quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Doce de Leite (condensado) de Corte e a 1ª Mesa de 2014!


 
Olá, 2014, bem vindo, seu lindo! rsrs. Mas, falando sério, que este ano seja realmente lindo, trazendo  muitas alegrias para todos nós. Por aqui, o primeiro dia do ano não tem sido assim tão feliz, porque, de repente, a casa que antes estava cheia se esvazia: uma das filhas volta para a cidade em que está morando. E a outra sempre tem dado um jeito de ir celebrar o Réveillon na casa da família do namorado.


Mas como eu me esforço para manter o meu ambiente alegre, geralmente tento fazer duas coisas: procuro algum trabalho para executar, de preferência que exija criatividade, ou busco me cercar de alguma beleza, rsrs. Desta vez eu simplesmente pus a mesa, porque, com isso, também tinha a intenção de dar as boas vindas ao ano novo. Mas a mesa posta foi a pequena, da copa/cozinha, pois eu queria uma coisa simples, como vocês podem ver.

 ********************************************************

A cozinha funcionou "a todo vapor", nestes últimos dias, e um dos pratos que fiz foi este doce de leite condensado de corte (ou de cortar, como diz uma parenta minha, rsrs). Para chegar a estes docinhos, "adaptei" a receita das cocadinhas de leite condensado, que postei aqui em 2009. Na verdade, descobri que as cocadinhas podiam virar docinhos de leite, ainda na adolescência, num dia em que, já começando a misturar os ingredientes para fazer a dita, percebi que não tínhamos em casa o coco ralado, rsrs.


Estes docinhos ficam macios e muito saborosos, nem preciso dizer isso, né? Já postei aqui no blog, uma receita de docinhos de leite de corte (que entraram aqui como "rapadurinhas de leite", porque são durinhos). Mas estes acima são os meus preferidos. Eles também têm a vantagem de chegarem ao ponto bem antes do doce de leite comum. Mas exigem atenção, para que não queimem.

Doce de Leite (condensado) de corte

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma lata do leite condensado) de açúcar refinado
1 colher (café) de manteiga sem sal (às vezes uso a com sal mesmo)

Preparo

Unte com manteiga uma pedra de mármore limpa ou superfície plana, como o fundo de uma forma retangular grande. Misture todos os ingredientes numa panela de fundo grosso. Leve ao fogo médio, inicialmente, e depois que começar a borbulhar, fogo baixo, mexendo sempre,  até desprender do fundo da panela Tenha atenção e cuidado, porque os doces feitos com açúcar refinado tendem a queimar com mais facilidade. Desligue o fogo, dê umas boas e rápidas mexidas no doce (se mexer muito açucara), e espalhe-o sobre a superfície preparada. Espere amornar e corte os quadradinhos. Mas não não espere esfriar totalmente, para que os docinhos não quebrem durante o corte.

Nota: estes docinhos podem ser feitos com o açúcar granulado, mas ficam mais arenosos. Com o açúcar refinado eles ficam mais lisinhos e delicados. 




17 comentários:

Unknown disse...

Mesa linda para começar bem o ano!
Feliz 2014!!
Muitas alegrias e sabores deliciosos!!

Izis Borck disse...

Uma bela decoração da mesa.
Beijos e Feliz ano novo.

Pedrita disse...

que mesa linda. adoro doce de leite. anotei a receita. a novela lado a lado ganhou emmy internacional. beijos, pedrita

Adriana Balreira disse...

Marly,
Que receitinha mais gostosa essa que vc ensinou. Adorei. Amo esse tipo de doce mas nunca nem imaginava como fazer! Boa dica essa sua.
Beijos e Feliz 2014
Adriana

tatiane disse...

Feliz 2014, Marly!
Que lindinhos esses doces, fiquei com vontade! Sempre que vejo doce de leite "artesanal" por aí leio a lista de ingredientes e tem glucose, o que deixa o doce com gosto de nada. Agora estes, é coisa fina, mesmo!
beijão

Patricia Merella disse...

Querida Marly
Voce sempre com este bom gosto,mesa linda,discreta e charmosa,amo esta tabela de branco,vu tear fazer este docinho.Um excepente recomeço querida,beijinhos

Prata da casa disse...

Olá Marly: uma mesinha "simples"??? Está linda e cheia de charme!! Já esses docinhos devem ser mesmo uma tentação, têm "carinha" de gulosos, os safadinhos, rsrs. Adorei!!
Bjs e votos de um Ano Novo muito feliz
Márcia

Heloisa disse...

Que mesa linda, Marly. Copos maravilhosos e uma linda toalha adamascada. "Simples" sofisticada.
E esse docinho deve ser tudo de bom.
Beijos.

Zizi Santos disse...

Oi Marly
mesa bem posta, e muito linda!
A transparência das taças, combinou com a linda toalha!
É assi mesmo, os filhos vão indo para outros ninhos. Aqui também foi assim.
Que docinhos! sabe adoro cocada, mas sem o fiapinho do coco, assim eu gostaria de comer! Bem saboroso!
bjs Zizi

http://zizi-santos.blogspot.com.br/

Lili disse...

mãe, acabamos com o bolo hoje! tava uma delícia!!! acho que fica melhor sem cobertura e com aquelas nozes mesmo. =)

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Um feliz 2014, beijos!

Renata Boechat disse...

Minha querida, fizeste muito bem, pois cercando-se de beleza, o mundo conspira a nosso favor,
Linda sua mesa, com o capricho que te é peculiar,
Meu abraço carinhoso, com votos de um 2014, assim, bem caprichado pra você!

Renata disse...

Oi Marly,
Primeiramente, queria te desejar um maravilhoso ano de 2014 e lamentar não poder ter vindo aqui antes. Nem sequer consegui desejar Feliz Natal e Ano Novo para os meus leitores, pois meu blog foi removido pelo Blogger. Respingou algum código malicioso lá e estou tentando até agora reestabelece-lo. Estou desolada com o acontecido. Espero que não seja por muito tempo e espero que eu não perca todo meu conteúdo (apesar de ter backup de tudo). Por isso, e em meio às correrias do final de ano, não tenho aparecido nem nos blogs amigos. Mas, agora a poeira está baixando e não pude deixar de vir aqui prestigiar essa linda mesa que, como sempre, vc faz com tanto esmero. Quanto ao docinho, eu já conhecia a tal cocadinha, que quando fiz achei um absurdo adicionar duas xicaras de açúcar à uma lata de leite condensado rsrs, mas o resultado foi tão bom, tão bom, que fiquei surpreendida! Essa sua versão sem o coco, deve ser, de fato, deliciosa!!
Marly, te desejo tudo de bom nesse novo ano, que vc e sua família sejam inundados de muita saúde, amor e paz. E, claro, que sua cozinha continue à todo vapor, pois nela aprendemos muito!
um grande beijo!

Unknown disse...

Amiga no nordeste a gente chama isso de cocadinha de doce de leite ou so de leite, ai que delicia. Linda sua mesa e te desejo um 2014 lindo! Bjos

Laura Lucia disse...

Marly,
Antes de tudo, desejo agradecer seus votos de ano novo, muito delicados e auspiciosos.

Espero que seu 2014 seja mais lindo e feliz que todos os anos anteriores, e que as bençãos do Céu estejam sempre sobre você e sua família, trazendo paz, harmonia e todas as alegrias existentes.

Quanto à sua mesa ficou mui bela, assim como todas as anteriores que você já montou. Seu gosto é impecável, amiga!

Achei a receita do doce de leite de corte muito interessante. Não conhecia. Adorei as dicas para fazê-lo perfeito.

Beijo amigo e carinhoso, Laura Lucia

Mônica Lima Andrade disse...

Que mesa linda !
Adorei a receitinha , qualquer dia eu faço !
Que o ano que se aproxima seja repleto de realizaçoes!
Mil bjkas!

A Paixão da Isa disse...

wuau ela esta mt bonita mas isso nos ja sabesmos pois aqui as mesas elas sao sempre mt bonitas gostei mt e o branco vai com tudo adoreiiii bjs bom ano ha o doce ele tb esta super bfs

Pin It button on image hover