quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A Mesa Formal e os Objetos de Mesa



 Olá e bom dia para todos! Escrever um post sobre mesas formais e os seus objetos não deixa de ser uma grande contradição da minha parte, já que sou adepta da simplicidade e da descomplicação. E já questionei tantas vezes os hábitos da civilização, comparando as nossas vidas com a dos índios, por exemplo, que provavelmente foi esse um dos motivos extras, que me levaram a ficar tão admirada (e cativada!) pela proposta do escritor Henry David Thoreau, de deixar tudo isso de lado e ir viver na floresta, apenas com as coisas essenciais à vida.


 Mas a verdade é que mesmo Thoreau só aguentou ficar longe da vida civilizada por dois anos, porque “o homem pode sair do meio da civilização, mas a civilização não sai do homem”, não é verdade?  rsrs. Neste sentido, Karen Blixen, a escritora dinamarquesa, foi muito mais fiel a si e às suas origens, quando levou todas as suas luxuosas tralhas para o meio da selva do Quênia. No filme que retrata a vida dela, do qual falei aqui, a gente a vê montar uma mesa, com fina toalha e cristais, bem no coração da África selvagem, durante um acampamento de caça. 


Bem no íntimo a gente gosta dos preceitos de ordem e beleza estabelecidos pela nossa cultura. E é por isso que eu tento repassar às minhas filhas esses costumes. Também pode vir a ser necessário a arrumação de uma mesa formal, para refeição com pessoas ligadas ao nosso trabalho ou ao trabalho do nosso marido, autoridades e afins, e aí faz-se necessário saber dos detalhes sobre a disposição dos objetos na mesa, ordem dos talheres etc.  
Então estou preparando um esquema simplificado para responder a todas essas questões, aguardem, rsrs.


22 comentários:

Adriana disse...

Oi Marly espero que tenha melhorado, eu acho linda uma mesa assim infelizmente hoje temos tão pouco espaço para louça , qdo lembro antigamente que minha vó tinha aquelas cristaleiras com muitos pratos, xícaras , jogos de jantar lindíssimos e hj eu mal tenho espaço para louça do dia a dia rsrsrs.
Postagem linda parabéns.Beijos.

Patricia Merella disse...

Ola Marly
Amo ver estas tuas lindas mesas,sempre co flores e bom gosto.
Pois é,o belo encanta sempre a todos.Lindo dia amiga,beijinhos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Super delicado como sempre amiga, bjs, Ana ;).

piteis da dinha disse...

Concordo com a Adriana, hoje os espaços são tão reduzidos que não podemos dispor de tantas louças e em alguns casos o jeito mesmo é alugar kkk
Acho uma mesa bem posta tão linda...

Bjsssssssssss

Prata da casa disse...

Olá Marly: adoro as suas mesas,sempre elegantes e lindíssimas.Embora hoje em dia,nem sempre seja possível uma mesa tão caprichada, de vez em quando, em festas ou datas especiais, gosto de utilizar a loiça ,os talheres e os copos reservados para essas ocasiões.
Bjn
Márcia

A Paixão da Isa disse...

como sempre esta um luxo mt bonitas e a toalha ela é um maximo mt bonita adorei bjs

Renata disse...

Vou ficar aqui, de antenas ligadas esperando a sua aula de mesa bem posta, Marly. Eu sou um zero à esquerda para isso, nunca sei as regras certas rsrs
É uma grande verdade que nessa altura do campeonato, não conseguimos mais viver longe da civilização, é como um animal que vive enjaulado, recebendo comida dos "amigos" humanos. Se forem devolvidos à natureza, não sobrevivem.
Então, vamos admirando o que a civilização tem de bom e belo, como essa linda mesa que você arrumou com muito esmero.
Marly, obrigada pela visita lá no TP&A, vc não tem que se desculpar. todos nós temos vidas além-blog, que nos chamam sem prévio aviso e precisamos atender, não é mesmo?
Um grande beijo e desde já te desejo um ótimo final de semana.
bjsss
P.S. Mawa também se chama Khoya. Menina, você sabe mesmo das coisas, hein! Eu nunca tinha ouvido falar! rsrs

São Ribeiro disse...

As suas mesas ficam sempre lindas.
Eu não tenho jeito para essas coisas.
bjs

Adriana disse...

Marly eu vou fazer o pão essa semana pois faz tempo que não faço , é uma receita da Nestlé de pão integral,obrigada pelo carinho ,bjs.

Arroz Di Leite disse...

Oi Marly, que mesa linda! Infelizmente no corre-corre do dia a dia quase não consigo por a mesa todos os dias. É muito importante termos este tempo com a nossa família, é neste curto espaço de tempo que podemos transformar em um tempo duradouro e gostoso. É muito importante termos este tempo para fazermos as refeições com quem amamos.

Bjs

Tânia Camargo

Gina disse...

Marly,
Você sempre nos encantando com suas mesas!
Endosso algumas opiniões já levantadas sobre o uso de cristaleiras, como antigamente, repletas de louças delicadas. Apesar de ter mudado para um lar pequeno, reservei um cantinho para um minicristaleira. Acomodar meus itens de cozinha foi a coisa difícil da mudança.
Bom final de semana!

Raquel Alabaça disse...

Adoro uma mesa bem posta, mesmo em ocasiões menos formais!
A toalha da sua mesa é linda!!

MVlasic disse...

Oi minha querida amiga, você sempre nos trazendo mesas lindíssimas e cheias de requinte!!! Adoro esse filme, já assisti várias vezes, é lindo!! Na verdade Marly, penso que a nossa essência sempre nos acompanha aonde quer que nos encontremos (eu aqui tão longe, sei bem como é isso)
Apesar da falta de espaço e de tempo na nossa vida tão atribulada, acho importante sabermos como arrumar uma mesa formal, conforme você disse, nunca se sabe quando vamos precisar deste conhecimento não é mesmo?!! E de vez em quando, assim, sem nenhum motivo especial, arrumar a mesa com mais requinte e reunir as pessoas que amamos é tão bom né, eu mesma faço isso e é tão gostoso. Muito legal que você queira passar esses ensinamentos às suas filhas. Estarei ansiosa aguardando pela sua aula amiga !!

Beijocas

Anajá Schmitz disse...

Olá Marly,
adorei seu post, eu adoro ter uma mesa linda e bem arrumada, mas sem a frescura das etiquetas, eu tenho que conhecer para não passar vergonha. Mas sempre que vamos acampar é muito bom viver livre sem ter preocupação com nada, mas feliz que é por pouco tempo, nos acostumamos a viver com um pouquinho de luxo, né.
Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

Jussara Neves Rezende disse...

Eu acho as suas mesas lindas, Marly; seu bom gosto é inquestionável.
Apesar de me considerar uma pessoa simples, de algumas tralhas eu não abro mão e levaria tudo comigo, mesmo para a selva... rs
Abraço!

Carol disse...

Acho válido aprender tudo isso e eu precisava aprender mesmo, mas JAMAIS chamaria algum dos chefes pra vir na minha casa kkk.
Tenha um ótimo final de semana.
Beijos

BilaCaldas disse...

Bom dia, Marly! Que objetos lindos e que post ótimo para ler no dia 7 de setembro...Acho tão interessante quando alguma reportagem mostra entrevistas com índios, com seus cocares na cabeça e laptop em baixo do braço. É do ser humano ir agregando coisas e dando valor ao que antes nem conhecia... Penso que acima de tudo, dentro da possibilidade de cada um, arrumar uma mesa para receber mostra carinho e cuidado com os convidados e com os de casa. Bj

chica disse...

Adorei ver tanta coisinha linda pra dar um charme às mesas ! Lindas., gostei =de te ler! beijos,tudo de bom,chica ( e as flores lá no blog são orquídeas,em pencas, lindas demais!)

Liliane de Paula disse...

Que é que está acontecendo que já não "corri" para vê essa postagem?
Adoro arrumação de mesa, de casa, de tudo.
Jamais abriria mão disso, Marly.
Parabéns.
Tudo muito lindo e chic.
Aqueles porta-sacos, coloridos não fiz para Pedrita.
Só mostrei as coisas que faço.

Pedrita disse...

eu acho muito bonita a decoração formal de uma mesa. mas tb prefiro a simplicidade. beijos, pedrita

Arione Torres disse...

Oi querida, que lindo, adorei, você tem muito bom gosto!!
Tenha uma ótima semana, beijos!!!

Anônimo disse...

A mesa setá um luxo. Linda. Aprendizado nunca é demais, sobretudo em relação à estética cujo senso (de estética) está também relacionado à evolução de um povo. Beijos, Paula

Pin It button on image hover