sábado, 29 de junho de 2013

Tarte Tatin de Peras e a Balança de Cozinha



Oi, gente, tudo bem com vocês? Ontem Bellita passou o dia com problemas digestivos e à noite foi levada ao hospital, de modo que fiquei longe da Internet. Eu achava que já havia postado uma receita de Tarte Tatin, porém, dando uma pesquisada nos arquivos vi que não. Diz a lenda que esta torta foi criada por acaso, por Stéphanie Tatin, que pretendia fazer uma torta clássica de maçãs, mas por esquecimento, deixou que as maçãs cozinhassem demais e elas acabaram por se caramelizar. Ela então decidiu jogar a massa sobre as maçãs, para ver se as salvava. A torta fez o maior sucesso e hoje é uma das mais conhecidas sobremesas francesas. É uma torta invertida, com a diferença de que aqui a estrela é a fruta, sendo a massa mera coadjuvante. É simples de fazer e muito saborosa, as maçãs são pré-cozidas em açúcar e manteiga e acabam de cozinhar no forno, o que dá a elas este tom dourado e apetitoso. Atualmente faz-se Tarte Tatin com qualquer fruta e eu escolhi as peras porque tinha uma embalagem com 4 peras esperando emprego. Mas o ideal é usar seis ou mais peras (há receitas que indicam 10), para que a torta fique mais rica e até mais bonita (a minha não ficou tão bonita justamente por causa da pequena quantidade de frutas, rsrs). Aromatizei as minhas peras com um  anis estrelado, uma "bolinha" de pimenta-da-Jamaica e um pau de canela. A torta ficou deliciosa!

Tarte Tatin de Peras

Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
100g de manteiga ou margarina sem sal (de boa qualidade) gelada e cortada em pedaços pequenos
5 colheres (sopa) de água gelada
 
Preparo
 
Misture a farinha com o sal e o açúcar e ponha-os no copo do processador de alimento. Vá juntando a manteiga aos poucos e pulsando a cada pedaço, até que a mistura vire uma farofa. Adicione a água, também aos poucos, e pulse a cada adição.Abra a massa entre dois plásticos e corte um círculo um pouco maior do que o diâmetro da forma (a minha tinha 23 centímetros). Leve o círculo de massa envolto no plástico à geladeira e faça o recheio. 

Recheio 
6 peras não muito maduras
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 anis estrelado
1 pau de canela
1 pimenta-da-Jamaica
3 colheres (sopa) de manteiga

Preparo

Descasque e tire as sementes das peras. Corte-as em quartos ou em pedaços não muito pequenos. Reserve-as. Ligue o forno em temperatura alta (200° C). Numa panela de tamanho médio e fundo grosso, ponha a água, o açúcar e as especiarias e leve a panela ao fogo até que a mistura ferva e comece a engrossar. Junte as peras e a manteiga e deixe que as peras cozinhem até que a mistura ganhe um tom de caramelo (cuidado para que não queime!). Despeje as peras e o caramelo no fundo de uma forma redonda de 23 cm de diâmetro (de preferência de bordas baixas) e arrume as peras de forma organizada, deixando a parte cortada para cima. Estenda a massa sobre as peras, empurrando um pouco as bordas para baixo, e leve a forma ao forno até dourar (cerca de 25 minutos). Deixe que a torta esfrie por 5 minutos e vire-a no prato em que será servida (a forma ainda estará muito quente, use luvas para fazer isso).


Notas

1) Esta torta pode ser feita - e fica muito saborosa - com massa folhada, comprada pronta. As peras podem ser caramelizadas na própria forma da torta.

2) Se você não tiver processador de alimento, faça a massa usando as pontas dos dedos e evitando ao máximo manipulá-la demais.


...............................................................................................................

Utensílios Culinários:

Outro Utensílio Culinário indispensável na cozinha é a balança, e as mais indicadas, por serem mais precisas, são as digitais. Esta é uma das minhas (tenho também uma grande, daquelas usadas em açougues, rsrs).




19 comentários:

chica disse...

Essa torta é um delírio de tão boa! Peras em doces os deixam sempre maravilhosos! beijos,tudo de bom,chica

Zizi Santos disse...

Se a torta de maçã é uma delícia, imagine com peras!
Muito interessante a história da tarte de peras!
eu já tive duas balanças, na época dos filhos pequenos. Nunca ficava aferida, eles faziam vários experimentos com elas. Saudades deles
Marli, te desejo um ótimo fim de semana
Zizi



















Carol disse...

Minha tia me deu uma balança de cozinha que pesa até 5kg. Agora que tenho, acho super útil, faço as receitas com medidas exatas, muito bom mesmo.
Todos os cookies que faço são pesados desde os ingredientes até cada bolinha que coloco pra assar.
Beijos

Belocas disse...

Nunca fiz tarte Tatin.
Ficou com um aspeto delicioso.
Bjs e bom fim de semana

luci disse...

Amiga mas que torta deliciosa amei, bom fim de semana . Beijos Luci

Vanderleia disse...

Oi Marly esta torta ficou linda, não acho que faltou frutas nela.Com as especiarias que usou deve ter ficado muito saborosa e perfumada.Fiquei com vontade.Achei interessante a historia da torta.Espero que a Belita esteja melhor.Beijos e um excelente final de semana.

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly querida que tarte apetitosa e de cor magnífica, bela balança querida, bjs, bom dia, Ana ;).

Neide MC disse...

Oi Marly, olhando o nome parece complicada, mas na verdade é bem simples de fazer e com certeza ficou deliciosa.

Bjs e bom final de semana!

♥ Wilma ♥ disse...

Eu já vi essa receita no programa do Olivier, deve ser deliciosa mesmo!
Muito linda e chic sua balança.
bjosss

Oslaine disse...

Oi Marly, que torta linda... belo visual caramelado, só pode ter ficado muito saborosa com as peras!
Beijos e ótimo fds,
Oslaine

Renata disse...

Oi Marly, que linda Tarte Tatin! Esta semana fiz umas peras ao vinho e pensei muito em usá-las numa dessas, mas não encontrei uma receita do meu agrado e acabei fazendo outra coisa (em breve lá no TP&A). A sua receita veio, portanto, em boa hora e é claro que vou experimentá-la que, além de lindíssima, deve ter ficado deliciosa.
Quanto à balança, indispensável na minha cozinha. Caramba vc tem uma daquelas de açougue!!
Bjssss

Renata disse...

Oi Marly, que linda Tarte Tatin! Esta semana fiz umas peras ao vinho e pensei muito em usá-las numa dessas, mas não encontrei uma receita do meu agrado e acabei fazendo outra coisa (em breve lá no TP&A). A sua receita veio, portanto, em boa hora e é claro que vou experimentá-la que, além de lindíssima, deve ter ficado deliciosa.
Quanto à balança, indispensável na minha cozinha. Caramba vc tem uma daquelas de açougue!!
Bjssss

A Paixão da Isa disse...

amiga para mim ela esta 5* adorei mt bonita espero que ja esteija tudo bem por ai bjs bfs

Liliane de Paula disse...

Vou ficar babando com a fotografia. Porque fazer? Nem pensar.
Já sabe que não acertei a torta de banana.
Penso que se tivesse colocado metade da massa, já pronta, por cima das bananas, poderia ter dado mais certo. A outra metade da massa eu colocava em outra forma.

Jussara Neves Rezende disse...

Eu já estava me indagando o que seria uma tarte "Tatin" quando vc explicou lindamente. Amei. E claro, desejei - rs. Tenho retorno amanhã na nutricionista e vou dizer a ela que não passei fome em momento algum, mas vontade!... isso é outra história... rs
E a Bellita? Como está?

Lili disse...

vc é mto exagerada, mãe! achei linda a torta... não tirava nem punha nada nela. =)

Renata Boechat disse...

Hey Darling,

que tarte tatin mais linda essa!

de peras, só pra ser original, chiquérrima, adorei!

e a balancinha, primordial na cozinha né? eu gosto bem da minha, apesar de pequena é uma ótima ajudante,

Beijo grande, boa noite pra vocês

Marisa Valadas disse...

Linda tarte

Patricia Merella disse...

Linda sim Marly e me parece deliciosa,já comi por cá com maça e obrigada por compartilhar,não tinha ideia de como faze-la e logo sera tempo de maças e peras por cá,beijinhos

Pin It button on image hover