segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Natal Chegando, Gnocchi de Espinafre e Os livros do Último Trimestre

 
Olá!
 
Fiz questão de abrir este post com uma das imagens do filme 'A Felicidade não se Compra' (It's a Wonderful Life'), por duas razões: A estória se passa no Natal e o filme tem mensagem alentadora, coisa sempre importante num mundo tão cheio de adversidades e acontecimentos devastadores. 
Enquanto escrevia o parágrafo acima, lembrei-me da canção "What a wonderful world",  do Louis Armstrong, e me ocorreu que uma das razões de eu gostar tanto dela é que a usaram num filme em que eram apresentadas cenas de guerra e destruição, o que a fazia parecer inadequada ou, por outro lado, muito apropriada, já que o mundo é maravilhoso, apesar das coisas horríveis que acontecem nele, não é verdade?
 
Não quero contabilizar aqui os tristes acontecimentos dos quais tomei conhecimento neste ano. E embora eu saiba o quanto muitos deles fizeram ou têm feito sofrer as pessoas envolvidas, acho que ao fim e ao cabo a melhor postura que podemos ter, frente a essas situações, é a de superação e preservação da esperança. 
 
 
Bem, há tempos eu vinha desejando comer um gnocchi  gostoso, de preferência suculento. Mas, a pedido de maridex tive de fazer também, no mesmo dia, um bacalhau ao creme, coisa que me fez reduzir os líquidos da massa, para que não tivéssemos dois pratos do mesmo gênero, numa mesma refeição. É por isso que este gnocchi foi apenas "respingado"  de molho. Na receita original dele, porém, nem mesmo entra molho e sim queijo e manteiga, conforme podem ver abaixo.
 
 
 
Gnocchi de Espinafre
 
xícara = 240 ml
 
 
Ingredientes
 
 
2 xícaras de batatas tipo inglesa cozidas com sal e amassadas como para purê
1 xícara de espinafre cozido sem água (é só levar ao fogo, numa panela, as folhas já higienizadas, e deixar que cozinhem até que amaciem)
1 xícara de farinha de trigo
1 gema de ovo
sal, alho socado e pimenta do reino moída na hora, a gosto
1/2 xícara de queijo gorgonzola ou roquefort 'picado'
1/4 xícara de manteiga
 
 
Preparo
 
 
Descarte todo o líquido gerado no cozimento do espinafre e pique-o bem. Numa tigela, junte o purê de batatas, a farinha, a gema, os temperos e os espinafre picado. Misture tudo até obter uma massa. Pegue pequenas porções da massa (1 colher de sobremesa rasa) e faça bolinhas. Pressione levemente um garfo sobre cada bolinha, para fazer os risquinhos. Ponha uma panela com água para ferver e cozinhe as bolinhas na água fervente, por cerca de dois minutos (até que flutuem). Recolha as bolinhas com uma escumadeira e tansfira-as para uma travessa untada com manteiga. Distribua o queijo e a manteiga sobre elas. Leve a travessa ao forno médio (180ºC) por dez minutos (até que o queijo derreta). Está pronto!
 
 
 
Os Livros do Último Trimestre
 
 
 
 
 
 
Embora eu tenha uma pequena pilha de livros para ler, acabei relendo o Paris é Uma Festa, do Ernest Hemingway, que eu já havia lido há muitos anos. Acho que fui impulsionada a fazer isso pelo filme Meia Noite em Paris, do Woody Allen, que "mostra" o jovem Hemingway vivendo a sua festa particular, na Paris dos anos 20, rsrs.
 
Li adorei o Janela Indiscreta, de Cornell Woorich, embora Janela Indiscreta seja apenas uma das cinco estórias do livro, talvez a mais curta.  Curiosamente não existe no livro a personagem interpretada por Grace Kelly no filme, pois o diretor, Alfred Hitchcock,  se permitiu introduzir esta personagem talvez para ajudar a conduzir a estória e principalmente para dar uma graça extra, coisa que Grace Kelly conseguiu de forma fabulosa. Todos os contos do livro são sobre crimes e suspense, gênero que nem aprecio muito. Cornell Woorich, no entanto, conta as estórias com tanta maestria que se torna impossível não se ver envolvido por elas.
 
A Culpa é das Estrelas eu li porque minha filha Lili o trouxe, numa das visitas que nos fez. Gostei muito da estória, que trata do romance entre dois adolescentes com cancer. Sempre tive um dos pés fincados no lado sofrido da vida e gosto de estórias que não mascaram a realidade. Achei este livro emocionante e encorajador.
 
Entendendo Jung é a estória ilustrada (tipo estória em quadrinhos) da vida do Carl Gustav Jung, psiquiatra suiço que foi aluno de Freud e - na minha opinião - introduziu questões bastante interessantes nos estudos do psiquismo.
 
E o Lavoura Arcaica, do Raduan Nassar, ainda estou a ler. Anos atrás eu li o   Um copo de Cólera, do mesmo autor e gostei. Estou ainda no início da leitura, mas tudo indica que se trata de um grande livro.
 
 
 
 

24 comentários:

Adriana Balreira disse...

Marly,
Amo esse filme "Felicidade Não se Compra". Nessa época sempre passa na tv a cabo e só falto morrer de chorar! Adoro, lição mesmo de vida.
E sabe qual é a comida que mais amo??? Gnocchi!!! E nunca comi com espinafe, aliás acho que nunca comi espinafre na vida! E amei a lista dos livros. Nunca li nada Hegminway. Absurdo isso mas é verdade.
Beijos
Adriana

luci disse...

Que delícia de gnocchi adorei
boa semana
beijos

MVlasic disse...

Querida Marly, você nos oferece alimento para o corpo, para a mente e para o espírito. Perfeito !!
Gnocchi de espinafre, delícia !! Filme maravilhoso, que já assisti várias vezes e adoro !! Música belíssima do Louis Armstrong e excelentes sugestões de leitura!! Adorei tudo !!

Beijinhos e uma semana maravilhosa
Marisa

Coisas de Tássia disse...

Marly que delicia de receita, realmente deve ser muito boa.

Que livros legais, sempre é bom dicas de leitura.

Bjos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Delícia de receita.
E suas leituras foram muito boas. Não consegui render tanto, acho que por conta do computador.
Beijo.

Fabiane Teixeira disse...

Marly!
Que saudade de vc, minha amiga!
Estou numa correria danada, e não estava vendo as atualizações do seu blog.
Acho que agora vai dar certo...
Beijos.

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

O gnocchi parece-me mesmo apetitoso :D Vou experimentar :D

Beijinhos e um bom resto de dia :D

Lu Westphal disse...

adorei o gnochi, q delicia!!
vc tbm é uma devoradora de livros??
adorooo
boa semana, beijos!
boracozinhar-lu.blogspot.com

Carolina N. disse...

Menina que lindo, Fiquei pensando o que era Gnocchi! Aqui no sul chamamos de nhoque! rsrsrsrs... pelo menos eu sempre cresci chamando assim! minha vó faz um que é uma delícia! Adorei esse seu, vou anotar a receita e me arriscar! ;)
Ah! Excelentes sugestões de leitura! Super beijo e boa semana!

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Marly,
Sabe que outro dia revi esse filme? Sempre me emociono com a história,as imagens, a mensagem. Muito bonito.
Sua seleção de livros está ótima, desses só li o "Paris é uma Festa" há muito tempo atrás, mas gostei demais. Sempre estou com algo para ler. Geralmente dois ou trÊs livros na fila.É minha maior distração.
E o gnocchi? Maravilha.
Bj e ótima semana,
Lylia

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Tudi bem, amiga?
Temos em comum o amor por essa música maravilhosa! Esse filme ainda não vi, mas é do tipo que me faz chorar e eu adoro, quando estou sozinha em casa, com as filhas estudando,rsrs, comendo biscoitinho, deitada no sofá,rsrs!
Apesar de gordinha, não sou muito fã de massas, exceto a danada-da-pizza,rsrs, então esse seu gnocchi parece lindo, mas não vou copiar a receita, ok?
Ótimas dicas de livros, acho que falar sobre tudo que te encanta e dá prazer tem que ser o carro-chefe do blog, afinal, não só de comidas deliciosas e festivas que se vive, não é mesmo? Um grande beijo pra você!

Arione Torres disse...

Oi Marly, mesmo tendo reduzido algumas coisas da receita original eu sei que está uma delícia!
Tenha uma linda semana, beijos!

A Paixão da Isa disse...

mas que delicia que eles estao e a cor mt bonita bravo bjs

Jussara Neves Rezende disse...

Marly,
amei, amei, amei o post!
Vc já disse que o Saboreando a Vida não era, a princípio, um blog só de culinária, mas que acabou se tornando com o tempo. Apesar de amar suas receitas, acho vc uma pessoa tão lindamente culta e um post como o de hoje deixa perceber isso melhor.
Não assisti ao filme Felicidade não se compra, mas acabei de ler seu post e liguei para uma prima combinando de assistir com ela na sexta. E anotei o Janela Indiscreta, de Cornell Woorich para minha próxima compra... ;D
A música do Louis Armstrong é uma das minhas preferidas... e o Gnocchi... despertou a curiosidade do meu paladar...rs. Nunca comi.
Abraço,
Jussara

Prata da casa disse...

Olá Marly: este filme é um daqueles clássicos que não nos cansamos de ver.
Quanto à receita,sabe que nunca comi gnocchi? Mas parece delicioso.
Por fim tanta sugestão de leitura ( e eu que sou uma "devoradora" de livros)fiquei aqui pregada ao ecrã.
Bj
Márcia

"Manjares da Manu" disse...

LER É SEMPRE MUITO BOM!!!!
FAZ BEM!!!! NOS LEVA A ESQUECER UM POUCO DE TUDO!!!!NOS FAZ VIAJAR!!!

O GINOCCHI, FICOU BOM D++++!!!!

BJS...

Renata Boechat disse...

Hey Darling,

Não sei por onde começar,

Aqui temos tudo de bom dessa vida: boa comida, bons filmes e ótima leitura,sem falar das belas canções.
Os nhoques ficaram super caprichados,tenho certeza que agradaram em cheio,
O filme não vi, que vergonha...rsss...A música de Louis Armstrong é um ícone, e os livros, ahhhh...os livros...tenho que mostrar sua lista à minha leitora compulsiva, minha filhotita querida vai se interessar mucho, já que eu mesma ultimamente só tenho lido a saga dos tons de cinza, que vergonha...kkkk

Beijo,
Bon jour!

Andréa Santana disse...

Olá Marly,
que delícia de postagem, amo seu bom gosto!
Delícia de receita!

Beijos, fica com Deus!

Anajá Schmitz disse...

Adoreia s sugestões, tanto de culinária quanto dos livros. É muito bom compartilhar coisas interessantes.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Josy disse...

Marlyca nunca fiz nhoque de espinafre, que delicia menina de Deus. Gostei muito principalmente do molho com manteiga. Os livros são ótimas sugestões. E esse filme insuperável, assisti várias vezes e várias vezes chorei hehe. Bjocas

Neli Rodrigues disse...

Adoro dicas de livros, pois tb sempre tenho ma pilha que não termina nuca pra eu ler.
Tem sorteio no meu blog, venha participar.
O link:
http://www.caprichosbyneli.com/2012/11/sorteio-de-niver-do-blog.html?utm_source=BP_recent
Espero vc por lá.
Bjs

♥ Wilma ♥ disse...

Não vi esse filme, deve ser bonito mesmo...eu amo ler livros, gostei desses títulos. O gnocchi me parece delicioso...bjosss

Anônimo disse...

Gosto muito de gnocchi! É minha massa favorita e, apesar disto, ainda não provei na versão de espinafre. Vou experimentar! Ahhh... você lê bastante! Que beleza! Beijos, Paula

Lili disse...

oi, mamma! estou gostando muito dessa nova fase do seu blog diverdificando mais os assuntos e retomando sua proposta inicial. acho que assim fica mais pessoal e interessante. também abre mais espaço pra você contar historinhas, coisa que eu adoro ler.

beijos!! estou feliz de etar em casa com vcs agora! =)))

Pin It button on image hover