domingo, 24 de novembro de 2013

Técnica para fazer o perfeito trançado nas tortas - Aula de Confeitaria



Olá, gente, após a publicação da torta da foto acima, no post anterior, fiquei pensando em esquematizar a técnica usada para a obtenção do trançado perfeito, no topo das tortas. Seguindo este esquema a sua torta só não ficará com um trançado perfeito se você não quiser. Considere como tiras de massa, estas de papel da foto. E vão desculpando aí a precariedade destas tiras, pois bem sei que elas podiam ser pelo menos de um papel que não fosse listrado, como é o caso deste rosa, rsrs. Mas eu não disponho de tanto tempo assim para ficar procurando papel e tals. Contudo, o que interessa mesmo é que as tiras horizontais são as únicas que serão levantadas ou abaixadas, o que, convenhamos, facilita demais o trançamento, né não? Desse jeito tudo fica mais simples, limpo e rápido. E o melhor de tudo é que o resultado fica fantástico.


O que você tem de fazer é primeiramente desenhar - num pedaço de papel - um círculo do tamanho do diâmetro da sua torta (se a torta não for redonda, a técnica funciona do mesmo jeito, é só desenhar um retângulo ou quadrado, do mesmo tamanho da forma usada, no lugar do círculo). Então você distribuirá metade das tiras de massa (cortadas de um tamanho um pouco maior do que o diâmetro da torta),  sobre o desenho feito. As tiras devem ficar paralelas e à mesma distância, uma das outras (fig1). Então você levantará as tiras alternadamente. Em seguida você disporá uma tira vertical, sobre as primeiras, com as tiras levantadas alternadamente. Aí é só abaixar as tiras levantadas sobre a tira vertical, que você já obterá ao primeiro trançado. Então você levantará as tiras que não foram antes levantadas, dispondo sobre as primeiras a segunda tira vertical, e seguirá assim até que as tiras acabem. Com o trançado de tiras feito, você levará o papel com o trançado até o topo da torta (já recheada). Então, cuidadosamente, fará com que o trançado escorregue sobre a torta, ajeitando-o, para que fique bem centralizado. Daí é só pressionar as pontas das tiras sobre as bordas da massa da torta (por isso é bom cortar as bordas um pouquinho maiores do que a altura da forma), para que as tiras fiquem "coladas"  às bordas da torta. Por fim, você fará um cordão comprido, com as aparas da massa, e usará este cordão para fazer uma nova borda para a torta, escondendo as pontas das tiras sob ele.

É isso!




19 comentários:

rose japan disse...

Olá amiguinha Marly muito bom aprender...até hj n acerto essa de colocar a massa na mesa ...sempre gruda...um horror.

bjks rose jp

Unknown disse...

Darling, você é demais!!!
Thanks a lot!

IVA PASSOS disse...

Oi MArly, que maravilha!! sempre tenho as maiores dificuldades, rs
Obrigada pela generosidade.. bjs

Chef Carlo Möckli disse...

Muito legal, gostei demais essa aula! Um grande abraço..

Patricia Merella disse...

Ola Marly
Tu é muito generosa querida,sempre facilitando a nossas vidas e nos dando uma excelente aula de culinùaria,feliz semana querida,beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, Marly,
E você termina seu post dizendo "é isso" ….
Ai, ai, Marly.
Parece que é simples, mas só mãos privilegiadas como as suas conseguem esse resultado.
Parabéns.
Beijo.

Unknown disse...

nossa, será q consigo? Adoro fazer tortas mas não sei cobrir...uso sempre merengue.

A Paixão da Isa disse...

super super bravo gostei mt bjs bs

Adriana Balreira disse...

Marly,
Como fica linda uma torta com essa estrutura em cima! Amei! Ficou linda mesmo. E o seu pap ficou ótimo
Beijos
Adriana

Josy disse...

Marlyca parece que vc adivinhou meu pensamento, quando vi sua torta, pensei comigo: Nossa como ela consegue ser tão perfeita? Pois se tem uma coisa que não tenho é habilidade com decorações, todos os tipos. Queria mesmo aprender, pois nunca consigo fazer um trançado bonito. Adorei a aula, vou tentar, mas vinda das suas mãos, sei que será impossível ficar igual a sua. kkkkk. Obrigada amiga, vc é uma pessoa muito talentosa em tudo o que faz, mas acima de tudo é generosa. Muito obrigada. Beijinhos

Gina disse...

Sempre didática!! E nós é que ganhamos com isso.
Obrigada e boa semana, Marly!

Liliane de Paula disse...

Não tenho habilidade para isso, Marly.
Mas é muito bonito uma torta assim.

Lia Gloria disse...

Uma obra de arte, Marly.
Eu sempre via esse trançado nas tortas por aí, e admirava o trabalho. Porque valoriza pacas e fica lindo, sem dúvida!
Vou salvar as instruções, obrigada por compartilhar.

bjs

Prata da casa disse...

Olá Marly: esta é, sem dúvida, uma daquelas postagens dignas de parabéns. Parabéns pela generosa partilha e pela excelente explicação, que facilita a vida de quem gosta de aprender e de fazer estas lindas decorações.
Bjs
Márcia

Laura Lucia disse...

Marly,
Eu tinha muita curiosidade de saber como se fazia este trançado especial. Muito legal, ilustrativo e claro o seu método de demonstração. Obrigada pela técnica. Beijo afetuoso, Laura Lucia

Adriana disse...

O, MY GOOOD!
NÃO SAIO MAIS DAQUI!!! QUE TANTAS DELÍCIAS!!!OH, CÉUS!! JÁ ESTOU TE SEGUINDO!
BJSSSSSSSSSS

Sílvia disse...

O Marly.
menina que torta perfeita, amei o trançado parece torta de livros de receita, mas você é craque daí fica mais fácil e linda desse jeito, copiei a de maçã, vou tentar fazer.
Bjs.
Silvia.

Zizi Santos disse...

Marly
tudo seu é tão bonito e prático!
o pap é excelente
darei conta de fazer um trançado assim?
por enquanto vou admirando a sua perfeição
e morrendo de vontade de degustar uma delícia dessas!
bj
Zizi

Dalva Rodrigues disse...

Marly, que perfeição, isso realmente na prática não é para os fracos!
Acabei desistindo de trançado porque sempre perdia a paciência ao ver os erros, então comecei a cortar um círculo de massa e com cortador pequeno de flor ou folha faço os vãos, não fica tão lindo como um trançado bem feito, mas facilita quem não tem habilidade como eu.
Quem sabe da próxima, com sua dica eu tente novamente, adorei!

Pin It button on image hover