quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Peras Recheadas, envoltas em massa folhada





Vejam só como as coisas ligadas à culinária podem ficar complicadas, mesmo quando a receita é simples, como é o caso desta. Estando decidida a fazer esta receita comprei as peras numa frutaria que só vende frutas selecionadas, e de ótima qualidade. Mas elas, apesar de amarelinhas e bonitas, não estavam ainda maduras. Resolvi levá-las assim mesmo, pensando que conseguiria fazer com que amadurecessem rapidamente, em casa. Já fui chegando das compras e enrolando cada fruta num bom pedaço de jornal e metendo-as num saco plástico, que fechei bem depois, com a intenção de  apressar-lhes o amadurecimento. No dia seguinte, estando num supermercado, comprei as ameixas e a massa folhada. Cheguei em casa e verifiquei as peras: estavam ainda na mesma, duras! Dois dias depois, voltei a averiguar: na mesma! No outro dia, verifiquei novamente: Na mesma! No outro: tudo igual! Uma semana depois, já temendo pela validade da massa folhada, verifiquei as peras: duas começando a amolecer e duas ainda duras. Resolvi então que faria a receita no dia seguinte de qualquer jeito, mesmo que só pudesse usar duas peras, rsrs. Foi o que fiz hoje, constatando porém, que já havia 3 peras "no ponto". Aí desenrolei a massa (muito dentro da validade!) e a achei-a mole demais, apesar do bom aspecto. Ela também era cortada em lâminas, como as de lasanha, o que considerei impróprio para este emprego, rsrs. Fiz a a receita e me vi aguardando que as peras assassem em mais que o dobro do tempo indicado. E olha que agora disponho de um forno preciso e eficiente. O resultado de todos os contratempos é que as peras não ficaram com o aspecto desejado. Mas a receita é tão simples e bacana que resolvi postá-la assim mesmo. Mas vou fazê-la de novo. E mudarei a foto que publico agora, rsrs.

Peras Recheadas, envoltas em massa folhada

4 peras maduras
Uma embalagem de massa folhada (pode ser caseira, claro)
1 ovo
açúcar de confeiteiro para polvilhar

 Recheio

8 ameixas secas (ou outra fruta ou recheio de sua preferência)
suco de uma laranja (opcional, achei que as minhas ameixas ficaram ácidas)

Preparação

Pique as ameixas e leve-as ao fogo juntamente com o suco da laranja (poderia ser outro suco ou calda). Deixe que fervam por cinco minutos. Tire do fogo para que esfriem.  Ligue o forno à 200ºC. Tire a pele das peras (mantenha os cabinhos). Corte a base, para que as peras possam ficar de pé.  Faça uma abertura, pela base e tire as sementes por ela. Introduza as ameixas na abertura. Corte a massa folhada em tiras de 2cm de largura. Enrole as peras com as tiras de massa, cobrindo também a base. Bata ligeiramente o ovo e pincele o ovo batido na massa. Ponha as peras numa assadeira pequena, levemente untada com manteiga. Leve a assadeira ao forno, preaquecido, por 15/20 minutos.

Fonte: aqui, inspirada também nessa.



19 comentários:

chica disse...

Deve ser maravilhosa! beijos,chica

Coisas de Tássia disse...

Marly que receita maravilhosa, fiquei louca para fazer.

Abraços,

Adriana Balreira disse...

Marly,
nem precisa mudar a foto, ficaram lindas as peras. Essa receita minha mãe vai adorar, ela é louca por peras e ameixas! Ela vai querer fazer logo!
Beijos
Adriana

Josy disse...

Mudar as fotos Marlyca!!! Mesmo vc achando o contrario, acredite, as peras ficaram lindas. Adorei sua trajetória rsrs ri muito pois já aconteceu comigo a saga pêras resistentes ao amadurecimento rsrs. Elas demoram mesmo para amadurecer, ainda bem que deu tempo né amiga? Ficaram lindas e as imagino abertas com esse recheio delicioso. Adorei. Beijinhos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Achei lindas Marly, bjs, Ana ;).

Gelia disse...

Oi MArly, se vc não contasse todo este contra-tempo eu não ia imaginar outra oto, achei esta tão bonita, agora estou ansiosa para saber qual era a sua expectativa!

A receita é simples mesmo

bjs

Gélia

Renata disse...

Ora Marly, para meus olhos estão lindas e super chiques! Outro dia desses aconteceu a mesma coisa com um abacate. Não amadureceu nem por um decreto. Pior que só percebi depois de ter preparado todos os ingredientes para um guacamole :/ Acho que cada vez tiram as frutas do pé mais cedo na pressa de comercializar sem estragar e dá nisso.
Parabéns pela linda sobremesa, digna de restaurante 5*****
bjsss

Zizi Santos disse...

Marli
você é tão sincera! (parece comigo, quando acontece algo no meu artesanato, eu tenho que contar, rs)
se você não fala, eu nem saberia que as peras não amadureceram , que a massa folhada não deu o resultado que você queria, enfim, eu olharia e diria, que Delícia!!!! que coisa gostosa!!! que novidade pra mim!!! ah, eu quero fazer, rsrsrs
Troca a foto não, ficou perfeita,
Aqui em casa, quem compra as peras é marido, ele sabe exatamente a maciez. Eu sei comer, rs
Marly, ela solta caldinho? quando a gente come ?
ah, eu quero comer!!!!
beijos
Zizi
parabéns pelo concurso do bolo , vc ganhou, nao foi?
bjsZizi

São Ribeiro disse...

Tenho um livro que tem uma receita parecida .o recheio da pêras é com figo seco.
Mas estas estão bem mais tentadoras.
Apetece mesmo dar uma dentada.
bj

PINTA ROXA disse...

Tirando o facto das peras não quererem amadurecer, a massa folhada ficou muito bonita, apetecia-me agora comer uma delas.
obrigada pela partilha da receita que eu não conhecia.
Pinta

Nani disse...

Peras custam a madurar né! já tive caso aqui que ela estragou e não madurou! As tuas valeu a pena esperar, que lindeza de sobremesa!

Anajá Schmitz disse...

Olá Marly,
amei essa receita aqui temos pera lindas, mas o que me falta é a massa folhada, não sei fazer, aqui na cidade eles não vende massa folhada, é triste morar no interior nestas horas. Anotei a receita e vou procurar a massa quando for a capital.
mas devem ter ficado deliciosas mesmo com os contratempo, tem frutas que estraga e não amadurece, são colhidas muito verde.
Bjos e tenha um ótimo dia.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, a maga da cozinha,
Sempre nos encantando com a delícia e beleza dos pratos.
Beijo.

MVlasic disse...

Como assim, mudar a foto minha amiga, a foto está incrível, assim como a maravilhosa receita !! O aspecto é de pura delícia, daquelas delícias em que é quase impossível comer uma só!!

Beijinhos e um ótimo fim de semana Querida Marly !!

Prata da casa disse...

Marly: eu não mudaria "uma vírgula" a esta receita. Que maravilha!!! A apresentação está um luxo!!! Adorei.
Bjs
Márcia

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, mas que delícia deve ser isso! Não precisa mudar a foto, não... está de dar água na boca!
Fiquei com pena de não encontrar aqui (nessas horas é que sinto demais o peso de morar na roça) a massa folhada :(
Desejei :)

Rosita Vargas disse...

Me encanta luce muy bonito y exquisito...su masa maravillosa,saludos.

Priscila Schulz disse...

Nossa, parecem deliciosas!
O aspecto ficou incrível, me deu muita vontade de provar... hehe

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Fiquei com água na boca, que coisa deliciosa !!!!!!!
Bjs

www.receitasselecionadas.com

Pin It button on image hover