domingo, 29 de setembro de 2013

Bolo de Laranja Simples e Delicioso!



Olá, para todos! No post anterior eu chamei aquela mesa de Primavera de "simples" e mais de uma pessoa comentou que não a achava simples, rsrs. É que me esqueci de dizer que estava me referindo ao fato de ela ser uma mesa incompleta, já que não tinha todos os elementos da Mesa formal, pois faltavam copos, talheres etc.
Este bolo de laranja é o que costumo fazer aqui em casa. A receita é muito parecida com muitas outras já postadas na web. Mas o diferencial dele é que eu ajustei as medidas de açúcar da massa e da cobertura, para que o sabor correspondesse ao meu paladar. Eu não gosto de bolos muito doces e a receita clássica deste bolo, que não é muito grande, indica a mesma quantidade de farinha e açúcar, o que eu acharia um exagero até mesmo se o bolo não tivesse esta cobertura açucarada. Ainda há pouco eu dei uma pesquisada para ver se já existia uma receita idêntica, e não encontrei. Mas encontrei receitas que indicam o emprego da casca ralada de 3 laranjas, o que, convenhamos, é um exagero! Também encontrei receitas cujas fotos claramente não correspondem às fórmulas postadas, sinal de que quem escreveu o post nem sabia do que estava falando, rsrs. O triste foi constatar que a tal página já contava com milhares de curtidas no Facebook. Eu tencionava tirar uma foto do bolo inteiro, mas o povo imediatamente "traçou" metade dele, por isso só pude fotografar umas fatias, rsrs.


Bolo de Laranja Simples e Delicioso
xícara = 240 ml

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de açúcar (se preferir ainda menos doce, use 1 e 1/4 xícaras de açúcar; faço assim também e não acho que fique pouco doce)
1/2 xícaras de manteiga com sal (pode ser substituída por óleo - de milho, girassol etc. -  neste caso acrescente uma pitada de sal à massa)
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
4 ovos
1 laranja pera grande (sumo e raspas da casca para a massa)

Preparo

Unte uma forma média com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo. Ponha-a de lado. Lave e enxugue a laranja e rale a casca, num ralador, cuidando para não ralar também a parte branca da casca. Reserve a casca ralada. Bata - na batedeira - as claras em neve e passe-as para outra tigela. Bata, na batedeira, a manteiga, as gemas e o açúcar até que clareiem. Ligue o forno em temperatura média (180ºC). Desligue a batedeira e peneire a farinha juntamente com o fermento sobre a mistura de manteiga. Usando um fouet, vá misturando a farinha à manteiga, juntando aos poucos também as o sumo e as raspas da laranja. Por fim, acrescente as claras em neve, misturando-as cuidadosamente - sem bater. Despeje a massa na forma preparada e leve a forma ao forno por cerca de 35 minutos. Depois que o bolo crescer e corar, faça o teste do palito e tire-o do forno. Espere que esfrie por pelo menos 10 minutos e então vire-o no prato em que será servido. Faça a cobertura e derrame-a sobre o bolo.

Cobertura

1 laranja Pera grande sumo
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (aproximadamente, usei menos)

Preparo

Misture os dois ingredientes e empregue. A mistura deve ficar macia, mas não totalmente líquida. Se ficar espessa demais, acrescente  um pouquinho de água ou de sumo de laranja (se você tiver mais laranjas, rsrs). Se, por outro lado, a mistura ficar muito líquida (sei lá como será o açúcar de confeiteiro que você irá usar, nesta receita eu uso Glaçúcar, rsrs) adicione mais açúcar.




27 comentários:

Anônimo disse...

Olha eu amo bolo de laranja, a receita que eu costumo fazer tb é simples mas fica muito bom, alias esse bolo está me deixando com fome hein...rsrsrsrs,

Beijos;

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Bolinho lindo e meigo Marly querida, bjs, Ana ;).

Renata disse...

Bolo bom é assim, acaba num piscar de olhos, né Marly?
Fiquei com água na boca, pois adoro um bolinho de laranja!
Bjsss

Prata da casa disse...

Gosto tanto de bolo de laranja e com esta calda de açúcar ainda fica melhor. O bolo só pode ser muito bom e o facto de já não estar inteiro é a prova disso,rsrs.
Bjn
Márcia

Anônimo disse...

Oi Marly! Esse é um bolinho singelo, que perfuma a casa, alegra a mesa e satisfaz a todos. Você disse tudo: "simples e delicioso". Agora vou conferir a mesa que você menciona no início da postagem, pois gosto muito das suas decorações de mesa. Beijos e boa semana! Paula

Neide MC disse...

Oi Marly, às vezes tem umas receitas que a gente fica na dúvida com o exagero nos ingredientes.
Hum!delicioso, adoro bolo de laranja e com essa caldinha ficou muito bom.

Bjs, e ótima semana!

Neide MC disse...

Oi Marly, às vezes tem umas receitas que a gente fica na dúvida com o exagero nos ingredientes.
Hum!delicioso, adoro bolo de laranja e com essa caldinha ficou muito bom.

Bjs, e ótima semana!

Jussara Neves Rezende disse...

Marly, eu uso uma receita muito boa de bolo de laranja. Ganhei a receita de uma tia a quem eu sempre tecia elogios na hora de comer o bolo... rs
Pelas fatias dá para imaginar o quanto ficou fofinho esse seu... delícia!
Linda semana pra vc, sim?
;)

Marlene Pires disse...

Oi Marly que bolo mais fofo, deu água na boca viu!!
Vou fazer e depois te conto.
bjos e fique com Deus,
Marlene

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Nossa...que delícia! Imagino o aroma deste bolo! Parabéns e anotei a receita!
Beijos e te desejo uma linda e produtiva semana!
Boas energias!
CamomilaRosa

Pedrita disse...

eu adoro bolo de laranja e quanto mais simples mais delicioso. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Eu gostaria de comer um fatia(fina) desse bolo sem essa camada de açúcar por cima.

Arione Torres disse...

Oi querida, esse blog parece ser mesmo uma delícia, adorei!
Beijos e boa semana!!

MVlasic disse...

Oi querida Marly, nada como um bolinho de laranja para adoçar o corpo e a alma, adoro!! Também não aprecio muito bolos muito doces, o seu ficou perfeito, na cor, textura e certamente no sabor!!

Beijinhos e uma ótima semana!!

Cheiro de Vanilla disse...

Que delícia, amo bolos simples assim,mas cheios de sabor.
Bjs...

Xana Bértolo disse...

Estes são os meus preferidos, simples e deliciosos :)
beijinhos

Melissa Alves disse...

Eu adoro bolo de laranja e até já fiz algumas vezes em casa. Os únicos que ainda não fiz (desses clássicos, simples) foram o de cenoura, aipim e fubá. Nesses eu ainda não me arrisquei. Mas quem sabe um dia, né?
Agora, falando na simplicidade (ou falta)da mesa de primavera... Eu acredito que simplicidade, assim como beleza, são coisas muito íntimas e relativas. Para mim aquela mesa é um luxo só, apesar de não ter todos os elementos de uma mesa formal. Para alguma outra pessoa, essa é uma mesa simples sim. É uma questão de ponto de vista. Só posso dizer que, sendo simples ou não, é uma mesa linda! E quanto a isso, acho que ninguém pode discordar.

Beijos!

Rachel disse...

Marly... eu também adoro bolo de laranja e no blog tenho várias receitas que testei.
Adoro essa cobertura sequinha e perfumada, me lembra muita os bolos da minha mãe, que os assava em tabuleiros retangulares e depois cortava em losango... saudades!
Bjuss!!! ♥

Carina Mendonça disse...

huuuum que delícia!!! esse bolo pede um café né?! adoro bolo de laranja! bjus Marly

A Paixão da Isa disse...

gosto mt de bolo assim pois vao mais rapido hehe sem culpas e engordar hehersrs adorei o teu ele esta com uma cor mt bonita ja levo uma fatia ok bjs bs

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
A mesa do post anterior está linda! Toalha e arranjo de flores para saudar a primavera! Acho que nunca fiz bolo de laranja e fiquei com vontade de fazer a sua receita porque sei que é testada. Vemos muitas receitas e fotos na internet que não condizem, o que basta você ser mais observadora e entender um pouco mais sobre os resultados para comprovar. Eu achava até que você deveria colocar uma marca d'água maior nas suas fotos :) Pois sabe como esse povo adora tomar aquilo que não pertence à eles.
Feliz primavera!!
Beijus,

chica disse...

Nada melhor!Adoro! beijos praianos, tudo de bom,chica

Solange Honorato disse...

Marly querida, também não gosto de bolo muito doce e o seu está com uma cara boooa...:))Bjs!

Zizi Santos disse...

Quanta delicadeza nesse bolo!
essa crostinha de açúcar, deve fazer a diferença. Adoro bolos assim, sabor e delícias.
bj
Zizi

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Marly,
Bolo de laranja é dos meus preferidos.Eu também, como você, não gosto de nada muito doce, acho que essa proporção que você usou vai ficar perfeita.
Bj,
Lylia

Hellen Gomes disse...

bolo de laranja pra mim me lembra bolo de mãe, aquele frescor na casa ! Adoro quando a minha mãe faz pra mim!

Nina disse...

Olá, você poderia me dizer quanto de suco de laranja seria? Pois aqui em casa temos laranja, mas não é a pera, são pequenas.

Abraços

Pin It button on image hover