sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pão Fofíssimo

 
 
Olá! Ainda estou enrolada e sem tempo e este é o motivo de eu vir entrando pouco na Internet. Não bastasse este inconveniente, há bem uma meia dúzia de blogs cujas caixas de comentários não têm me dado acesso facilmente, pelo contrário, rsrs. Então, minha amiga ou meu amigo,  pode ser que a minha ausência no seu blog se deva à dificuldade que tenho encontrado em abrir a sua caixa de comentários. Alguém mais vem enfrentando este problema? Outra dificuldade são as verificações de palavras (captcha) que a gente tem de fazer em certos blogs, que agora inclui também a digitação de um número. Ocorre que tanto as palavras quanto os números são - no mais das vezes - inintelígíveis, de modo que a gente tem de tentar mais de uma vez para acertar. Isto toma muito tempo e tem feito com que eu desista de comentar nos blogs que têm este sistema.
Bem, a receita deste pão foi surgindo à medida que eu ia constatando que a receita que eu pretendia fazer não tinha dado certo, rsrs. Peguei a tal no site de um grande canal brasileiro de TV. Parece que no link em que ela se encontra  são publicadas receitas enviadas pelos leitores e telespectadores. Havia dois comentário sobre ela: um dizia que não funcionava, pois havia líquido demais entre os ingredientes. Mas o outro a elogiava e dizia que havia obtido sucesso. Já a autora garantia que havia chegado nela após muitas experimentações e ajustes, e foi isso que fez com que eu me decidisse a fazê-la, rsrs. Mas não deu certo, a massa jamais poderia ser sovada, pois resultou molenga, só um pouco mais densa do que as massas de bolos comuns.
Então eu tive que sentar e ponderar sobre o que fazer e acabei me decidindo por ir acrescentando farinha e os outros ingredientes proporcionalmente. O resultado foi um, aliás dois, pães fofíssimos, leves como plumas, e saborosos! O segundo pão deveria ser cinco pãezinhos, pois  coloquei cinco bolinhas, pouco maiores do que uma noz, bem distanciadas, na forma. Porém, elas cresceram e formaram um único pão, rsrs.
 
 
 
 
Atualização em 28.10.2012:
 
Este pão foi feito por duas blogueiras amigas. Vejam o que elas acharam dele aqui e aqui!
 
 
Pão Fofíssimo
 
Ingredientes
600 g de farinha de trigo (mais um pouco para enfarinhar a mesa)
30g de fermento biológico fresco
½ xícara (chá) rasa de açúcar
½ xícara (chá) de óleo (canola, milho, soja etc.)
300 ml de leite morno (quase frio)
2 ovos médios
1 e ½ colheres (chá) de sal
 
 Preparo
 
 Ponha o açúcar e o fermento numa bacia e misture os dois comprimindo - com as costas de uma colher - o fermento sobre o açúcar até que fiquem líquidos. Acrescente os demais ingredientes – exceto a farinha e o sal - e deixe que a misture descanse por uns quinze minutos. Enquanto isso, unte com manteiga duas formas de pão, uma grande e outra média e ponha-as de lado. E coloque uma gema numa tigelinha e misture-a com umas gotas de óleo de cozinha mais umas gotas de café já preparado (esta mistura será pincelada sobre os pães para que fiquem dourados). Volte à bacia do preparo do pão e vá acrescentando a farinha com uma colher de pau, misturando bem para que os ingredientes se combinem perfeitamente. Quando tiver misturado metade da farinha, Junte o sal e passe a misturar os ingredientes com a mão. Após adicionar toda a farinha, enfarinhe muito levemente a superfície em que vai trabalhar a massa e despeje-a sobre ela. Sove a massa, polvilhando farinha sobre a superfície de trabalho (cuide para que a farinha adicionada seja mínima, pois é preferível que a massa fique levemente grudenta do que totalmente lisa, pois isso poderia resultar num pão seco e duro). Unte – também muito levemente – com óleo a bacia em que preparou a massa e ponha nela a massa já sovada. Coloque a bacia dentro de um saco plástico grande e deixe que a massa descanse até que atinja o dobro do tamanho inicial (isso demora cerca de 1 hora). Despeje a massa sobre a superfície de trabalho e comprima-a com as mãos para que desinfle. Divida-a em duas partes, faça um rolo com cada parte e coloque-os nas formas preparadas. Pincele os rolos com a mistura de gema e deixe que descansem por 30 minutos. Ponha as formas no forno, à temperatura de 180°C. Asse os pães até que fiquem bem dourados (35/40 minutos).
 
 
 
  

39 comentários:

Nereime disse...

Marly, fazer pão é uma ciência já dizia minha avó, que fazia pães maravilhosos, mas me dizia que "o ofício faz o maestro".Realmente é fazendo que se aprende.Eu ainda tenho muito que aprender.
Também estou num ritmo frenético de trabalho mas assim que puder vou dar uma mexida nas configurações do meu blog a fim de facilitar os comentários.
Amo suas fotos-são um convite, sim queria uma fatia deste teu pão agora mesmo!!!
Um grande abraço,

Ivani disse...

hummmmm! esse pão está tão cheiroso!
Ah! Marly daria tudo por uma tarde em sua cozinha kkkkkkk!
como vai?
obrigada pelos comentarios carinhosos lá no blog, e vou sim postar tudo sobre a viagem.
me aguarde...
estou atrasada com minhas visitas, mas devagar eu chego.
um grande abraço, bom fim de semana querida.

Anajá Schmitz disse...

Que pão lindo e delicioso, uma época sempre errava. ficava que nem um chinelo os pães que eu fazia. Um dia a gente acerta, uma ótima receita.
Tenha um fim de semana maravilhoso.

rose japan disse...

Ola Marly!!!! Qe pao maravilhoso e como cresceu e ficou perfeito!!!!!

Ahhh Marly essa vereficacao de letras sao horriveis mesmo , passo mais tempo fazendo isso do que comentando...eh uooooo...

Bjsss rose jp

tatiane disse...

Que lindos pães, Marly! Ainda sou medrosa na panificação, se há uma resenha contrária, eu desisto de fazer, o que não é o caso desta, já avalizada por você :)
Ah, também não gosto de verificação de palavras, é uma prova sincera de amizade comentar em blogs que usam esse sistema, rs
beijos

Rosita Vargas disse...

Estupenda receta me gusta,abrazos y abrazos

Shapalmas disse...

Oi Marly...você e seus pães maravilhosos...que não importa o que dizem ...você sempre me deixa com água na boca com esse delícia que eu amo,de todo jeito...
Ficaram lindos,como tudo que você faz...beijinhos

Sharon

Shapalmas disse...

Ah,esqueci de dizer que concordo com você em relação a verificação de palavras nos blogues...também me deixa louca,pois quando não tenho muito tempo,pretendo deixar um carinho rápido nos comentários mas isso acaba me atrasando e muitas vezes deixo de comentar...uma pena,espero que acabem com isso logo para que possamos nos comunicar com mais frequência com nossos queridos(as) colegas,não é...

Beijinhos

Sharon

Vanderleia disse...

Marly minha querida, ficou perfeito.
Deve ser delicioso.Beijos.

Renata disse...

Oi Marly, é legal quando a gente consegue "salvar" uma receita e ainda obtém um resultado surpreendente, né?
Seus pães ficaram lindos demais! E como cresceram (a julgar pelas bolinhas)!
Quanto ao Captcha do Blogger, vou te contar, hein! Aqueles números, que são fotos na verdade, várias vezes vem tão desfocados que é impossível de ler! Parece piada!
Um lindo final de semana pra vc!
bjsss

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Já guardei a receita, está com um aspecto tão bom! :D

Beijinhos e bom fim-de-semana :D

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Os pães ficaram lindos. Fiquei tentada a experimentar a receita, adaptando-a para a máquina.
Também tenho tido alguma dificuldade em comentar em alguns blogs. São caprichos do blogger.
Beijo.

♥ Wilma ♥ disse...

Uau, esse pão parece maravilhoso! bjosss

A Paixão da Isa disse...

ficou super fofinho adorei bravo bjs bfs

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly!!Que bom que conseguiu salvar a receita!!!TAmbém odeio a verificação de palavras, ja desisti em alguns após tentativas e nada...rsrsrs
Bjinhos e um bom fim de semana!!

Gina disse...

Marly, outro dia fui comentar num blog que tinha esse sistema captcha. Sem brincadeira, tentei umas 5 vezes e desisti. Em vez de ficar mais legível, só piorava...
Acompanho alguns programas de culinária (quando posso) e vejo que as quantidades logo chamam atenção. Não se preocupam em passar a dose correta ou não revisam os erros e resulta nisso.
Quanto ao pão, perder, jamais, não é? Valeu a pena ir adaptando. É só ver a carinha linda que o pão ficou.
Beijos e um ótimo final de semana!

Prata da casa disse...

Olá Marly: estes pães ficaram simplesmente PERFEITOS!!!!!O miolo fofo e a aparencia,meu Deus!!!,uma tentação.
Bjs e bom fim de semana
Márcia

Paladares da Isa disse...

Que pão lindo!!!!

Adorei!!!!


Bjocas

Marijose disse...

qUE RICO¡¡¡ BESOS

Rita Reis disse...

Oi, Querida Marly!
Sabes que mesmo quando não comento aqui, sempre dou uma espiada, pois minha rotina com as pequenas e as neuroses com a casa, me impedem de ter o tempo que eu gostaria para as visitas. Eu também acho bem chato esse verificador de palavras, mas ocorre que algumas pessoas nem sabem que o blog está assim, o meu eu nem sabia, fui avisada e arrumei. Até fiz uma postagem sobre isso (http://ritareiseq.blogspot.com.br/2012/03/como-tirar-o-verificador-de-palavras.html)

Esse teu pão está lindo demais, eu amo pão caseiro mas não tenho muito sucesso, ou não crescem ou não ficam bons...

Um grande beijo

Unknown disse...

.•*♥.·´✿.·´✿╰☆╮a.·´✿╭დ╯
Bom dia de um lindo domingo
Passando para te elogiar o que
faz, e tem de bom deixo um abraço
carinhoso com essa receita de dar água na boca, e é muito fácil
Bjusssss
Rita!!!!

.•*♥.·´✿.·´✿╰☆╮a.·´✿╭დ╯

Arione Torres disse...

Oi Marly, que delícia de pão!
Fiquei com água na boca!
Tenha uma ótima semana, bjs

Izis Borck disse...

Oi, confesso que apenas consigo fazer pão na máquina, jamais conseguiria amassar.
Ficou muito apetitoso o seu pão.
Beijocas

Liliane de Paula disse...

Sabe, Marly, decidi que não comento mais em blogs que tem o verificador de palavras. Já houve ocasião de tentar 9 vezes e não conseguir. Tenho impressão que quem tem, nem sabe que tem.
Hoje fiz um Brioche na Máquina de Pão e ficou muito bonito. Parece gostoso

argas disse...

parece tão fofinho mesmo!

Coisas de Tássia disse...

Que delícia, parece super fofo o pão!

Bjos e boa semana

Gelia disse...

Hum que delicia amo pães...se faço como um inteirinho assim que sai do forno rsrs.

Receita anotada.

Bjs

Gélia

Rosária disse...

Marly,
a receita do pâo já está com as devidas correções? Afinal vc disse que teve de fazer algumas alterações...
Tô adorando entrar no seu blog, que tem sempre boas sugestões.
Parabéns!
Um abraço,
Rosária.

A arte em ser mulher disse...

Marly todos os pães que vc faz ficam maravilhosos amiga, com esse não poderia ser diferente.
Queria estar ai na hora que vc assou só para poder sentir o cheirinho rsrsrs.
Abraços e ótima semana.
Camila Marinho.

Anajá Schmitz disse...

Menina esses pão são minha perdição. Se pudesse eu só comeria pão. Amei essa receita. Esse pão douradinho é um manjar dos deuses. Adorei sua visita. Mas eu sou fã dos artigos baratos, todas as toalhas que tenho são compradas em lojas econômicas.
Bjos e tenha uma semana maravilhosa.

Marly disse...

Amigas,

Obrigada pelas visitas e comentários gentis!

Rosária,

A receita já está ajustada, rsrs. Na original levaria 500g de farinha. Nesta leva 600g e mais a que se usa para enfarinhar a mesa.

Um beijo para todas!

Luma Rosa disse...

Eu quero!! Que fofura apetitosa!! Tô levando a receita!! Beijus,

"Manjares da Manu" disse...

HUMMMM, FICOU MARAVILHOSO!!!!
LINDO!!!!

BJS....

Anônimo disse...

http://culinariareceitas.blogspot.com.br/2012/05/receita-postada-pela-sunrise-e.html...não é o seu bolo?

Marly disse...

Gente querida!

Obrigada pelas visitas e comentários gentis!

Anônimo,

É o meu bolo! É que nesta época eu participava da comunidade em questão, com o nickname "Sunrise".

Um beijo para todas (os)!

Ana Claudia disse...

Que pão fofíssimo amiga, que delicia, amei...
Beijinhos
Aninha

Josy disse...

Minha doce amiga Marlyca estou atrasada com minhas visitas, alguns contratempos mas vou levando, empurrando com a barriga como minha mãe dizia. Que lindos ficaram seus pães. Mais uma receita de pão que vou levar. Adoro fazer pães. Gostei muito desse, super macio. Beijinhos

Trainee de Cozinheira disse...

Oi Marly, nem sei se vc me conhece, mas hj postei o seu pão, ficou uma delícia!!bjs
Maura

Eliane disse...

Oi, acompanho seu blog... e gosto muito de receber suas receitas.
Fiz esse pão e amei!! Ficou uma delícia!!!!!!!
Postei no meu blog e te dei os créditos... espero que não se importe :-)
bjs
http://larfamiliaecia.blogspot.com.br/

Pin It button on image hover