segunda-feira, 25 de março de 2013

Filme: Entre dois Amores (Out of Africa)



Olá! Ao separar as fotos para compor o que eu pretendia ser um delicado post de Páscoa, me veio à mente algumas imagens do filme Entre dois Amores, obra repleta das delicadezas da vida cotidiana, que a civilização criou para nos lembrar do nosso gosto pelo que é refinado e bonito, rsrs.  


(imagem retirada da Internet)


O filme Out of Africa (título no Brasil: Entre dois Amores) foi e sempre será um dos meus preferidos. Ele retrata os anos em que a escritora dinamarquesa Karen Blixen morou no, Quênia, país do continente africano.  Ela aportou lá no início do século passado, para, juntamente com o marido, criar e viver de uma fazenda de plantação de café.  Na África ela encontrou tribulações e desafios, sendo a separação do marido um dos um dos primeiros que teve de enfrentar. O marido de Karen, barão Bor Von-Blixen, era primo dela e, tendo sido os dois sempre muito amigos, fizeram meio que um casamento por conveniência. Porém, as exigências e durezas da cultura do café (ou seriam as da vida?) acabaram por separar o casal. O barão revelou-se um sujeito aventureiro e mulherengo, que deixava o trabalho duro de gerir a fazenda, ao encargo da mulher, enquanto ele viajava, caçava e fornicava com outras mulheres (o que o fez transmitir sífilis à esposa). Mas na África acontecem também muitas outras coisas interessantes, que eu não detalharei para não arruinar a surpresa dos que porventura desejarem ver esta bela obra, ganhadora de sete Óscares da academia, em 1985.  Todavia, se o meu propósito aqui era mencionar os muitos sinais das delicadezas da civilização, que permeiam o filme, como as louças e cristais, vistos nas mesas da baronesa, mesmo quando estas eram montadas no meio da selva. Ou, os muitos cuidados dispensados por ela a detalhes como o cardápio da fazenda; as roupas que usava, e também as da casa; o apuro com que se apresentava nas reuniões sociais; etc, isto acabou por ir se desvanecendo, à medida em que eu escrevia este texto, rsrs. Não que esta faceta da obra deva ser subestimada, pois trata-se de um filme  visualmente tão cheio de personalidade, que gerou uma onda fashion, no mundo inteiro, batizada então como o estilo ‘out of africa’, uma mistura de safári chique com o luxo clássico. É que eu sempre prefiro o drama existencial a qualquer outro elemento presente na obra. E este drama foi o vivido por Karen Blixen, escritora que eu já admirava, devido aos livros A Festa de Babette e outros. E isso sem falar que  a estória toda procurou ser o mais estritamente fiel aos  relatos feitos pela própria escritora.


                                                                     Imagem retirada da Internet

....................................................................................................

Ah, a Luma deixou um comentário, dois posts abaixo, dizendo que não havia encontrado a imagem dos ovos de Páscoa embrulhados em panos, que eu havia publicado. Ocorre que eu não havia ainda publicado ovos embrulhados assim, coisa que ela deve ter visto em outros blogs, rsrs. Embrulhar ovos em panos, porém, é coisa muito fácil, e a prova disso é que embrulhei estes da foto num instante, para que ela pudesse ver como se trata de um trabalho simples.




 

10 comentários:

chica disse...

Esse filme é lindo mesmo e adorei ver os ovos embrulhados com panos! Aqui em casa, trocamos ovos por livros para crianças e para os adultos, mantas quentinhas... Assim combinamos, mas na hora H a casa fica cheia de chocolates,sr beijos,chica

Adriana Balreira disse...

Eu também amei esse filme. Faz tempo que assisiti... Mas lembro da delicadeza das cenas.
E que fofo esses ovos embrulhados em panos! Amei.
Beijos
Adriana

rose japan disse...

Belas Imagens do filme Marly!!! Ainda n tive a oportunidade de assistir..

Agora esse embrulho em tecidos q lindos ficam Marly!!! Ideia facil mas bem criativa.

Bjinhos rose jp

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Também gostei muito desse filme, e você leva muito jeito para crítica de cinema.
Beijo.

luci disse...

Ainda não assisti mas deve ser muito bom,adorei os ovos embrulhados no pano ficou lindo
beijos

Liliane de Paula disse...

Marly querida, esse filme é mesmo muito bonito. E Robert Redford está lindo, muito lindo.
Já vi umas 3 vezes. Cada vez, surge alguma coisa nova e bonita.
Não sabia que "A estoria de Babette", tinha sido escrita por ela.
Ovos de pascoa, tenho uns 3 aqui de umas 3 pascoa atrás.
Bom mesmo fazer essa embalagem para dar de presente.

Luma Rosa disse...

Verdade!! Eu fiz uma bela confusão, mas a culpa foi da mesa enfeitada com coelhinhos (rs*) Na mesma semana, outro blogue também publicou uma mesa e fez os ovos embrulhados... não é que foi uma boa confusão? Ganhei ovos embrulhados, que acho muito mais charmosos e carinhosos que aqueles embrulhados em uma linha de produção industrial. Acho também que devíamos boicotar as grandes marcas que além de terem encarecidos os ovos 7,6% em relação ao ano passado, de cacau não tem nada!! Vamos comprar ovos artesanais e personalizar ao nosso modo. Já vou comprar meus paninhos e uma tesoura picote.
Enquanto lia sobre o filme, fiquei com a pulga atrás da orelha, porque lembrava de partes mas não identificava os atores aos personagens, quando veio à lembrança um livro que li a muito, muito tempo "A Fazenda Africana", mas era como uma autobiografia. Vou pesquisar para ver se tem alguma relação.
Obrigada pelos ovos!! Adorei!
Desculpe a confusão :)
Beijus,

Unknown disse...

Hey Darling,

Você me instigou...(nossa, que palavra forte!!!..rss) a assistir de novo esse filme, depois dos seus comentários tão específicos vou ter que ver com um outro olhar, uai, claro! Afinal, não é pra isso que serve um bom filme? marcar a nossa vida de alguma forma?

Estou adorando essa sua fase filme/gastronomia, por favor continue assim!

Bom dia,
Grande abraço

Prata da casa disse...

Querida Marly: também adoro este filme ( aqui em Portugal, o nome traduzido foi "África minha"). O par Meryl Streep / Robert Redford é inesquecível!!
Adorei os ovos embrulhados em tecido. Que lindos!!
Bjn
Márcia

Patricia Merella disse...

Ola Ma
Pedi ao marido para sacar este filme para mim,depois te conto,rs
Tu é demais da conta,estes ovos embrulhados isnpirou-me e muito.
Estou a fazer brigadeiro e algusn docinhos para presentear,comprei caixinhas de papelão natural,ia amarrrar uam fitinha mas esqueci de faezer ou comprar um tag,pronto,vou enrolar tecidos e colocar flores de croche,amei a dica,com sempre voçe nos inspira muito,beijinhos

Pin It button on image hover