsrs) de morangos limpos e cortados

2 colheres (sopa) de açúcar bruto* para polvilhar sobre o bolo

Preparo


Ligue o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm de diâmetro e ponha-a de lado. Peneire numa tigela: farinha, fermento e sal e reserve-os. Bata a manteiga com o açúcar, na batedeira, até obter um creme claro e fofo (uns 3 minutos). Desligue a batedeira e acrescente o ovo, o leite e o extrato, misture tudo, com um fouet. Acrescente a farinha, aos poucos, misturando tudo – delicadamente - com o fouet (a massa não fica líquida, mas grossa). Espalhe a massa na forma preparada e sobre ela espalhe os morangos, pressionando um pouco para que entrem na massa. Leve a forma ao forno por uns 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.

* Açúcar bruto (raw sugar) é o açúcar pouco processado, como o de rapadura, polvilhei o meu bolo com açúcar refinado (o oposto do recomendado, rsrs).


38 comentários:

Lua Limaverde disse...

Oi, Marly! Recentemente eu também separei um armário sé para livros de culinária, mas não tenho nem um décimo do que você tem! rs Vou esperar ansiosa por seu sorteio porque eu sou louca por esse livro. Minha tia tinha um e nunca consegui achá-lo pra vender. Beijos!!! =)

Coisas de Tássia disse...

Hummm, deve ficar delicia mesmo!

Bjos

Dafne Augusto disse...

Quantos livros lindo meus Deus. Uma Sra biblioteca essa hein. Adorei o bolo também. bem leve e perfeito para um chá da tarde gostoso. Um beijo

Érica disse...

Tenho muitos livros, mas com certeza você tem muito mais que eu, estou precisando organizar também os meus. E esse bolo ficou me parecendo delicioso, seria ótimo se tivesse um pedacinho dele para comer agora.
bjs

www.sosimplesassim.com.br disse...

Vendo seus livros, Marly, lembrei dos meus.Tenho mania.Acho que é coisa de quem gosta de cozinhar.Qualquer dia mostro no Simples Assim.
Realmente, as melhores receitas estão nos livros antigos.
Quando vc sortear o livro, quero participar também, pois esse não tenho.
Bj,
Lylia

A arte em ser mulher disse...

Marly que estantes são essas???
Senti uma invejinha boa agora rsrsrs. Eu só tenho o livro da Nigella, mas um dia quero ter pelo menos uma estante dessas suas.
Esse bolo coisa de louco.
Bjus.

Unknown disse...

Hey Darling!

Esta sua biblioteca é pra deixar a gente se roendo de inveja? fala sério...kkkkk...ainda quero ver isso ao vivo...vou pirar!!!

E o bolo? Oh My Lord...mais um pra lista!!! Que coisa tão boa gente!

tatiane disse...

Marly, percebi que estou viciando em comprar livros de culinária - estou tentando racionalizar, porque nunca na vida vou fazer todas as receitas dos livros que tenho atualmente, e são poucos, enchem uma prateleira e meia da minha estante.
Sempre tive reservas de fazer bolo com morangos por achar que eles soltariam muito líquido, deixando o bolo úmido demais (e não de um jeito bom), mas vendo seu bolo estou me convencendo do contrário :)
beijos!

Jussara Neves Rezende disse...

Eu lendo e pensando: o bacana da Marly é que além de tudo é culta, cita Proust, tem uma biblioteca de culinária invejável! Daí vc fala que tem dois livros iguais e - antes de continuar a ler - penso que vc poderia fazer um sorteio e, claro, desejei ganhar...rs.
Daí vc diz que far[a um sorteio dele em breve... coisa boaaaa!
Abraço!

Cris e Nai disse...

o bolo é maravilhoso só de ver, e a tua coleção idem. Parabéns pela coleção e pelos anos de dedicação e estudo. Beijos!!!

luci disse...

Quantos livros de culinária ,adorei o bolo beijos

Andréa Santana disse...

Querida Marly,
tenho muitos livros de receitas, mas vc tem o triplo, rsrs, não posso ver livros de receitas que fico babando.
O seu bolo está lindo e tem um aspecto delicioso!
Beijos ♥

Lili disse...

que lindas as estantes, mãe! quero ver como elas tão aí! =)

Lili disse...

mãe, e esse porta canudos entre os livros? ahahahahaha.

Isadora disse...

fiquei impressionada com a quantidade de livros! amei a receita!

Rachel disse...

Amiga, fiquei de boca aberta aqui com sua estante...menina quantos livros sobre culinária, não chego nem no meio da primeira prateleira...rs!
Vou ficar esperando o sorteio dessa maravilhoso livro e torcer pra ganhar.
O bolo de morango parece mesmo muito bom, nem tinha como...com morangos!!!

Tenho de pedir desculpas pela ausência por aqui, mas tenho andado tão atrapalhada e sem rumo...você está bem, espero que já recuperada de tudo?!

Um grande beijo!

Unknown disse...

Bom dia !
Hoje passo para visitar vc, deixar meu abraço pelo bom que vc tem, essas delicias já faz parte do nosso dia
Livros bom demais
Bjuss
Rita!!!!

Xana Bértolo disse...

Ficou tão lindo o bolo, adorei as fotos :)...
K estante recheada, adorei :)

beijinhos querida

Renata disse...

Acho que a maior parte da minha literatura (não que eu tenha em casa) é de culinária, sempre gostei. A sua coleção é incrível!
O bolo ficou maravilhoso!

Mônica disse...

Marly
Marly Voce quase ganhou da mamae
Ela colecionava ( porque dei tudo) e gravava as fitas de video dos programas culinarios.
E saia emprestando e dando a s receitas, mas fazer ela nao faz nao. Quem executava era as ajudantes ou entao as minhas irmãs andrea e marilia. Eu herdei dela a falta de jeito na cozinha.
com amizade Monica

Giórgia disse...

Amei seu blog! Amei!

Bem escrito, excelentes fotos! Preciso muito aprender a tirar boas fotos! Aiai...com o tempo ainda aprendo! E amei sua receita!

E sua estante parece ser tão linda, com tantos livros! Que delícia!

Adorei!

Beijo!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina...quantos livros!!!Que legal!
Vou copiar a receita e experimentar pois tenho morangos de sobra aqui em casa, estão super na época! Lindas fotos viu! Parabéns!
Bjs e te desejo uma ótima quinta-feira!
CamomilaRosa

sadhia disse...

hummm amiga que delicia amei ..esta de parabens ..eu adoro bolo de morangos mas assim nunca comi e vou testar essas receita esta mega especial ..amei amiga tenho muitos livros também mas vc tem é uma biblioteca kkkk amei amiga e que bagunça ..não vi nada apenas vi que vc é bem organizada ..amei esta de parabens em tudo amiga bjokas te adoro

Gelia disse...

Com este tanto de livros é difícil não sair coisas gostosas e lindas!! por isso tanta criatividade na cozinha? sinceramente acho que vc tem dom, pois tem gente que mesmo seguindo uma receita, não consegue o mesmo efeito né.

Bjs


Gélia

Paulo Italo disse...

Olá Marly! Pretendo fazer essa receita nos próximos dias. Lendo a receita me veio uma curiosidade:

vc sabe (com certeza, sabe :) fazer aquele "melado" q vemos nos bolos das padarias que deixam os morango bem apetitosos e bonitos? Pensei em fazer isso nessa receita pra deixar mais chamativa para os olhos.

Obrigado!

Gina disse...

Marly,
Lembrei da nossa conversa sobre a Dolores Botafogo, com réplica e tréplica há alguns anos...rs! Menina, como o tempo passou desde que começamos nossos blogs!
Ainda não consegui juntar todos os livros que tenho num só lugar. Agora que tenho parceria com duas editoras, só aumenta minha coleção.
Tem umas receitas preciosas antigas, que a gente só precisa diminuir o açúcar. Como o povo gostava (e ainda gosta...) de exagerar no açúcar!
Também vou esperar o sorteio.
Beijos!

Ivani disse...

puxa! isso é o que chamo de biblioteca! o resto é "estante de livros" rsrsrs
saudades de voce Marly e de seus textos gostosos.as receitas então...
deixo aqui um abraço apertado com muita saudade.
estive afastada por motivos alheios à minha vontade, mas agora todos sanados.
beijos querida, até...

Marly disse...

Oi, gente,

Muito obrigada pelas visitas e mentários gentis!


Lili,

Estivemos bebendo muita água de coco, nesses últimos dias, por causa da minha desidatração, acho que foi por isso que levaram o porta canudos para a estante, rsrs.


Paulo Ítalo,

Realmente aquele meladinho da padaria é só um meladinho, tipo uma calda feita com 1 xícara de água e 2 colheres de açúcar.
Você pode fazer a sua usando suco natural de morangos, que já deixa a cada vermelhinha. Mas eu não recomendo caldas para este bolo porque os morangos acabam sendo "engolidos" pela massa, quando o bolo começa a crescer.

Um beijo para cada um!

Vanderleia disse...

Oi Marly, me vi em você menina.
Também coleciono receitas a 29 anos.Inclusive só de olhar vi alguns livros na sua prateleira que eu também tenho.Tenho um livro de 1956 onde os ingredientes algumas vezes eram medidos em pratos e conchas.
Quanto ao seu bolo parece delicioso.
òtima época para apreciarmos receitas com morangos, estão maduros e com preço bom.Qdo fizer o bolo pé de moleque poste que adoraremos copiar.Beijos e tudo de bom.

Anny (Cristiane) disse...

Marly, eu achando que tinha muitos livros de culinária, quando vi sua foto vi que não tenho nada, kkk. Lindo bolo.

Luana Arakaki disse...

Nusssaaaa!!! rsrsrs. Quando crescer quero ser como vc!!! rsrsrs. Adorei os livros na estante e a receita desse bolo que parece realmente delicioso! Bjs

Arione Torres disse...

Oi querida Dina, que delícia! Me deu água na boca!!
Tenha uma linda semana, bjs!

Sabor em Si disse...

Marly meu amorzinho eu não podia perder esse bolo por nada, que espetáculo!
Alás como tudo que vc poe essa mãozinha divina.
Vou aguardar esse sorteio roendo as unhas...rsrsrs
Bjinhos carinhosos.
RE

Rita Reis disse...

Receita e fotos maravilhosa, mas pasmei com os livros... Sou apaixonada por livros... Que delícia ter um acervo assim. bjs

Josy disse...

Marlyca querida eu me acabava nessa sua biblioteca amiga, e se a maioria é sobre gastronomia e culinária, só ficava o dia inteiro fuçando tudo. Também adoro livros de culinária. Belo acervo. Seu bolo está lindo uma receita a ser anotada. Gostei muito, agora deixa eu ir ver aquele livro que parece que vai ser sorteado e eu que não sou boba claro que vou participar né? Bjocas

Liliane de Paula disse...

O problema aqui é que eu adoro cozinhar mas não gosto de comer, Marly.
E tem coisas que se como bate um remorso do tamanho do marido.
É horrível isso mas é verdade.
Tenho pouco livros de culinária.
Pé de Moleque é tão gostoso que só compro os pequenos. Porque não dá vontade de parar.

Unknown disse...

Hey Darling!

Good Morning!

Menina, fiz esse bolo ontem a noite, mas infelizmente não tive condições de fotografar...uma pena, pois queria dar meu depoimento lá no blog, mas, minhas crianças não puderam esperar nem o bolo assar direito coitado, tiraram o pobre do forno correndo, e comeram quente mesmo...esburacaram tudo, fizeram a maior bagunça...eu digo que esse meu pessoal aqui parece que chegou da guerra, é uma falta de respeito danada...kkkk...mas eu adoro!!!

Amiga, obrigada pela receita, é divina!

Unknown disse...

Olá Marly! Somos quase xarás! Me chamo Marilí e tenho um exemplar da Biblioteca de Arte Culinária de Dolores Botafogo, onde está publicada uma receita do Bolo Marilí. Acho muito interessante, visto que, este nome é bem raro de se ter. Publiquei hoje uma postagem sobre a receita no Blog Sempre Simples e gostaria de convidá-la e a todos que visitam seu site para conhecer e participar da #boloMarilí . Endereço para mais esclarecimentos:
http://marilisilva.blogspot.com.br/2015/07/bolo-marili.html#links

Pin It button on image hover