domingo, 2 de junho de 2013

Denúncia: Safadezas em Páginas de Culinária do Facebook!



(imagem da Internet)

Estive tão chateada de ontem para hoje, que por pouco não desisto de vez do blog. Desta vez o motivo da chateação foi ter recebido duas denúncias de uso de conteúdo deste blog, em páginas de culinária do FB. A pessoa que me alertou, minha amiga, confeiteira e culinarista Cynthia Goetz, também estava furiosa, em razão do descaramento dos donos das tais páginas. Uma delas, chamada Show de Receitas, havia postado a foto e o texto - extraídos deste blog - do bolo trufado de abacaxi, cuja receita foi criada pela Cynthia. O detalhe, que torna a coisa ainda mais amarga, é que apenas seis horas após a postagem feita pela tal página, já tinham obtido quase 260 compartilhamentos, mais de 150 "curtidas" ("gosto") e inúmeros comentários. Não voltei à pagina, depois de ter deixado lá uma ameaça de processar o dono (dona),  por inúmeras razões, mas é certo que os números devem ter aumentado. Um fato desse não é desanimador? Ainda esta semana andei aconselhando uma amiga blogueira, que nos fez a seguinte pergunta: Por que devo continuar sendo correta? Esta pergunta - podem estar certos - deve ter sido  motivada por algo do gênero, pois as pessoas vêem que os desonestos, os folgados, os picaretas, os  sem princípios têm levado a melhor! Eu porém, estou disposta a comprar esta briga, processando aqueles que vierem a fazer uso de conteúdo deste blog sem autorização. Chega de palhaçada!

Nota: A página "Show de Receitas" e uma outra chamada "Receitas Supremes" localizadas no FB parecem publicar apenas receitas notáveis extraídas de blogs de culinária, portanto, verifiquem se não há conteúdos dos vossos blogs nestas páginas. Digam NÃO ao crime de uso de conteúdos de terceiros, em páginas criadas com o objetivo exclusivo de lucrar com a publicidade, em cima do trabalho dos outros!



39 comentários:

Carol disse...

Que tenso. Entendo sua chateação, não é nada bom passar por essas situações.
Não é parecido, mas estou passando por um problema aqui que também é motivo de processo, mas nem sei se vou processar porque acabei de tomar posse e não posso faltar ao trabalho (estou sem tempo).
Desejo que tudo se resolva por aí.
Tenha uma ótima semana.
Beijos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Nossa amiga que absurdo, mas graças a Deus vc não desistiu do blog, o caminho correto pode parecer longo, mas o curto e errado sempre tem volta, mais cedo ou mais tarde, bjs queridona, faço votos de que tenhas uma boa semana, ;)...

Ana Paula disse...

Eu entendo sua chateação, mas por experiência própria, não monitore.
Conscientize, alerte...
Quem gosta de você e do seu blog vai te seguir e te prestigiar sempre, mesmo que não diga nada. Sei que é estimulante ver comentários...
Eu quando abro o painel do blogger e vejo postagens dos blogs que sigo de receitas, sempre venho ver.
Sempre penso que é para ser prazeroso e não para chatear. Fique com raiva, desabafe, mas vai passar. Sempre passa. Mas para se manter, tem que ter fibra e nem todo mundo tem... pessoas assim, vem e vai. Continue fazendo o que você faz de melhor! Será sempre única! Não se abale, por mais raiva que dê. Fica com Deus! Forças!

rose japan disse...

ohhh minha amiga Marly..que triste isso...fico só chateada por ve-la tão aborrecida e sei q n é p menos....mas como a Ana Paula disse, sei que precisa desabafar e faça isso mesmo...mas pessoas assim vem e vai Marly... e nem me importo de conhece-los...a conheço e por aqui vou ficar,,,pq além das receitas vc é uma pessoa que eu gosto...e por favor n acabe com o seu blog n pq faria muita falta p nós...pq indepedente das suas receitas gosto de vc como pessoa...vc n merece isso de jeito nenhum, e pq ser correta, porque temos nossos príncipios e morro com eles no que acredito, não me vendo p o capeta só pq o mundo faz trapaças, são sem vergonhas...n valem nada...porque senão n seria fiel a mim mesma e as minhas convicções e acho que seria e agiria de uma maneira pior ainda do que eles...

Vale a pena fazer valer nossos direitos e príncipios hoje nesse mundo já saõ tão poucos...mas acredito que ainda tem pessoas do bem...que n se venderam e não se contaminam com essas imundícies.

Amiga Marly fique bem n permita essas coisas te abalerem e até tirar sua saúde minha querida n vale a pena... siga em frente, pessoas assim são tão pobres, mas tão pobres de espirito que merecem nosso desprezo.

grde bj e que essa semana vc faça dele mais alegre amiga,

fique bem e se cuide....

bjs rose jp

Lucinha disse...

Marly,

Entendo muito bem a sua insatisfação com o ocorrido. Isso já está passando dos limites.
Já plagiaram várias fotos minhas. O pior, foi tirar a minha marca d'água e colocar outra. Escrevi pedindo quem deu autorização para tal. E, sabe o que aconteceu? Os comentaristas ainda riram de mim.
Não sou nem um pouco egoísta. Partilho tudo que é meu, mas não permito que me tirem dessa forma.
Vou fazer uma coisa no meu blog que eu não queria fazer, em respeito aos meus amigos, seguidores e leitores, que é não permitir que as imagens e textos sejam copiados.

Imagino você, que tem um trabalho pra preparar uma receita, tirar fotos, explicar, e depois eles veem e tiram sem ao menos pedir licença. Não é certo isso!

Mas, não acabe com o blog por causa disso, tome outras providências.

Uma linda semana! Beijos

Lucinha disse...

Marly,

Enviei um e-mail no endereço na lateral do seu blog, sobre o assunto.
Beijos

chica disse...

Que pena tudo isso! Até quando? Ainda bem não deixaste o blog. beijos,linda semana, tudo de bom,chica

MVlasic disse...

Minha querida amiga, isso é muito chato mesmo.
O que mais me impressiona é a cara de pau desses sem escrúpulos, impressionante. Amiga querida, sei exatamente como se sente, pois já tive alguns probleminhas com plágio também e assim como você, já pensei em desistir do meu blog. As vezes é mesmo desanimador ver que essas pessoas se dão bem as custas do trabalho alheio, são uns parasitas!!
Mas você está muito acima disso tudo, pois é talentosa, competente, correta, verdadeira e tem um blog maravilhoso !! O que você está fazendo é muito importante, divulgando e alertando os seus seguidores e leitores. Fique bem minha amiga e não desista, o mundo está cheio de picaretas, mas no final das contas o trabalho honesto é o que prevalece.

Mil beijocas dessa amiga que muito te admira!!
Marisa

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
Realmente e de deixar a gente em polvoras,de ficar um vulcao...
Mas nao desista deste blog tao lindo que voce tem.
Eu qdo posto uma foto minha que eu tirei dos meus croches,bolos e qualquer que seja a foto coloco a uma tarja com o meu pen name.Assim evito "roubos"e assim a foto pode ir "passear" tranquilamente,pois o meu nome vai inscrito na foto.
E o LADRAO nao tem como dizer que a foto e dele.
Bjus da Normita.

Pri Helmberger disse...

Que bom que o blog nos dá o poder da palavra e te permite dividir aqui o seu repúdio também, Marly.
Fiquei super chateada e espero que tudo se resolva.
O seu blog é muito rico, muito bem elaborado e bonito, por isso deve ter sido muito visado.
Eu acho importante enfatizar que é errado, mas assim como a Ana Paula acima disse, eu não iria tão longe ou monitorar como ela mesmo expressou.

Uma seguidora (que eu também seguia) copiou descaradamente um trabalho meu e ainda pôs à venda na loja online dela. Além de outra que eu seguia, fez o mesmo pra sua loja com outra criação minha. Fiquei SUPER chateada e quase fechei o blog, mas preferi fazer uma pausa e fiquei.
Continuamos te admirando muito e seguindo o blog como sempre. Eu nem falei disso no meu blog, só parei de seguir as duas e nem falei com elas.
Deixa pra lá. É bom ser limpa e ser honesta.
Depois disso fiz coisas mais criativas que antes e elas não.
Acho que é a melhor resposta pra raiva.

Um abraço, Marly!

Marisa Valadas disse...

Já tinha visto plágios na página das receitas Supreme, infelizmente são cada mais páginas a fazerem o mesmo, não há respeito pelo trabalho dos outros!

luci disse...

Que absurdo amiga tem gente que não respeita o trabalho do outro
Boa semana
beijos

Ana Paula disse...

Dá vontade de chutar o pau da barraca? Dá! Mas você vai se arrepender. A nossa vida está em constante mudança, o nosso tempo nem sempre é o mesmo, mas aqui serve até de terapia, você vai sentir falta.
Plagiar, copiar, não é criar.
Sinta orgulho da sua criação, crie mais, crie sempre. Se não fosse bom, ninguém copiaria.
Um dia as máscaras caem e as coisas vem a tona. Não vai ser o primeiro nem o último, infelizmente é um risco que se corre.
Se afaste do problema, distraia sua cabeça, dá um tempo, quando você estiver bem para olhar pra tudo de cabeça fria, volte e dê a volta por cima. Fica com Deus!

Andréa Santana disse...

Marly querida,
ainda bem que vc não desistiu do blog, sei que não é fácil passar por isso mas não dar o gostinho pra esse tipo de gente que não tem criatividade e só sabem roubar as receitas e criatividades dos outros.
Já passei por isso tbm, é horrível!

Beijos, ótima semana!

sadhia disse...

minha amiga sei que isso não é facil mas não se D~e por vencida não ..estamos com vc e juntas estamos limpando este face ...amiga temos que denunciar mesmo ..ja tive muitas fotos também circulando por ái até na globo ja tive fotos minhas ...não se deixe abalar ok ...vai divulgando a pessoa para nós amigas qiue vamos ajudar a tirar este plagiadores ...esta cheio mas vamnos aos poucos tirando ok amiga ..bjokas fique bem

areiasdejade disse...

Faça a denúncia na página propria para isso do próprio blogger, e processe sim.
Boa sorte!
Nely

Rachel disse...

Marly, fui ver sua postagem e xeretando por lá descobri uma foto com outro link nada ver com minha receita.
Você viu que Show de Receitas e Receitas Supreme são iguais, tudo que tem em uma tem na outra... morri de raiva, copiadas duas vezes e como você, vários curtidas e compartilhamentos.
Denunciei ao facebook e dixei recado.
Estou muito chateada com isso tudo, parece que nunca vai ter fim.
:(

Unknown disse...

Povo safado né minha amiga?

Curuz, assim é fácil né? eu hein!!!

Olhei lá rapidamente e não vi nada meu, acho que as minhas fotos são feias demais, ainda bem...kkkkk!!!!

Dá umas broncas lá mas não deixa isso te afetar não, uai, você é muito mais!

A Paixão da Isa disse...

pois nao sabia mas ja tinha lido outras pessoas a dizer o mesmo tb das minhas fotos e receitas e eu que nao tenho fb nao estava ao corente pois nao quero o fb pois parece que so da porbelmas é mt chato temos o trabalho e os outro o proveito nao é normal bem minha querida coraguem e nao deixes o blog ok? beijinhos

Josy disse...

Marlyca querida, espero que vc tenha se acalmado e tenha desistido de parar com o blog, embora, diante de tanta patifaria a vontade seja essa. É lamentável essa situação, fico muito triste com tudo isso e indignada, pois embora ainda não tenha visto se tem alguma receita minha por la, sei muito bem o quanto é dificil para manter um blog como o seu que se dedica com tanto carinho e honestidade. Lamentável amiga. Beijocas. Ótimo final de semana

Renata disse...

Marly,
Sei exatamente como se sente. Eu não tenho FB e não consigo ir lá ver. Mas o que posso dizer é que este mundo é cheio de "espertos" querendo se dar bem. Por vezes também tive vontade de desistir do blog em função dos plágios, mas cheguei à conclusão de que isso só será menos uma fonte aos plagiadores, dentre tantas vulneráveis net afora. Acho válida qualquer campanha que alerte os leitores sobre a má fé de certas pessoas. Nós, os SEUS leitores, sabemos do seu valor e torcemos para que você não nos deixe sem suas maravilhosas postagens. No mais, ofereço meu apoio ao que você precisar que esteja ao meu alcance.
Fica bem, amiga, estamos do seu lado!

Bjsss

Liliane de Paula disse...

Faça isso, Marly. Processar se isso for possível. Até porque aqui, nesse país de m...... a justiça não funciona. Justiça que tarda não é justiça.
Mas se vc pode processar, vá em frente.
Agora, jamais se igualar aos picaretas, cafajestes, desonestos e marginais.
Vou lá nessa página do Face, tentar escrever um protesto, ok?

www.sosimplesassim.com.br disse...

Realmente é desanimador, Marly! Acho que você está certíssima e deve processar mesmo.
Esses plágios, infelizmente, sempre haverão, mas não vamos nos deixar abater por essas pessoas.
Sempre tenho comigo que o mal vence por si só.
Vá em frente que você já construiu um bonito espaço entre nós.
Bj e boa semana,
Lylia

Liliane de Paula disse...

A receita continua lá. Marly
E as pessoas que cometam parace não prestar atenção na denuncia.
Que país de m........, viu?

mollymell disse...

Realmente essa é uma atitude muito infeliz, e infelizmente acontece muito pois o mundo está repleto de pessoas sem caráter. Por + difícil que seja tente não deixar isso estressá-la pois só fará mal a você mesma. Se houver uma maneira reporte a página ao próprio facebook.
Qto a sua amiga blogueira que sente q não vale a pena ser honesta por que os desonestos levam + vantagens isso não faz sentido pra mim, pois caráter e moral a gente tem independente de estar levando vantagens, ou não.
Um grande abraço e continue com seu ótimo blog.

Mirian Trédicci disse...

É a tal da impunidade, fica fácil plagear e não sofrer as consequencias!
Processe mesmo!
Boa sorte
Bjs

Sabor no Prato disse...

Oi Marly! Revoltante isto, não é? Inclusive esta Receitas Supreme têm um site com receitas de outras pessoas e com um nível de tráfego super alto. Assim fica fácil...

http://www.receitassupreme.com.br/

Abraços. Fabiana.

Jussara Silva disse...

Oi Marly!
São estes absurdos que deixam a quem age com honestidade sempre indignados. É muito fácil se apropriar do trabalho dos outros. Já vi uma receita postada em uma página que eu curtia que eu já tinha visto em outro local e fiquei sem saber de quem realmente era. O bom de vc denunciar é fazer com que fiquemos alertas quanto ao que estamos curtindo, e quem te acompanha sabe do seu trabalho e está aqui porque gosta de ver o que vc posta.
Não desanime e tenha uma abençoada semana.
Bjs.

Anny (Cristiane) disse...

Oi Marly, assim até meu blog tem postagem todos os dias, pegando o trabalho dos outros e postando, sem citar fonte.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Essa é uma questão séria de falta de ética.
Infelizmente, nos nossos dias, a ética tem sido deixada de lado.
Beijo.

PINTA ROXA disse...

Cada vez se ouve mais comentar situações destas. Que pena que haja pessoas assim.
bjos.

Adriana Balreira disse...

Marly,
Fez bem em brigar sim. Não desista. Absurdo isso. Que coisa mais feia a pessoa "roubar" a foto e receita e colocar na página da pessoa! Tem que denunciar mesmo. Se precisar de ajuda é só falar, e me dizer como fazer para te ajudar em denunciar também!
Beijos
Adriana

receberecelebrar disse...

Não desanima não...
Eu sei bem como é. A gente demora tanto pra fazer um post lindo, fica escolhendo o ângulo para as melhores fotos, lava toda a louça sozinha e depois os outros ainda levam a fama... :(

E eu era seguidora desta outra página que você mencionou, o "receitas supreme". Sempre achei que as receitas eram deles!!!

Tenha uma boa semana. Não desiste não. Beijos, Mel

Renata disse...

Oi Marly! Muito triste isso...
Eu entrei naquele grupo Foodblogs Brasil e a maior parte das postagens e comentários é sobre blogs e funpages que roubam fotos, receitas etc. Dá uma tristeza pra gente que faz a receita, tira a foto, escreve o post,tem o maior trabalho, enfim, que faz de coração, ver isso acontecer. Não consigo nem entender qual o objetivo dessas pessoas...Pra que postar uma receita que vc não fez e não provou? Lamentável!
Mas não desiste não! Seu blog é o máximo, vc é super talentosa e sempre me consola pensar que Deus tá vendo! rs
Beijo grande

tatiane disse...

Marly, acho que esse é o caso que dá mais raiva: ver conteúdo roubado por um site que quer ganhar dinheiro às custas dos outros. Às vezes vejo fotos minhas em outros blogs tão amadores quanto o meu, acho patético fazer isso, e deixo pra lá. Agora, se aproveitar financeiramente do trabalho alheio é outra história, tem que tomar as medidas cabíveis, mesmo.

beijos

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Tem como sinalizar a postagem e fazer denúncia. Tiraram uma foto minha do blogue e postaram no facebook sem minha autorização. fiz a denúncia, retiraram a postagem quase que imediatamente. Quando descobrir novamente plágio por lá, avisa as amigas... eu terei prazer em sinalizar a postagem para você!
Cada vez me assusto mais com a petulância desses plagiadores. Uma moça de Portugal, pegou um poema meu e mudou algumas palavras que não tem grafia portuguesa, mudou a estrutura e ainda colocou pontuação onde não tinha...
A desculpa para não colocar autoria, foi que encontrou o poema em uma revista algum tempo atrás, copiou e "esqueceu" de também copiar o autor.
Depois pedi que colocasse as palavras certas e voltasse a estrutura original - ela disse que na estrutura dela "ficava mais forte".
Quase pedi que retirasse o poema, mas a minha mãe não me ensinou a ser má :) Agora ela quer saber como eu descobri o plágio... é mole?
Na web não podemos perder o passo de formiguinha! Temos que combater esses plagiadores e não deixar que nos abata!
Boa semana!!
Beijus,

Zizi Santos disse...

Lastimável o ocorrido.
eu não curto e nem compartilho mais nenhuma página desse tipo, pois fiquei sabendo que muitos se apropriam de imagens dos blogs.
Aconteceu com uma colega minha que postou reciclados.
Você fez o que é certo, mas pessoas assim não tem honestidade, nem vale a pena se contrariar.
Não tenho ideia de como nos protegermos de tais ataques.
Fique bem, e tranquilize-se pois é como a Rose disse pessoas assim vão e vem , se aniquilam com o próprio veneno.
Zizi

Katia Bonfadini disse...

Ótimo alerta, marly! Já tive ilustrações roubadas sendo colocadas à venda! Até a mascote do meu blog foi colocada à venda em uma loja na ELO 7... Fico chocada com a cara de pau das pessoas. Outro dia vi uma ilustração parecidíssima com as que um casal de amigos meus faz. Até achei que fosse deles, mas descobri se tratar de plágio, uma coisa muito feia que abonimo! Marly, continuemos sendo corretas porque, no fim das contas, acredito que "aqui se faz, aqui se paga" e esse pessoal desonesto vai ter o que merece algum dia. Um grande beijo e bola pra frente!

Gina disse...

Não tem como não ficar chateada, Marly! Já tive fotos e textos copiados várias vezes. Já comentei, pedi remoção ou créditos. Algumas vezes fui atendida, outras não. No facebook já denunciei e funcionou, retiraram a imagem!
É muito chato isso.
Bom final de semana e vamos fazendo o possível para denunciar esse pessoal que se aproveita do nosso trabalho.
Bjs.

Pin It button on image hover