quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Biscoitos de Gengibre, Presentes e Mais



Olá! Antes de mais nada quero agradecer as visitas, e-mails e comentários gentis referentes ao post abaixo, muito obrigada a todos, espero poder agradecer a cada um individualmente. Muitas das  manifestãções geradas pelo último post surpreenderam-me muito. Eu não imaginava, por exemplo, que o meu bloguito era lido por tantos homens, rsrs. Sim, pois pude contar 13 rapazes, entre os que comentaram diretamente no blog e os que o fizeram via e-mail (em respota à página recebida). Também não fazia idéia que alguns leitores lessem o blog de modo tão atento, a ponto de perceber oscilações na minha forma de escrever: mais fiel à norma culta ou mais relaxada, rsrs. Eu realmente relaxei um pouco, nos últimos meses, e isso se deveu ao fato de a minha filha Bellita  haver comentado que o meu blog era escrito numa linguagem muito formal, rsrs. Tomar conhecimento de todas essas coisas foi muito agradável, pois percebi - não sem surpresa, admito - que este blog tem leitores fiéis, ainda que poucos, rsrs.
Eu realmente tenho estado cansada de certos comportamentos que temos observado na blogosfera culinária e os comentários de muitas blogueiras confirmaram que elas também se encontram no mesmo estado de espírito. Porém, quando escrevia o último post, sentia uma certa indisposição e o corpo dolorido e, como depois fui abatida por uma virose, penso que isto deve ter contribuído para aumentar a minha impaciência e irritabilidade. Bem, vou tentar responder as questões levantadas nos próximos posts, pois são muitas, rsrs.
Hoje estou trazendo a receita destes biscoitos de gengibre que são bem típicos das festividades natalinas, pois com esta massa pode-se fazer também os gingerbread men. Mas as massas deste biscoito - todas muito parecidas, apenas com pequenas variações - são do tipo que requer refrigeração, para ficarem no ponto de corte, pois são moles. Já até passou pela minha cabeça a idéia de criar uma massa para gingerbread mais fácil de trabalhar,  embora uma massa mais firme possa descaracterizar a textura do biscoito, que é macia, e não crocante. Esta receita produz um biscoito muito parecido com este.  

 
Biscoito de Gengibre e Especiarias
(faz 48 biscoitos)
 
xícara = 240 ml
 
 
Ingredientes
 
 
2/3 de xícara de melado
1/2 xícara de açúcar mascavo bem comprimido na xícara
1/2 xícara (100g) de manteiga
1 e 1/2 colheres  (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela moída
1 colher (chá) de gengibre em pó
1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
1/2 colher (chá) noz-moscada moída
2 ovos
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
 
 
Preparo
 
 
Na tigela da batedeira, bata juntos, até misturar bem: melado, açúcar mascavo, manteiga, fermento, sal, ovos, especiarias e 1 xícara de farinha. Desligue a batedeira e junte a farinha restante, primeiramente misturando com uma colher de pau, depois com as mãos. Forme uma bola com a massa, ponha a bola num saco plástico e leve-a a geladeira por umas quatro horas (levei ao freezer por 30 minutos e mantive a parte não usada no congelador, enquanto fazia bolinhas com outra parte).
Ligue o forno em temperatura média (180ºC). Abra a massa com um rolo, entre dois plástico levemente enfarinhados, e corte os biscoitos no formato desejado (preferi fazer bolinhas, ou teria de esperar que a massa endurecesse mais na geladeira). Ponha os biscoitos numa assadeira, não untada, deixando um centímetro de espaço entre eles. Asse-os por dez minutos, ou até começarem a corar ligeiramente. Depois de assados, tire os biscoitos da assadeira e ponha numa gradinha, para que esfriem (use uma faca, cuidadosamente, para destacar os biscoitos da assadeira). Armazene os biscoitos num pote bem fechado.
 
 
Os Presentes!
 


 
Antes da pausa, a minha querida amiga Liliane, enviou-me todos estes presentinhos fofos, que já considerei os meus primeiros presentes de Natal de 2012. Ela mesma fez todas as peças: 1 avental, que já vem com uma toalhinha de mão, 1 porta celular e uma lixeirinha para carro. Adorei tudo e mais ainda o gesto carinhoso dela, obrigada Lili, os seus presentes serão muito usados!
  
  
E hoje é dia de ação de graças, feriado nos EUA, que pára a fim de agradecer os bens recebidos durante o ano. O agradecimento é feito durante um jantar festivo muito parecido com o que fazemos na véspera do Natal, tendo também o peru como prato principal. Eu particularmente gosto muito dessa celebração e acho que a gente bem que podia ter este feriado por aqui também, pois agradecer nunca é demais. Ainda dá tempo de caprichar na preparação dos pratos e arrumação da mesa, para o jantar de hoje (que nem precisa ter peru). Então eu trouxe também imagens simples, de uma de nossas mesas de festa, para inspirar um pouco aqueles que se animarem, rsrs.
 
 
 
 
 
 
 

37 comentários:

Kati Monteiro disse...

Marly,
passei um tempo ausente na internet e só agora li o seu post sobre a indecisão.
Eu também abri o meu blog com o intuito de fazer dele uma espaço para publicar as minhas impressões sobre o mundo. Alguns meses depois ele foi abandonado. Só o retomei há pouco mais de 1 ano, desta vez repaginado em blog de culinária, se bem que de vez em quando aparece algo diferente.
De alguns tempos para cá também comecei a cuidar mais da minha alimentação, e isto se reflete no blog. Tenho alguns seguidores, mas não não vivo em função do blog e nem espero dele nenhuma remuneração (nem permito publicidade), assim como você. Acho que já temos poluição visual o suficiente no dia a dia.
Recentemente fiz uma pausa no blog para tirar férias e espero que o meu retorno seja mais calmo, com menos quantidade, mas com mais prazer. Porque se ainda estamos aqui é para isso, para que o blog seja uma ferramenta de prazer, de formar um ciclo social agradável e de nos tornar pessoas melhores.
Obrigada por compartilhar os seus sentimentos, saiba que você não está sozinha na busca por um mundo melhor (lembrando que ele começa em nos mesmos).
Beijos e até breve!

chica disse...

Que bom te ver e saber-se amada e com tantos amigos faz bem, não é?

Toca em frente e já iniciaste com uma linda receita de biscoitos!

Dia de agradecer hoje e sempre! beijos,chica

"Manjares da Manu" disse...

É MUITO BOM SABER QUE TEMOS AMIGOS!!!!

A MESA ESTÁ LINDA E OS BISCOITOS DE BABAR!!!!DELÍCIA!!!

BJS....

São Ribeiro disse...

Que bom que estas de volta e logo com uns biscoitos tão lindos.
Achei a mesa linda .
bjs

Renata disse...

Querida Marly,
Você é muito querida e respeitada nesta vasta blogosfera, não só pela qualidade do seu trabalho, mas pela sua simpatia e imensa experiência na gastronomia e de vida, sempre disposta a nos ensinar. Portanto, eu (e mais esse mundo de admiradores) hoje ficamos mais felizes com a sua volta, diga-se de passagem, em grande estilo, como sempre, com esses biscoitinhos que devem ser um sonho e essa mesa impecavelmente linda. Volta triunfal!!
Seja muito bem vinda de volta!
Bjsss

MVlasic disse...

Que bom que estás de volta querida Marly, fico muito feliz!! E voltando em grande estilo, com uma linda mesa e biscoitos super fofos e gostosos!!

Beijinhos,
Marisa

Coisas de Tássia disse...

Tudo muito lindo!
Amei a receita, vou fazer com certeza. Minha filha sempre que vê desenhos de Natal (principalmente da Angelina Ballerina) vê estes biscoitos de gengibre que é bem tradicional nos EUA e fica pedindo! Agora não tem desculpas para não fazer.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Que bom vc ter voltado, Marly.
a vida nos ensina que não conseguimos agradar a todos. Mas também ensina que não vamos consertar os que andam torto em relação ao nosso andar, caminhar.
Usei tudo que enviei. Vai me deixar alegre.

Diana disse...

Tenho tanta vontade de fazer esses biscoitinhos, eles são tão a cara do natal. Achei um maximo sua mesa
bjos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Muito bom o seu retorno.
Com um biscoitinho delicioso, e uma mesa linda.
Beijo.

Carla Colombo disse...

Que delícia de biscoitinhos, fiquei aqui imaginando o sabor!
E Marly, fique aqui com a gente, mto bom ver seu retorno e saiba que é sempre bem-vinda!
Amigos são coisas divinas em nossa vida, sejam virtuais ou reais (aliás, considero os virtuais muito reais tbm!)
Beijão! :)

www.brisandonacozinha.com

Unknown disse...

Hey Darling!!!

I'm very happy today!!!

Que bom que você voltou, eu sabia que você não ia ficar longe de nós por muito tempo, afinal, essa blogsfera maluca não vive sem você, claro que não!
E concordo com a minha querida Xará, sua volta foi triunfal!
Quanto chiquê, coisas tão lindas...uma mesa de Thanksgiving que mais parece saída de revista,
Eu te admiro Darling,
em tudo que faz,
You know that!

Happy Thaksgiving to all of you!

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Marly, que bom que voltou!!Não se importe muito com outras opiniões, faça do seu jeito,pois já viu o quanto é querida!!!
Essa receita é uma das que mais remetem ao natal!! adorei a mesa e os presentinhos são muito fofos!!!
bjinhos!!!

sadhia disse...

Marly querida tmabém sinro a sua falta ..mas sei que muitas vezes a gente precisa de um temponho ..e ainda mais com tanta coisa que aconteceu ..eu mesma li o post anterior e sabe isso acontece comigo como eu mesma havia te dito ..amiga estamos aqui com vc para o que der e vier não sou muito boa com palavras mas segue amiga meu abraço bem apertado de boas vindas ...te amamos
bjokas doces

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Ainda bem que voltaste, e logo com uma receita tão apetitosa :D Vou guardar :D

Beijinhos :)

Laura Lucia disse...

Oi, garota,
Que bom que você repensou e voltou. Volte mais relaxada, cumprindo seu cronograma individual e fazendo receitas ou qualquer post diferente se, e quando!, tiver vontade. Seja boa com você, amiga, é isto que importa. Lembre-se: O amar ao próximo como a si mesmo, do Evangelho, não é "amar ao próximo MAIS do que a si mesmo". No entanto, nós, mulheres generosas, tendemos a nos comportar amando os outros e esquecendo de nos amar. Ame-se muito, cuide-se muito. Você é muito ESPECIAL, amiga querida!

Seus biscoitos ficaram lindos demais. A massa, que deve ser cortada gelada, deve ficar bem macia após assada, não é?

Beijo fraterno e carinhoso, Laura Lucia

Neide MC disse...

Oi Marly, que bom que você está de volta aqui no blog, e estes biscoitos ficou show, como sempre suas receitas ficam sempre lindas e com certeza gostosas.

Bjs

luci disse...

Que maravilha de biscoito eu adoro gengibre tem um gosto muito
bom,parabéns pelos presentes
Adorei a mesa ficou linda
beijos

Josy disse...

Querida Marly que bom ter vc de volta, e fico feliz que vc é tão querida, o que era de se esperar, pois sua simpatia, sua bagagem profissional é o que fez desse blog um grande sucesso. Mas de qualquer forma, a pausa se fez necessária, foi bom pra vc refletir, e descansar.Que lindos seus biscoitinhos, com sabor e aroma de gengibre é muito bom. Ficaram lindos e muito bem decorados. Beijinhos miga

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Desculpa não ter vindo te visitar nesses últimos dias, pois estava bem enrolada.
Agora vim e li tudo sobre a sua indecisão e sua pausa...
Fico muito FELIZ que tenha voltado, pois gosto muito de você e do seu trabalho no blog.
Mas, o mais importante de tudo isso é a reflexão e fazer algo que realmente gostamos de fazer...
Grande beijo e não se esqueça que adoro você D+++, Irene

Carol disse...

Acho que você tem muitos leitores fieis, aliás, você tem muitos seguidores.
O blog é leve, gostoso de ver, inspirador. Gosto muito de suas dicas e sabe, já testei algumas coisas.
Só queria mesmo é comer um pedaço desses seus bolos maravilhosos, do bolo bombom, enfim, dessas gostosuras de chocolate rs.
Beijos

rose japan disse...

Ola Minha amiga Marly!!! Espero que a senhora tenha ja melhorado da virose, tbm peguei uma gripe c o frio que esta fazendo por aqui e durante o dia esquenta um pouco!!!

marly!!! Vi sua receitinha!!! E parece ser um biscoiitinho delicioso e tbm gostei muito da arrumacao da mesa!!!!

Ficaram lindas!!!

Bjinhos rose jp

Lucinha disse...

Marly,

Muito bom ver você aqui de volta.
Muitas vezes não temos ideia de onde o nosso blog alcança. Eu também tenho me surpreendido demais com isso.
A conclusão que tiro disso tudo, é que tem muito mais coisas positivas do que negativas na blogosfera.
Eu também andei um pouco desanimada por não poder visitar os blogs com frequência, da forma que eu gosto.
O povo aqui gosta muito de gengibre. Eles fazem uma sobremesa muito gostosa com ele.
Um lindo e abençoado final de semana. Beijos

Aracele Leal disse...

Fiquei muito feliz quando vi post novo no ar! Apesar de nunca comentar, entro todos os dias para ver se tem novidade. Seu blog é maravilhoso e me serve muito como inspiração.
Bjs e muito Sucesso!!!

Aracele Leal disse...

Fiquei muito feliz quando vi post novo no ar! Apesar de nunca comentar, entro todos os dias para ver se tem novidade. Seu blog é maravilhoso e me serve muito como inspiração.
Bjs e muito Sucesso!!!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que bom vê-la de volta, Marly!
Eu também curto muito o Thanksgiving e, aqui em casa, já é tradicional o jantar festivo neste dia.Realmente são muitas as graças para dar a Deus.
Lindos os detalhes de sua mesa.
Bj,
Lylia

Andréa Santana disse...

Marly,
muito bom tê-la de volta com suas belas postagens e receitas maravilhosas!

Que a luz do Divino Espírito Santo esteja sempre em seu lar!
Beijos ♥

sadhia disse...

minha amiga querid bom finald e semana amiga e obrigado pelo caronmho lá na minha cozinha ..bjokas doces

Anônimo disse...

Marly, acho que todas as palavras afetivas já foram ditas aqui. Mas, como carinho nunca é demais, queria agradecer seu retorno, agradecer a generosidade em compartilhar seu conhecimento que, imagino, deva ser fruto de uma longa e dispendiosa construção e, também, agradecer o cuidado e o esmero com que redige seus textos, sempre impecáveis na forma e no conteúdo. Ainda que sua filha tenha notado e levemente criticado o estilo mais formal, acho que seu blog é um oásis no meio de tantas mediocridades e bobagens que vemos na internet. Espero que seu desânimo tenha sido decorrente apenas da virose. Saiba que você é muito importante para muitas pessoas, ainda que não venham aqui comentar.

Josy disse...

Marlyca minha flor, passando pra deixar votos de um lindo final de semana. Bjocas

Iára Luiza disse...

Oi Marly, que bom que voltou... Continue fazendo tudo do seu jeito e no seu tempo, que é assim que gostamos... Obrigada por compartilhar coisas lindas e saborosas... Beijos

Ivani disse...

Marly minha querida,que bom ver voce por aqui de novo! também estive de molho, estou atrasada nas visitas.
Fiquei muito contente ao perceber que a teremos de volta.
Pode ficar orgulhosa, voce é mesmo muito especial, e a prova disso foram os inumeros comentarios deixados na postagem anterior.
Esse biscoito deve ser delicioso, cheiroso, bom demais!
Quanto ao dia de ação de graças já passou, mas nao deixei de agradecer.
Adoro esse dia, acho tão importante, talvez mais que o Natal, por nao ser tão voltado ao comércio, ao consumismo.
O Natal tem perdido sua essência, não acha Marly?
As crianças nem sabem mais o seu significado, pensam apenas que é o dia do Papai Noel, e alguns adultos que é o dia de encher a cara rsrsrsrs
Beijos amiga, foi muito bom vir aqui.

Renata disse...

Marly, as vezes fico um tempo sem aparecer e quando volto leio vários posts juntos. Estou feliz que você tenha voltado! Esses episódios de plágio são realmente uma chateação, mas a blogosfera não pode perder uma pessoa tão talentosa como você!
Estou fazendo uma seleção de biscoitos pra dar de presente no Natal e este foi um dos selecionados...rs
Beijao

Renata disse...

Ah, Marly, vc acha que tem problema trocar o melado por mel?
beijos

Marly disse...

Oi Renata,

Obrigada pelas palavras gentis! O mel pode substituir o melado, embora este tenha um saborzinho característico, rsrs. Mas isso não vai alterar muito o sabor do biscoito, que continuará delicioso.
Porém o mel é um pouco mais espesso que o melado e se eu fosse substituir um pelo outro, acrescentaria uma colher de sopa de água em cada xicara de mel, para torná-lo mais líquido! Sucesso na sua empreitada!

Um beijo para todos os que comentaram neste post!

Renata disse...

Obrigada Marly!!!! beijao

Renata disse...

Marly querida, fiz os biscoitos hoje e amei! Amanhã já vou começar a presentear...rs
Já até postei
http://docesetruques.blogspot.com.br/2012/12/biscoitos-de-gengibre.html

Obrigada querida!
beijao

Pin It button on image hover