terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sequilhos de Polvilho com Leite de Coco (e as receitas que não me agradam)

 
 
Olá, queridas e queridos! Antes de mais nada quero pedir desculpas por minha ausência, aqui no blog e em 'blogville'. Claro que esta ausência é involuntária, eu tencionava estar muito presente, nestes dias que antecedem o sorteio, até mesmo para convidar outros amigos, para participarem do mesmo, mas infelizmente não está dando. Nesses últimos dias tem acontecido de tudo: do surgimento da urgência de resolver problemas novos e velhos, ao aparecimento de desafios inesperados. E amanhã, Lili deve chegar do Rio, para passar os próximos dias conosco, acontecimento que deve também contribuir para que eu não possa estar 100% presente. Mas não estar presente aqui não significa não estar cozinhando, pois tenho cozinhado muito, como sempre, rsrs. Ocorre que as receitas que tenho feito, para postar, não têm me agradado e esta é outra das razões de eu não estar dando as caras neste espaço.
Pois é, eu às vezes escolho uma receita cuidadosamente, a executo com o maior capricho possível e o resultado ... não me agrada. Foi o caso das receitas das fotos abaixo. A mousse de morango (com gelatina de morango, imagem nº 1), eu fiz no sufoco de dar um emprego aos muitos morangos que tenho comprado. Evidentemente, acrescentei  a polpa da fruta à receita, já que não faz sentido ter a fruta 'in natura' na mão e deixar de usá-la, numa mousse que é dela própria, rsrs. Mas o resultado não me agradou, apesar de ter agradado à Bellita.  As bolachinhas da imagem 2 foram uma decepção completa, ainda que eu tenha tentado deixá-las bonitinhas. São do tipo 'bonitinhas, mas ordinárias': ficam muito doces e a receita foi totalmente adaptada, pois informava as medidas do modo mais impreciso possível: em pires (oi? que  tipo de pires? de  xícara de chá ou de café?). Já os biscoitos bicolores ficam cheirosos e gostosos mas diferentes dos da foto que ilustra a receita, pois por mais cuidado que se tenha, as massas pretas e brancas acabam 'sujando' umas às outras, no momento de cortar as rodelas de biscoito, e isto acabou por me irritar, rsrs. E tendo as receitas novas me decepcionado lancei mão das velhas, e fiz de novo os sequilhos de polvilho, cuja receita puqliquei aqui. Mas substituí um dos ovos por 2 colheres de sopa de leite de coco, o que deu novo sabor às bolachinhas. Também os decorei de modo diferente, como se vê na foto acima.
 
 
  
 
Sequilhos de Polvilho e leite de coco
 

Ingredientes

 
9 colheres (sopa) de açúcar refinado
500g de polvilho doce
1 xícara (chá) de manteiga ou margarina
2 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (chá) de fermento em pó


Preparo
 

Peneirar o açúcar com o polvilho e o fermento. Juntar os ingredientes restantes e trabalhar a massa com as mãos até formar uma bola. Fazer os biscoitos, da forma desejada, e assar em forno com calor moderado, em tabuleiro não untado.

 


Notas:


Mantive a redação do livro, mas esclareço o seguinte:


01) Antes de tudo, liguei o forno em 180ºC



02) Fiz as bolinhas (mantendo a massa não usada num saco plástico; se estiver quente, como está aqui, nesses últimos dias, convém deixar a massa não utilizada na geladeira). Também deixei um bom espaço entre as bolinhas pois, devido ao acréscimo do leite de coco, no forno elas esparramam para os lados e podem grudar umas nas outras.
 
03) Os polvilhos são diferentes uns dos outros, quanto ao grau de umidade, portanto pode ser necessário acrescentar um pouquinho mais de polvilho ou de leite de coco, para conseqguir que a massa fique no ponto para enrolar.
 

Os biscoitos assam nuns 25 minutos (estão assados quando um deles começa a corar).
 

27 comentários:

Marta disse...

Delicioso.. Fiquei com água na boca...bjs

luci disse...

Deve ser delicioso adorei beijos

Carol disse...

Estou numa vontade louca de comer bolo, mais precisamente dos últimos cupcakes que fiz, mas preciso tanto emagrecer e tenho que pensar só em receitas lights.
Quando quero comer sequilhos, compro de uma mulher que faz e vende os pacotinhos. São bem gostosos.
Beijos

São Ribeiro disse...

FICARAM TÃO LINDOS JÁ PEGAVA UNS QUANTOS.
BJS

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly, é tão chato quando uma receita não fica como a gente quer né? Muitas vezes acabo também escolhendo uma receita conhecida, pois já sei q não tem erro...esses sequilhos parecem deliciosos... com esse post vc me lembrou q acabei de comprar um pequeno estoque de farinha de amêndoas, e no fim de semana começa a saga pelos macarons...rsrsrs Deseje-me sorte!!!
bjinhos e boa semana!!!!

Jussara Silva disse...

Oi Marly! Adoro sequilhos! Parecem ótimos esses da foto. Boa semana! bjs.

Jussara
http://caminhandonaarte.blogspot.com.br

Danni e Lype disse...

Oi amiga,
Eu adorei todas as receitas que você experimentou... Ficaram LINDAS e devem ter ficado DELICIOSAS!!! Acho que você é muito exigente, heim???
Eu fiquei com água na boca com cada uma... Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Dafne Augusto disse...

A vida é assim mesmo não é Marly, as vezes apostamos todas as nossas fichas naquelas receita incrível que no final se mostra a maior decepção kkk. Mas é para isso que servem os nossos Azes na manga não é? rsrs
Beijos

Unknown disse...

Vira e mexe tenho esse problema de esperar pra fazer uma receita e na hora me decepcionar. Mas as receitas velhinhas e queridas sempre estão aí pra ajudar, não é? Os sequilhos ficaram tão bonitinhos!

Beijos!

Josy disse...

Marlyca saudades de vc amiga, espero que tudo esteja se encaminhando da melhor maneira possível. As vezes nos damos conta do quanto precisam da nossa presença sempre, e o quanto nos dispomos a estar sempre disponíveis para os nossos né? É assim mesmo, minha filha vai entrar de férias e eu vou passar uns 10 dias com ela, mas para isso vou precisar me ausentar do blog nesse meio tempo. Bem falando em suas receitas que não foram aprovadas por vc, se vc não tivesse dito e sido franca que não gostou, nunca iria perceber, pois ficaram com um aspecto delicioso, mas sou como vc, gosto de publicar qdo realmente foi aprovada, então temos que fazer como vc, recorrer as antigas que deram certo e sempre fazem sucesso, como esses sequilhos, ficaram lindos, gosto demais desses biscoitos. Beijinhos Marlycota, fique bem

Lili disse...

é mãe... pelo menos sua comida virou comida... pior foi o dia que eu tentei fazer panquecas do livro da dona benta e resultou apenas em desperdício de ingredientes, pois virou uma 'sopa' e não o que deveria ser.

comi um dia desses uma mousse de morango deliciosa! devo estar ficando velha... poia qdo era mais nova só queria saber de mousse de chocolate. =)

espero que você esteja cozinhando pensando em mim! (brincadeira)

beijos,

lila

Lili disse...

é mãe... pelo menos sua comida virou comida... pior foi o dia que eu tentei fazer panquecas do livro da dona benta e resultou apenas em desperdício de ingredientes, pois virou uma 'sopa' e não o que deveria ser.

comi um dia desses uma mousse de morango deliciosa! devo estar ficando velha... poia qdo era mais nova só queria saber de mousse de chocolate. =)

espero que você esteja cozinhando pensando em mim! (brincadeira)

beijos,

lila

Adriana disse...

Nossa que bom saber que não é só comigo que acontece isso rsss, ontem peguei uma receita da massa de uma torta de frango , decepção pura , se soubesse tinha feito a minha de sempre ,mas é assim que tem que ser , afinal culinária é pura alquimia, é misturando, errando que acertamos , o duro é ver tantos ingredientes sendo usados inutilmente rssss.
Beijos querida fique com Deus.

Akemi disse...

Marly, tbm venho de uma fase de receitas decepcionantes mas faz parte da nossa curiosidade culinarística! rss
Sequilhos são sempre deliciosos e com leite de coco nunca fiz mas devem ser maravilhosos com um cafezinho passado na hora!
Espero que tudo se ajeite por aí. Tem horas que nossa vida vira um redemoinho mas força na peruca aí!
Bjss

Tânia disse...

Pelos motivos que você colocou é que tenho confiança e faço qualquer coisa do seu blog com os olhos fechados, sabendo que se está aqui é porque passou pela sua rigorosa avaliação.
Sua postagem só reforçou o que eu já sabia!
E o que eu não daria por um sequilho destes, derretendo na boca, com uma xícara de chá....
Você "me obriga" a fazer, né Marly!
Beijos, minha querida. Apesar de sua correria, quetudo dê certo.

disse...

Oi Marly!!!
Nossa... Que delícia de receita... Fácil, do jeito que eu gosto, e cheia de dicas...
Muito obrigada por compartilhar as suas receitinhas... E ainda colocar aquelas que não ficaram tão ao seu gosto assim, rsrsrrs!!!

Mil beijinhos!!

Chefs.com disse...

Eita pessoa exigente...rsrsrs...também sou assim!
Lembrei do sequilho da minha vó!
Deu uma saudade...
Bj,
Marcela.

Liliane de Paula disse...

Marly,receita de doces e bolos sou um verdadeiro fracasso. Não, não fracasso sempre mas, mais frequentemente, não acerto fazer bonitos como os seus.
Já comidas de sal, sou boa. E gosto de fazer.
Vc já fez"grude" com polvilho e côco ralado?

Renata disse...

Marly, todos nós já vimos esse filme! Acontece o tempo todo, a cozinha é um grande laboratório, e se tem coisas que não estão dando certo é porque estamos sempre tentando inovar, não é mesmo?
As receitas mais antigas com medidas de prato, pires, etc tb me deixam bastante confusas e as vezes até desisto de fazer. Sabe uma que me confunde? O tal copo americano. Em tantos anos de cozinha, até hj não sei a medida certa, achei informações desde 150ml até 300, acredita? Aí, a gente nunca sabe qual desses copos a dona da receita usou kkkk
Ficaram maravilhosos os sequilhos, além de super lindinhos! Compensou todos os outros, apesar de estarem com a aparência linda!

Laura Lucia disse...

Marly,
Acho que o leite de deve ter dado um toque bem diferente aos sequilhos, ficando também deliciosos.
Adorei o fantástico plágio da peça do Nelson, feito por você: o "bonitinhas, mas ordinárias". Puxa, vou roubar de você esta ideia para classificar aquelas lindas comidinhas que faço, mas que ficam umas drogas em sabor, já que vivo "caindo" em receitas desse tipo, as quais são impblicáveis.
Beijo fraternal, Laura vLucia




A arte em ser mulher disse...

Querida para mim todas as fotos das receitas estão ótimas se vc não falasse nada eu nem ia saber rsrsrs.
E esses sequilhos também me parecem deliciosos.
Excelente feriado pra vc.
Abraços.
Camila Marinho.

Anônimo disse...

Olá!

Olha as vezes isso acontece comigo tb, mas olha vendo a foto do sequilhos com leite de coco fiquei com água na boca!
e tenha um ótimo feriado.

Bjs; Nini

Ivani disse...

Oi Marly querida, o mar não tá pra peixe ultimamente, né?
nem mar tem em Brasilia, mas não tá pra peixe mesmo!
mas vai passar, volte às suas receitas certas, antigas, perfeitas, que voce não se irritará mais.
a mousse ficou linda, parece-me bem gostosa.
Mas os sequilhos é que estão mesmo muito atraentes, parabéns!
beijos querida, bom feriado, cozinhe bastante e mostre pra gente!

Adriana Balreira disse...

Marly
sou louca para fazer esses sequilhos mas tenho medo de não dar certo. :(
Nunca fiz biscoitos e sou louca por sequilhos. Vou testar fazer meia receita, será que dá certo?
Beijos
Adriana

tatiane disse...

Acho tão bonitinho esse carimbo para biscoitos - sempre me esqueço de procurá-los quando vou às lojas de confeitaria. E a ideia de adicionar leite de coco à massa de sequilho me parece ótima :)
beijos

Renata disse...

Oi Marly!
É tão chato quando as receitas não agradam...e comigo sempre acontece de dar errado no mesmo dia, eu faço 5 pratos achando que todos são super blogáveis, depois que como vou deletando as fotos...rsrs
Mas os sequilhos estão com uma carinha ótima de chá da tarde!
bjossss

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, querida,
andei sumida e já nem sei se cheguei a comentar com vc que amei seu comentário no meu post "Sede de poesia", pois os poetrix da Helena de que vc mais gostou foram os de que mais gostei também. A Helena, então, ficou encantada e agradeceu demais. Faço uso de uma medicação bastante forte que me deixa acelerada e muiiiito desconcetrada. Tenho sentido dificuldade para ler e para escrever e, sem meu texto, não sou ninguém. O minasdemim passará, em virtude disso, por alguma modificação para que eu possa mantê-lo; mesmo que isso seja impossível, entretanto, não ficarei sem vir aqui, pois onde aprenderei a fazer essas sutis e hábeis modificações (como a do leite de coco) se não for com vc?
Grande abraço e uma nova semana muito abençoada, sem receitas que não agradam... rs
Com carinho,
Jussara

Pin It button on image hover