quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Biscoitos de Xarope de Bordo (Maple Syrup) e a Tag dos 11!



Olá, para todos! Depois de mais uma semana carregada de trabalho e acontecimentos inesperados, eis-me de volta. Estive desanimada com o blog, nesses últimos dias, e uma das causas foi a descoberta de novos casos de plágios. Estes eram todos do tipo "total copy and paste" e, claro, sem a menor menção à origem da coisa copiada. E o mais triste de tudo é a gente perceber que os plagiadores estão gozando de grande popularidade e simpatias. Numa das situações que vivi, cheguei a ter a impressão (falsa, graças a Deus), de que algumas pessoas estavam conscientemente apoiando o ato desonesto de uma certa blogueira, flagrada cometendo plágio! Depois eu vi que foi um mal entendido. Essas coisas sempre me intrigam, pois tenho a convicção de que tudo o que fazemos aos outros volta para nós, e multiplicado! Sendo assim - e, fora de brincadeira, já vi isso se confirmar inúmeras vezes - tenho de perguntar: Por que essas pessoas cometem atos tão temerários?
Mas, seguindo em frente, eu estava com um frasco de xarope de bordo, também conhecido por xarope de ácer ou 'maple syrup' (veja mais informações sobre ele aqui) e queria desta vez usá-lo numa receita de biscoitos (geralmente o usamos como calda para panquecas ou outras sobremesas). Desejava também fazer os meus biscoitos em forma de folha, em alusão à árvore do bordo (é tão comum ligar o bordo à folha da árvore, que a folha está presente até na bandeira do Canadá, rsrs).


                                                                    (o meu xarope)

Mas, pesquisando as receitas de biscoitos de maple, aconteceu de eu só encontrar as do tipo complicado, ou seja, as daquele tipo que a massa tem de ser refrigerada por longo período e requer muita atenção ao tempo de assamento, sob o risco de o biscoito ficar duro como uma pedra, se este for excedido um minuto que seja, rsrs. Eu cheguei a preparar uma receita dessa, que foi a deste biscoito escuro, mas hoje só vou dar a do biscoito claro, advertindo que qualquer receita que contenha líquidos pode ser adaptada, já que este xarope lembra um pouco o mel (um pouco mais líquido e menos doce). Então eu adaptei uma receita de biscoito de laranja, e obtive o biscoito branco.

                                                                (o mesmo biscoito em outra forma)

Biscoitos de Xarope de Bordo (Maple Syrup)
(rende uns 60 biscoitos, dependendo do tamanho)


Ingredientes

2 xícaras de chá de maisena
1 xícara de chá de farinha de trigo
¾ de xícara de chá rasa de açúcar
Pitada de sal
½ xícara de chá de manteiga ou margarina de boa qualidade
1 ovo
½ xícara de chá de xarope de bordo (use o verdadeiro, não imitações, pois não ficará igual)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro para rolar os biscoitos

Preparo

Ligue o forno em temperatura média (180ºC). Unte dois tabuleiros para biscoitos com manteiga e polvilhe-os com farinha de trigo. E ponha o açúcar de confeiteiro numa vasilha plana e grande, como uma forma comum e baixa de bolo.  Reserve-os.  Misture as farinhas com o fermento, numa tigela. Junte os demais ingredientes. Amasse até obter uma massa lisa, que dê para abrir com um rolo (talvez, dependendo do tamanho do ovo, seja necessário acrescentar um pouquinho de água à massa). Estenda amassa e corte os biscoitos com cortadores (ou molde-os à mão). Distribua os biscoitos na assadeira preparada e leve-a ao forno. Asse até que comecem a corar muito levemente (cerca de 20 minutos). Espere os biscoitos amornarem ligeiramente, tire-os da assadeira e role-os ainda quente no açúcar.


.........................................................................................................................

 A Tag dos 11:


Fui convidada para esta brincadeira pela amiga Rosa Paula, a quem agradeço!  Por falar nesta blogueira, recomendo a todos o blog dela que é cheio de coisas lindas, dêem uma passada lá!
 
A Tag consiste em responder às onze perguntas, enviadas pela pessoa que convida para a brincadeira, e fazer outras onze, a outros (as) onze blogueiros escolhidos por quem responde às perguntas.


11 Coisas aleatórias sobre mim:

1 – Nesta primeira questão, eu vou na ‘cola’ da Rosa Paula: Costumo acordar cedíssimo, mas diferentemente  dela, acho que o meu dia não tem rendido mais, por causa disso, rsrs.
2 -  Eu gosto de estudar as religiões, filosofias e sabedorias do mundo.
3 – Valorizo demais o trabalho e a disciplina, embora seja meio enrolada e pouco disciplinada, rsrs.
4 – Sou uma cozinheira cheia de contradições, pois adoro fazer doces, mas vivo ponderando  sobre os efeitos da comida sobre a saúde e estética dos seres vivos (é que faço essas considerações também com relação aos animais da casa, rsrs).
5 – Às vezes eu acho muito bons, alguns filmes que as demais pessoas acham apenas passáveis, como foi o caso do ‘Um amor verdadeiro’  (One True Thing). É que me apego mesmo aos assuntos  secundários que as obras abordam, e se eles favorecem a reflexão eu gosto! Então eu desconsidero coisas como desenvolvimento da estória, direção e os aspectos técnicos da “coisa”, desde que não sejam toscos demais.


6 – Sinto muito prazer – uma verdadeira felicidade – ao ler um livro bem escrito ou ao deparar com uma obra artística bem feita, seja ela um filme, uma pintura ou coreografia de um bailarino ou cantor.

7 – Eu tenho duas filhas e ambas são bem diferentes de mim: corajosas e indiferentes à opinião dos outros, quando esta é intrometida ou além das medidas, rsrs. Isso tem me ajudado a olhar a vida de outra maneira.
8 – Eu demorei um tempo looongo demais para perceber a malícia humana, os jogos e artifícios (sagazes) que algumas pessoas fazem para se sobressaírem ou levarem vantagem. Quando finalmente me dei conta da coisa, tornei-me como que uma daquelas máquinas que a polícia usa para apanhar criminosos em mentiras, o polígrafo. Hoje sou capaz de perceber a mentira só por intuição. E não tenho a menor tolerância para com ela.
9 –  Acho que a grande riqueza do mundo, o verdadeiro tesouro da vida, é aquilo que fica escondido (e muitas vezes não cultivado) dentro dos seres humanos: a capacidade de amar, a compaixão, a inteligência, a engenhosidade, o poder de fazer coisas e mudar a realidade, enfim, em minha opinião, os seres humanos são o tesouro da Terra. Mas, infelizmente, muitos não sabem disso.  
10 – Quando eu gosto de um livro procuro ler tudo o que o autor escreveu, rsrs.
11 – Sou uma pessoa otimista, embora pareça o contrário. Na verdade, vivo esperando milagres, rsrs.

As perguntas da Rosa Paula (que eu repasso aos que quiserem participar da brincadeira):
  1.   Escrever no meu blog tem sobre mim o efeito de...
Deixar-me satisfeita, por saber que estou expressando a mim, através das idéias ou obras apresentadas (pratos, artesanato etc.)
  1.   Se eu tivesse uma varinha mágica, eu mudaria...
A forma como as pessoas se vêem, tentaria levá-las a ver como são extraordinárias; acho que isso mudaria o modo como elas se relacionam umas com as outras.
  1.   Naqueles dias em que me sinto horrível eu procuro...
Ficar calada. Mas raramente consigo, rsrs.
  1.  Quando estou muito tensa eu me lembro de...
Nada, tenho que fazer o maior esforço para me lembrar que aquilo vai passar, rsrs.
  1.  Eu tenho por princípio na minha vida...
Ser um diferencial positivo (viver com honestidade, buscar melhorar a vida) ainda que isso afete apenas as poucas pessoas que me cercam. Se consigo isso ou não é outra estória, mas tenho sempre isso em mente.
  1.  A coisa mais simples que me faz mais feliz hoje em dia é...
Acordar me sentindo bem e com disposição para enfrentar as demandas do dia, rsrs.
  1.  O nosso país teria jeito se...
Se cada pessoa começasse a ver que a retidão não é uma bobagem, mas o esteio da vida. E se as pessoas vissem que a corrupção nos cerca o tempo todo, mas que temos que resistir a ela.
  1.  As mulheres precisam entender que...
Há grandeza em ser mulher, não precisamos copiar os homens, rsrs.
  1.  Eu acredito piamente em...
Deus, Amor e Trabalho.
  1.  Se eu não fosse............. eu seria........... porque... 
Ah, esta é difícil, pois acho que se pudesse e o meu dinheiro desse, eu seria um monte de coisa, rsrs.
  1.  A ideia, frase ou pensamento que me norteia é...        
“Ame ao teu próximo como a ti mesmo e jamais faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem”.

Gostei muito das perguntas da Rosa Paula e - como disse - vou mantê-las como minhas, se ela me permitir, rsrs. E convido a todos os blogs que quiserem participar desta brincadeira, sobretudo os menos conhecidos, a fazerem isso. Quem assim o desejar, é só deixar um comentário com o nome do blog, que eu prometo relacioná-lo(com link) numa lista neste post, a ser incluída até o fim de semana!




23 comentários:

chica disse...

Que lindos e bem diferentes( nunca comi) esses biscoitos! Valeu e bom te ver! beijos,chica

Unknown disse...

ja ouvi muito falar deste xarope mas nunca tive oportunidade de provar, os biscoitinhos ficaram lindos Marly, gostei muito de saber um pouco mais sobre ti, nao deixes que os percalços da vida te abatam, levanta a cabeça, sacode a poeira e bola pra cima bjs !!!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Lindos Marly, uma delicadeza só como tudo o que vc faz, bjs e boa tarde, Ana ;).

Gina disse...

Oi, Marly!
Usar o cortador da folha foi perfeito para essa receita com o xarope.
Acompanhei suas respostas com atenção e desejei ainda mais conhecê-la pessoalmente.
Quanto aos fatos desagradáveis da semana, parece até infestação. Limpa-se um, mas aparecem 10... Que não percamos a esperança!
Bjs.

Andréa Santana disse...

Marly,
milagres acontecem mas vc tem que agir, rsrs.
Amei conhecer um pouco mais sobre vc, te admiro muito mais!

Seus biscoitinhos ficaram lindos, o farto de folhas deixaram mais charmosos!
O xarope deve deixá-los com um sabor especial.

Bjs, fica com Deus!

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Marly, que incrível perceber como somos parecidas! Também tenho essa espécie de êxtase quando leio algo bem escrito, ou vejo uma peça ou pintura maravilhosa. É como se tomasse conta de mim. Adorei sua resposta sobre mudar a forma como as pessoas veem a si mesmas. Acho que isso transformaria o mundo!!! Muito obrigada por sua participação!
Em tempo: amo maple syrup e preciso muito testar esses biscoitos!
Beijos
Rosa
Le Paquet

A Paixão da Isa disse...

gostei mt estao mt bonitos nao conheço esse xarope tb gostei conhecer um pouco mais de vc bjs bs

www.sosimplesassim.com.br disse...

Adorei conhecer um pouco mais sobre você, Marly, e me identifiquei com algumas coisas, como : acordar cedo, crer em Deus, ser otimista, vibrar com uma boa leitura...além de ter duas filhas, rs rs
achei linda a embalagem do Maple Syrup e os biscoitinhos mais ainda.
Quanto ao plágio, não dê bola, eles sempre existirão , nossa vitória é que eles não se sustentam, a verdade sempre triunfa.
Estamos juntas.
Bj,
Lylia

Josy disse...

Marlyca querida o que dizer diante das suas respostas, mostrando-se exatamente como você é e como sempre a imaginei. Uma pessoa integra,e com um certo coraçãozinho repleto de esperanças pelo ser humano, porém que as vezes é machucado pelos mesmos. Infelizmente esses mesmas pessoas não percebem que estão fazendo mal a si mesmas, e mais dia menos dia perceberão tardiamente. Adorei seus biscoitinhos, lindos de viver, e o xarope é uma graça, imitando as folhas de outono. Fiquei muito feliz em te conhecer um pouco mais, e te admiro muito mais por isso. Beijinhos

Carolina Macedo disse...

O plágio é uma coisa muito triste e é preciso as pessoas não terem vergonha na cara para copiarem na íntegra o trabalho dos outros e dizerem que é seu!
E estes biscoitinhos de maple syrup devem ser maravilhosos! Vou marcar para fazer :)

Beijinhos*

Simone Scharamm disse...

Querida Marly,
Lamento que tenha que passar por situações tão chatas como essa! Vá em frente, amiga, não desanime de mostrar suas maravilhosas criações!
Gostei de saber um pouquinho mais de você!
Beijos!

Arione Torres disse...

Oi querida, que delícia!!!
Tenha uma linda semana, beijos!!

São Ribeiro disse...

Ficaram lindos,eu nunca usei xarope de bordo.
Hei-de procurar por aqui
bjs

MVlasic disse...

Querida Marly, admiro muito você, por diversas características que você possui, as quais já pude sentir pela nossa pequena convivência virtual, mas principalmente por sua integridade e por esse seu olhar tão cheio de otimismo e esperança em relação ao mundo e aos seres humanos!!
É muito bom poder conhece-la um pouco mais a cada visita que faço ao seu belíssimo blog!!
Seus saborosos biscoitos ficaram lindinhos demais em formato de folhas, amei !! Já ouvi falar muito nesse xarope, mas nunca experimentei, fiquei super curiosa, vou procurar por aqui.

Beijo grande!

Jussara Neves Rezende disse...

Preciso muito mostrar este post à minha mãe, Marly! Ela AMA folhas de bordo e vai adorar ver os biscoitinhos com o formato da folha. E a garrafa do tal xarope (nunca ouvira falar)? Linda! Fiquei encantada com a belezura dela!
...
As tags com perguntas como essas que vc respondeu me fazem pensar no quanto sou egoísta, pois gosto demais de conhecer melhor as amigas blogueiras através delas, mas tenho enorme preguiça de participar! :/
Abraço,
Jussara - minasdemim.blogspot.com

Pedrita disse...

adorei esse formato de folha. beijos, pedrita

Sabor em Si disse...

Marly já te disse isso em outras ocasiões, você é talentosíssima e portanto está a cima da mediocridade que se infesta pela net. Capacidade de realizar e caráter não vendem em loja, ou se tem, ou não!!!
Menina, que graça esses biscoitos de folha. Não conheço Xarope de Bordo, mas fiquei muito curiosa p/ conhecer. A embalagem por si só já encanta.
Conhecer mais um pouquinho de ti, está só confirmando tudo o que imaginava que você realmente é!
E além do gosto por bons livro, arte e o Bom ser humano, gostamos das musicas do sensacional Phil
Collins!
Preciso dizer mais alguma coisa????Rs
Bjinhos saborosos como o teu Blog.
Re

Sabor em Si disse...

Marly já te disse isso em outras ocasiões, você é talentosíssima e portanto está a cima da mediocridade que se infesta pela net. Capacidade de realizar e caráter não vendem em loja, ou se tem, ou não!!!
Menina, que graça esses biscoitos de folha. Não conheço Xarope de Bordo, mas fiquei muito curiosa p/ conhecer. A embalagem por si só já encanta.
Conhecer mais um pouquinho de ti, está só confirmando tudo o que imaginava que você realmente é!
E além do gosto por bons livro, arte e o Bom ser humano, gostamos das musicas do sensacional Phil
Collins!
Preciso dizer mais alguma coisa????Rs
Bjinhos saborosos como o teu Blog.
Re

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Tudo bom, amiga? Como sempre arrasou com esses biscoitos LINDOS!!! Adorei também te conhecer um pouco mais...
Grande beijo, Irene

Liliane de Paula disse...

Acho que se eu fosse entendida de cozinha como vc, me preocuparia com plagio.
Como não sou, nem presto atenção.
Mas sei que se tem de estar atento.

Liliane de Paula disse...

Acho que se eu fosse entendida de cozinha como vc, me preocuparia com plagio.
Como não sou, nem presto atenção.
Mas sei que se tem de estar atento.

Rebeca disse...

Não desanima, não! Vc é uma referência em gastronomia e capricho para nós!
Adorei saber mais sobre vc!

Bjs

Anônimo disse...

Que belo caráter você reflete nestas frases, hein, minha amiga! Gostei!

Pin It button on image hover