terça-feira, 6 de novembro de 2012

4 anos Saboreando a Vida! E como Fazer Bolo Xadrez Sem os Utensílios Próprios



Olá! O sufoco aqui está tão grande que eu quase não entro na Intenet hoje. E justo hoje que o blog completa quatro anos! É que além do corre-corre diário, a chuva afetou o meu computador de alguma maneira, pois até para ver uma foto, a gente tem de esperar  o "carregamento" uns bons dois minutos; uma coisa exasperante! rsrs.
Fiz este bolo para a celebração do aniversário da minha sogra, que faz anos hoje. Mas, como tem ocorrido nos últimos anos, aproveitei a coincidência para celebrar também o blog, que nasceu no dia 06 de novembro de 2008. Antes deste, eu tive um outro blog, que era praticamente um diário, soma de caderno de receitas, com anotações sobre livros, filmes e coisas tais. Mas ele acabou fazendo leitores, aí eu resolvi separar os meus assuntos, criando dois novos blogs. E eis que chegamos ao 4º ano!
Pensei em fazer hoje um post bonitinho, mas tudo conspirou contra, até o tempo, que escureceu e me impossibilitou de tirar uma foto decente do bolo, rsrs. Mas, como costuma dizer a minha mãe "Vamos em frente, que atrás vem gente", rsrs. Este é um bolo xadrez simples e a confecção dele me deu a idéia de mostrar como fazer um bolo xadrez sem os apetrechos próprios. 
 
Primeiramente tenho que registrar os dois modos de fazer o bolo xadrez, que são:
01) desenhando círculos (ou linhas! se a pessoa desejar fazer um bolo retangular ou quadrado)  de massa escura e clara, intercaladas numa assadeira; coisa que se faz pondo as massas em sacos de confeitar com bicão liso (ou até sem bico).
02) Assando e cortando as duas massas em círculos (ou linhas), que foi o que eu fiz, rsrs.
Eu sempre preferi o segundo método, pois todos os bolos que vi, feitos com a primeira técnica, resultaram com as massas meio misturadas em algum ponto, rsrs. Então, quando não tinha os circulos cortadores que  tenho hoje, eu cortava as minhas massas usando moldes de papel. Se eu fazia um bolo de 20 centímetros de diâmetro, por exemplo, cortava três e até quatro círculos de papel, em ordem decrescente de tamanho e com alguma proporcionalidade entre as medidas, e os usava como molde para cortar os bolos (veja foto abaixo). Depois era só encaixar os círculos de massa uns dentro dos outros, alternando as cores dos bolos. Também nas camadas, as cores têm de ficar alternadas, senão não dá o efeito xadrez, rsrs (veja foto abaixo). 

 

Bem, para intercalar bolos de duas cores, fica evidente que dois bolos de cores diferentes têm de ser feitos, certo? Então é necessário que esses bolos sejam altinhos, para que possam ser cortados ao meio, gerando duas boas camadas de bolos, como na foto acima. As duas camadas terão de ser cortadas em círculos. Tirei então as medidas dos círculos da peça que é vendida juntamente com a forma para bolo xadrez (de 23 cm de diâmetro) e cortei círculos de papel nas mesmas medidas (17,5 cm e 9,5 cm). Como eu disse acima, não uso esta forma para assar massas de cores diferentes porque desconfio fortemente que as massas se misturam após a retirada da peça. Acho que as massas se misturam até se os bolos forem assados com a peça, rsrs.


 
 
Depois de cortados na horizontal eu corto os bolos, imediatamente, em círculos, ou seja, faço isso  antes mesmo de separar as metades, para evitar manuseio excessivo, pois os círculos podem quebrar durante o manuseio. Por falar em quebra, as boleiras profissionais costumam ter uma chapa de aço ou alumínio, bem fininha, para manusear massas delicadas. Em vez de transportar as partes cortadas com as mãos, elas o fazem com essa peça, que se chama "salva bolo". Eu não tenho um salva bolo, por isso uso o fundo de uma das minhas formas de fundo falso (de abrir) para este fim (foto abaixo):


 
 
Para cortar os bolos pela metade eu costumo usar um pedaço de fio dental. Antes que alguém ache pouco higiênico já vou esclarecendo que o fio dental sem uso (claaaro! rsrs) é esterilizado e- naturalmente - mais limpo do que uma linha comum, mas, se você preferir, use a linha, rsrs. Faça uns três cortes superficiais em volta do bolo, fixando a altura em que ele deve ser cortado e encaixe o fio dental nesses cortes. Então, delicadamente, vá puxando a linha, em sua direção, cruzando-a,  até que o bolo esteja cortado.


 

As massas para o bolo xadrez costumam ser amanteigadas, firmes e densas, justamente para aguentarem o manuseio. Mas eu fiz as minhas fofas e delicadas (Nega Maluca e Bolo Branco de Liquidificador), porque é assim que a minha sogra prefere. Também usei um doce de chocolate para rechear e "colar"  as camadas, mas tanto a receita deste doce (que é simples!) quanto as das massas, que foram modificadas para que os bolos ficassem mais altos, serão dadas no próximo episódio, oooops, post. Até lá! rsrs. 
Nota: Veja mais um bolo xadrez aqui!
 

39 comentários:

Moro em um Kinder Ovo disse...

Eba!!! Parabéns pelo blog e fico esperando o meu bolo. Não precisa ser este porque achei que é muito difícil de fazer... Este é para "profissa". E muito obrigado pelas gostusuras que sempre encontro por aqui.

Prata da casa disse...

Olá Marly: parabéns pelo aniversário do seu maravilhoso blog.Quanto ao bolinho está lindo,com um aspeto de deixar qualquer um babando...
Bjs
Márcia

PINTA ROXA disse...

Parabens pelo blog e pelo aniversário da sogra, nunca fiz nem comi bolo xadrez, mas já comia uma fatiazinha com um chá...

São Ribeiro disse...

Parabéns pelo aniversário do blog e que venham muito mais cheio de deliciosas partilhas.
Achei esse bolo lindo.
bjs

Lina disse...

Viva, Marly!Parabéns pelo 4º ano do seu maravilhoso blogue e obrigada pelo presente que é a explicação deste lindo bolo! Parabéns para a sogra também!
Beijinhos prás duas

MVlasic disse...

Oi Marly, adorei conhecer a técnica do bolo. Nunca fiz, bolo xadrez, nem sei se consigo, mas certamente você inspirou essa aprendiz aqui a tentar.
Parabéns pelo aniversário do blog !!
Que muitos outros anos venham por aí !!
Beijinhos,
Marisa

Carol disse...

Parabéns pelo aniversário do blog. Adoro vir aqui, mesmo que no momento eu esteja em off por estar de dieta, mas digo e repito que aqui é um lugar de ideias e inspirações deliciosas.
Beijos

Chefs.com disse...

Ei Marlyzinha querida!
Parabéns pelo niver desse delicioso blog que eu amo de paixão!!!
Beijocas,
Marcela.

rose japan disse...

Ola Marly!!! Nossa ficou lindo...moca!!!!

Marly depois me passe seus outros blogs nao conheco e nem sabia q tinha outros!!!

E tbm minha amiga, parabens!!!! Muitas felicidades e sucesso ao blog nossa vc ja esta grandinha em...eu mes que vem faco 1 aninho ainda, so to engatinhando....

Grde bj rose jp

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Parabéns!!! O seu blog é ESPETACULAR!!! Além de ter muitas receitas DELICIOSAS eu aprendo sempre com as suas experiências... Muito obrigada por compartilhar tudo isso...
Desejo muitos anos de blog e muito +++SUCESSO!!!
Um beijo enorme, Irene

Shapalmas disse...

Parabens pelo blog e pelo bolo,que como sempre nos deixa babando de vontade...seu blog eh mesmo demais,sou super fa!!!Grande beijo...

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com/

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Parabéns, Marly, por e para seu maravilhoso blog.
E muitos anos de vida doce.
Beijos.

Josy disse...

Marlyca querida, desculpe minha ausência, estou voltando aos poucos, ainda bem deu tempo, mesmo que um pouco tarde né? de vir aqui comemorar com vc o niver do seu blog. Parabéns amiga, pelo lindo blog, adoro seu cantinho, suas receitas e a dedicação que vc se propõe cada vez que traz uma receita para nós. Obrigada por mais um ano de delicias, de visitas carinhosas em meu bloguito, por ser a amiga que é pra mim. Parabéns, muitas felicidade e boas energias sempre em seu blog, sua vida, seus trabalhos. E felicidades pra sua sogra também. O bolo ficou maravilhoso, não tinha visto ainda bolo xadrez redondo, ficou lindo. Amei. Bjocas

Lili disse...

oi, mãe! esqueci das bandeirinhas!!! ainda bem que você deu um jeito! o problema foi que o gabriel tinha entrega de trabalho hoje e fiquei ajudando ele com os cortes domingo e ontem... desculpa! liguei pra zefa hoje e ela disse que você tinha mandado bolo pra ela. =)

esse bolo ta com uma cara ótima... ainda mais com esse brigadeiro junto!

beijos!

Coisas de Tássia disse...

Parabéns!!! E lindo bolo!

Bjos

Na Cozinha da Rita disse...

Marly,

Parabéns pelos 4 anos do blog. Parabenize a sua sogra também.
Gostei bastante de aprender a técnica do bolo xadres. Mas dá bastante trabalho, heim?! rsrsrs.
Deve ter ficado delicioso este bolo.
Bjs.

Raquel Alabaça disse...

Eu nunca utilizei a forma própria para o efeito, da forma que fez dá mais trabalho mas fica funcional!

Beijinho e parabéns ao blog.

Leninha Brandão disse...

Minha querida Marly
Em primeiro lugar o meu agradecimento por seu carinho lá no meu cantinho. Você é um amor de pessoa, viu? E fico muito feliz quando aparece e sei que não é por preguiça,rsrsrs.
Em segundo lugar:sabe que até me deu vontade de ser sua sogra? Que delícia de nora é você,menina! E este seu bolo está um espetáculo! Maravilha!
Parabéns pelo bolo, pela habilidade e pelo aniversário do blog.
Bjssssss,
Leninha

Tânia disse...

Parabéns querida amiga! O Saboreando a Vida faz 4 aninhos e nós é que somos presenteados com receitas e dicas maravilhosas.
Sempre aprendo muito aqui e você faz de tal forma que o complicado fica fácil, como este bolo xadrez!
Obrigada por dividir tantas dicas e segredos.
E parabéns a sua sogra também!!
Beijinhos.

Unknown disse...

Hey Darling,

Além de Chef de Primeira você também é uma ótima professora hein?

Bolo xadrez é uma coisa linda, eu adoro, e vindo de você eu aplaudo, claro!

Parabéns pra sogrinha, felicidades a todos!

Adriana Balreira disse...

Marly,
Parabéns pelos 4 anos de blog! Muito tempo! Menina, que trabalhão deve ser montar esse bolo! Mas fica lindo mesmo o efeito. Adorei as dicas que vc dá. Sempre compativeis e usaveis
beijos
adriana

Vanessa e Josiane disse...

Marly! Parabéns! Eu sempre leio mas nunca comentei, hoje não poderia deixar passar :-)
Gostaria tanto que você colocasse foto dos boloso cortados. Essa está muito legal, com passo a passo, mas queria ver esse bolo xaderz cortado... Deve ser lindo!

beijos!

Anajá Schmitz disse...

Parabéns pelo sucesso, o bolo esta maravilhoso, tu es uma artista, montar esse bolo ficou divino. Dá meus parabéns para a sogra, que todas vocês tenham muita felicidade e sucesso.
Tenha uma ótima semana.

Renata disse...

Primeiramente, meus parabéns pelos 4 aninhos de blog! Que venham muitos mais para a gente aprender bastante com a sua experiência :)
AMEI a aula, Marly! Fiquei doidinha pra fazer! Vou aguardar o próximo aniversário rsrs
Também não tenho um "salva-bolos", e nem sabia que existia essa peça, digo, para esse uso exclusivo. Eu uso uma daquelas tábuas de corte flexível, bem fininha de plástico, só não é redonda, mas tb funciona :)
Vou aguardar ansiosa pelo próximo capítulo!!
bjsss

Anônimo disse...

Acho que nunca vou acertar fazer esse bolo, rs

tatiane disse...

Parabéns pelo aniversário do blog, Marly! E o bolo de comemoração está à altura da data, lindíssimo e profissional!
beijos

luci disse...

Parabéns por 4 anos de blog,o bolo ficou lindo
beijos

A Paixão da Isa disse...

parabens e que venhao mtos mais pois mereces gostei mt do bolo e da maneira como fizes -tes bjs

chica disse...

Parabéns pelos 4 anos e esse bolo é tudo de bom.Além disso, criatividade é maravilhosa sempre! beijos,tudo de bom,chica

Andréa Santana disse...

Querida Marly,
parabéns por mais um ano de blog, que Deus abençoe sempre o seu cantinho e a sua vida!
Obrigada por vc nos proporcionar tantas dicas e receitas maravilhosas!
O bolo ficou lindo!
Que venham muitos e muitos anos de sucessos!

Beijinhos, fica com Deus!

Laura Lucia disse...

Marly,
Puxa, que legal, garota, seu blog está completando 4 anos de sucesso! E somos nós que ganhamos com suas receitas divinas e suas dicas preciosas e impagáveis.
Parabéns, amiga querida! E que você e seu blog recebam as bençãos do Céus para continuarem com muita alegria e garra esta tarefa de dar o melhor de si para os outros. Obrigada por tudo que tenho recebido deste seu coração belo e generoso.
Meu mais afetuoso beijo e o meu mais forte abraço para parabenizá-la por tão especial data, Laura Lucia

Laura Lucia disse...

Marly,
Eu de volta, agora para falar do bolo.
Adorei mais esta sua dica de fazer bolo xadrez sem ter as formas próprias. Este é um bolo que consegue unir beleza externa, interna e sabor delicioso, e agrada demais. Como agradecer por tanta informação útil!?
Obrigada demais.
Beijo grande e um lindo dia para você, Laura Lucia

Liliane de Paula disse...

Esse jamais acertaria. É mesmo para vc, Marly querida, boleira de 1ª.
Quando comi esse bolo xadrez nem imaginei o trabalho que dá.

Rachel disse...

Amiga...você que está na maior correria como eu pode me perdoar o atraso, né?!
Acredita que vi seu post logo pela manhã (eu assino o feed) e disse para mim mesma vou lá deixar meus parabéns, hehehe que nada olha aqui, vê ali, mexe aqui, sai da net e esqueci...cabeçuda eu, me desculpe!

Você sabe que te acompanho e admiro há muito tempo e só posso te desejar muita saúde e paz para que possas continuar nos brindando com receitas tão lindas e deliciosas!

Um grande e forte abraço...vida longa ao blog!!!

"Manjares da Manu" disse...

CHEGEUI UM POUCO ATRASADA, MAS PARABÉNS!!!!
QUE SEU BLOG LINDO CONTINUE POR MUITOS ANOS!!!

BJS...

Jussara Neves Rezende disse...

Parabéns, Marly, pelo niver do Saboreando! Céus, não é nada fácil manter um blog... parabéns mesmo!
Amo o bolo xadrez que a mãe de um colega de minha filha faz; e a massa é leve... nossa... é divino! Ainda bem, pois sou desastrada demais para tentar fazer todos esses cortes! =/
Acredita que só agora que vc mencionou outro blog me toquei que vc tem mais um? A gulosa aqui entra vendo as imagens de comida e não enxerga mais nada... É um blog literário...? Ahhh... vou lá ver!
Abraço,
Jussara

Luma Rosa disse...

Ah, essa tal conexão!! Aqui também acontece o mesmo! Ontem estive no seu blogue e logo após a conexão caiu, mas tive tempo de copiar a receita e salvar. Quando fui no post da receita, li sobre o aniversário do blogue e quando vinha para essa postagem... advinha? Minha conexão caiu. Mas cá estou aqui novamente desejando vida longa ao seu blogue!! :=)) Que tenhamos muitos anos de comemorações!! Beijus,

Marta disse...

Lindo de se ver. Delicioso para comer... Rssssss
Bjs

By Neymes disse...

OLA MARLY,QUE DELICIA DE BLOG,SUAS RECEITAS SÃO BARBARAS,NÃO EXPERIMENTEI,MAS PELA APARENCIA,JA APROVEI TUDO,AMEI ESSES DOCINHOS LINDOS PARA CASAMENTO,NÃO VAI DAR PARA FICAR SEM PASSAR POR AQUI,TODA SEMANA,HEHEHE E PEGAR AS RECEITAS NOVAS.BOA SEMANA.BEIJOS.VALÉRIA.

Pin It button on image hover