sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pão Doce com Passas




Olá gente! Vou confessar, minha intenção era postar agora outra mesa decorada, e já até tinha pensado em me justificar usando as palavras da Lia Agio: "Que foi, acham que estou exagerando? Ah, me deixa!" rsrs. Aquelas duas Pepas me divertem muito, morro de rir quando vou lá. Mas o fato é que as postagens delas são sérias e a gente aprende muito com ambas. Agora mesmo deram pra marceneiras, fizeram um mesa mais bonita e mais bem acabada do que as de muitos profissionais por aí, vão lá ver! 


Bem, eu já entrei no esquema de testar receitas de pão para presentear no Natal. Não ouso fazer panetones porque - sinceramente - acho que dificilmente a gente consegue fazer em casa um igual aos que se compra. Segundo li no folder de um curso de panificação ministrado pelo chef Möckli, os panetones  necessitam de 72 horas de levedação, e quem aí já se sujeitou a isso, hem? Fala sério, quem esperou que uma massa fermentasse por 3 dias? Eu quero enfrentar este desafio, mas quando fizer isso vou admitir aqui. Só não aceito que anunciem "panetones rápidos" pela blogosfera afora, porque tudo indica que são pães de frutas e não panetones, rsrs. Pois é, e foi pesquisando um pão doce, para rechear com passas, que cheguei a esta receita, que se encontra no livro abaixo (do qual até sorteei um volume o aqui no blog, lembram?)


Achei a massa fofa e agradável, mas o pão, apesar de levar uma xícara inteira de açúcar, não é muito doce, e sim adocicado. Por isso mesmo é bom para encher de frutas, cobrindo também com um glacê ou farofinha (streusel) doce. Mas eu só tinha passas e cerejas em calda, então foi isso mesmo que usei. Tenho certeza de que a fofura da massa resultou de eu ter deixado que a esponja (neste caso foi o leite + o açúcar + o fermento) fermentasse por 35 minutos (tive que deixar, porque estava preparando o almoço, rsrs). E também devido às 1:30h de fermentação da massa. Mas é assim mesmo que a gente consegue fazer pão bom no muque, sem a máquina de fazer pão. E é esta a razão de eu  agora estar até pensando em "sugerir" que o povo aqui me dê uma máquina de fazer pão no Natal, para poder fazê-los mais rapidamente nos dias frios, rsrs.


 Como eu tinha comprado este kit de embalagem natalina (da Martha Stewart) de uma vizinha aqui, aproveitei para ir logo embalando e despachando alguns dos pães, rsrs. Mas esta forminha é bem pequena, viu gente? Mas como os pãezinhos cresceram muito,  eles ficaram talvez do tamanho da metade de um panetone de 500g. Todavia, a receita rendeu estes 3 mini pães, mais um pão grande e ainda um pãozinho, conforme se vê na foto abaixo.



Vejam aí a textura do pãozinho acima, ficou levíssimo!


Como podem ver, modifiquei algumas coisas na receita, principalmente o modo de preparo.

Massa Básica para Pão doce

Ingredientes

1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
3 tabletes (45g) de fermento biológico fresco ou
3 colheres de  sopa de fermento seco (usei apenas 1 envelope de fermento seco instantâneo, que tem 10g)
8 a 9 xícaras de farinha de trigo (não usei nem 8 xícaras só 7 e meia, mais ou menos)
2 xícaras de leite morninho (quase frio!)
3/4 de xícara de manteiga ou margarina (a receita indica 1 xícara, usei só 3/4 de xícara e a massa ficou ótima)
2 ovos

Para Pincelar nos Pães

2 gemas de ovos misturadas a umas gotas de óleo de cozinha + umas gotas de café já preparado (misture tudo, numa tigelinha e empregue)


Preparo

Numa tigela ou bacia larga  dissolva o fermento no leite, juntamente com o açúcar. Cubra a mistura com um pano e, vá untar com manteiga (e polvilhar com farinha), um tabuleiro grande (35cm por 45cm), se for assar vários pãezinhos ou, se preferir, duas formas grandes para pão. Volte à mistura do fermento e acrescente a ela: os ovos a manteiga, duas xícaras de farinha e o sal. Misture tudo com uma colher de pau. Junte mais duas xícaras de farinha e volte a misturar. Junte mais uma xícara de farinha e misture com as mãos. Vá juntando mais farinha até que a massa não grude mais nas mãos. Como indiquei na receita, só usei 7 e meia xícaras de farinha, mas pode ser que seja preciso acrescentar mais  (ou usar menos!) pois parece que cada marca de farinha absorve os líquidos de um jeito próprio. Quando a massa já não grudar nas mãos, sove-a bem (uns 10 minutos) e modele os pães. Ponha as forma dentro de um saco plástico grande e deixe que os pães cresçam até dobrar de volume (deixei 1 hora e meia). Pincele os pães com a mistura de gemas e leve-os ao forno médio (180º C) por uns 25/35 minutos até que dourem.



37 comentários:

Joana disse...

Ei Marly! Como sempre, esse seu jeito de fazer parecer fácil as receitas, e possíveis tb rsrsrs
Bjs!
Ah: não tem como te esquecer. É só olhar as forminhas de silicone, as de papel, lindas que ganhei no seu sorteio e os enfeites, tudo para cupcake ;)
Beijinhos!

Joana disse...

Ei Marly! Como sempre, esse seu jeito de fazer parecer fácil as receitas, e possíveis tb rsrsrs
Bjs!
Ah: não tem como te esquecer. É só olhar as forminhas de silicone, as de papel, lindas que ganhei no seu sorteio e os enfeites, tudo para cupcake ;)
Beijinhos!

Prata da casa disse...

Marly: eu adoro massas lêvedas e esses lindos pãezinhos são excelentes sugestões para oferecer pelo Natal ( mas confesso que primeiro vou fazer para me consolar,rsrs).
Bjn
Márcia

São Ribeiro disse...

Adoro pães doce e se frutos secos então ficam uma perdição.
Os seus ficaram lindos
Bom fim de semana
bj

angela disse...

que apresentação linda! o pão deve ter ficado maravilhoso, eu adoro presentear com pães, vou testar rapidinho esta receita, bj

chica disse...

Maravilhosa receita essa!Deu vontade! beijos,lindo fds!chica

Pedrita disse...

eu adoro receitas com passas. beijos, pedrita

Rosita Vargas disse...

Super ricos sus panes de pascua muy tentadores me llevo la receta para regalar,abrazos.

MVlasic disse...

UAU…Minha querida amiga, os pães ficaram maravilhooooosossss, fofíssimos e a apresentação perfeita, um presente como esse só traz alegria!!
Eu quero, manda pelo correio…hehe, pode mandar o menor que já ficarei muito feliz, está uma graça!! Ai…Marly querida, você é mesmo uma inspiração para mim!!
Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

Unknown disse...

Os pães ficaram lindos demais nessas embalagens! PArabéns! Tenho certeza de que estão deliciosos!

livroslt@hotmail.com.br disse...

Muito bom esse pão! Ficaram lindos! Eu tenho um livro dessa coleção,ganhei de minha irmã,adoro ele.Ele tem lindas fotos!Bjsss.

Unknown disse...

Marly querida estes pão são lindos, nos ultimos tempos fui arrebatada por uma paixão por pães e a cada vez que vejo um fico encantada, esta massa rende bastante né, um dia hei de experimenta-la, bom fds beijos !!!

Patricia Merella disse...

Ola Marly
Este pão parece-me uma delicia..confesso que n sou muito boa para pães,mas esta receita parece facil,ei de tentar,lindo final de semana querida,bisous

Regina disse...

Que delicia só olhar!!!Imagina com um cafezinho oooooo deliciaaaaaaaaa!!!
Amo as Pepas também fazem de tudo um pouco e fazem muito bem feito!!
Abraço =)

Lia e Vi disse...

Adooro ser lembrada sabia ?? (quem não gosta né ??)
E ainda mais num blog que eu me inspiro demais !!!

Verdade isso que vc disse sobre panetones, só vale pelo prazer mesmo, porque dá um trabalho miserável, rsrsrs (sim eu já fiz o processo das 72 horas, rsrsrs ah, me deixa hein ?, mas nem postei no blog, porque quem em sã consciência vai fazer isso ? rsrsr

Fica bom, lógico... mas não vale o trabalho (eu nunca mais repeti o feito...)

Agora, pão doce de frutas é a melhor coisa do mundo, e com essas formas que andam saindo por ai, quem quer saber de panetone trabalhoso né ?? srsrs

E os seus estão um escândalo de lindos !!!

Adorei esse kit da Martha... cara de Natal, rsrsr

Nessas horas que eu penso, os computadores podiam ser mais interativos né ?? Abrir uma janelinha e as amigas passarem os quitutes prá gente provar, rsrsrs

Receita pinada porque pão é minha paixão !!!

Bjus 1000 querida e um finde lindo prá ti

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Gostei muito desta receita e imagino ela com as frutas secas ara o natal! Show! Parabéns!
Beijos
CamomilaRosa

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Nossa!!! O seu blog está INCRÍVEL!!! Adorei o novo visual e as receitas como sempre MARAVILHOSAS!!! Também com essas mãozinhas de fada... Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Unknown disse...

Hey Darling!

Que pães mais lindos sairam da sua Boulangerie, adorei!
Ficaram chiquérrimos nas forminhas natalinas,

Meus calorosos cumprimentos, rsss

Beijo querida!

A Paixão da Isa disse...

eles estao mt bonitos gostei mt bjs bfs

Arroz Di Leite disse...

Olá Marly,

que receita maravilhosa. Amo rosca doce e quando tem algum recheio...Hummm, delícia.

Bjs

Tânia Camargo

Liliane de Paula disse...

Bem macio, Marly.
Os que faço não ficam pq atolo fibras(quinoa, gergelim, linhaça, aveia, amêndoas)e o que tem de farinha de trigo é bem menos que os 2 copos.
Agora, além disso, atolo passas.

Marlene Pires disse...

Oi Malry que delícia de receita menina, eu tb concordo com a Lya (Pepa) os seus pães estão lindos e de dar água na boca...hum!!!
Pra falar bem a verdade nunca tentei fazer o panetone, acho que não teria paciência pra esperar tanto tempo..rsrsrs...quero fazer e já logo experimentar.
Já guardei a receita e com certeza vou fazer, amo uva passa. Obrigada por compartilhar.
bjos e fique com Deus,
Marlene

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Oi, Marly! Suas receitas sempre me encantam!
Muito obrigada por suas palavras carinhosas lá no blog!
Os sorteios continuam até quarta! Participe!
Bom domingo!
Rosa

Tem sorteio de aniversário no Le Paquet

ONG ALERTA disse...

Ideal para o domingo...
Beijo Lisette.

casa de fifia disse...

OLà Marly
que delicia, da quando comprei a minha maquina do pão, amo experimentar receitas de pão,já guardei a sua, vou fazer.
obrigado

baci

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marli
Tanto este post com o anterior me alegraram a vista e me deu vontade de que chegue logo o Natal..
Fazer um pão gostoso e embrulhar bem bonito pra presentear é estupendo!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjm de paz e bem

Carina Mendonça disse...

Nossa que pães lindos! eu adoraria recebê-los de presente! Lindos e certamente saborosos! amei marly! bjinhos*

Adriana Balreira disse...

Marly,
um dia ainda faço um pão. Ainda tenho que aprender a ter paciencia de esperar o bicho crescer. Sou muito apressada. E esse seu ficou lindo demais! Amo pão doce!
Beijos
Adriana

Josy disse...

Marlyca querida, que lindos pães doces, só de ver o interior com essa massa que parece que desfia percebe-se que ficou bem fofo. Concordo com vc, que os panetones caseiros não se comparam aos de compra. Ja fiz várias e várias tentativas e nunca ficaram com aquele sabor e textura que ficam os prontos. Talvez ai esteja a solução, não sabia que eles precisavam levedar por 3 dias. Haja paciência hem? Gostei demais desses pães doces. Ficaram mesmo lindos. Vou levar a receita. Vou torcer para vc ganhar uma máquina de pão viu? rsrs. Beijinhos, boa semana

Andréa Santana disse...

Marly querida,
amo fazer pães, mas nunca consegui fazer panetones, rsrs.
Estou aqui de boca aberta com seus pães, além de lindos e fofinhos estão irresistíveis!

Beijos, ótima semana ♥

Zizi Santos disse...

É mesmo, as Pepas são divertidas!
impossível sair do blog, sem dar umas risadas com elas!
Marli, eu até achava que fazia panetone, vejo então que eram pães! Setenta horas fermentando? mas deve ficar bom demais!
Seus pães estão lindos e quem ganhou deve ter amado!
parabéns pela receita e pelo capricho!
bj
Zizi

Unknown disse...

Amiga eu prefiro paes do que panetonne e os seus estao belissimos, presente lindo!!! Vou nem falar na embalagem que ficou um arraso... Bjos =*

Melissa Alves disse...

Nossa, Marly, esse pão parece ótimo! E sabe que eu gosto mesmo é de fazer pão no "muque" mesmo? Uma panificadora não está nos meus planos, mas também, eu não faço tantos pães como você...

Beiojs!

Daniela disse...

humm delicia!! tenho esse livro, comprei quando estava fazendo nutrição, mas emprestei e ele nunca mais voltou..rsrs espero que estejam fazendo bom uso..rsrs
delicia de receita!! amei!

Raquel Alabaça disse...

Que massa linda o interior diz tudo, fofinha! Quero fazer!!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que demais!
Adoro pão caseiro. E esse está fantástico.
Beijo.

Shapalmas disse...

Eu e minha procura inacabavel por uma receita boa de pao...e vc sempre me surpreendendo...esse parece mesmo super macio...to levando a receita,quando eu fizer te dio o resultado...rss

Beijinhos

Sharon (Sha)

Pin It button on image hover