quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Biscoito de Maple Syrup, o Legítimo (entrando no clima de fim de ano)




Olá, para todos! Quando publiquei aqui a receita do primeiro biscoito de xarope de bordo (maple syrup), eu expliquei que ela era uma adaptação de outra, de biscoitos de laranja, rsrs. Mas eu disse também que havia feito a receita clássica deste biscoito. Escolhi esta justamente por levar uma quantidade maior do xarope. Em muitas receitas o maple syrup entra duplamente: na massa e no recheio, de modo que o sabor dele fica mais perceptível devido ao recheio. Mas eu queria um biscoito simples, por isso preferi fazer estes.


Eles são bem gostosos e com o passar dos dias ficam mais macios. Na ocasião em que os fiz, testei variações de cobertura, a fim de ver o quanto eles são apropriados para presentear no fim do ano (ou em outra época, rsrs).
 


Claro que são apropriados, achei que eles ficam com uma identidade própria, diferente, por exemplo, dos biscoitos de mel. 

Aproveitei a oportunidade para já ir entrando no clima das festas de fim de ano, pois agora estamos a poucos dias delas. Puxa, não é que entramos mesmo na reta final do ano? rsrs.


Biscoitos de (maple syrup) xarope de bordo nº 1 (adaptado daqui)
xícara = 240 ml


Ingredientes

1 xícara de manteiga
1-1/4 xícaras de açúcar (coloquei só uma xícara porque já pensava em rolar os biscoitos no açúcar)
2 ovos
1/4 xícara de xarope de bordo
3 colheres de chá de extrato de baunilha (coloquei só 8 gotas)
3 xícaras farinha de trigo
3/4 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (substituí por fermento em pó)
1/2 colher de chá de sal

Preparo

1. Na batedeira, bata a manteiga  eo açúcar até que formem um creme. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione a essência de baunilha e bata para misturar. Fora da batedeira, acrescente gradualmente os demais ingredientes, misturando tudo.  Cubra e leve à geladeira por 2 horas ou até ficar fácil de manusear (deixei por uma noite).
2. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa e corte-a com cortadores de biscoitos. Distribua os biscoitos numa assadeira não untada, deixando uma pequena distância entre eles.
3. Asse em forno (pre-aquecido), a 180º C,  por 9-12 minutos, ou até dourarem. Passe os biscoitos para uma gradinha, para que esfriem. (Rendimento: 4 dúzia).


Atualização: aqui em Brasília encontramos facilmente este xarope em bons supermercados, padarias e lojas do gênero. Mas é um produto caro. O sabor dele é suave, mas com, digamos, personalidade, rsrs. Nós, que não fomos acostumados ao sabor deste produto, não vemos nada demais nele. Porém, o mesmo pode ser dito sobre, por exemplo, o sabor do pão de queijo, que nós nativos tanto apreciamos, enquanto que os gringos não acham que se trata de iguaria de sabor marcante, rsrs. É a tal memória afetiva, ligada à comida, rsrs. 


23 comentários:

São Ribeiro disse...

Ficaram bem lindos.
Os biscoitos aqui em casa desaparecem-
bj

Adriana Balreira disse...

Tem esse xarope de Maple Syrup para comprar aqui no Brasil? Nunca vi. Acreditas que não gosto muito do gosto dele não. Comi nos EUA com as panquecas famosas de lá e não morri de amores não. E é que as panquecas foram feitas pela minha cunhada e o xarope era o melhor que tinha. Acho que não como não sou acostumada a comer coisa doce no café da manhã não apreciei muito não!
beijos
Adriana

Lúcia Soares disse...

Parecem deliciosos, Marly. Nunca ouvi falar desse xarope de bordo, por que o nome? Também fiquei curiosa em saber se o encontramos por aqui, no Brasil. Ultimamente não posso comer nada que leve laticínios e estes são bem amanteigados, né? Mas não invalida a vontade de comê-los. rs
Beijo!

Unknown disse...

Particularmente eu acho os biscoitos lindos!!!!até que o sabor não e assim o que eu mais amo,mais eles são tão lindos que compensam,também gostaria de saber se é possível encontrar o xarope aqui no Brasil

Pedrita disse...

lembram os biscoitos q minha avó fazia. beijos, pedrita

Adriana disse...

Engraçado que essa semana é a segunda vez que ouço falar nesse xarope, a primeira foi em um programa culinário na tv a cabo que a culinarista fazia frango com esse xarope, e agora nos seus biscoitos, são lindos Marly parabéns devem ser uma doçura, não tenho muita paciência pra fazer biscoitinhos,bolachinhas ,brigadeiros , nada que demore e exija muita perfeição rsrs.Beijos.

Marisa Valadas disse...

Que lindas, perfeitas para ferecer

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly querida, seus biscoitos são um colírio para os olhos, bjs e boa tarde, Ana ;).

Hellen Gomes disse...

hummm já imagino a casa com cheirinho de biscoito no forno!

MVlasic disse...

E não é que estamos mesmo na reta final do ano minha querida amiga, incrível não?!! Menina estou tão curiosa em saber qual é o sabor desse xarope, mesmo quando morei nos USA ( há milênios, ainda era tão novinha…rsrs) nunca provei, mas agora estou doida pra provar.
Seus biscoitos ficaram chiquérrimos e devem ter ficado uma delícia, sem dúvida uma excelente opção de presente. Amei a bandeja, muito linda!!

Beijinhos

Carina Mendonça disse...

Que lindoss!! Eu adoraria recebê-los como presente rsrsrs E ainda mais apetitosos bjinhos*

Liliane de Paula disse...

Marly, penso que poucas pessoas tenha esse xarope.
Certamente ele pode ser substituído por mel Karo. Ou nao?
O formato dele eh lindo.
Viajo no final de novembro para meu paraíso e quem sabe encontro essa forma-folha.

Andréa Santana disse...

Marly,
ficaram tão lindos dá pena de comer, rsrs.
Não conheço esse xarope, ótima sugestão.
Fico encantada com o seu talento e capricho, parabéns!

Bjs

Lia e Vi disse...

Oi Marly, os biscoitos ficaram com um visual lindíssimo e bem apropriado para época natalina.
Não sou de cozinhar, portanto nunca tomei conhecimento de tal xarope, com certeza Pepa conhece, pois sempre esta ligada em tudo sobre culinária.
Aquele seu bolo de laranja me deu água na boca.
Muitos beijos,Vi

Zizi Santos disse...

Você disse em memória afetiva, concordo.
Esse tipo de xarope, que marido ganhou vindo do Canadá, achei tão sem gracinha! mas nos biscoitos deve dar um sabor,tal como essência de amêndoa em biscoitos que dá um toque especial.
adorei os formatos e a bela bandeja.
Zizi

Santa Gastronomia disse...

Seus biscoitos (como sempre!) estão lindos Marly!
Puxa, hoje mesmo pensei: dia das crianças e... Natal! Hahaha.. Tá chegando! Quanto ao xarope, nunca tive curiosidade em comprá-lo, então acho que deve ser isso que você falou, de não ter a memória afetiva do mesmo, rsrs..
Da próxima vez que vê-lo, vou me lembrar de seus biscoitos, então aí de repente eu compro!
Bjinhus..

A Paixão da Isa disse...

ficrao mt bonitos ja cheira a festa hehe adorei bjs bs

Danni e Lype disse...

Uau!!! Além de LINDOS... DELICIOSOS!!! Com sempre ARRASOUUU!!!!
Grande beijo, Irene

Chef Daniel Deywes disse...

Lindos e combinam perfeitamente para o Natal ...

abraço
Daniel
www.feitonahora.com

ONG ALERTA disse...

São um encanto e devem ser deliciosos, beijo Lisette.

Prata da casa disse...

Marly: não sei como "perdi" a postagem desses lindos biscoitinhos. Eu adoro fazê-los e claro comê-los também.
Bjn
Márcia

Unknown disse...

Lindos os biscoitos.... Aliás, tudo que vejo aki me encanta... vou testar a receita mas por pura curiosidade pois nunca provei esse xarope embora ele já tenha passado por aki...rsrs O vidro era lindo, a cor um espetáculo mas não me apeteceu provar. Enfim, são tão lindos que mesmo com sabor "sem gracinha" como foi dito acima, sei que farão sucesso...

Angela Caruso disse...

OLá! Obrigada por compartilhar a receita.
Eu testei por aqui e o resultado foi um sucesso.
http://www.nacozinhanoquintalenojardim.com/2017/12/biscoitos-de-maple.html

Um abraço e sucesso prá vc!

Pin It button on image hover