terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Enroladinhos de Salsicha e "otras cositas"


 
 
 
 Olá! Antes de mais nada agradeço os comentários gentis no post abaixo e também os que recebi no FB, por conta do meu aniversário, muito obrigada amigas e amigos, vocês são muito queridos e encheram o meu dia de alegria! rsrs. O aniversário passou, ganhei os presentinhos das fotos acima e a vida continua em toda a sua glória, rsrs. Este negócio de "glória" é só por conta dos versos da canção abaixo,  que tenho cantarolado o tempo todo, nestes últimos dias, rsrs: 
"Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...
Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida..."
 
 
 O fato, porém, é que não precisamos ser geniais para perceber que a vida realmente é gloriosa, não é verdade? Eu me situo entre os que se espantam e vibram com coisas simples como o crescimento de um bebê, ou as luzes do  alvorecer ou entardecer, a simples luz do sol, como diz Catano Veloso na canção acima. Mas, sobre o propósito da vida, também concordo inteiramente com a visão do Dr. Michio Kaku, aquele físico que aparece em documentários do canal Discovery: 
"Além do trabalho e amor, eu gostaria de acrescentar dois outros ingredientes que dão sentido à vida. Primeiramente, cumprir os talentos com os quais nascemos.  Somos abençoados pelo destino com diferentes habilidades e pontos fortes; devemos tentar desenvolvê-los ao máximo, em vez de permitir que atrofiem e desapareçam. Nós todos sabemos de indivíduos que não cumpriram as promessa que exibiram na infância. Muitos deles tornaram-se perseguidos pela imagem do que poderiam ter se tornado. Em vez de culpar o destino, acho que devemos nos aceitar como somos, e tentar cumprir os sonhos, dentro de nossa capacidade.  Em segundo lugar, devemos tentar deixar o mundo um lugar melhor do que era  quando entramos.  Como indivíduos, podemos fazer a diferença...”  (em tradução livre)
 Ontem eu preparei estes enroladinhos para aproveitar um pacote de salsichas que estava na geladeira, à espera de emprego. A receita foi tirada (e adaptada) de um livreto com 101 receitas de massas de pães, chamado Delícias da Cozinha Especial. Como a receita rende muito, preparei também, com parte dela, estes pãezinhos da 2ª foto. A massa fica muito fofa e gostosa. 
 
Enroladinhos de Salsicha
(faz 45 unidades)

 
Ingredientes

50g de açúcar
4 ovos
30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)
200 ml de iogurte natural integral
2 e ½ colheres (chá) de sal

100g de margarina
800g de farinha de trigo aproximadamente (usei só cerca de 700g)
23 salsichas cortadas ao meio 

Margarina para untar a assadeira
Farinha de trigo para enfarinhar a mesa
2 gemas misturadas a ½ colher de chá de óleo vegetal para pincelar nos enroladinhos

Preparo

 Bata no liquidificador: o açúcar, os ovos, o fermento, o iogurte, o sal e a margarina. Ponha o batido numa bacia e vá acrescentando farinha até que a massa não grude mais nas mãos (não acrescente demais, é sempre melhor que a massa fique levemente pegajosa do que o contrário, pois o excesso de farinha resulta em massa dura demais; eu não precisei usar toda a farinha indicada na receita). Sove a massa por dez minutos e ponha-a de volta na bacia previamente untada com óleo vegetal. Gire a bacia para que a massa fique também untada. Coloque a bacia dentro de um saco plástico grande e deixe que a massa descanse até dobrar de volume (demora cerca de 1 hora). Ligue o forno em 180ºC. E unte com manteiga e enfarinhe levemente uma assadeira grande. Prepare a mistura de gemas que será pincelada sobre os pãezinhos e reserve-a.  Abra a massa sobre superfície levemente enfarinhada, usando um rolo de massa. Corte retângulos de 7X7cm e ponha uma meia salsicha sobre cada um deles. Enrole a massa sobre a salsicha unindo bem as pontas. Distribua os enroladinhos na assadeira preparada. Pincele a mistura de gemas sobre cada um deles e leve a assadeira ao forno por cerca de 30 minutos ou até que os pãezinhos dourem.

38 comentários:

Carol disse...

Que você tenha uma vida longa sempre com muita saúde e felicidade. Parabéns, atrasado, pelo seu aniversário.

Gostei da ideia dos pãezinhos. Uma boa para fazer com outros recheios,né?
Beijos

São Ribeiro disse...

Adoro enroladinhos de salsichas e os seus ficaram lindos.
bjs

Raquel Alabaça disse...

Tão lindos e saborosos! É um snack que adoro!

Prata da casa disse...

Querida Marlyzita ( pode ser assim?? Brincadeirinha à parte adoro o nome que me deu-Márcita-eheh): estes seus pãezinhos estão maravilhosos. O interior parece mesmo fofinho e consigo até imaginar o sabor. Claro que já levei a receita para poder experimentar.
Bjs
Márcia

Rosana Gomes disse...

Oie..

Parabéns pelo seu aniversário!!

Adorei seu bloguinho! Te seguindo tá?!

Ah, vc tmb é de Brasília???

Beijo grande!

chica disse...

Receita tri fácil e boa e mesmo atrasada, PARABÉNS!!! beijos,chica

Unknown disse...

Boa tarde Marly feliz aniversário atrasado, muitas felicidades minha querida.
Essa sua receita é bem gostosinha, costumo usar massa folhadas pronta mas da próxima vez vou tentar a sua receita.
Bjs

Luma Rosa disse...

Marly, imagino que a sua cozinha seja como as cozinhas mineiras, onde a prosa corre solta! Gosto do seu jeito de repassar as receitas, sempre acrescentando pensamentos e atitudes pessoais, o que nos faz identificar com a dona da casa (blogue). Nunca precisaria ver uma foto sua (post anterior) porque a sua alma já preenche os requisitos que eu julgo necessários para formular a sua personalidade.
Não soube do seu aniversário pois o meu tempo no facebook tem sido bem escasso, mas fica aqui registrado o meu desejo de dias de felicidade para você junto com as pessoas que você ama! A vida é breve, a alma da criança e tudo o que se encerro em um período foi a soma para conquistarmos um olhar mais positivo sobre a vida. Os talentos infantis foram o meio de desenvolvimento para esse olhar, mas assim como abandonamos os chinelos velhos, muitos talentos são substituídos por outros que na infância ainda não foram descobertos ou por desenvolvimento de velhos talentos acrescentou-se novos. Não dá para voltar os olhos para o passado e imaginar, por exemplo, por que não me tornei uma bailarina profissional? Torci o tornozelo... e hoje bailo nos mares, mergulho imaginando ser uma sereia ou, por que não fui ser arquiteta? Minha família precisou de uma administradora e hoje sou uma boa controladora de "engenheiros". A vida sempre nos leva por caminhos que não compreendemos. Deixa o barco correr e aproveite os dias de tempo bom! Quem mandou receitar enroladinho de salsicha? Fui lembrar da minha infância...
*Desculpa o comentário enorme, mas a culpa foi sua!
Beijus,

Patricia Merella disse...

Querida Marly
Que voce seja sempre agraciada por Deus,que tenha bastante saude ,paz e amor.Que teu novo ano lhe trague o melhor,parabens querida.Gosto muito de te-la como amiga.Obrigada por dividi esta receita,marido e enteado amam,ei de fazer,com certeza,bjkas
ups: amo Caetano..

Tertúlia da Susy disse...

Simples, rápido e delicioso.
Kiss, Susy

Fernanda disse...

Marly, adoro esse tipo de massa para paezinhos. Tudo de bom.
Pois é, a focaccio ficou grande e rendeu alguns sanduíches super gostosos1
Faça uma visita no daring, acho que vc vai terminar participando. As regras são simples e temos um mês para postar o resultado do desafio.
Bjs,

Fê Dayrell disse...

Marly estes enroladinho ficaram maravilhosos, eu amo este salgadinho.
E que massa boa gente?!
bjo

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Parabéns, minha querida.
Não fiquei sabendo do seu aniversário.
Sempre muitas alegrias.
Agora vou procurá-la no facebook.
Beijo.

Teresa Newman disse...

Parabéns mesmo atrasado, muitos anos de vida para voce.
Amei seus enroladinhos, vi que na massa leva iogurte, imagino que ficou super fofo. Ficaram lindos.

Santa Gastronomia disse...

Marly!
Cheguei atrasada!!!
Mas certa vez ouvi que mesmo atrasada, devemos dar os parabéns para a aniversariante porque senão... só ano que vem! É muito tempo pra esperar, sô!
Então:
Feliz aniversário, amiga!!!!!
E que bom te ver na foto! Eu também não gosto muito de fotografias, pois não sou lá muito fotogênica! Mas de vez em quando sai alguma coisa lá no blog, hehe...
Olha, e mesmo atrasada para a festinha, ainda cheguei a tempo de levar esta receita dos enroladinhos, que estão lindos!

Bjinhus..

A Paixão da Isa disse...

wuau eles estao mesmo mt fofinhos adorei o interior humm parabens pelos miminhos bjs

Andréa Santana disse...

Olá Marly!
Cheguei atrasada p/ a festa mas em tempo de lhe desejar muitos anos de vida repleto de bençãos e saúde junto a sua família!
Seus pães ficaram perfeitos!

Beijos, fica com Deus!

Milia disse...

Felicidades con retraso querida Marly, por tu aniversario. Y que decirte de estos panecillos tan completos, se ven tan tiernos que apetece servirse alguno.
Un beso amiga

Jussara Neves Rezende disse...

Humm.. eu amo enroladinhos de salsicha! Amei tb os seus presentes, especialmente essa caneca linda, e encontrá-la tão feliz e cantarolante! Coisa boa que me deixou feliz tb ;)

MVlasic disse...

Minha querida amiga, esses enroladinhos estão perfeitos, lindos, fofinhos e saborosos!! Como sempre arrasando nas receitas e nas palavras, sempre nos proporcionando mensagens maravilhosas e com isso já fazendo diferença!! Obrigada por compartilhar tanta coisa boa com a gente !!

Beijinhos
Marisa

Anônimo disse...

Ola,Marly!!!

Que lindos paezinhos da para sentir o cheirinho bom .
Hummmmm!!!!
Espero que voce tenha gostado dos dois livros de origami que mandei pelo e-mail no seu aniversário.
Alguns são difíceis,mas alguns são mais simples.
E aqui continua bem friioo,as vezes acho que a geladeira é mais quente.
Bjus e até mais....da Norma.

Jussara Silva disse...

A imagem já diz tudo. Parecem perfeitos... Concordo que podemos fazer a diferença. Um beijo pelo seu aniversário e boa semana.

Jussara

Anônimo disse...

nhainn nhainn q delíciaaa

Beijinhos :*

Lili disse...

oi, mãe!!! adorei ver seus presentes! e os enroladinhos tão com uma cara boa também! beijos! te amo!

Unknown disse...

Enroladinho de salsicha eh a cara do Brasil, chega deu uma saudade Marly, ficaram lindos. Bjos

Tays Rocha disse...

Marly querida, que delícia de post, tão bom ganhar presentinhos! Adorei essa receita e quero testar, sempre compro pras crianças, eles adoram! Beijos ♥

www.sosimplesassim.com.br disse...

É isso mesmo, Marly! Eu também tenho a graça de descobrir beleza nas coisas da vida, na simplicidade do existir e de ver acontecer.
É muito bom quando lemos algo assim para nos lembrarmos que a vida é bonita, é bonita, como dizia o Gonzaguinha.
Bj,
Lylia

Adriana Balreira disse...

Marly,
Cheguei atrasada, né? Mas é que esses dias estou num perrengue danado, mal fico boa da virose agora a enxaqueca me ataca bravamente... Assim não guento!!! Mas parabéns!!! Muitas felicidades, muita saúde, muita paz...Tudo que vc deseja sempre. E que Deus te abençoe muito.
Ah...essa sua receita é para matar mesmo! Amo pão!!!
Beijos
Adriana

Ana Claudia disse...

Cheguei atrasada, mas nunca é tarde para desejar um feliz aniversário não? tudo de melhor para você.
Esses pãezinhos estão de encher os olhos...
Beijinhos

Unknown disse...

Darling, você merece!

E os enroladitos são os preferidos dos meus filhotinhos/tões...rsss...
Copiei já pra poder inovar,

Beijo grande!

Dafne Augusto disse...

Esses enroladinhos são lindos hein. Tinha visto alguns no blog da Akemi e juntando com os seus agora morri de vontade de comer um com bastaaante katshup rsrsrs.
Um beijo

Josy disse...

Marlyca querida, parabéns de novo, com muitas alegrias e tudo de bom em sua vida. Adorei seus pãezinhos, tão fofos, esse tipo de lanche é muito bem vindo aqui em casa, e com mostarda e ketchup eles adoram. Gostei muito da massa. Muito boa. Amiga parabéns pelos presentes, a caneca com o gatinho é muito linda. Que Deus lhe abençõe sempre e lhe ilumine seus passos. Bjocas

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Oi,Obrigada pela visita, deu até vontade de morar perto de você pra provar esse enroladinho de salsicha,beijos!

Laura Lucia disse...

Marly,
Ontem, quando vi esta massa de pão dos Enroladinhos tão delicada, mais parecendo um brioche, copiei imediatamente. O telefone tocou e fui resolver outras coisas, mas deixei bem gravado que tinha que lhe agradecer por mais esta receita, especialmente por que fui "mordida pelo bicho do pão", que nos deixa maluquinhas para ir testando novas receitas.
Obrigada, garota. Beijo grande, afeto, amizade... Laura Lucia

Liliane de Paula disse...

Cada vez que vejo suas fotos e suas receitas me animo para ir fazer.
Depois, lembro que não gosto de comer e que não devo comer.
E aí não faço nada.
A serviçal não sabe fazer nada sem que eu esteja do lado.
Daí fica até fácil, não comer.

margaret disse...

Querida Marly este enroladinho com certeza é um dos mais deliciosos que experimentei , a massa estava de uma maciez que não encontro nem em padaria nem em supermercados, muito bons beijos.

margaret disse...

Marly mais um comentário sobre seus enroladinhos de salsichas , com certeza em festa de crianças ou seja para um lanche com os amigos é uma boa pedida , imaginei estes pãezinhos recheados de carne moída imagina a delícia , eu e minhas ideias kkkkkkk, beijos.

Tânia disse...

Marly, como não tenho facebook, você poderia me dizer o dia do seu aniversário para eu não pisar mais na bola, como eu pisei desta vez.
Mesmo atrasadíssima (que vergonha!), desejo sucesso em tudo que você empreender e que Deus, seja lá como quer que você o conceba - ilumine sempre seus caminhos.
Um beijo grande, querida amiga!

Pin It button on image hover