quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Escondidinho de Frango com Purê de Batatas


 
 
Olá! Antes de mais nada quero pedir desculpas à Fernanda, por ter apagado o comentário que ela deixou hoje, no post abaixo.  O motivo do meu ato é que ando recebendo uma quantidade absurda de comentários de duas fontes: um maluco que mora no EUA e resolveu - há mais de um mês -  montar praça aqui no blog, tentando me convencer a visitar o blog dele. E também comentário/spam disparado provavelmente por uma máquina. Isto já me aborreceu tanto, que saí apagando os tais comentários à torto e à direito, acabando por apagar também o da Fernanda, rsrs. Estou até considerando a possibilidade de instalar uma verificador de palavras, coisa que destesto, para barrar pelo menos os comentários da máquina.
 
Os escondidinhos têm reinado aqui em casa, nas últimas semanas. Já apareceram os de carne seca e de filé mignon (para aproveitamento de sobras desta carne), com purê de mandioca. E ontem apareceu este de frango, com purê de batatas. O escondidinho é um prato prático, pois não necessita de muitos acompanhamentos. Digo de muitos, porque o povo aqui não quer nem saber da estória de que se trata de prato único, querem sempre que haja também arroz, e se possível uma salada, rsrs. Claro que faço sempre estes dois pratos também, rsrs.
 
 
Escondidinho de frango com Purê de Batata
 
Frango


Ingredientes


1 kg de peito de frango cortado em pedaços pequenos
2 dentes de alho
1 colher (sopa) rasa de sal (ou a gosto)
2 colheres (sopa) de óleo culinário
1/2 xícara (chá) de pimentão picado (verde e vermelho)
1/2 colher (chá) de sálvia seca (opcional)
Pitada de tomilho seco (opcional)
1 colher (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de água
1 e 1/2 colheres  (chá) de amido de milho
1 cebola média cortada em rodelas


Preparo


Pelo menos meia hora antes do preparo, esmague o alho, juntamente com o sal. Junte a sálvia e o tomilho e tempere os pedaços de frango . Ponha o frango em um saquinho de plástico, feche o saquinho e leve-o à geladeira para que o frango absorva os temperos (você pode fazer isso de véspera). Ponha o óleo numa panela alta, de fundo grosso (como uma panela de pressão; pois isso restringe a sujeira provocada pela fritura) e deixe que o óleo esquente. Frite a cebola e o pimentão ligeiramente e retire-os (com uma escumadeira), reservando-os numa tigelinha. Frite o frango aos poucos no óleo (numas quatro levas) transferindo-o para uma vasilha forrada com papel toalha. Repita a operação até que todo o frango esteja frito. Ponha o açúcar na panela e, quando este começar a dourar, devolva todo o frango frito à panela. Revolva tudo muito bem por uns 30 segundos. Dissolva o amido na água e junte esta mistura à panela. Mexa bem para não empelotar. Junte o pimentão e a cebola e misture tudo. Reserve. 


Purê de batatas


Ingredientes


1 kg de batatas "inglesas"
1 colher (sobremesa) de sal (ou a gosto) ou um sachê de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de óleo culinário (canola, soja etc.)
1/3 de xícara (chá) de cheiro-verde picadinho (opcional)
1/2 cebola pequena ralada (na parte grossa do ralador)
1/4 xícara de leite integral
noz-moscada (opcional)


Preparo

Leve ao fogo, numa panela média, cerca de um litro de água. Depois que ferver, acrescente o sal (ou o caldo de legumes em pó). Enquanto não ferve, descasque e corte as batatas em três pedaços. Ponha as batatas na água - já fervente - e deixe que cozinhem até amaciarem bem. Escorra e amasse-as. Reserve. Leve ao fogo, uma panela com a manteiga e o óleo e deixe esquentar bem. Junte a cebola e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Acrescente a massa de batatas e o leite e misture tudo. Deixe no fogo, mexendo sempre, para secar um pouco.

Outros:


200g de queijo mozzarela ralado na parte grossa do ralador.


Montagem


Espalhe o frango no fundo de um refratário grande, que possa ir ao forno. Nivele bem. Espalhe o purê de batatas sobre o frango e distribua o queijo sobre o purê. Leve o refratário ao forno quente, para que o queijo derreta.



30 comentários:

Patricia Merella disse...

Marly,cá são 18:40,marido prepara o jantar,eu faminta quase como a tela,que delicia,ei de tentar,linda noite,bjkas

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Ontem fiz um prato muito parecido, mas com peru :D Aqui em Portugal chamamos esse prato de empadão ;)

Beijinhos e um bom resto de dia! :D

Carol disse...

Eu gosto mais de escondidinho de frango com purê de mandioca ou com a mistura de mandioca (maioria) com batata. Deu até vontade de fazer porque esse seu ficou super convidativo para ser saboreado.
Beijos

Adriana Balreira disse...

Marly,
Adoro escondidinhos, minha mãe faz um de carne do sol com macaxeira que fica uma delicia. Adorei a sua receita. Adoro frango!
Beijos
Adriana

Tânia disse...

Marly! Acho Escondidinho um prato coringa! Além de ser relativamente fácil de fazer (e versátil), agrada todo mundo. Gostei da cebola no seu purê, com certeza deu um plus (sou suspeita porque amo cebolas, rs).
Ah, "põe verificador de palavras não" :(, só a moderação de comentários não resolve, amiga?
Beijinhos

Unknown disse...

Que delicia! Parece-me ser uma autêntica delicia!

Levo um pratinho comigo. ;)

Beijinhos;

Aurea Sá

Prata da casa disse...

Olá Marly: este prato tem um aspeto delicioso. Aqui chamamos "empadão" e é sempre muito apreciadao,principalmente pelos filhos. O seu ficou lindo!
Bjs
Márcia

Jussara Silva disse...

Oi Marly! Amo escondidinho, principalmente de carne seca com aipim. Este parece delicioso. Quanto a questão dos comentários, está acontecendo comigo também. Ainda bem que fica marcado como spam e não aparece nos comentários. Quando vejo no meu e-mail, já vou direto apagar. Bom final de semana.
Bjs.

Jussara

Laura Lucia disse...

Marly,
Considero o escondidinho um prato muito prático e versátil, pois não é difícil e tanto serve para o almoço como para lanchar à noite.
Esta sua receita é ótima e o prato ficou bem bonito com aquele frango cremoso embaixo!
Beijão, garota, e que seu fim de semana seja abençoado, Laura Lucia

Carolina Macedo disse...

Marly, adorei esse escondidinho , está com um aspecto delicioso! Em Portugal chamamos empadão, mas fazemos de forma semelhante :)

Beijinhos*

Silvia disse...

Uma verdadeira tentação!
Adorei a receita!

MVlasic disse...

Oi querida amiga, amo escondidinho em todas as suas versões !! Esse seu escondidinho de frango com purê de batatas está com uma aparência deliciosa demais!! Me deu vontade de já pegar essa colher da foto e saborear…rsrs.
Sabe que eu também fiquei um bom tempo com essa preocupação com a salmonela menina, até parei de fazer uma mousse de chocolate que fazia e que era muito boa. Continuo evitando fazer com frequência, mas resolvi fazer como você citou, tentar comprar os ovos de uma origem boa e de vez em quando arriscar algumas receitas que tem um resultado muito bom como essa maionese!!

Beijinhos
Marisa

Santa Gastronomia disse...

Olha, Marly, escondidinho é um prato que quase não faço, mas que ando pensando nele! E eis que o vejo por aqui! Agora não dá para adiar, hehe..
Que coisa esse seu problema com os comentários, amiga, espero eu não ter esse problema, mas não me iludo... é muito chato quando somos atacados (outro dia foi o meu email que me deu trabalho!). Espero que vc solucione rápido!

Bjinhus

Josy disse...

Marlyca querida adoro escondidinhos, acho um prato completo que pede apenas como acompanhamento uma salada de folhas, mas aqui em casa também, eles querem que tenham arroz pra acompanhar rsrs. O seu ficou lindo, com esse purê por cima ficou de dar água na boca, bem cremoso e muito tentador. Gostei demais.
Esses spans e comentários chatos incomodam mesmo, todos os dias sem exagero nenhum, entram mais de 20 anônimos que fazem comentários em inglês e só bobagens,geralmente propagandas, deleto todos os dias mais de 20, no seu caso acredito que se vc marcar ele como spam talvez não entre mais sei la tenta amiga, pois sei como isso é altamente irritante. Boa sorte Marlyca. Bjocas

São Ribeiro disse...

Esse empadão esta uma delicia, com frango nunca fiz mas acho que ia gostar.
bjs

Entre Tachos e Sabores disse...

Ficou com óptimo aspecto :)

Beijinhos,
joana

A Paixão da Isa disse...

hum esse empadao esta 5* mt a meu gosto pois adoro tudo que é empadao super bjs

Milia disse...

El aspecto es buenísimo Marli y desde luego para mi es un plato único, en compañía de una ensalada me parece una comida ideal y completa.
Y lamentable lo que te está pasando con los comentarios, haber si hay alguna manera de resolverlo, es una lata,
Un beso amiga

Lucinha disse...

Marly,

Sobre os comentários indesejados, eu optei por não receber mais anônimos. Depois que fiz isso, nunca mais recebi.

Vou te falar, eu amo esse prato, e com aipim é ainda mais gostoso.
Plantei batatas, e assim que começar a colher, vou reservar uma boa parte pra fazer um escondidinho desses.

Um lindo final de semana. Beijos

De Minas, Uai disse...

vou fazer hoje! fiquei com água na boca! Quanto ao spam estou tendo o mesmo problema. Deve ser do mesmo americano, e também varios outros vindos da Ucrania, Turquia, Russia e China. Não tive saida, coloquei o verificador de palavras. Também odeio isso...Obrigada pelas maravilhosas receitas que encontramos aqui! bjs jeanine

Kati Monteiro disse...

Marly,
este prato ficou tão bonito, e a foto tão perfeita que deu vontade de comer a tela do computador!
Beijos

Anônimo disse...

Marly, querida, que escondidinho apetitoso! Dia desses fiz um de frango com purê de mandioquinha. É um prato sempre bem vindo e que dá gostinho de quero mais. Beijos, Paula

Izis Borck disse...

Que receita deliciosa.
Beijocas

Ysandra Pena disse...

Tem combinacao mais perfeita? batata com frango?
Delicia

Dar uma olhadinha no meu blog...ele so tem um mes de vida....rssrsrsrsrsr

http://virandocomida.blogspot.com

Beijos

Anajá Schmitz disse...

Que delicia, já peguei a receita para fazer amanhã.
Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

Márcia Rocha disse...

Adooooooooro!!!!
Tenha um Bom Fim de Semana :)
Beijos Márcia (Brasil - Rio de Janeiro)
 
http://decolherpracolher.blogspot.com

Liliane de Paula disse...

"Peloamordoguarda", nem pense em colocar verificador de palavras. Aquilo é um terror. Erro sempre.
Por que vc não ignora como eu faço?

Fernanda disse...

Marly, não sei o que aconteceu sobre aquele comentário que iria colocar no meu post sobre creme inglês. Realmente, achei bem chato. Adoro trocar informações, por isso gostaria muito de saber sobre o que escreveu.

Hoje fiz um tipo de escondidinho também. É uma delícia mesmo,não?
bjs

Fernanda disse...

Marly, não sei o que aconteceu sobre aquele comentário que iria colocar no meu post sobre creme inglês. Realmente, achei bem chato. Adoro trocar informações, por isso gostaria muito de saber sobre o que escreveu.

Hoje fiz um tipo de escondidinho também. É uma delícia mesmo,não?
bjs

Jussara Neves Rezende disse...

Marly,
que cara ótima a desse escondidinho! Humm... o engraçado foi que fiquei com a vontade de experimentar o de carne seca.. ai, ai... rs.
Sou super adepta dos pratos únicos e eles quase funcionam aqui em casa... sempre se fazem acampanhar de arroz ou salada.
Outro dia fiz a sua receita de bracciola e fiquei muitomuito feliz com o resultado. Uma de minhas frustrações culinárias era não saber fazer satisfatoriamente os "bifes enroladinhos" (como dizem meus filhos). Mas o resultado foi tudo de melhor! :D
Abraço,
Jussara

Pin It button on image hover