quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um Blog em Crise e os Desvios da Internet



                                                              (imagem da Internet)


                                                       (imagem da Internet)



Quando comecei este blog pensava em fazer dele uma espécie de diário, com as minhas impressões sobre as coisas que vivo. Tencionava falar tanto de comida quanto de literatura, cinema e arte, assuntos que sempre me agradaram. Mas o desinteresse dos leitores por estes últimos assuntos e o grande interesse pelo primeiro, me levou a separar as coisas, criando um blog para os outros assuntos e mantendo o primeiro só para comidas.  O curioso é que isso me fez mal, e cheguei a me questionar sobre a razão de minha atitude, já que eu não devia satisfação a ninguém e o meu blog não tinha fins lucrativos. Minha filha Lili, percebendo o impasse, comentou: “Preciso dizer que acho isso errado? O blog é seu e você não devia tentar se adequar às expectativas, modismos ou exigências de ninguém”. É que além de minha reticência quanto ao modo como as coisas caminhavam, eu estava também me desviando do meu objetivo inicial, que era o de falar tanto de quitutes e comidas de festa, quanto de alimentação equilibrada e novas abordagens sobre nutrição, temas que foram, de cara, suplantados pelo de comidas festivas.
 
E aqui, eu tenho de abrir um parêntese: acho alimentação um assunto sério, como já disse neste blog, mais de uma vez. Sabemos que somos o que comemos, mas temos comido o que nos faz bem? Tempos atrás li uma matéria sobre o ator Tim Robbins, numa revista. A pessoa que a escreveu acompanhou a rotina do artista por uns dois dias. Confesso que não me recordo bem dos detalhes, pois isso foi há muito tempo, rsrs. Mas retive bem a descrição do café da manhã do ator, que era uma beberagem feita de folhas verdes (espinafre?) e outros ingredientes, algo que não lembra, nem de longe, o que costumamos comer nos nossos desjejuns. Porém, o próprio ator então disse, que eventualmente se permite saborear as comidas que gosta, entre as quais bacon frito.
Isso só veio juntar-se às minhas velhas opiniões sobre a necessidade de nos conscientizarmos  sobre o modo como os alimentos nos afetam, pois venho de uma família de pessoas “boas de garfo”, que talvez, por isso mesmo, vêm morrendo relativamente cedo. E olha que na minha família não uma há uma grande incidência de pessoas gordas. Esta particularidade de minha estória me empurrou para pesquisas e leituras sobre o assunto ‘alimentação’.  O último livro que li sobre o tema foi o ótimo ‘Manual do Herói – ou A Filosofia Chinesa Na Cozinha’, da Sonia Hirsch. Nele a autora aborda a relação dos alimentos com os órgãos e a nutrição do corpo, a partir da ótica da filosofia chinesa. Estou inclusive repassando este livro - como disse posts abaixo -, para que outras pessoas possam se beneficiar das informações dele.
Outra coisa preocupante, com relação à alimentação, é que antigos rumores sobre os perigos do açúcar, passaram recentemente a serem divulgados em alto e bom som, sendo que alguns estudiosos do assunto querem agora que esta substância seja regulamentada como droga, pois, segundo eles, causa dependência e inúmeros males à saúde. 
 
Pois bem, voltando ao blog. É digerindo todas essas informações que me encontro. E como se isso fosse pouco, há a questão dos plágios, da apropriação de fotos, das disputas infantis entre blogueiros (as) e de outras coisas igualmente destrutivas. Há muito tempo que reflito sobre o fenômeno do aparecimento deste grande número de blogs de culinária, na web brasileira. O tempo nos tem mostrado que há uma expectativa de retorno material/financeiro, por parte das pessoas que os têm criado.  Acontece, que quanto mais penso nisso, mais a coisa me parece um disparate. Primeiro porque o que é abundante no mundo, e não se relaciona com as coisas da natureza, é desvalorizado. Depois porque geralmente o que é valorizado o é por alguma razão, principalmente relacionada à qualidade da coisa. Mas as pessoas que vêm criando blogs, se dando ao trabalho que um blog exige, não parecem se dar conta disso, e agem como se estivessem numa disputa, em que o “vencedor” será o mais finório (desculpem o uso desta palavra fora de moda, mas só ela tem o significado exato, do que pretendo dizer). Então, diante disso tudo, estou precisando de uma pausa. Até a volta!



59 comentários:

Chefs.com disse...

Respeito e apoio sua decisão!
Beijo e ótima pausa e feriadão,
Marcela.
P.S.: só quero deixar registrado que curto demais esse bloguitcho!!!

chica disse...

Pausas sempre ajudam em momentos assim. Bom descanso e até a volta! beijos,chica

Karen disse...

Marly, há sempre um dilema quando começamos um blog onde há um tema predominante, você tem outros interesses, mas fica se perguntando se o negócio não vai virar uma mistureba e tornar-se menos atraente para os leitores. Eu optei pela mistureba, sei que essa opção afasta muita gente, mas já não me importo mais. Quem não gosta não precisa ler e pode aparecer quando tiver vontade.
Não sei se outras pessoas utilizam indevidamente o conteúdo do meu blog, mas procuro não me descabelar. As raras vezes em que isso ocorreu, fiquei um pouco perplexa e depois achei graça.
Não acredito que os blogs sejam rentáveis no Brasil, ao menos não como podem ser fora daqui, quem "rouba" conteúdo geralmente o usa em blogs tão vazios e impessoais que eles acabam perdidos no monte de lixo da internet.
Sobre alimentação, não sou a favor de esquisitices e coisas bizarras em nome da saúde, mas todos sabem que sal e açúcar fazem mal em excesso. Coisas caras e raras no passado viraram produtos banais. É preciso seguir sempre o caminho do meio.

Beijos e bom descanso no feriado!

tatiane disse...

Marly, respeito e entendo sua decisão, se perdemos a alegria de fazer algo que não é por obrigação (nunca vi a atividade de blogar como obrigação) não há porque continuar.
Espero que seja uma fase e logo você reencontre satisfação com seu blog, que é impecável no texto, fotos, escolhas de receitas.
E só um adendo, quando você descrevia a proposta inicial do seu blog, me lembrou muito o Kafka na Praia, da Karen, que é um dos blogs mais originais e de bom gosto que conheço, talvez uma mudança editorial, voltando-se para a origem, te faça bem. De todo modo, até breve!
beijos e bom feriado!

Moro em um Kinder Ovo disse...

Serenidade. Para mim é a palavra chave quando precisamos tomar decisões importantes e eu sei que você tem de sobra para encontrar o melhor caminho. Mas continue a fotografar os quitutes que vai continuar preparando para a família. Publique em uma página anonima. Escreva os seus textos. Faça o que tiver vontade de fazer e que a deixe feliz.

Coisas de Tássia disse...

O que eu vou te dizer querida, realmente as vezes a gente fica assim, mas acho como a sua filha o blog é seu e escreve o que vc quer. O que importa é vc se sentir bem.

Bjos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara Marly.
Sou leitor de seu blog faz apenas uns 4 meses.
O motivo principal pelo o qual eu achei super interessante foi, em primeiro lugar, por que você sabe como EXPLICAR uma boa recita e dar informações sobre a mesma.
Porem com o passar de alguns meses, eu mesmo tive que começar a me policiar sobre o preparo de doces( que é o meu forte na cozinha), pois o meu peso já esta me trazendo complicações.
O que eu tenho a lhe dizer Marly, e espero que você possa ler o meu post. é que: - O povo brasileiro vem sendo criado por uma arma governamental utilizada pelos Romanas durante décadas, a famosa cultura Pão e Crico. Essa cultura tem somente o objetivo de tornar o cidadão acomodado e sem poder intelectual, ou, sem opinião própria. Porem, toda regra tem suas exceções e graças a Deus temos pessoas que conseguem ter opinião própria e cultura , como VOCÊ.
Oque quero realmente lhe dizer Marly é, TODOS que tem opinião, cultura, senso artístico e visão de algum tema ou assunto, incomoda a nação PÃO E CIRCO, peso e acho que isso não se limita somente ao meu nome, mas em nome muitos dos leitores, que não pare seu Blog, e sim, encorpore suas ideias sobre cultura, boa alimentação, artes e tudo o mais que uma pessoal completa pode ter em mente.
Grato.
André Ramos.

Contato: andreramos08@hotmail.com

Ana Paula disse...

Amo teu blog,tua forma de se expressar aqui e acho que faz muito sentido o que vc disse e que beire uma neurose mesmo,pois tem muita coisa a ser avaliada,mas esperamos a sua volta!Bjos

Vanessa e Josiane disse...

Esse desabafo deve ter feito um bem danado pra ti! Você deve fazer aquilo que tiver vontade, sempre!

beijos do sul!

MVlasic disse...

Oi Marly, eu adoro o seu blog e apesar do pouquíssimo tempo em que sou leitora e seguidora, pude perceber a sua dedicação, carinho, cuidado em todos os detalhes e sobretudo a sua integridade. As vezes precisamos mesmo de uma pausa para refletir e organizar os pensamentos, mas vou ficar torcendo muito para que você continue passando suas lindas mensagens de carinho para nós, independente da forma que você escolher, o importante é que seja aquela que te deixe feliz.
Eu certamente continuarei sua fã !!

Beijão, um ótimo feriado e até a volta!!
Marisa

Ivani disse...

Ai que pena, gosto demais de vir aqui, e gosto demais de voce amiga.
Sua delicadeza, suas maneiras educadas, seu bom gosto, tudo isso cativa a gente.
Voce é muito inteligente Marly, saberá lidar com tudo isso de maneira lúcida e serena.
Espero por voce amiga, beijos, bom descanso.

Adriana Balreira disse...

Marly,
Faça que nem eu, escreva e poste o que vc tem vontade. Não pense no que os outros vão pensar ou dizer. O blog é seu. Se não estão gostando não venham! E adoro o seu cantinho, viu! Não suma não, só pense, descanse, esfrie sua cabeça e volte por aqui que aqui é seu lugar!
beijos
Adriana

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Marly, pausas são essenciais para reavermos o sentido de determinadas coisas em nossas vidas...Sabemos que tem muito mais conteúdo para compartilhar além das receitas( que aliás são maravilhosas)e que em todos os seguimentos vemos muitas pessoas plagiando o trabalho dos outros ou mudando de opinião por motivos comerciais,e é realmente muito triste!
Saiba que apoio o que decidir!!!bjinhos!!!

Andréa Santana disse...

Querida Marly,
ainda bem que é uma pausa, espero que brevemente vc esteja de volta.

Que as bençãos de Deus esteja sempre em sua vida!
Um grande beijo,
Andréa

Prata da casa disse...

Querida Marly: sou sua seguidora e admiradora há pouco tempo ( eu própria comecei há pouco tempo). No entanto,gosto muito de vir aqui,pois o seu cantinho é bem simpático e aconchegante. Se se cria um blog por gosto,este não se pode tornar numa obrigação,sob pena de retirar todo o gozo e prazer do ato de criar ( seja o que for que se queira postar).Por isso,faça a sua pausa,mas volte com a certeza que vou estar a aguardar as suas novidades,sejam em que domínio for.
Bjs ( e desculpe o "testamento")
Márcia

Prata da casa disse...

Querida Marly: sou sua seguidora e admiradora há pouco tempo ( eu própria comecei há pouco tempo). No entanto,gosto muito de vir aqui,pois o seu cantinho é bem simpático e aconchegante. Se se cria um blog por gosto,este não se pode tornar numa obrigação,sob pena de retirar todo o gozo e prazer do ato de criar ( seja o que for que se queira postar).Por isso,faça a sua pausa,mas volte com a certeza que vou estar a aguardar as suas novidades,sejam em que domínio for.
Bjs ( e desculpe o "testamento")
Márcia

Neide MC disse...

Marly, suas receitas, as histórias de suas receitas, são sempre tão bacanas
volte logo!!

Bjs fica com Deus!!!

Adri disse...

Marly, sua filha tem toda a razão. O que me atrai num blog é justamente poder encontrar um pouco da pessoa por trás dele em cada linha, cada tema. Para simplesmente encontrar receitas, tenho meus livros, blog não é isso. Dar uma pausa é uma atitude sensata, mas fico torcendo para você voltar logo, colocando o que você gosta - o que for - aqui no blog. Beijos!

sadhia disse...

oi minha querida sigo seu blog desde o dia que te conheci pelo orkut e vc sempre me ajudava com suas doces palabras ..doces receitas ..fui entrando neste meio e enfim acabei de tornando uma blogueira..se que as vezes não é facil ..mas não poodemos deixar a peteca cair ..temn muito blogueiro que realmente é de ficar estarecido ..mas tudo bem..saiba que voce é muito especial para nós e vamos ficara aqui esperando sempre anciosas por delicias vindas das suas mãos...se vc precisa desse tempo eu entendo amiga mas estaremos sempre aqui ..do seu ladinho ok..bjokas doces
sadhia

Unknown disse...

I can't believe!!!!

Por favor minha amiga, não faz isso com a gente não...rsss...
Mas falando sério agora:
Eu também me sinto muito perdida ás vezes nesse negócio de blogar. Tenho observado que os posts que dão ibope
(não que isso me valha de nada, mas a gente gosta de um retorno, é lógico)são as postagens de receitas, agora quando eu falo dos meus outros prazeres, como música, cinema, teatro, literatura e afins, parece que não consigo interessar à quase ninguém, a não ser a mim mesma. E por um tempo eu fiquei meio decepcionada com o fato, mas agora eu consegui perceber que o blog é meu meio de expressão, onde eu coloco o que de fato é importante pra mim. Se isso agrada, muito bem, agora se não agrada, eu sinto muito, mas é disso que eu gosto e ponto final!
Desculpe se estou sendo meio radical, mas como toda ariana que se preze às vezes sou meio explosiva...rsss
Dê seu tempo, mas por favor não desapareça, prezo muito a sua amizade, e independente de blog ou internet gostaria que continuássemos a manter contato,

Com todo o meu respeito e carinho,
Renata

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, querida,
Que pena!
Mas entendo-a completamente.
Acho que chega uma hora em que o blog dá um cansaço, principalmente quando ficamos preocupadas com nossos seguidores. Não é que devemos ignorar nossos leitores, mas precisamos escrever aquilo que nos dá prazer, e na hora em que queremos escrever. Sem outro tipo de preocupação.
Você tem razão quando diz que os assuntos preferidos são os das receitas. Eu percebo bem isso. Como meu blog tem assuntos variados, parece que aqueles que fazem sucesso são os das receitas.
Die um tempinho, mas volte.
Você escreve tão bem, é tão caprichosa. Vai fazer
falta.
Espero não perdê-la de vista.
Beijo.

Liliane de Paula disse...

Vou sentir sua falta.
Mas sei que vc vai lembrar de mim cada vez que usar o avental, a lixeira e a bolsinha para celular.
Proibido me esquecer, ok?
Beijo

Rachel disse...

Amiga, concordo e te apoio, eu mesma por diversas vezes cheguei a pensar em fazer isso, ainda não descartei a ideia.
Concordo também com suas considerações em relação aos blogs que estão se comportando assim, é lamentável, fico boba com cada coisa que vejo.
Aproveite esse tempo de descanso para fazer as coisas de que gosta e descansar, se um dia sentir vontade de voltar, recomece tudo novamente.
Estaremos aqui esperando, pois adoramos você e tudo o que nos ensina aqui, sempre com o maior respeito por todos.
Adoro você, sabe disso, né? Quando quiser, venha conversar por email, ficarei muito feliz!
Um grande e forte abraço!!!

São Ribeiro disse...

Acho que fazes bem em dar um tempo, mas espero que voltes pois gosto muito de passar pela tua cozinha.
Até já...........
bjs

Shapalmas disse...

Oi querida,que pena,ira fazer muita falta...mas cada um sabe o que eh melhor pra si,e se eh isso o que vc quer,que assim seja,o importante eh voce estar bem...espero que volte logo pra nos encher de alegria.Quanto aos blogueiros...tambem acho que tem muita coisa futil,pessoas maldosas,sem nocao e sem assunto,mas nao devemos nos abalar nem nos prejudicar por causa deles.Mas se precisas de um tempo,otimo,assim se revigora,se renova e volta cheia de animo.
Voce sabe o quanto te admiro,gosto de vc e seu blog,vou senti muita falta...

Grande beijo e ate logo...

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com/

Renata disse...

Marly, amiga, acho que todos passamos por crises em nossas atividades, sejam elas quais forem. até mesmo nós, que blogamos por puro prazer em compartilhar nossas experiências. Quando chega um momento em que o dissabor das circunstâncias fala mais alto, temos mesmo que fazer uma pausa para refletir. Acho que vc está certíssima e tem todo meu apoio. Saiba que estaremos de braços abertos te esperando quando vc sentir que está pronta para voltar. Te admiro muito e respeito sua decisão. Faço votos que você encontre a paz de espírito que procura nesta hora.
Um grande beijo e bom "descanso". Qualquer coisa estamos aí!!

Vera "entrelinhas" disse...

Olá querida...
Acabei de chegar no seu cantinho...mas quero dizer que respeito seu tempo...e sua decisão...mas já que é seguidora do meu cantinho...vm te convidar pra participar do sorteio que está rolando lá...
Te espero visse??

Beijinhos e um bom feriado,
Vera

Iára Luiza disse...

Marly, bom descanso e volte para o seu blog, escrevendo nele tudo o que te faz feliz... bjs

Blog da Nô disse...

Marly, comigo aconteceu o mesmo. Chegou o dia em que me questionei se estava fazendo o que eu queria desde o princípio, ou se estava me deixando levar pela vontade das pessoas que leem o blog.
Parei, refleti e decidi encerrar o blog. Mas, como sou libriana, voltei a refletir e resolvi que desistir seria, definitivamente, escolher o que as pessoas querem.
Voltei ao meu blog, no meu ritmo, com o que quero postar, falando do que quiser, sem pressões, sem estresse!
Me faz confusão ver o número de blogs de culinária que apareceram assim, num estalo! E me confunde mais ver pessoas que vão a Rua Maria Paula, compram um jaleco branco e já saem nos blogs se autodenominando "chef", postam todos os dias uma receita diferente (haja dinheiro e tempo!) e vivem de sorteios e concursos para arrecadar leitores e ganhar centavos com os cliques.
Por tudpo isso, amiga Marly, estou contigo! Espero que retorne, pois seus posts têm muita qualidade e se voltar com todas as mudanças que pretende, ficará ainda melhor!
Beijos,

♥ Wilma ♥ disse...

Oi, Marly, sou blogueira há 7 anos então já to escolada nisso. Tenho um blog de mensagens o qual mantenho até hoje e onde fiz muitas amizades (e inimizades tb, vale dizer). Uma coisa eu tenho certeza, posto aquilo que me dá prazer postar, não faço o blog para outras pessoas, não fico concorrendo se meu blog tá bombando ou não, faço pq gosto do que faço.acho que essa é a receita certa.
bjosss

Paulo Italo disse...

Oi, Marly.

Interessante sua abordagem. Nao tinha me dado conta de que "Saboreando a Vida" tem esse duplo sentido.

Acho uma boa ideia seu descanso para refletir.

E creio que, quando, vc voltar será muito bom trocar ideias sobre cinema e literatura tb.

Forte abrç! Tudo de bom!

Paulo Italo disse...

Oi, Marly.

Interessante sua abordagem. Nao tinha me dado conta de que "Saboreando a Vida" tem esse duplo sentido.

Acho uma boa ideia seu descanso para refletir.

E creio que, quando, vc voltar será muito bom trocar ideias sobre cinema e literatura tb.

Forte abrç! Tudo de bom!

Izis Borck disse...

Marly, acho que todas nós blogueiras passamos por esses dilemas, infelizmente já vi posts meus sendo plagiados e na hora fiquei chateada. Porém, fiquei pensativa "deve ser muito boa minhas postagens para serem copiadas dessa forma...rsrsrsr", passei por cima desse incidente e percebi que ao entrar na rede estaria sujeita a esse tipo de pessoas, mas também por outro lado foi um meio de aprimorar meus conhecimentos e encontrar pessoas bacanas como você.
Espero ansiosa o seu retorno.
Beijocas

Laura Lucia disse...

Marly querida,
Está ouvindo os meus aplausos? Pois é, estou aqui batendo palmas pela sua decisão de dar uma pausa, de pensar e decidir fazer realmente o que lhe der vontade e o que lhe fizer feliz. A gente já tem zilhões de obrigações na vida e assumir mais uma, sem razão, não vale a pena.

Que bom que você conseguiu ver que não está fazendo o que deseja! Que bom que sua filha lhe tenha mostrado as suas outras necessidades. Estou com você pro que der vier a ser do seu agrado e a tornar mais prazerosa a sua vida. Parabéns pela decisão!
Meu beijo mais amigo e meu mais sincero abraço de apoio, Laura Lucia

Giórgia disse...

Achei muito interesse sua reflexão...eu, quando quis criar meu blog, tb o queria para dividir as minhas experiências, a minha vida, com as pessoas que aparecem por lá. Sejam muitas ou poucas...
Enfim..o fato é que eu tb reparei que alguns posts dão muitooooo mais ibope que outros...e confesso que por um tempo fiquei tentada a mudar meu blog, focar no que dava audiência (apesar de tb nem sonhar em ganhar dinheiro com ele..), mas aí cheguei à conclusão de que aquele espaço é meu..por isso concordo com vc! Fale do que traz alegria, do que te traz o riso, do que te preocupa...esse espaço aqui é seu.. =)

Sou Nutricionista e fiquei feliz de ver como vc está interessada em uma boa alimentação...é sempre bom ver que a visão das pessoas está mudando!
Mas voltando ao blog, às vezes eu tb faço posts apenas para abrir o coração, sabe? Não dão Ibope nenhum, mas fazer o que?..rs...Falo de cinema, de alimentação saudável, de magreza..rs..de comida, receita, produto de beleza..tem de um tudo lá!..hahaha..enfim, preferi o "tudo junto e misturado"..me faz mais feliz!

Volta logo, vem falar das suas paixões, aspirações!
É sempre bom ver um conteúdo diferente na net!

Beijo!

Lucinha disse...

Marly,

Confesso que senti uma pontinha de tristeza ao ler o final desse post, mas respeito e apoio a sua decisão. Uma pena que nós que respeitamos o seu trabalho e reconhecemos o valor dele, vamos perder as suas publicações.
Como já escrevi várias vezes aqui, não sou boa em culinária, mas não é só por esse motivo que venho. Ao ler os seus posts, muito se tem a aprender sobre alimentação.

Muito chato isso que está acontecendo nos blogs. Ontem, ao visitar um blog que muito estimo, falou sobre o mesmo assunto. Nesse caso, foi plágio de textos e versos.

Vou ler o link sobre o açúcar. Estou preocupada, pois não consigo perder esse hábito, embora, minha alimentação seja bem saudável no momento.

Nem sei o que dizer, mas fica aqui o meu abraço e obrigada pela sua amizade.

Beijos

Hellen Gomes disse...

Uma coisa que deveria ser um hobby, apreciar o tempo e se tornar uma diversão acaba se tornando uma obrigação pesada. AS pessoas não sabem apreciar e muito menos respeitar a vontade alheia de se expressar. Ja´vivemos representando papeis forçados diariamente e nem no proprio blog podemos mostrar aquilo que realmente gostamos. Pessoas rispidas do outro lado com comentarios desagradaveis, pessoas invejosas que em vez de tentar produzir um bom conteudo, tenta denegrir o outro. Isso faz pensar mesmo até quando vale a pena. Infelizmente muitos blogs que eu gosto estao passando por isso, pessoas precisando de um tempo simplesmente pela falta de respeito alheio! Entao quando voltar, ainda estarei aqui esperando por ve e apreciando o seu jeito de saborear a vida, não importa em como as delicias sejam mostradas , desde a pratos lindos e saborosos como a boa opiniao de um livro, uma critica de um filme, aquilo que bem lhe entreter. Beijos e até mais!!!

Josy disse...

Marly querida, adoro seu blog, e vc sabe disso, como sou super fã das suas receitas, mas acima de qualquer coisa, gosto muito de vc e a respeito, e entendo. As vezes se faz necessário uma pausa para refletirmos e tomarmos a melhor desição. Seja qual for, ou se for apenas uma pausa,(torço para que seja isso), que seja a melhor pra vc e sua familia. E nunca esqueça que vc tem que estar feliz com vc mesma, nunca como os outros gostariam. Bjos querida, fique com Deus, ótimo final de semana

Iliane disse...

oi Marly..eu ti entendo..e como!!!!..fiz isso com o meu!!! em julho...só que fechei..e vou continuar dando um tempo...cansei de tentar dar o meu melhor!!!..e..e..ler e ver tantas coisas sem muito conteudo na net..e deixar muita das vezes de fazer coisas do dia a dia..para fazer comidinhas para o blog!!se bem que era um problema meu!!não é emso?e fazia com prazer!..por isso mesmo..continuo dando um descanso no meu..e depois vou ver o que faço!!!!e..acredite!..ando me sentindo bem !!por enquanto...bjo e fica bem!!!as vezes precisamos parar para repensar...

Gina disse...

Marly,
Você deve ter percebido como venho me dando um tempo, por diversos motivos. A seriedade com que tratamos nossos blogs não permite tirar o foco do que consideramos importante para nós.
Você é uma pessoa muito querida e nosso contato vai muito além da simples troca de receitas.
Quando quiser voltar e, sempre do seu jeito, estarei aqui, dando apoio.
Um beijo.

Unknown disse...

Sentirei saudades do seus post. Seu blog tem uma leitura agradável e consistente.
Desejo tudo de bom pra vc. Enquanto reflete, ficarei de olho aguardando sua volta.

Anônimo disse...

Marly,

Meu nome é CHM, sou sansei, então será fácil você me identificar no e-mail. Sim, pois sou leitora do seu blog via e-mail.
Mandei uma mensagem para você como resposta deste post, você leu? Por favor, pleaaase leia!
De qualquer modo vou resumir aqui o que eu disse: acho que você deve ter liberdade de fazer o que considera o melhor para você, porém, o seu blog é tão bom que a sua saída deixaria uma grande lacuna na blogosfera.
Caso você esteja desanimada por achar que não é suficientemente compreendida, posso te garantir, que, pelo da minha parte, isto não é verdade.
Se está apenas confusa e se sentindo desvalorizada, querendo por isso desisitir só posso dizer o seguinte: NEVER, EVER, EVER GIVE UP!
Descanse, reflita e volte mais forte!

Um abraço,

Clarisse

MARIA CRISPIM disse...

Querida Marly....Estou triste mas entendo sua decisão
Descanse, reflita mas não desista.Seu Blog é maravilhoso.
Vou ficar na torcida para que você volte logo.
Um grande abraço com muito carinho.Fique bem...

MARIA CRISPIM disse...

Querida Marly....Estou triste mas entendo sua decisão
Descanse, reflita mas não desista.Seu Blog é maravilhoso.
Vou ficar na torcida para que você volte logo.
Um grande abraço com muito carinho.Fique bem...

Cantinho da Zazá disse...

Marly,
Sei q a decisao è sua, mas ... Por favor, não abandone o seu blog contruído com tanto zelo e único!
Quem copia faz isso por saber do seu valor e que nunca será igual a vc!
Disputas infantis existem em todo lugar, é inerente ao chamado "ser humano".
Mas a sua Luz ninguém tira.
Espero voltar e te encontrar por aqui, mas se não for assim:Boa Sorte e Sucesso, Sempre!
Bjs,
Zazá

A arte em ser mulher disse...

Querida te apoio em tudo que vc escreveu.
Uma pausa faz bem podemos refletir e melhorar aquilo que não está do nosso agrado.
Deus te abençoe e fique na paz.
Abraços.
Camila Marinho

Vanderleia disse...

Oi Marly, criamos blogs para compartilhar assuntos que estamos com vontade de expressar e dividir com alguem.Modificar seu blog para agradar aos outros se não te faz bem não o faça.Continue sendo autentica e postando aquilo que esta com vontade.Afinal não somos pagas para isso e manter a própria opinião é muito importante.Até mesmo quando postamos receitas há aquelas que fazem o maior sucesso e outras que quase ninguem se importa.Agradar à todos é algo impossivelAgrade a si mesma, e quem gostar que te acompanhe.Boa sorte.Beijos querida.

Arione Torres disse...

Oi Marly, também respeito sua decisão amiga.
Tenha uma ótima semana e até a volta, bjs!

Eliane disse...

Li tudo e concordo com você. Às vezes também me questiono sobre minhas postagens... cheguei a pensar em excluir meu blog :-(
Há uma "disputa inconsciente" entre qual o melhor blogueiro, a melhor postagem, quem tem mais seguidores, mais comentários...
Também fico triste quando minhas postagem não interessam a ninguém rsrs Ou quando leio um post bem bobinho e sem graça que chove de comentários, enquanto que um post meu fica sem popularidade hehe
Mas eu dei um tempo... e resolvi voltar! Faça isso também!
Gosto muito do seu blog!
bjs
www.larfamiliaecia.blogspot.com

César disse...

Prezadíssima Marly
Quando se tem a coragem de começar um BLOG é porque a gente de algo para publicar e colocar à disposição dos leitores, sejam eles interessados ou não naquilo que está ali escrito. Mas, principalmente deve satisfazer a gente mesmo, não interessando a opinião daqueles que nos seguem. Críticas virão, serão bem vindas desde que façam com o que o BLOG está oferecendo. O que não posso aceitar é uma pessoa como você, que vem desde 2008 colocando somente coisas de muito bom proveito possa, de repente, por uma fraqueza de momento, resolva jogar tudo para cima e dizer, simplesmente, “ATÉ A VOLTA”... Isso não pode ser a verdadeira razão do seu estremecimento... É falta de tempo? É motivado por alguma observação (crítica) mal recebida? O que não pode é abandonar o barco simplesmente porque o que você quer escrever não é muito bem recebido por algumas pessoas. Escreva o que quiser e agrade quem deve ser bem recebido. Os outros é que se danem... O BLOG é seu e dele façam bom proveito aqueles que merecem partilhar daquilo que você muito bem vem nos proporcionando...
Tenho absoluta certeza de que seu “ATÉ A VOLTA” vai ser muito rápido e que na próxima segunda-feira teremos você novamente aqui conosco.
Torço por você e espero que não esmoreça, por favor.
Um forte abraço e coragem para continuar sua jornada!!!
Antônio César

IVA PASSOS disse...

Marly,
várias de suas questões são minhas. Tenho um Blog novo e desconhecido, mas, mesmo assim senti muito a pressão dos amigos, visitantes e seguidores sobre você. o que te faz deslocar o foco de outras coisas importantes para o Blog. Sem contar essa questão do alimento saudável que é outro drama. Enfim, resolvi colocar meu Blog como privativo. Senti que me aliviou um pouco pois só posto quando quero e sem aquela procupação de perfeição etc.. ou seja estou mais leve e com mais tempo e ainda tenho o rpazer de meu Bloge com as visitas que realmente se interessam por mim e epor ele, rs. bjs que Deus te guie nas suas decisões. bjs

Ilaine disse...

Marly, querida!
Há dias estava já querendo vir aqui para lhe agardecer de forma especial pelo que falou lá no castelo. Obrigada pelas palavras preciosas que me deixaram muito, muito felizes.

Pois, hoje chego aqui e encontro o seu desabafo. Realmente, o blog nem sempre é só tudo de bom. Também eu várias vezes já me entristeci. Fiz algumas pausas, mas acabei por voltar sempre. A indiferenç de algumas poucas pessoas dói enormemente no coração, mas então há pessoas maravilhosas como você: e tudo vale a pena por elas/por você.

Amiga, lembro-me que a encontrei por aí e li seu comentário. Através disso lhe procurei. Achei seu blog profundo, lindo e tão próximo de mim. Mesmo que nem sempre nos visitávamos regularmente, ou eu ou você retornava. Amo seu texto e a maneira como contavas sobre receitas ou alimentos. Enriquecia-me ao lhe visitar - e isto é importante demais.

Fazer uma pausa é muito bom. Acredito que dela precisamos de vez em quando. Tomara que ela não seja longa demais. Vou sentir sua falta, verdadeiramente. Fique bem e eu estarei sempre lembrando de você.

Com carinho
da Ila

Unknown disse...

Marly. Quando conheci seu blog , eu estava atrás daquele seu bolo de cenoura americano.
Achava tão sensacional a maneira como vc escrevia...Com o tempo notei uma certa mudança no seu jeito de se expressar, um certo cansaço, uma certa perda de entusiasmo.
Engraçado isso , porque agora ao ler seu post, vejo que já identificava isso há um certo tempo e nunca me levei muito a sério, nem escrevi para te perguntar como vc estava ou coisa parecida.
Atribui esses "sintomas" a grandes perdas que sei que vc teve e toquei o barco. Mas hoje vejo a pessoa,o ser humano por trás das letras que leio sempre.
Você está certa em se dar esse tempo. É isso ai mesmo, o blog é para te agradar,um espaço seu no qual vc tem que ter absoluta liberdade de escrever aquilo que te der vontade e te der prazer e se isso provocar o mesmo em outras pessoas, amém.
Fica em paz, querida. Até a volta.
E volte renovada, escrevendo com alegria e vontade.
beijos

FRANKLIN - (BRASILIA) disse...

Volta!!

Ana Paula disse...

Espero que volte assim que se sentir à vontade, pois o blog é para ser um prazer, né? Curto muito tudo isso aqui!Um grande bj
Ana Paula Carneiro.
www.deanaaz.blogspot.com

Anajá Schmitz disse...

Te entendo, nos empenhamos tanto em um projeto e quando vemos se desviado nossas coisa ficamos triste. Mas descanse e volte sem se sentir em divida com ninguém.
Bjos e boa semana.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Entendo vc, Marly. Só nós sabemos de tudo que acarreta a feitura de um blog. Não é fácil.E seus dilemas são muito parecidos.
Dê uma descansada, mas volte ao nosso convívio.Você faz falta.
Bj,
Lylia

Anônimo disse...

Marly, seu blog é ótimo. Realmente só lamentava a minha dificuldade em acessá-lo. Era muito difícil mesmo. Mas hoje eis que passo aqui e encontro essa maravilha de nova configuração! Ahhhh... que alegria! Sua filha está certa: o blog é seu, use-o como quiser. Beijos, Paula

Pin It button on image hover