quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tortinhas de Morango Fáceis (e deliciosas)


  
Olá! Houve quem estranhasse o tom firme demais que usei no post passado, a começar pelo emprego da palavra "safadezas", rsrs. Realmente, eu saí do meu tom habitual. É que eu já estava sob pressão, devido a problemas familiares, marido com crise de asma, muito trabalho acumulado e etc. Mas o que mais me irritou foi mesmo o modo indiferente com que o (s) dono (s) das páginas mencionadas reagiram aos pedidos da autora da receita, para que a removessem daqueles sítios. Ninguém disse nada, mas tampouco fez qualquer caso da solicitação feita. A gente quase podia ver a pessoa dando de ombros, talvez até rindo, numa atitude insolente e provocativa. Uma lástima!
Nestes últimos 16/17 anos, passei a não cobrar justiça, ao sofrer uma injustiça. E também a não divulgar o nome de quem a cometeu a terceiros, como fiz no post abaixo. Já vivi o suficiente para ver as reparações que a própria vida faz, numa confirmação do preceito popular que diz que "o que se planta se colhe". Mas no caso específico dos plágios dos conteúdos deste blog, e coisas do gênero, acreditem, já deu para cansar, pois tenho sido vítima disso desde o início. 
 
Bom, mas mudando de assunto, pois não permitirei que outras pessoas determinem como devo me sentir, rsrs, fiz estas tortinhas inspirada em outra, vista em um dos meus livros. A minha intenção era fazer tortinhas parecidas com aquelas do MacDonalds (no que se refere ao formato). Mas como o dia dos namorados está aí, acabei por dar a elas uma forma alusiva à data. Elas podem ser feitas com qualquer massa doce para tortas, ou até com massa amanteigada para biscoitos doces (desde que a massa possa ser estendida e cortada). O recheio que usei foi simplesmente um pouquinho de geléia caseira de morango, sobre a qual coloquei um pedaço de morango, como se vê nas fotos. Mesmo assim elas ficaram muito boas, tanto que acabei comendo três, rsrs. Mas a geléia pode ser também a industrializada, o que torna esta sobremesa muito prática, pois o trabalho todo seria o de fazer a massa, rsrs. Ah, como ainda estou cheia de compromissos e tarefas, peço a vocês uma pausa, até o próximo domingo.  Minha irmã ficou de atualizar para mim a fan page do blog, todas as manhãs, e deixarei um post programado.  Devo voltar na 2ª feira, até lá, rsrs.

Tortinhas Fáceis de Morango

Massa

essa (mas pode ser qualquer massa amanteigada para torta ou biscoitos doces)

Recheio

1 colher de chá de geléia de morangos
1 fatia de morango fresco (ou metade de um morango pequeno, higienizado, claro)

Outros (opcionais):

1 clara de ovo ligeiramente batida
Açúcar com cristais grandes, tipo grançúcar, para polvilhar  nas tortinhas (ou açúcar de confeiteiro; neste caso não precisa pincelar a massa com a clara, pois o açúcar será polvilhado depois de as tortinhas estarem assadas)


Preparo

Unte e enfarinhe um tabuleiro de bordas baixas. Ponha-o de lado. Abra a massa e corte-a no formato desejado (tem que ter dois lados, o de baixo e o de cima). Ligue o forno à temperatura de 180ºC. Espalhe a geléia no centro da massa e ponha o morango sobre a geléia. Feche a torta com a outra parte da massa e sele bem as bordas, para que o recheio não transborde (como aconteceu com algumas das minhas, rsrs). Espalhe as tortinhas no tabuleiro e, se for o caso, pincele a clara sobre elas e polvilhe o açúcar cristalizado sobre a clara pincelada. Leve o tabuleiro ao forno por uns 20 minutos (até que as tortinhas comecem a dourar).

 Nota: não gostei destas fotos, se conseguir tirar algumas melhores vou substituí-las, rsrs. 



36 comentários:

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lindas amiga, super delicadas, bjs...

Marijose disse...

Muy bonitas y deliciosas Marly, me encantan, besos

Adriana Balreira disse...

Marly,
como assim não gostou das fotos?? Eu amei! Quase que entro no monitor para comer umazinha dessas tortinhas! Adorei a receita, vou lá ver a massa como faz. Estou louca para fazer um biscoito desses fácil e que eu acerte. E falando do post passado, não vi. Vou ter que ir novamente ao seu blog e ler, pois essa parte da safadeza eu perdi...rsrs...
beijos
Adriana

Andréa Santana disse...

Marly querida,
vc desabafou estava super certa, foi safadeza mesmo o que fizeram, concordo com tudo que vc escreveu.
E quanto as tortinha pra mim ficaram perfeitas sou amante de tudo que leva morango, ficaram lindas e tentadoras neste tempinho frio bão d+!

Bjs

Sabores Autenticos disse...

Ficaram lindas!
Bjs

chica disse...

Lindas e de tão fáceis vamos fazendo, comendo, comendo e...estouramos,rs...beijos,chica

A Paixão da Isa disse...

estao mt bonitas e de morango hum adoro bjs e boas férias

MVlasic disse...

Querida amiga, seu desabafo foi pertinente e eu assino embaixo!! As tortinhas ficaram muito fofas e não tenho nenhuma dúvida que deliciosas também e as fotos estão perfeitas Marly, uma excelente ideia para o dia dos namorados!!

Beijinhos

Anajá Schmitz disse...

Que lindas suas tortinhas de morango. Colocar umas belezas assim na mesa conquista e encanta qualquer convidado. Na internet tudo é copiado. Uma pena, mas continue mostrando seu melhor, tem muito mais pessoas admirando seu trabalho do que se valendo dele para se promover.
Bjos e tenha uma semana maravilhosa.

São Ribeiro disse...

Ficaram lindas..lindas e com sabor a morango eu comia já umas quantas...
bjs

Josy disse...

Marlyca querida eu particularmente não estranhei o fato de vc usar a palavra safadezas no post anterior, pois vc está repleta de razão em tudo o que vc passou até hoje desde que conheço seu blog, foi pura safadeza sim. Vc está corretíssima em seu desabafo, sei o quanto vc ja sofreu com esse tipo de chateação, e acima de tudo vc está nos alertando. Tem que seguir em frente sim, sempre, temos que denunciar sempre, como vc disse a justiça sempre foi feita baseada na velha e correta frase "Aqui fazemos, aqui pagamos" mas infelizmente não vejo um fim a essa pouca vergonha que é roubar descaradamente o conteúdo dos blogs e sei que o seu é vitima constante. Seu blog é lindo, tem receitas deliciosas, caprichosas, e todo tipo de predicados que sei que tem, mas nem por isso a pessoa deve se achar no direito de copiar, levar embora e ainda rir da nossa cara. Injusto isso. Enquanto eu descobrir plágios meus ou de amigas minhas, vou denunciar tbém. E vc além do desabafo que é seu de direito, nos alertou. É uma pena, e entendo perfeitamente sua indignação. Vc sabe que eu descobri esses dias e não sabia mas talvez vc ja saiba? Que se o Google ver uma receita nossa, foto no caso, em outro blog, quem é punido somos nós e não o larápio? Fiquei indignada, pois isso se assemelha bem a injustiça que temos em nosso país. Bem, depois de tudo isso, me desculpe por ter sido tão longa em meu comentário amiga. Adorei suas tortinhas, lindas como sempre em tudo o que vc faz, e as fotos ficaram boas sim Marly, é uma linda sugestão para o dia dos namorados. Gostei demais. Espero que vc esteja melhor. Beijinhos

Liliane de Paula disse...

Marly querida, quando fui no Face vê a sua denuncia, fiquei com a impressão de que ali não é uma pessoa. Nem um grupo de pessoas.
Achei que o Face, por algum mecanismo que não entendo, saiu juntando as receitas publicadas, aleatoriamente. Será?
Olha, nem sei o que é "Fan Page do blog".Desculpe minha ignorância.

Deise Soares |arquiteta| disse...

oi marly tudo!
faz muiiiito tempo q nao deixo um recado por aqui! mas nao esqueci das suas delicias nao!!

cada vez com mais capricho esse blog hein! ualll!!! ta lindo demais!! e delicioso!!!afff

grande beijo querida!!!
abraçao!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Adorei as tortinhas. E ficaram lindas nesse formato.
Beijos.

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Marly vc tem todo o direito de usar qualquer palavra que queira em seu blog, afinal os que por aqui passam entenderam o tom e o motivo do post. Não nos sentimos ofendidos.
É realmente uma lástima existirem pessoas que faltem com a consideração e respeito para com os outros, mas infelizmente temos que lidar com "esse tipo" de gente.
Bom, adorei a sua ideia, super prática e romântica! Ficou muito fofo, parabéns! Ah! As fotos estão lindas!!!
Beijocas!

Lia e Vi disse...

Marly, eu até compartilhei no face seu post , acho que é preciso divulgar, porque as pessoas tem o péssimo hábito de saírem seguindo qualquer coisa, sem antes consultar se é uma coisa séria e idônea.

Tem gente que não presta atenção mesmo e é bom divulgar.

Afinal quando nos calamos damos a chance de pessoas de mau caráter crescerem ás custas do trabalho alheio.

Que bom que não desistiu, vamos em frente. Seu trabalho é maravilhoso !!!

As tortinhas estão escandalosas hein, rsrsrs

Bjus 1000 querida

Anny (Cristiane) disse...

Marly, só passando para falar de coisas boas, então eu digo: suas fotos ficaram ótimas e que tortinhas, quase abocanhei a tela com computador. BEIJINHOS.

Pri Helmberger disse...

Marly,
eu penso como você. O que se planta, se colhe mesmo. E entendi muito essa coisa de imaginar a pessoa rir e dar com os ombros.
Nossa, isso veio na minha cabeça também, sabe.
Olha, essa delícia é semelhante a uma típica aqui da Alemanha. Mas não é tão linda pronta como a sua, assim com morango, tão caprichada. :)
O nosso Spitzbuben tem apenas uma geléia e é muito vendido em padarias.

Um beijão!

Lucinha disse...

Marly,
Entendi perfeitamente o seu desabafo. Não é justo isso que aconteceu. Minha indignação foi igual a sua. Ninguém me deu resposta nenhuma, e ainda os seguidores da página riram de mim.
Mas, tem muita coisa boa nesse nosso mundo dos blogs, e vamos em frente.

Uma delícia deve ser essas tortinhas. Vou tentar na minha próxima colheita de morangos.

Um lindo dia! Beijos

Patricia Merella disse...

Ola querida Marly
Esta tortinha esta a tentar-me,quase como a tela do pc.Lindo dia querida,beijinhos

sadhia disse...

minha querida tudo bem? como vc está? mas que receita divina sabe que ontem fiz biscoitinhos com o davi sabe que lembrei das tuas tortas ? adoro e esta sua nova esta maravilhosa ..parabems estas tortinhas estão divinas ..amei parabens

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, querida, li seu post anterior e, diferente de quem estranhou seu tom, achei muito apropriado o uso de "safadezas". Ora, se é justamente isso!
É impressionante como certas pessoas pensam que nos espaços virtuais podem agir como se não existisse moral, certo e errado. Isso é roubo, bandidagem. Pensando bem, dizer safadeza é até ser gentil.
Espero que crise de asma e trabalho acumulado tenham seu fim por aí. Tb estou agoniada com a revisão de um livro cujo prazo se esgota... sem falar na dieta restritiva de açucar (e tudo que vire açucar) que a nutricionista me passou.. Quase chorei de vontade ao ver suas tortinhas :(
Ah!... fiquei muito feliz por saber que a minha receitinha de tempero é a mesma que a sua irmã faz. Selo "Marly" de qualidade é muito importante para mim!
Abraço!

Laura Lucia disse...

Marly,
Achei ótima a ideia de fazer tortinhas de morango em base de biscoitos. E ficaram lindas!

A Teoria da Evolução diz que a raiva tem por objetivo resolver ou afastar problemas que nos perturbam. No caso do plágio da net no Brasil, vejo que é uma luta inglória. Pessoalmente, decidi achar engraçado em vez de me chatear quando se apossam de uma receita minha: um recurso que uso na vida para não me aborrecer e não me desgastar com coisas que eu não posso solucionar. No entanto, considero justíssima a sua raiva e a sua ameaça. Um dos blogs que você mencionou teve que apagar todas as fotos, provavelmente por alguma atitude judicial mais efetiva, o que foi bem merecido.
Beijos, Marly, e um fim de semana de paz, Laura Lucia

IVA PASSOS disse...

Sabe que minha boca se encheu de água. Sem contar meus olhos que ficaram encantados com a aparência... muito bom

IVA PASSOS disse...

Sabe que minha boca se encheu de água. Sem contar meus olhos que ficaram encantados com a aparência... muito bom

Santa Gastronomia disse...

Uma injustiça, Marly, o que fazem com os blogs! É de ficar com raiva danada mesmo - te apoio totalmente!

Essas suas tortinhas estão muito lindas! Af, preciso arrumar um namorado, hehe..!

Bjus, querida, e fica com Deus!

Ivani disse...

Oi querida. que coisa boa ver essas tortinhas. Me deu até fome, pena que não tenho por aqui umas 10! rsrsrs
Se tivesse um namorado faria para ele. Pensando bem posso fazer só para mim, mas é meio chato!
Sabe Marly, acompanhei os teus problemas pelo face, andei dando uns pitecos, e entendo sua revolta.
Voce é muito calma, eu já saia dando voadora!
Mas voce está certa, tem que manter a classe e mostrar que está "bem" acima desse mundinho idiota.
Oxalá parem com essas coisas, senão coloque nome e sobrenome, enderêço e tudo. Que danem-se com a repercução!
Bom, tenha um lindo fim de semana, beijos e nos vemos no face.

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!
Quando conheci o seu blog ,a primeira impressao que ficou em mim e a sua linda foto.O seu capricho e amor como voce faz os teus quitutes.Dai,ne...tem gente que nao resiste e faz a "safadeza" de roubar as suas fotos e suas receitas.
E nesse mundo ta cheio de sem vergolha e sem criatividade e muita cara de pau.
Infelizmente.
Bjus e um bom fim de semana para voce e sua familia.

Unknown disse...

Amiga mesmo falando o termo "safadezas" kkkkkkkk vc é uma LADY, uma dama, percebemos isso na forma que escreve, na forma que fotografa e em tudo que vc faz. Receita maravilhosa, quero comer todas as tortinhas, pode? Beijos

♥ Wilma ♥ disse...

Que delícia de tortinhas, adoro morango!
Você está certa em reclamar seus direitos, o mal das pessoas é que deixam prá lá e é por isso que existem tantos picaretas nessa net...
bjossss

Renata disse...

Como sempre, no maior capricho, lindas demais e sem dúvida deliciosas, Marly!

Evanir disse...

Com saudade venho desejar um Domingo na paz de Jesus.
Um encontro de carinho para desejar um lindo Dia,
Beijos no coração carinhosamente ,Evanir.

Liliane de Paula disse...

Agora de manhã, lembrei de vc.
Um documentário no Canal Arte1(um novo canal)sobre Herman Hesse. Não gosto dele. Não entendo ele. Mas sei que vc gosta muito.

Luma Rosa disse...

Como assim não gostou das fotos? Para mim estão boas ou então, você trocou...
Pode ter sido firme no post passado, mas não foi dura como essa corja de plagiadores merecem!
Detectar plágio em blogues e sites é mais fácil, já no facebook, nem sempre é indexado porque existem páginas que não são totalmente públicas.
Marly, acho que descobri o motivo do seu afastamento quando fui copiar uma outra receita de torta aqui do seu blogue (Torta de atum de liquidificador).
Espero que esteja bem!
Beijus,

Katia Bonfadini disse...

Ai, que coisa mais gostosa!!!! A aparência é ótima! Mesmo sendo uma negação na cozinha, adoro apreciar belas receitas, ainda mais quando são tão bem ilustradas com as suas! Um beijào! Estava com saudades de passar por aqui!

Unknown disse...

Que graça que ficam essas tortinhas, vou tentar hora dessas...
;)

Fernanda

http://caixoletasblog.blogspot.com.br/

Pin It button on image hover