segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sequilhos de Limão (de Amido e Farinha) e Uns docinhos Brasileiros

 
 

Olá, tive que dar uma pausa forçada nas atualizações das postagens simplesmente porque não consegui fotografar os pratos feitos, rsrs. No sábado à tarde eu fiz fatias húgaras, um pão enroladinho recheado com coco, que minha mãe faz divinamente. Mas antes mesmo de eu localizar a câmara fotográfica os pães sumiram. Isso dá bem uma idéia do quanto eles são gostosos, né? Mas no fim eu achei até bom, pois havia preparado uma massa diferente da clássica, que leva gemas e não ovos e como eu queria mesmo era postar a receita clássica, vou ter que esperar outra oportunidade.
E, para falar a verdade, eu também estive meio chateada, nesses dois últimos dias, pois tenho visto receitas postadas aqui, pioneiramente, que foram inclusive sujeitas a estudos e adaptações, publicadas em outros blogs sem a menor menção à origem, tendo as blogueiras as apresentado quase como se fossem novidades, num esforço claro de serem identificadas com elas. Não preciso dizer que as tais blogueiras são do tipo "deseperada por uma parceria", preciso?  Isso inclusive está me levando a considerar seriamente a idéia de vetar certas visitas ao blog, abrindo-o só para leitores convidados. Sim, porque, senhoras e senhores, atentem para o fato de que até o momento eu não ganhei nada  - em termos materiais e financeiros - com a criação deste blog, pelo contrário, ele me tem exigido tempo e gastos. Então, por que eu deveria aceitar a condição de "fornecedora de boas receitas", criadas por mim ou já ajustadas e melhoradas,  para que gente "esperta" tente ganhar alguma coisa com elas, não se dando sequer ao trabalho de informar a origem?  Vejam que o problema para mim não é - claro - ver as receitas em outros blogs, pois o propósito do compartilhamento  é este mesmo. O problema é a gente ver esta situação de disputa; esta intenção aberta de passar por cima do outro e obter alguma vantagem. Essas pessoas se esquecem da Lei do Retorno, ou seja, que o que sai de nós, volta para nós. Multiplicado! Elas enfrentarão gente desleal e oportunista, isto é certo, resta saber como reagirão a tais coisas. Eu não tenho nada contra o ganho com o blog, até gostaria de ganhar também, pois um bom trabalho merece sim, remuneração. O que me dói é a falta de ética, a desconsideração para com o outro, o descaramento.

Mudando de assunto, pois há coisas agradáveis também na vida - aleluia! - rsrs. Amanheci hoje com muita vontade de preparar os sequilhos abaixo, cuja receita foi publicada na Cláudia Cozinha de setembro de 2009. Mas eu já sabia que teria que fazer adaptações na receita porque não tinha um dos principais ingredientes, que era o polvilho, que foi substituído por amido. Também dei uma boa reduzida no açúcar, que passou de uma xícara para 3/4 de xícara - rasa! Acho que ficou bem melhor assim, pois o doce ainda ficou no ponto, rsrs. Estes sequilhos ficam bem levinhos e eu ainda os aromatizei  com casca ralada de limão.
 
 
Sequilhos de Limão (de Amido de Milho e Farinha) 

xícara = 240 ml

Ingredientes

 
2 xícaras de polvilho doce (substituí por amido de Milho)
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar (coloquei só 3/4 de xícara rasa; com certeza 1 xícara é demais!)
½ xícara de margarina derretida e fria
2 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Casca ralada de meio limão Tahiti (acréscimo meu, que pode ser substituído por essências ou outros aromatizantes)

2 colheres de sobremesa de água (acrescentei para que os biscoitos ficassem mais maleáveis e quebrassem menos, depois de assados)
 
 
Modo de fazer


Sobre uma tigela, peneire juntos - três vezes, o polvilho com a farinha, o sal e o fermento (isto é para deixar os sequilhos bem leves). Faça uma depressão no centro da mistura e junte a manteiga. Misture com os dedos até umedecer as "farinhas". Adicione o açúcar e ponha a tigela de lado. Na batedeira, em velocidade alta, bata os  ovos por cinco minutos. Enquanto isso, ligue o forno à temperatura de 180ºC e unte a assadeira em que os biscoitos serão assados. Acrescente os ovos batidos à mistura de "farinhas", homogeneizando tudo (acrecentei também a água e a casca ralada do limão). Faça bolinhas com 1/2 colher de chá de massa e vá colocando-as na assadeira com 1,5 cm de espaço entre elas. Com um garfo polvilhado de farinha marque as bolinhas ligeiramente. Leve a assadeira ao forno por 20 minutos ou até os biscoitos dourarem em baixo. Deixe amornar por 10 minutos. Transfira os biscoitos para uma grade para que acabem de esfriar (use uma faca de mesa para - gentilmente - soltar os biscoitos da assadeira).
 
 
Ah, quero mostrar também estes docinhos da foto abaixo, que minha filha Lili enviou para mim, na suposição de que eu não os conhecesse. Mas eu os conheço e sei que eles são pura fruta cristalizada e esculpida. São tão lindinhos que muitas pessoas os servem em casamentos.
 
 
 
 
 
 

40 comentários:

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Têm muito bom aspecto e levam pouca manteiga, o que é perfeito para mim :D Vou experimentar :D

Beijinhos e boa semana :D

Vanessa Oliveira disse...

É bem assim mesmo a cara de pau de certas pessoas, dia desses comentei no face que as vezes fico até com vergonha da dona da receita, pois depois de mexer tanto na receita eu dou os créditos, mas prefiro assim, pois se foi naquela pessoa que me inspirei para postar a receita nada mas justo de que mencionar ela no post.
Se colocar o blog privativo não se esqueça de me incluir tá hahahaha, sou super fã do seu cantinho.
Já estou guardando a receita no pinterest.

Abraços
Vanessa Oliveira

Unknown disse...

Oi Marly! Esse é o lado ruim da blogosfera, realmente muitas pessoas agem de forma errada e na cara dura mesmo....entendo seu inconformismo! Eu gosto muito de preparar receitas vistas em outros blogs, mas gosto mais ainda de mencionar quem me inspirou!
Adorei esta receita e já favoritei! Quero fazer em breve!
Bjs
Mel

chica disse...

Uma pena que essas coisas te aconteçam,não? E esses sequilhos estão lindos e muito bem apresentados. Gostei de ver. Vai firme, fica bem! beijos,chica

São Ribeiro disse...

Ficaram lindos ,era capaz de comer uns quantos.
Gostei muito.
Boa semana
bjs

Liliane de Paula disse...

Marly, as pessoas usam suas receitas com suas fotos?
Se eu vê algum blog com receita e foto sua, reclamo na hora.
E a cx não chegou?
Sim, essa foto está linda, tirada de cima. A toalha da bandeja é linda, também.
Sua Lili, cozinha bem?

Leninha Brandão disse...

Minha querida Marli,

Também eu dei uma boa gargalhada com o sumiço dos quitutes antes que vc achasse a máquina fotográfica...também, prá que fazer coisas tão gostosas, né?

Mas fora de brincadeira, suas receitas são uma tentação, o que não justifica o procedimento destas pessoas.Falta de ética total, para não dizer coisas piores.
Bjsssss, minha querida.
E obrigada por ser tão gentil.

Leninha

Marijose disse...

ummmmmmmmmm que delicia¡¡¡

Santa Gastronomia disse...

Marly:
também as vezes acontece comigo, quando me lembro de tirar fot, já era! kkkk..
Fico muito triste em ver que há pessoas assim, que se aproveitam dos outros - mas infelizmente temos essas pessoas em nosso caminho, o que é muito chato, pois depois de um trabalho danado, vem um talzinho e rouba nossas ideias - aff, ninguém merece!
Esses biscoitos estão uma graça, ainda mais com as fotos lindas que vc consegue fazer!
E esses docinhos eu não conhecia - são muito lindos!
Bjinhus e tenha uma ótima semana!

Ah, em tempo, atrasada mas te parabenizando pelos 4 anos de blog!!!

sadhia disse...

oi querida Marly tudo bem?? também concordo com vc ...ja vi muita receita por ái assim sem dar creditos eu mesma dou os creditos á amiga quando eu faço de amiga e quando pego em um curso ou amiga me passa eu falo..e triste ver isso sim ..esses dias fiquei muito magoada pois a moça faz a rceita e até copia do meu blog e nem dá creditos mas tudo bem ..fazer o que né ...vc esta certíssima ...flor se for colocar no privado gostaria de estar na lista ...amei esses doces não conhecia ..que magnifico ..parabens bjokas boa segunda

Prata da casa disse...

Olá Marly: estes biscoitinhos estão com um ar bem guloso. Adorei a receita.
Quanto ao descaramento de certas pessoas,infelizmente sempre houve e haverá gente oportunista.Por isso, se resolver tornar o blog privado,por favor não me exclua ,pois sou sua fã,OK?
Bj
Márcia

Ana Claudia disse...

Olá Mary, entendo seu desabafo, ainda não passei por isso, ou pelo menos ainda não descobri... Isso é uma coisa q ainda não tem punição. Esses sequilhos iam muito bem com essa xícara de chá...
Beijinhos
Aninha

Moro em um Kinder Ovo disse...

Eu também não entendo a atitude de pessoas assim. Afinal, ninguém é obrigado a ter um blog. Posso passear à vontade por todos e me inspirar para fazer coisas que gosto. Mas daí a publicar como se fosse coisa sua... Isto tem nome e é crime. Você reclamou diretamente com a pessoa?? Eu penso que ficar calada é a última das soluções porque não resolve o problema. Um abraço e siga em frente.

luci disse...

Que delícia de sequilhos e que linda apresentaçào adorei
boa semana
beijos

"Manjares da Manu" disse...

E COMO EXISTEM PESSOAS CARA DE PAU!!!! SEM VERGONHA!!!QUERENDO SE DAR BEM AS CUSTAS DE OUTRAS PESSOAS!!!!!CONCORDO COM A VANESSA OLIVEIRA!!!!

OS SEQUINLHOS FICARAM DIVINOS E OS DOCINHOS SÃO LINDOS!!!!
EU QUERO FAZER PARTE DO BLOG SE VC COLOCÁ-LO PRIVATVO!!!

BJS...UMA LINDA SEMANA!!!!

tatiane disse...

Marly, tem gente que cria blog com o único propósito de ter retorno material, nem faz ideia da dedicação que é necessária para fazer um blog de qualidade e acha que o caminho mais fácil é copiar, mesmo. Acho triste, mas ainda tenho esperança que estamos numa fase transitória na blogosfera, logo estes blogs oportunistas desaparecerão e quem ficará - com um trabalho de qualidade - vai começar a ter ganhos reais. Estou muito otimista? rs

Lindos os sequilhos, com o toque de limão parece uma perdição!
beijos

O meu pensamento viaja disse...

Marli, olá! Sou a Nina, português, e encontrei você no blog da Liliane. Vim dar uma espiada, pois também gosto muito de culinária. Li o seu desabafo e estou completamente de acordo. Não suporto desonestidade. Vou ficar como seguidora, deixando o convite para que me visite.
Beijo da Nina

Liliane disse...

Marly, eu entendo perfeitamente o que está sentindo em relação aos créditos das receitas. Eu passei por isso também, vi em um blog uma foto que eu tirei com uma receita que eu fiz, sem crédito nenhum. Mas isso só serve pra mostrar o quanto você está a frente em tudo.
Continue fazendo o que vc gosta. É isso que nos deixa feliz.
E parabéns pela receita, deve ter ficado deliciosos.
Um grande beijo
www.caminhodagula.blogspot.com

rose japan disse...

Ola Marly!!! Minha amiga, que situacao tao chata, mas nao restrinja o seu blog nao!!! Nao fique chatedada, nao vale a pena, vc nao vai poder mudar a situacao e vc acaba ficando mal...

Infelizmente isso acontece, mas sao a minoria Marly, tenho certeza que nesse mundo da blogosfera tem muito mais gente boa, e que merece conhecer seu trabalho. Fica assim nao!!

Olha eu ameiiii a foto que decoracao mais linda rosinha, minha paixao e vou comprar os ingredientes p fazer essas receita hummm encheu a boca de agua...c esse chazinho...lindas a xicara e o bule!!!!

Tbm gostei das frutas....que lindas!!!

Bjinhos rose jp

Neide MC disse...

Oi Marly, os sequilhos ficaram um verdadeiro convite para o cafezinho.
Suas receitas são sempre maravilhosas, feitas com capricho e carinho e a apresentação então ficam perfeitas, daí já viu né? pessoas querem se dar bem encima do seu sucesso.

Bjs

Anajá Schmitz disse...

Oi guria, não fique chateada todos adoram suas receitas e reconhecem teu valor, tenho feito muito sucesso aqui em casa com tuas maravilhosas receitas,como dizem na internet não se cria tudo se copia. Menina que delicia de receita, meu filho não pode comer farinha de trigo então uso muito a farinha de arroz, tenho trocado elas e o resultado é muito bom. Bjos e tenha uma buena semana.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! Bom dia!
Adoro sequilhos! Nunca fiz, mas tenho vontade de experimentar um dia!
Sempre que vou até Monte Alegre do Sul acabo comprando em uma doceria por lá!
As suas fotos ficaram lindas...adoro este capricho na montagem, parabéns!
Ah...sobre o que vc falou sobre o "Roubartilhamento" de informações, eu acho que está cada vez mais difícil de controlar.
Eu, por exemplo não faço ideia de onde possam estar minhas fotos, mas sei que o pessoal pega mesmo e já até me falaram...mesmo bloqueando!
Beijos e ótima semana na sua casa!
CamomilaRosa

O meu pensamento viaja disse...

Marli, querida, não poderia estar mais de acordo. Alias, alimento o projecto de publicar parte do meu trabalho que, de momento, não publico.
Um grande beijinho da Nina

O meu pensamento viaja disse...

Marli, querida, não poderia estar mais de acordo. Alias, alimento o projecto de publicar parte do meu trabalho que, de momento, não publico.
Um grande beijinho da Nina

MVlasic disse...

Oi querida Marli, muito chato tudo isso, infelizmente no mundo, seja virtual ou real, nos deparamos com pessoas deste tipo, o que é uma pena. Assim como você eu também acredito na Lei do Retorno, essa lei inexorável se encarrega de trazer de volta o que se faz.
Seus sequilhos estão lindos e essa bandeja toda rosa, linda e delicada, está divina!!
Gostaria também de te agradecer pelo carinho e visitas ao meu cantinho.
Beijos e uma ótima semana para você!!
Marisa

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Seus posts são tão lindos, feitos com tanto capricho e com receitas tão fantásticas que eu duvido que alguém possa copiar aquilo que você faz e transmitir com toda sua perfeição.
Esse chá com sequilhos está fantástico.
Beijo.

Tânia disse...

Marly, querida
Te dou a mão contra esses parasitas e acredito em tudo que disse sobre a lei do retorno (de preferência em dobro).
Hummm, faz tanto tempo que não como ou faço fatias hungaras. Você me deixou atiçada, em plena época de dieta :(.
Estou pesquisando no seu blog várias receitinhas de biscoitos para fazer no Natal. Tenho certeza que serão sucesso. Depois te conto.
Estes docinhos realmente são lindos demais.

Beijinhos

rose japan disse...

Bom dia Marly, espero que esteja melhorzinha viu e feliz!!!!

Olha como nao vi todo seu blog, mas acho que o seu blog eh so de receitas e vc tbm posta algumas fotos p dar um charme, ahhhh Marly entao quando der...tiver a ver com o tema ...mostre a lanterninha marroquina p nos, nao conheco mas deve ser linda..

Como falei ali vi tantas nas nossas amigas que tava apaixonada por ela e queria um dia achar uma e olha achei por acaso ja vinna embora Marly ai vi um arranjo que vai vela e voltei p comprar qdo chego ali na prateleira, olhei p baixo e ela taba na ultima prateleira la nos fundos quase nem dava p ver...qdo olhei nossa Marly fiquei numa alegria so!!!!

Agora tenho uma so nao, duas p chamar de minha,,, eh tao bom ne Marly ....

Bjinhos minha amiga, fica em paz!!!!

Rose jp

Adriana Balreira disse...

Marly,
que coisa desagradável isso que aconteceu com o seu blog, dessas pessoas ridiculas e sem etica nenhuma. Muito chato isso, também fico revoltada com essas coisas.
E esse sequilho, hummmm..., me deu agua na boca. Com um cafezinho, que delicia
Beijos
Adriana

Gelia disse...

ow sequilhos adoro, menina vc faz fotos linda da vontade de comer o computador rsrs

Bjs

Gélia

Ivani disse...

Oi Marly queridona, se eu achar uma receita sua por aí, sem crédito, vou deixar um comentario por lá.
Que falta de respeito, que falta de educação!
Não se chateie. Voce é bem melhor que todos!
Essa foto que voce fez dos sequilhos está tão linda, dá vontade de comer agora!
A propaganda é mesmo a alma de tudo em? A apresentação está nota dez. E os sequilhos devem ser mesmo deliciosos.
Quanto aos docinhos eu não conhecia. São muito charmosos, muito caprichados.
Obrigada pelo carinho lá no blog, beijos, bom feriado.

Unknown disse...

Li o seu comentário na Leninha que me despertou a curiosidade de vir ao seu blog E não esperava ver coisinhas tão deliciosas!
Amei!
Bji Marly

MONICA LEITE COSTA disse...

Olá, Marly! Eu não a conheço, mas gosto muito de suas receitas. Meus parabéns pelo seu site.
Li contrariada seu desabafo com as pessoas que não a respeitam, e não põem a autoria das receitas. Acho que esta é uma postura desleixada e infelizmente a internet está cheia de gente assim. No Facebook é a mesma coisa, muitos compartilham o que posto, ou que outros postam, sem porem um obrigada, ao menos.
Mas deixe estar, como você mesma falou, existe a lei do retorno. Faça a sua parte, e deixe a outra que Deus resolve.
Um abraço, e continue a postar receitas, sou sua fã. E obrigada por elas, pois nunca pude agradecer-lhe. (Mas não publico em meu blog, que é de Literatura).
Fica com Deus.

Mônica Leite Costa

Mães e Festeiras disse...

Oi, Marly, realmente é muito chato encontrar pessoas sem escrúpulos internet afora, mas tenho certeza que ao longo desse trabalho lindo que você desenvolve, encontrou muito mais gente bacana!
Adorei a receita. Esses doces cristalizados são típicos aqui da cidade onde moro, Carmo do Rio Claro, interior (sul) de Minas Gerais. Realmente são esculpidos a mão, o trabalho é tão lindo, que as mulheres que trabalham nessa função aqui são chamadas "bordadeiras" ... e é verdade, é uma arte mesmo!
Um abraço, torço para que continue com esse cantinho delicioso,

Maria Tais
maesefesteiras.blogspot.com

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly!!!Essa apresentação na bandeja ficou um sonho!!!
Suas receitas são maravilhosas, eu mesma já fiz várias,e ficaram ótimas, e é muito chato isso de não dar o crédito né? A Renata ( do testado,aprovado) discutiu isso esses dias no blog dela...mas o importante é esse reconhecimento de quem realmente a considera e admira esse seu dom!!!bjinhos!!!

O meu pensamento viaja disse...

Marly, obrigada pelo comentário. Tenho navegado pelo seu blog e descoberto verdadeiros tesouros.
Beijo da Nina

Renata disse...

Oi Marli, desculpe a minha demora em vir aqui, ando meio enrolada e as visitas aos blogs amigos ficou um pouco atrasada. Como vítima de plágio descarado, você sabe como me sinto ao ouvir o seu depoimento. É muito triste esse mundo de ganancia, onde as pessoas passam por cima de tudo e de todos tudo em nome da fama e do dinheiro. Lamentável!
O biscoitinho ficou um arraso, comeria um agorinha mesmo!
Que coisas mais lindas as frutinhas esculpidas, não conhecia!
Bjsss

Jussara Neves Rezende disse...

Querida Marly,
acabo de contar à minha filha o comentário que foi feito a respeito do pudim de chocolate - "dez vezes melhor que o picolé Chicabom!".. rs. Estamos - as duas - ansiosas por fazê-lo. Copiei tb a receitinha dos sequilhos, mas parei para o comentário mais para me indignar - com vc - com a falta de ética dessas pessoas que querem se dar bem utilizando o trabalho dos outros. Se for preciso escrever uma frase sem erro, são incapazes, mas para o golpe, para a pirataria parece que nasceram aptas. E o que mais me atormenta é que atacam pessoas super do bem como você e a Eunice, também de Brasília, que oferece passo a passo dos seus trabalhos em macramé como vc faz com as receitas, com a maior boa vontade do mundo. Mas daí vem alguém que nunca fez nada daquilo na vida e utiliza o que foi compartilhado como se ele(a)houvesse criado. É revoltante mesmo.
É lamentável que o procedimento criminoso de certas pessoas coloque em crise um blog tão bom! É compreensível, mas use a crise para as transformações que façam dele o melhor para você.
Como sua leitora (e amiga, pois assim a considero) fico na torcida para que a pausa não seja longa.
Grande abraço,
Jussara

madeira em forma disse...

Marly, fico frustrada por não conseguir me interessar por cozinha. Meu marido sonha com uma gourmet e arranja uma restauradora.
Mas, independente de meu desempenho na cozinha, amei seu blog, as imagens são sofisticadas, de muito bom gosto. Li a postagem onde você fala que tece de dividir os assunto que gosta em outros blogs, pois entendeu que seus leitores gostavam mais de receitas. Legal o jeito que escreveu. Criei meu blog acreditando que venderia minhas artes, nunca vendi nada, nem uma agulha sequer. Mas com o blog cresci, aprendi muito, tive outras oportunidades que não teria de outra forma. Foquei no que amo fazer, e curta quem quiser, fico feliz mesmo que seja um ou mil.
Ixx, quando me empolgo não paro de escrever.
Abraços, ótima semana e muita inspiração.

Meire Borges disse...

Oi boa noite!!

Adorei seu blog e ja estou te seguindo, bjs e fica com Deus!!!

Pin It button on image hover